Guia da temporada – Animes de Janeiro/Winter/Inverno 2016

Um guia com todos os animes da temporada de inverno (winter) 2016 comentados.
Atualizado: 29/12/2015 (Parte 2 do Guia em vídeo adicionada)

As adições de número de episódios e trailers serão feitas diariamente e estarão descritas no Log no final do post. 

Esse post é um post com os novos animes que vão estrear em 2016 na temporada de Inverno. A lista está finalizada, não vão ser adicionados mais animes, apenas números de episódios e alguns trailers conforme. Quem quiser ver os animes da temporada anterior, é a de Outubro 2015. E a próxima a de Abril 2016.

Já fizemos também as primeiras impressões da temporada de Inverno 2016, comentando o primeiro episódio de cada estreia.

Dito isso, segue o guia, com sinopses resumidas ou adaptadas, comentários sobre a staff (diretor/estúdio), expectativa, ect. 

Guia em vídeo:



Durarara!!×2 (Parte 3) 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sobrenatural, Mistério. 
Diretor: Takahiro Omori (Baccano, Durarara!)
Estúdio: Shuka 
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Terceira parte e última da 2ª temporada de Durarara.
 
Comentários:
Espero que tenha um final fechado porque com as vendas que essa temporada teve as chances de continuação são quase zero. Segue o Review da Season 1.

Ajin 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Mistério, Terror, Sobrenatural. 
Diretor: Hiroyuki Seshita (Knights of Sidonia 2)
Estúdio: Polygon Pictures (Knights of Sidonia)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Ajin são seres humanos que não podem morrer. Dezessete anos atrás, eles apareceram pela primeira vez e a partir de então mais da sua espécie foram descobertos na sociedade humana. A vida do protagonista muda radicalmente depois de um acidente, no qual ele descobre ser um desses seres sobrenaturais e começa a ser caçado pelo governo para fins experimentais com seu corpo.

Comentários:

Mesma staff da Sidonia 2, o que é bom, apesar de muita gente não gostar de anime full CG. A trama em si parece interessante mas só esperando pra ver se sai algo bom disso.

Dimension W 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sci-fi, Drama. 
Diretor: Kamei kanta (Oreshura, Saekano)
Estúdio: Studio 3Hz (Sora no Method)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3

Sinopse: 
Em 2072 os problemas de energia da terra foram resolvidos através da descoberta de uma dimensão W, de onde eles podem tirar energia através de bobinas. Em uma de suas caçadas, um homem encarregado de prender contrabandistas de bobinas ilegalmente modificadas, acaba encontrando uma android movida a energia da dimensão W, que vai acabar se tornando sua parceira.
 
Comentários:
O diretor é bem competente, mas até agora só vi ele dirigir comédias românticas e algo “meio aventuresco” como Nanana. Vamos ver como ele se sai com algo diferente. A obra pode ter um orçamento acima da média já que tem uma empresa americana bancando parte da produção, e o estúdio em si fez um bom trabalho técnico em Sora no Method. 

Ao no Kanata no Four Rhythm 

 
Fonte: Visual Novel
Gênero: Sci-fi, Aventura, Drama, Romance. 
Diretor: Suzuki Shingo (Romeo x Juliet, Etotama)
Estúdio: Gonzo (Rosario+Vampire, Blade & Soul)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1  

Sinopse: 
Em um mundo aonde todos podem voar (eu quero ir para esse mundo!), existe um esporte chamado “Flying Circus”. O protagonista, que já foi um prodígio do esporte, abandonou tudo por causa de um trauma, mas começa reganhar sua paixão pelo mesmo depois de decidir virar o professor de voo de uma aluna transferida e suas amigas. Conseguirá ele ir mais longe no esporte ao lado de suas novas companheiras?
 
Comentários:
Eu gostei do trabalho desse diretor em Etotama, mas o estúdio me preocupa. Os últimos animes do Gonzo não foram muito legais tecnicamente, e seria uma pena ver o design original muito alterado e possivelmente torto quando for animado. Um dos maiores temores aqui era usarem CG no voo, mas ao menos no trailer que saiu não mostrou nenhum (por enquanto, não teve as batalhas aéreas no trailer, então não é garantia que não vai ter). 

