Impressões finais: Prison School e Monster Musume

Provavelmente uma das melhores temporadas dos últimos 5 anos para quem curte comédia e ecchi.

Prison School #12

Ótimo encerramento. Conseguiram manter a tensão para o que iria acontecer, com direitos a algumas surpresas (a trilha sonora pesada do anime nessas partes ficou muito boa). A cena do Gakutou em primeira pessoa tentando chegar no escritório do diretor e sendo espancado pelas garotas no caminho ficou hilária, assim como a situação doida do Kyoshi com a Hana.

Ao final tudo se resolve, e depois da ED ainda mostram que o concelho estudantil recebeu o troco pelo que fez. Alguns acharam que aquilo era uma chamada para S2 por ter só alguns vislumbres dos rapazes juntos com algumas garotas do próximo arco, mas para mim era só eles querendo mostrar que as garotas iriam pagar pelo que fizeram e os rapazes conseguiram voltar a um cotidiano normal, até interagindo com algumas garotas.

Para quem não conhece o mangá não tem como saber que aquilo ali é o início do próximo arco, que alias, é bem maior que o primeiro e ainda não terminou, o que deixa uma S2 bem improvável por enquanto. Tem também o problema do diretor estar ocupado, apesar de disso ser contestado por alguns, já que não foi o diretor que falou isso, mas sim um cara que trabalhou com ele em Shirobako. De qualquer modo, adaptar uma parte 2 vai ser complicado com a quantidade de capítulos (110 e aumentando por enquanto, a S1 adaptou 81 em comparação) e o fato do arco ainda estar em andamento.

No mais esse diretor está com a mão cheia. Girls und Punzers -> Witchcraft Works -> Shirobako -> Prison School. Qualquer gênero que ele pegue fica bom atualmente. Difícil de acreditar nos animes que ele dirigiu antes. Acho que é uma prova de que dá pra melhorar.

Sobre 2ª temporada de Prison School, olhem esse post (aqui).

Impressões finais || Review geral do anime

Prison School é um anime de comédia/ecchi bem diferente do comum. Ele tem um plot central continuo sobre os garotos em uma prisão no colégio, tentando fugir e provar sua inocência. A obra tenta passar situações absurdas como sérias para gerar tensão e comédia ao mesmo tempo, e soma tudo isso com um ecchi hardcore e humor sádico, que cria situações bem inusitadas, geralmente com o propósito de gerar choque visual ao telespectador (no caso para te fazer rir com o quão absurdo é aquilo tudo).

Para se ter noção a câmera em animes echis costuma ficar baixa para você poder ver as calcinhas das personagens, mas em Prison School o autor enfia ela no meio das pernas das personagens, e não tem como não rir ao notar que você esta vendo a personagem da frente falando pelo meio das pernas de alguém (exemplo). E bem, as próprias gifs já dão uma ideia de como o ecchi é fora do comum (exemplo 1exemplo 2exemplo 3). Pode causar estranheza nos primeiros 2 episódios, mas a coisa toda começa a funcionar muito bem apartir do terceiro (o episódio mais engraçado que vi no ano, recomendo o teste dos 3 episódios com esse anime, mesmo quem não curtiu o primeiro). Depois de alguns episódios você começa a simpatizar com os personagens e torcer para que eles consigam fugir ou mesmo ser inocentados.

A animação de Prison School é geralmente bem feitinha e tenta ser mais detalhada do que fluida. Poderia ter sido um pouco melhor em algumas partes mas no geral se saiu bem. A trilha sonora é excelente, extremamente audível para uma comédia, dando uma importância muito maior a determinadas situações ou tensão a outras do que se teria sem ela. A direção, mesmo seguindo o original na maior parte do tempo, tem seus momentos de criatividade, tanto pelo uso de luzes, sombras e colorações em algumas cenas (exemplo), como nas explicações dos planos de fuga usando lego (exemplo).

A tensão e suspense estão sempre presentes em todo episódio. Todo plano que eles fazem tem imprevistos, e os vários improvisos que eles tem fazer tornam a trama muito divertida de acompanhar. Os episódios passam rápido e não existe aquela sensação episódica comum em animes de comédia. Prison School é um enredo de prisão com começo meio e fim no anime, você sempre é puxado para o próximo episódio, e o final é bem satisfatório, podendo ser considerado razoavelmente fechado.

Recomendo fortemente para quem gosta de comédia, não tem problemas com humor negro ou sádico, e quer algo diferente do normal. É uma das melhores comédias que já vi. E para quem tem problema com ecchi assista a versão censurada (TV), não se perde nada de relevante nela fora panty shots e mamilos (não me incomodou, e não pretendo ver a versão BD sem censura depois, mas para os curiosos tá aqui o preview da versão BD sem censura de Prison School). E gostei mais do anime do que do mangá até. Acelerar algumas partes foi positivo e a trilha sonora+parte visual incrementadas deram um plus bem grande em algumas cenas, que já era legais no mangá, mas no anime ficaram ainda melhores.

Direção: 10/10
Roteiro: 9/10
Animação: 8/10
Soundtrack: 9/10
Entretenimento: 10/10
Nota final: 10/10 (tradução das notas)

Curiosidade: Prison School é atualmente o 3ª dentre os ecchi com melhor média no MyAnimeList, acima dele estão só No Game No Life e Shokugeki no Souma. Se contar só os de comédia ele é o 1º.

