Impressões Semanais: Ranpo Kitan 9 e Shokugeki no Souma 21/22

Armadilhas dentro de armadilhas.

Shokugeki no Souma: Episódios 21/22

A waifu brilha novamente!

Nesses dois episódios tivemos a demonstração da prova do primeiro dos dois grupos (algo que também faz esses episódios serem mais fáceis de se comentar junto, é lógico que eu planejei tudo- ou não!). Enfim, vários pratos, muita comida e muita intriga.

Como já é característico do anime, cada prato segue de acordo com o estilo, personalidade e origens de cada personagem. Como é uma competição, vemos essas características entrarem em conflito. O primeiro deles em destaque é entre Nao, a stalker-da-Erina-que-parece-uma-bruxa e Hisako, a secretária da Erina (AKA o triangulo amoroso yuri). Foi legal ver o estilo culinários da Hisako finalmente, até porque mesmo aparecendo desde o segundo episódio da série ela nunca foi vista cozinhando. O jeito que ela se prova superior à Nao também é interessante e me lembrou um pouco a Megumi quando confrontou o Shinomiya: além de pensar em si mesma, de mostrar sua alma através da comida, ela também considera quem vai comer.

Outro personagem que finalmente saiu das sombras foi o irmão do Takumi, Isami. Como o próprio  anime comenta, ele geralmente era apagado pelo destaque do irmão, mas não deixa de ter um talento próprio e é tão criativo quanto o mesmo. Ver um pouco mais da relação dele com o Takumi, não se julgando bom o suficiente para a acompanhá-lo foi bem tocante. Por mais que Takumi esteja convencido de seu talento, ele não vai abandonar o irmão.

Por ultimo, mas não menos importante, temos a best girl de volta ao palco. Megumi cada vez mais vai se desenvolve, ficando independente e segura das próprias habilidades. Com certeza é e personagem mais desenvolvida do anime. Foi bom ver que além deixar claro a evolução dela, fizeram questão de mostrar que Megumi tinha potencial e cozinhava muito bem mesmo antes de vir para a escola.

Acho que a única coisa que essa parte pecou foi em ser previsível de uma maneira negativa. Takumi,  Megumi, Alice e Hisako eram classificações bem obvias. Faltou um pouco de ousadia nesse ponto. Bem, fora o que o já falei, acho que vi algumas pessoas comentando que o anime anda correndo um pouco em relação ao mangá… bem, eu não leio o mangá, então não posso falar muito, mas acho que estão fazendo de tudo para terminar o anime nesse arco. É uma pena que as vendas de Souma foram baixas e é difícil termos uma continuação. Com certeza é uma série que vai deixar saudades.

Ranpo Kitan: Episódio 9

Ok… deixa eu ver se eu entendi. Essa guria é uma vilã?

Ela? ELA?!

Essa doida era um gag até dois episódios atrás. Como assim?

Certo, isso me pegou de surpresa. Isso foi imprevisível. Estou sinceramente impressionada.

Voltando a normalidade… Ranpo Kitan já está no caminho para o seu final. Nesse episódio, que foi um dos mais intensos da série toda, temos a tal teoria Dark Star mais aprofundada: trata-se de uma forma usada para prever acontecimentos futuros com base nos anteriores (A gera um produto B, que gera C e assim por diante). Soa pouco crível na realidade, mas Ranpo não é uma série especificamente focada nisso, e sim mais em conceitos.

Os personagens passam a primeira parte do episódio tentando decifrar a fórmula, deixada pelo amigo de Akechi, Namikochi. Enquanto Akechi vê a resolução dela como uma obrigação e se sente claramente desgastado, Kobayashi parece muito intrigado e motivado do que pressionado, um fascínio similar ao do próprio Namikochi. Essa parte teve momentos interessantes, como Akechi considerando que sua maior falha foi não considerar ele mesmo (e suas ações) dentro da fórmula. Porém, outro ponto ainda mais chamativo foi ver como Hashiba está lidando com tudo isso.

Já deu para notar antes que ele e Kobayashi são um paralelo com o Akechi e Namikochi, mas ver Kobayashi vendo ele como uma silhueta (ou seja, perdendo o interesse nele) assim como Namikochi partindo com Akechi deixou tudo ainda mais obvio. Bem, desde o começo do anime, eles deixaram claro que Hashiba se importa e muito com Kobayashi. Muitas vezes esse zelo pareceu anormal para um mero amigo ( nem esse episódio escapa dos “fanservises” entre os dois) mas o fato que ele estava sempre preocupado com Kobayashi e o mesmo não entendia. Ele via como se Hashiba estivesse puxando ele de volta para o mundinho normal e tedioso de sempre. Considerando isso, eu imagino qual desfecho os dois vão ter: Hashiba vai perceber que Kobayashi não se sente confortável com uma vida “normal”? Kobayashi vai perceber que Hashiba só está preocupado? Ou ele vai acabar ignorando-o e o esquecendo de vez.

Fora isso, tenho que comentar também a volta de Namikochi no final. Acho um pouco trapaceiro voltar com um personagem que supostamente já morreu, ainda mais depois de mostrar a cena da morte, mas Ranpo tem momentos que são tão surreais que é difícil saber se aconteceram mesmo ou são só uma metáfora visual (a garota da autópsia nesse episódio é exemplo disso). Por falar nisso, os visuais desse episódio estavam muito bons, ainda que a animação esteja como sempre.

Ranpo Kitan provavelmente nunca vai atingir o máximo de potencial, longe disso, mas eu mentiria se dissesse que não estou curiosa com o desfecho da série.

EXTRAS:

Spice continua um enceramento infinitamente melhor que Sexy Curry, mas gostei dessa mudança na Nao que fizeram.

Ei…. por falar nisso, essa temporada já tá quase acabando e nem sinal do final de Kekkai Sensen. Ah, eu prometo que logo retomo o resto dos animes (Gakkou Gurashi e Gangsta), antes que me perguntem.