Extras: Trailers do jogo PV1 || PV2

PS: Já decidi que a garota de cabelo preto é a best girl.

Gate 2 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia, Harem, Romance. 
Diretor: Takahiko Kyōgoku (Love Live! School idol project)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Continuação (ou 2ª temporada) de Gate, história em que um portal para um mundo paralelo se abre no meio do japão. Criaturas míticas começam a invadir Tokyo através dele mas são repelidas pelo exército. Após as criaturas serem contidas um grupo de militares é enviado para o mundo paralelo com o objetivo de aprender sobre sua cultura e geografia. Lá eles fazem amizade com uma elfa, uma feiticeira e uma semi-deusa. Enquanto isso China, Estados Unidos e Russia começam a fazer pressão sobre o japão com a intenção de explorar os recursos desse novo mundo.

Comentários:

Espero que eles deem uma acelerada no roteiro da parte 2, porque a parte 1, mesmo que não seja, ruim, é meio lenta e poucas coisas realmente significativas acontecem. Segue o Review da parte 1.

Phantasy Star Online 2 

 
Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Fantasia, Romance, Escolar. 
Diretor: Keiichiro Kawaguchi (Minami-ke Tadaima, Sket Dance)
Estúdio: Telecom Animation Film (Aikatsu!, Lupin the Third)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
História original (sem premissa divulgada) baseada no jogo de mesmo nome do anime.

Comentários:

Staff mediana, apesar do estúdio ser bom. Mas todos sabemos que animes baseados em jogos não costumam dar em boa coisa, então mantenham as expectativas baixas.

Ansatsu Kyoushitsu 2 
(Assassination Classroom 2)

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Comédia, Sci-fi. 
Diretor: Seiji Kishi (Angel Beats, Yuki Yunna)
Estúdio: Lerche (Monster Musume, Machine Doll)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: PV 1 | PV 2

Sinopse: 
Segunda temporada de Assassination Classroom.

Comentários:

Mesma staff da Season 1, então deve sair algo similar. Alguns cogitam que vai terminar nessa season junto com o mangá, mas não tem confirmação quanto a isso.

Musaigen no Phantom World 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Sobrenatural.
Diretor: Tatsuya Ishihara (Haruhi, Air, Clannad)
Estúdio: Kyoto Animation (Hyouka, Clannad)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Em um mundo distante aonde espíritos e monstros vivem entre nos, um estudante lidera um time de garotas com super poderes contra uma organização secreta.

Comentários:

Segunda tentativa da Kyoto Animation em animes de ação depois de Kyoukai no Kanata. Veremos o que eles conseguem fazer. Não sou tão fã desse diretor, mas ninguém na Kyoto Animation é ruim no que faz. Quer a história dessa premissa meio chuunybiou (de mais uma novel da editora da KyoAni, assim como Free!, Chuunybiou e Kanata) seja boa ou não, ao menos teremos um show de animação invejável se tratando desse estúdio. A light novel só tem 2 volumes, mas como o segundo acabou de ser lançado é difícil saber se vão usar os 2 ou apenas um, e completar o resto com fillers, como fizeram com Kyoukai no Kanata.

Saijaku Muhai no Bahamut 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Ecchi, Fantasia, Romance, Harem, Escolar.
Diretor: Masaomi Ando (White Album 2, Gakkou Gurashi!)
Estúdio: Lerche (Monster MusumeMachine Doll)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um ex-príncipe, que é obrigado a fazer trabalhos manuais para a população depois de sua família ter perdido o trono em uma revolução, acaba em uma escola só para garotas, aonde treinam para ser cavaleiros usando equipamentos mágicos  que lembram os de Infinite Stratos.

Comentários:

O diretor é bom, mas os últimos animes do Lerche que envolviam ação não foram nenhuma maravilha tecnicamente, então mantenham as expectativas baixas. O plot é bem genérico também.


Divine Gate 

 
Fonte: Jogo
Gênero: Ação. 
Diretor: Noriyuki Abe (Bleach, Arslan Senki)
Estúdio: Studio Pierrot (Naruto, Tokyo Ghoul)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Adaptação de jogo de smartphone aonde os jogadores tem que achar chaves, para abrir portais que os levam a dungeons habitadas por vários monstros.