Post relacionado: Vai ter 2ª temporada de Prison School?

Monster Musume #12

A primeira parte do episódio estava caminhando para um ótimo encerramento. Bastante movimento e com um bando de cortes de animação fluida. O show claramente não tinha um orçamento muito grande, porque esse diretor conhece um bando de animadores bons e mesmo assim só 3 episódios tiveram vários cortes fluidos de animação, os outros tentaram manter apenas um design detalhado com baixo uso de movimentação. Não que precise de animação fluida em um anime desses, o que fizeram ficou legal, foi só pra frisar que eles não tinham verba para esbanjar. E esse episódios é um bom exemplo de como poder esbanjar em animação é legal.

Pois bem, se o inicio é legal o que vem depois foi meio decepcionante. Não que não tenha sido engraçado, foi. O problema é que encerrar com uma história random sobre o protagonista não tendo dinheiro para alimentar todo mundo ficou bem random com episódio de encerramento da temporada.

Não que eu esperasse um final super conclusivo, mas podiam ter aumentado a história da Dulahan, que é mais agitada, e colocado uma segunda metade original nesse episódio, dando um final mais agitado, com alguma forma de conclusão que permite-se continuar a obra depois normalmente, caso houvesse uma S2, ao mesmo tempo que fechasse a história com uma dica que teria um happy ending no futuro. Esse final ficou completamente aleatório. Adaptarem a obra ao pé da letra não foi uma boa ideia, tirando algumas coisinhas aqui e ali o diretor parece que foi obrigado a seguir a obra original a risca, sempre usando 2 capítulos por episódio sem poder alterar nada.

Impressões finais || Review geral do anime

Monster Musume é em essência um anime de comédia/ecchi/harém bem clichê. O que dá a ele a sensação de novidade e vontade de continuar acompanhando são as garotas monstro, já que, por mais que as situações sejam clichê, não tem como elas serem iguais a outros animes quando quem está atacando o protagonista para tentar leva-lo pra cama é uma mulher meio cobra que está enroscada nele, quase o matando ele sem perceber. As particularidades monstruosas das garotas tornam tudo novidade, e é isso que vende a obra.

O ecchi varia bastante, desde situações leves e inusitadas até cenas bem apimentadas. Algumas são extremamente exageras e de mau gosto infelizmente, como a constante insistência do autor em colocar todo o elenco para ser molestado no modelo “tentacle rape” pela garota slime, muitas vezes sem sequer justificar o porque aquilo está acontecendo. O que é a coisa mais pobre que um autor pode fazer em um ecchi ao meu ver.

A comédia romântica tem situações muito bonitinhas, principalmente com a Centaurea, a cobra e a garota slime (Suu), que acaba evoluindo de um mascote para uma possível candidata a esposa durante a obra. Comédia é o que não falta também, dá pra rir um bocado. Uma pena que a maioria dos episódios não tenha uma continuidade forte, dando ao anime uma sensação bem episódica. Os episódios terem divisões claras em 2 partes, cada uma com histórias muitas vezes sem ligação uma com a outra, também não ajuda nisso.

Ao final fica a sensação que a relação do protagonista com as garotas não evolui muito desde que a obra começou. Todas estão apaixonadas por ele e ele vai levando a vida desse modo, sem tomar nenhuma decisão final quanto a questão de com quem vai ficar.

Eu recomendo Monster Musume para quem quer novidade no meio de situações clichê de comédia romântica, mas não espere mais do que isso. O final sendo o mais aberto possível a ponto de nem sequer parecer um episódio de encerramento de temporada também não ajuda. Tem um rumor de S2 por causa de easter egg com uma placa que dizia Season 2 em japonês, mas não levem ao pé da letra, pode ser só o diretor trollando o povo, igual animes que terminam com “to be continue” e nunca tem continuação (Sekirei S2), ou mostra um PV do que acontece no próximo arco no final e mesmo assim uma S2 nunca acontecer (Binbougami-ga).

Direção: 8/10
Roteiro: 7/10
Animação: 8/10
Soundtrack: 6/10
Entretenimento: 7/10
Nota final: 7.5/10 (tradução das notas)

Extras

Cheio dos sakugas de atuação. Esse episódio de Monster Musume estava bem acima da média tecnicamente.

Esse pen drive tirado da bunda é uma referencia a “canudos”. Supositórios de ferro ocos que os prisioneiros costumam usar para guardar dinheiro e pertences durante o tempo que ficavam na prisão (eles eram revistados e tinham que ficar pelados toda hora, então é o único local “seguro” para guardar algo). O que me lembra de recomendar o livro Papillon, sobre um prisioneiro que escapou e mudou de prisão diversas vezes na guiana francesa. É história real, quase inacreditável o que o cara fez e passou por 20 anos.

Cara, essas torturas da vice presidente hauhauhauha.

Primeiro nocaute por beijo de lingua da animação japonesa.

Essa cena com a roupa rasgando em slow motion com a OST por trás ficou muito legal. Dá uma sensação de impacto e humilhação bem pesadas.

Muito boa essa parte da visão do cara em primeira pessoa.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores de Prison School

Impressões dos episódios anteriores de Monster Musume

Vai ter 2ª temporada de Prison School?