Comentários:

Bem, todos sabemos que adaptações de jogo não costumam ser muito boas, e o estúdio não é muito bom também, então não teria muita esperança para esse aqui. O diretor é ok.

Active Raid 

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, policial. 
Diretor: Goro Taniguchi (Code Geass, Junketsu no Maria)
Estúdio: Production IMS (Shinmai Maou)
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história segue um policial que usa um exoesqueleto robótico (aka armadura), enquanto ele tenta combater a crescente onda de crimes em uma Tokyo do futuro.

Comentários:

O estúdio com certeza não é muito animador, mas o diretor é, e a empresa que vai fazer o CG é uma das melhores (Orange). Já falei que o design de personagens original é do mangaka de Shokugeki no Souma? Parece promissor.

Hai to Gensou no Grimgar 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, ação, RPG. 
Diretor: Ryosuke Nakamura (Aiura)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Várias pessoas acordam sem memória em um mundo de parecido com o de um RPG, e agora tem que lutar juntas para sobreviver as ameaças dele.

Comentários:

Mais um anime de “pessoas presas em RPG sem explicação”, o que era novidade a uns anos está a cada dia mais virando uma premissa comum. Quanto a staff, é mediana, mas quem sabe a gente não se surpreende, afinal, esse diretor nunca fez nada desse gênero, então não sabemos exatamente o que esperar. Ao menos o visual está bonito. A produtora é a Toho, então não esperem um orçamento muito acima da média, a não ser que ela abra uma exceção.

Bubuki Buranki 

 
Fonte: Original
Gênero: Ação 
Diretor: Dayzen Kamatsuda
Estúdio: Sanzigen (Arpeggio of Blue Steel, Miss Monochrome)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Um grupo de pessoas que possuem armamentos com com consciência, partem em uma jornada para reviver um antigo titã. Projeto original do estúdio Sangizen para comemorar 10 anos de existência.

Comentários:

O diretor é novato, só trabalhou como animador até agora. Sanzigen é um estúdio de CGI (nenhum empregado dela trabalha com 2D), então esse anime muito provavelmente vai ser Full CG. A história não sabemos nada ainda. Os roteiristas são dois, o de Cannan/Under the dog e o de Hamatora/Brynhildr in the Darkness. O trailer até que mostra um CG de personagens legal, algumas pessoas vão até ser enganadas pensando que é 2D. Agora a história não tem como saber muito até começar.

Norn9 

 
Fonte: Visual Novel Otome (focada no público feminino)
Gênero: Aventura, Romance, Harem reverso. 
Diretor: Takao Abo (diretor de episódio de Macross Frontier)
Estúdio: Kinema Citrus (Barakamon, Black Bullet)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A trama acompanha uma jovem de um mundo que lembra a era Meiji, que junto a 2 garotas e 9 homens começa a viajar em uma jornada pelo mundo, através de um barco voador.

Comentários:

O estúdio Kinema Citrus é bom e o CG é pelo Orange, estúdio especializado em CGi, então visualmente deve ser um anime bonito. Quanto ao diretor, não tenho muito o que dizer, já que ele nunca dirigiu nada sozinho. Essas tramas de harém reverso não costumam ser minha praia, mas as mulheres deveriam dar uma olhada, quem sabe não sai algo bom dai.

Fairy Tail Zero 

 
Fonte: Mangá 
Gênero: Aventura. 
Diretor: —
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Fairy Tail Zero é um spin-off original que conta a história de como a guild Fairy Tail foi criada. A história acompanha os membros que futuramente irão fundar a guild.

Comentários:

Staff e estúdio são os mesmos do anime principal. A adaptação será em um arco dentro do anime que começa em janeiro.


Luck & Logic  

 
Fonte: Original
Gênero: Aventura, jogo. 
Diretor: Kouichi Chigira (Last Exile)
Estúdio: Dogakobo (Nozaki-kun)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Em um futuro distante uma civilização de outro mundo quer invadir a terra, em busca de um local para ficar, depois de terem perdido uma guerra em seu próprio planeta. Para lutar contra eles são empregados soldados especiais que possuem o auxilio de deusas. Um civil acaba encontrando uma deusa vagando perto de sua casa e isso muda o destino dos dois para sempre.

Comentários:

Isso vai ser um meio Yugioh pelo trailer, o que faz sentido quando já foi anunciado que vai ser lançado um jogo de cartas junto ao anime. Ainda assim, anunciar um anime original com menos de 1 mês para a estreia é bem estranho. Dogakobo já foi um bom estúdio, mas esse ano começou a meter os pés pelas mãos pegando mais projetos do que consegue dar conta (destino de quase todo estúdio que fica conhecido). Ainda consegue alguma fluides acima da média devido a seus animadores maios experientes, mas a maioria de suas produções é rushada e não consegue manter a qualidade nem a fluides por mais de 1 ou 2 episódios.  O diretor não diz muito já que não achei nada demais em Last Exile, e o design é estranho, me lembra Precure (anime de garotas mágicas para crianças). Realmente não faço ideia do que esperar, mas o trailer mega colorido não me deixou lá muito animado.


Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage  

 
Fonte: Novel Chinesa
Gênero: Aventura, Comédia. 
Diretor: Iku Suzuki (Dears, Dark Cat)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Para tentar evitar que uma calamidade aconteça com a caida de um cometa na terra um clã antigo começa a procurar um discipulo para que futuramente ele possa intervir com a calamidade. Um homem com uma alma especial (“o escolhido”) se candidata e começa sua jornada para se tornar um monge. 

Comentários:

Ainda não tenho certeza do que vai ser isso. O diretor é experiente mas nunca fez nada muito conhecido. E apesar da premissa e ilustração parecerem serias já foi avisado que o anime vai ter muitas gags. Então talvez seja uma comédia primariamente. Quando sair o trailer a gente descobre. A Deen tá tentando se matar, já são 3 animes dela para Janeiro.



Pandora in the Crimson Shell 

 
Fonte: Manga
Gênero: Ação, Comédia, Ecchi, Sci-fi. 
Diretor: Munenori Nawa (Kiss x Sis, Fortune Arterial)
Estúdio: Gokumi (Yuyuyu, Lance N Masques)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A obra conta a história de duas ciborgs em um futuro distante. As duas acabam virando amigas e quando colocadas em meio a uma situação de risco decidem usar suas habilidades para proteger os humanos.

Comentários:

A sinopse parece algo sério, mas o trailer puxa para algo moe. Não sei o que esperar desse aqui. O diretor é bem razoável, o estúdio que é meio instável com suas produções.

Muv Luv Alternative: Schwarzesmarken  

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Mecha, Drama, Sci-Fi. 
Diretor: Watanabe Tetsuya (Zone of the Enders)
Estúdio: Liden (Yamada-kun e as 7 Bruxas, Arslan Senki)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Pessoas em mechas lutando contra Aliens. A série é um spin off the Muv Luv alternative.

Comentários:

A staff não diz muito e o estúdio é ruim, então vou me surpreender se sair algo muito bom disso tecnicamente (estou disposto a me surpreender no entanto).

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Comédia, Ecchi, Fantasia. 
Diretor: Takaomi Kanasaki (Kore wa Zombie, School Rumble Ni Gakki)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: 11
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
O protagonista morre em um acidente de transito mas ele é salvo por uma deusa que lhe dá a oportunidade de reencarnar em outro mundo e fazer um pedido. Ele deseja que ela vá com ele para esse novo mundo e apartir dai os dois começam sua jornada para deter o rei demônio….só que não! eles antes tem que conseguir trabalho para terem o que comer, vestir e onde dormir, o que é meio difícil com a deusa causando problemas e atraindo o exercito do rei demônio com frequência. 

Comentários:

Não gosto da Deen como estúdio, mas Kore Wa Zombie foi legal, e como esse tem o mesmo diretor não custa dar uma chance. A obra parece do mesmo gênero que Kore Wa Zombie, misturando vida cotidiana e comédia com umas pitadas de ação/aventura.

Sekkou Boys 

 
Fonte: Original
Gênero: Comédia, Música.
Diretor: Nasakasu Hachimoto (Yamada-kun)
Estúdio: Liden (Terra Formars, Yamada-kun)
Episódios: 12 (5 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha 4 estátuas da mitologia grega que decidem se tornar idols com a ajuda de uma produtora recém formado na faculdade.
 
Comentários:
Investir em animes de idols masculinos parece ter entrado na moda. Mas mesmo quem gosta é melhor manter suas expectativas baixas, já que quase nada da Liden sai sequer razoável na parte técnica. Esse diretor fez um trabalho legal com Yamada-kun, mas ainda é cedo para dizer se ele é bom, mediano ou ruim. De qualquer forma parece um projeto bem zuado, ainda mais por ser de apenas 5 minutos.


Dagashi Kashi 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Comédia.
Diretor: Shigehito Takanayagi (Kaminomi, Tokyo ESP)
Estúdio: Feel (Oregairu 2, Outbreak Company)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história mostra a vida de um garoto que não quer herdar o negócio do pai em uma loja de doces. Para tentar faze-lo mudar de ideia, uma garota completamente obcecada por doces começa a persegui-lo.
 
Comentários:

Esse diretor é muito bom com comédias, vide as adaptações de TWGOK (Kaminomi). O estúdio é bem consistente também, então vale a pena dar uma olhada ao menos no episódio 1 para ver o que sai.


Oshiete! Galko-chan 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Comédia.
Diretor: Keiichiro Kawaguchi (Hayate the Combat Butler, OniAi) 
Estúdio: Feel (Oregairu 2Outbreak Company)
Episódios: 12 (10 min) 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Comédia cotidiana focando em 3 colegas com personalidades distintas.
 
Comentários:

O diretor é ok para comédia, e o estúdio é bem consistente. Não tem muito o que dizer fora recomendar darem uma olhada para ver se o senso de humor do anime bate com o de vocês ou não.


Nurse Witch Komugi-chan R 

 
Fonte: Original
Gênero: Comédia, Paródia.
Diretor: Keiichiro Kawaguchi (Hayate the Combat Butler, OniAi) 
Estúdio: Tatsunoko (Psycho Pass 2)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Uma estudante que também trabalha como idol, competindo com duas de suas colegas, também idols, está pra baixo com a vida devido a sua baixa popularidade, quando encontra uma criatura mágica que lhe dá super poderes. Agora ela deve manter sua vida de estudante, idol e ainda lutar contra criaturas mascaradas que aparecem a todo momento. Conseguirá ela passar suas rivais com uma vida tão conturbada?
 
Comentários:

O anime é dirigido e escrito pelo diretor de OniAi e Hayate, então deve ter muito dos gostos pessoais dele nesse, já que em animes originais o diretor costuma tomar muitas liberdades, ainda mais quando ele além do diretor é também o roteirista. O estúdio não é muito bom, mas esse parece ser um anime de 10 ou 5 minutos e ainda vão usar CG, então não deve ter grandes exigências em termos de animação.

Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desukara 

 
Fonte: Web Manga
Gênero: Comédia, Magia.
Diretor: Kazuhiro Yoneda (Akatsuki no Yona) 
Estúdio: Pine Jam
Episódios: — 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
A história acompanha uma garota abordada por uma criatura estranha que a transforma em uma garota mágica…….cuja o traje mágico são roupas de banho!
 
Comentários:

Provavelmente uma daquelas comédia curtinhas de 3 a 5 minutos. Com o anime acima já são 2 paródias de garota mágica na mesma temporada.

Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu 

 
Fonte: Visual Novel
Gênero: Escolar, Romance, Comédia.
Diretor: Takuya Sato (Steins Gate, Wixoss)
Estúdio: Project N.9
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
O protagonista não sabe o que fazer da vida e passa o dia se divertindo com seus amigos, até que uma garota impressionada com uma peça que ele escreveu para o clube de drama o chama para ajuda-la a criar um galge (Visual Novel).

Comentários:

O diretor é bem razoável, e embora não todas, tem algumas dessas adaptações de visual novel que ficam legais. O estúdio não diz muito e a animação do trailer é só mediana, mas não que alguém ligue muito pra isso em animes de romance e comédia. O negócio é esperar o episódio 1 para avaliar o mais importante nesse tipo de obra: a simpatia dos personagens. Vale dizer também que é o autor de Jintai (Tanaka Romeo) que escreveu essa visual novel, baseado em um cenário que o autor de Akame ga Kill (Takahiro) passou pra ele.


 

HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru 

 
Fonte: Novel
Gênero: Slice of life, Mistério, Romance, Escolar.
Diretor: Nasakasu Hachimoto (Tari Tari, Soul Eater Not)
Estúdio: P.A Works (Angel Beats, Charlotte)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
A história foca em dois amigos de infância pertencentes a um clube de música prestes a fechar. Quando um incidente misterioso ocorre no colégio, eles tentam ajudar a resolve-lo.
 
Comentários:
Os animes da P.A costumam ser bem feitinhos tecnicamente, a preocupação fica mais a nível da história ser boa ou não. Algo que teremos que esperar pra ver.

Ōya-san wa Shishunki! 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Paródia.
Diretor: Yuki Ogawa (Diretora de episódio de Saekano)
Estúdio: Seven Arcs (Trinity Seven)
Episódios: 12 (3 min) 
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Dia a dia da vida de um protagonista que acabou de arranjar o primeiro emprego e mora em um apartamento pequeno, com uma sindica do ensino médio que se comporta como uma avô pra ele, mas também gosta de passar o tempo com as amigas no colégio.
 
Comentários:

 

Akagami no Shirayuki Hime 2 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Histórico, Drama, Comédia, Romance, Shoujo.
Diretor: Masahiro Ando (Zetsuen no Tempest, Sword of Stranger)
Estúdio: Bones (Darker than Black, Noragami)
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Sinopse: 
Segunda parte (ou 2ª temporada) de Akagami no Shirayuki Hime.

Comentários:
Outro que, assim como Durarara x2, espero que tenha um final original fechado, porque não tem chances de continuação com as vendas que teve.

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
 
Fonte: Mangá
Gênero: Josei, Drama, Histórico.
Diretor: Shinichi Omata (Sankarea)
Estúdio: Deen (Kore wa Zombie Desuka, Log Horizon 2)
Episódios: 13
Trailer: PV1 | PV2
 
Sinopse: 
Um ex-prisioneiro quer recomeçar sua vida e depois de muita insistência consegue se tornar o aprendiz de um contador de histórias famoso. Apartir dai ele começa a conviver com todos que cercam seu mestre, incluindo a filha adotiva dele, que também deseja se tornar uma contadora de histórias, mas é impedida devido a seu sexo.
 
Comentários:

Proposta interessante. O estúdio é meio fraco e o diretor não diz muito, mas vai que sai algo legal. Esse anime deve ser no mínimo consistente na parte técnica, já que a produção já estava quase finalizada faz 1 mês, bem antes dele começar. Nunca tinha visto isso antes.


Niijiiro Days

 
Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of Life, Shoujo.
Diretor: Tetsuro Amino (Shiki, Broken Blade)
Estúdio: Production Red (Tinker Bell)
Episódios: 26 (13 min)
Trailer: PV1
 
Sinopse: 
A obra foca em um grupo de 4 amigos que vivem discutindo sobre romance em seu clube, e insistem em atrapalhar as tentativas de aproximação de um de seus colegas a uma garota pela qual ele sempre foi apaixonado.
 
Comentários:

O diretor é bom, o estúdio mais ou menos, mas slices of life são tão simples de animar que não deve ser um problema. Pensei que era uma obra para fujoshis, mas descobri que tem 4 garotas fazendo par com os caras, e esse mangá é de uma revista shoujo, então deve ter romance (“que preconceito Marco, só porque é shoujo não quer dizer que tenha romance!”, d-desculpe ;_;).

Boku Dake ga Inai Machi 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Psicológico, Mistério, Sobrenatural. 
Diretor: Tomohiko Ito (Silver Spoon, Sword Art Online)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art OnlineKimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2 | PV3 | PV4

Sinopse: 
O protagonista tem uma habilidade sobrenatural que o força a evitar tragédias a sua volta o mandando para o passado quantas vezes forem necessárias até que ele consiga evitar a catástrofe. Um dia ele acaba se envolvendo em um assassinato e vira o principal suspeito, o que acaba o fazendo voltar no tempo para infância. Agora ele terá que salvar Kayo, uma colega de classe, e resolver o mistério por trás de seu desaparecimento anos atrás, para que possa evitar o assassinato que presenciou no presente.

Comentários:

A staff é boa, Tomohito Ito é bem competente como diretor, e a sinopse é interessante. Eu poderia dar uma olhada no mangá para ter uma ideia do que vai sair, já que esse diretor tem a tendencia de adaptar tudo bem fielmente ao original, mas ai perderia a graça assistir. Espero que seja bom.

Atualização: Yuuki Kajiura foi confirmada na OST/Soundtrack. Acho que é a primeira vez que vamos ver ela em um anime sem ação, apenas suspense. 

Atualização 2: O anime vai ter um final fechado e terminar junto com o mangá em março.


Prince of Stride: Alternative 

 
Fonte: Jogo Otome
Gênero: Esporte. 
Diretor: Atsuko Ishizuka (SakurasouNo Game No Life)
Estúdio: Madhouse (No Game No Life, Parasyte)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Sinopse: 
Um clube de corrida/parkour de revesamento tenta montar um time para ganhar uma competição que está por vir, mas nem todos os candidatos que eles querem estão dispostos a cooperar.

Comentários:

Tá ai uma série que nunca pensei que essa diretora pegaria, é quase uma tentativa de fazer um “Free!” de corrida/parkour.
 
*********************



Tabelas informativas


Data de Estreia
Data Títulos
05/01 Prince of Stride: Alternative
06/01 Musaigen no Phantom World
Sushi Police
HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru
07/01 Norn9: Norn+Nonet
Active Raid
Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu
Boku Dake ga Inai Machi
Ojisan to Marshmallow
Phantasy Star Online 2 The Animation
Dagashi Kashi
AssClass 2 Temporada
08/01 Divine Gate
Oshiete! Galko-chan
Koukaku no Pandora
Sekkou Boys
Tabi Machi Late Show
Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage
Gate 2 Temporada
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
09/01 Bubuki Buranki
Luck & Logic
Durarara!!×2 Ketsu
Nurse Witch Komugi-chan R
Koyomimonogatari
10/01 Ooyasan wa Shishunki!
Dimension W
Hai to Gensou no Grimgar
Schwarzesmarken
Niijiro Days
11/01 Saijaku Muhai no Bahamut
Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season
Teekyuu 7
Ketsuekigata-kun! 4th Season
Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desu kara.
Ao no Kanata no Four Rhythm
13/01 Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!
15/01 Ajin
–/01 —-
–/01 —-

 

Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Saijaku Muhai no Bahamut
Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season
Teekyuu 7
Ketsuekigata-kun! 4th Season
Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desu kara.
Ao no Kanata no Four Rhythm
Terça Prince of Stride: Alternative
Quarta Musaigen no Phantom World
Sushi Police
HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru
Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!
Quinta Norn9: Norn+Nonet
Active Raid
Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu
Boku Dake ga Inai Machi
Ojisan to Marshmallow
AssClass 2 Temporada
Dagashi Kashi
Sexta Divine Gate
Oshiete! Galko-chan
Koukaku no Pandora
Sekkou Boys
Tabi Machi Late Show
Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage
Gate 2 Temporada
Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Ajin
Sábado Bubuki Buranki
Phantasy Star Online 2 (sai 5ª mas o CR só traduz Sábado)
Luck & Logic
Durarara!!×2 Ketsu
Nurse Witch Komugi-chan R
Domingo Ooyasan wa Shishunki!
Dimension W
Hai to Gensou no Grimgar
Schwarzesmarken
Niijiro Days

 

Obs: Alguns animes vão ter pre-estreia bem antes da data de lançamento oficial.

****************

Lista completa de animes da temporada -> clique aqui.

Log de edições:
26/09 – Novo anime adicionado: Divine Gate.
09/10 – Novo anime adicionado: Active Raid.
09/10 – Novo trailer de Dimension W adicionado.
12/10 – Novo anime adicionado: Nijiiro Days.
13/10 – Trailer de HaruChika adicionado.
14/10 – Novo anime adicionado: Dagashi Kaishi.
16/10 – Musaigen no Phantom World confirmado para temporada de Janeiro 2016.
20/10 – Novo anime adicionado: Hai to Gensou no Grimgal.
22/10 – Trailer de Active Raid adicionado.
23/10 – Novo anime adicionado: Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu.
30/10 – Tease trailer de Boku Dake ga adicionado.
02/11 – Trailer de Kono Subarashi Sekai adicionado.
02/11 – Trailer de Musaigen no Phantom World adicionado.
04/11 – Trailer de Sekkou Boys adicionado.
06/11 – 2 novos animes adicionados: Kenya Suzuki’s Oshiete! Galko-chan e Bubuki Buranki.
07/11 – Novo anime adicionado: Norn9.
07/11 – Novo anime adicionado: Bungo Stray Dogs.
08/11 – Novo anime adicionado: Nurse Witch Komugi-chan R
10/11 – Novo anime adicionado: Ōya-san wa Shishunki!
11/11 – Trailer de Norn9 adicionado.
16/11 – Novo anime adicionado: Fairy Tail Zero.
17/11 – Staff de Oya-san wa Shizunki adicionada.
18/11 – Novo anime adicionado, Luck & Logic.
19/11 – Novo anime adicionado: Reikenzan: Hoshikuzu-tachi no Utage  
23/11 – Novo trailer de Phantasy Star Online 2 com OP adicionado
23/11 – Informações da staff de Oya-san wa Shizunki
24/11 – Novo anime adicionado: Mahou Shoujo Nante Mou Ii Desukara
25/11 – Trailer de Ao no Kanata adicionado.
26/11 – Trailer 2 de Boku da Inai Machi adicionado, e Yuuki Kajiura confirmada na OST.
02/12 – Novo trailer de Hai to Gensou no Grimgar adicionado.
03/12 – Novo anime adicionado: Macross Delta.
03/12 – Novo anime adicionado: Pandora in the Crimson Shell.
08/12 – Novo trailer de Dimension W com OP.
09/12 – Novo trailer de Dagashi Kashi com OP.
09/12 – Novo trailer de Prince of Stride com OP.
09/12 – Novo trailer de Schwarzesmarken com OP.
09/12 – Novo trailer de Bubuki Buranki.
10/12 – Novo trailer de Divine Gate.
10/12 – Joker Game passado para temporada de Abril 2016.
15/12 – Novo PV de Bahamut adicionado.
17/12 – Bunko Stray Dogs e Re:Zero passados para temporada de Abril 2016.
17/12 – Novo trailer de HaruShira adicionado.
18/12 – Novo trailer de Active Raid adicionado.
18/12 – Novo trailer de Boku Dake Ga adicionado.
18/12 – Datas de estreia adicionadas.
20/12 – Novo trailer de Assassination Classroom com OP adicionado..
21/12 – Novo trailer de Musagen no Phantom World adicionado.
22/12 – Número de episódios de Niijiro Days confirmado.
23/12 – Novo trailer de .MuvLuv adicionado.
23/12 – Preview de Durarara 2 Parte 3 adicionado.
26/12 – Novo trailer de Boku dake ga Inai Machi.
26/12 – Trailer de Kenya Suzuki adicionado.
26/12 – Número de episódios de Dimension W, Active Raid e Kono Subarashi adicionados.
26/12 – Trailer de Nurse WItch, Mahou Shoujo Nante e Reikensan adicionados.
27/12 – Novo trailer de 2 min com OP de Gate 2 adicionado.
29/12 – Parte 2 do guia em vídeo adicionada.
29/12 – Novo trailer com OP de Norn9 e Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu adicionado.
31/12 – Macross Delta foi passado para temporada de Abril, para temporada de Janeiro vai ter só uma pre-estreia de 1 episódio da série. A série completa só em Abril.
09/01 – Número de episódios de diversos animes confirmados.

Relacionado:
Primeiras impressões – Temporada de Inverno/Janeiro 2016
Guias de temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar
Guia – Estúdios de Animação Japonesa: funcionamento, padrões, história, sua relevância na qualidade da produção e exceções

Preview da próxima temporada (Primavera 2016):

Guia de animes da Primavera (Abril) 2016