Previsões de vendas de BD/DVD de animes – Verão/Julho 2015

Chegou a hora de ficar feliz ou deprimido sabendo se seu anime preferido da temporada deve vender bem ou não.


TABELA DE MÉDIAS FINAIS

Primeiro uma lista grosseira considerando a média final dos animes, ou seja, a soma das vendas de todos os volumes dividido pelo número de volumes:

20,000+
—-
15,000 – 20,000
—-
10,000 – 15,000
Symphogear GX
5,000 – 10,000
To Love Ru Dark 2
Overlord
Prison School (Talvez)
Idolmaster CG 2
Abaixo de 5,000
Todos que não citei acima

TABELA DOS VOLUMES 1  (BD + DVD)
Atualizada 22/09

Agora uma lista com valores considerando as vendas do volume 1(BD e DVD somados) e apenas a primeira semana de vendas de cada obra:


Rank
Previsão atual
Previsão parte 2
Título
1
14k – 16k
14k – 16k
Symphogear GX
2
6 a 7k
6 a 7k
To Love Ru Dark 2
3
6 a 7k
9 a 10k
Overlord
4
5 a 6k
6 a 7k
Prison School
5
5 a 6k
8 a 9k
Idolmaster CG 2
6
4 a 5k
5 a 6k
Charlotte
7
4 a 5k
5k
Working 3
8
4 a 5k
4,4k
Non Non 2
9
4 a 5k
4 a 5k
Gate
10
3 a 4k
5,2k
Monster Girl
11
3 a 4k
3 a 4k
Ushio to Tora
12
3 a 4k
2 a 3k
Fate Illya 3
13
2 a 3k
2 a 3k
4,4k
2 a 3k
School-Live
Umaru-chan
Gangsta
14
Abaixo de 2k
Todo resto

Não tem a mínima ideia do que esses números representam? essa tabela vai dar uma ajuda:
Para mais informações leia esse post -> guia para analises de venda de animes

Comentários (18/08):

Symphogear GX vai vender bastante no volume 1 devido a um ticket de evento mas deve cair muito no volume 2, só não se sabe o quanto. To Love Ru Darkness 2 está estável e pode até vender um pouco mais que a previsão por ser uma continuação (elas costumam vender um pouco mais que o previsto). Overlord está oscilando bastante semanalmente, mas deve vender pelo menos 6k, mais que isso já é difícil prever.



Prison School está estável a um bom tempo, pode melhorar com um episódio impactante mas o provável no momento é que venda entre 5 a 6k mesmo. IdolMaster CG é complicado porque é da Aniplex, e os animes dela costumam vender mais que o previsto. Outro problema é que na temporada passada boa parte das vendas foi em uma loja de jogos que não é contabilizada na previsão. Se acontecer o mesmo com essa segunda temporada ele pode chegar a vender até 20k. Charlotte melhorou um pouco depois do episódio 6 e 7, mas não o bastante para conseguir previsões acima de 5k ainda. Ao menos está melhor que os 3 a 4k aonde começou (Angel Beats vendeu 35k, então é meio decepcionante para quem esperava a segunda vinda dele a terra). Lembro que é um anime da Aniplex e pode vender um pouco acima do previsto. Working 3, que também é da Aniplex, já saiu e vendeu 4955 unidades, próximo a sua previsão.



Gate e Monster Girl estão estáveis a um bom tempo então é pouco provável que melhorem ou piorem muito daqui pra frente, a não ser que tenham um episódio que impacte o público pagante de alguma forma. O mesmo para Non Non e Fate Illya.

LINHA DA MISÉRIA 
(Animes com previsão de 2000 para baixo)

(Durarara pode vender um pouco mais do que o previsto por ser da Aniplex)

*******

Os animes abaixo de 5k podem variar entre 1k para mais ou a menos apartir de agora mas dificilmente vão conseguir melhorar muito mais do que isso. Em termos de vendas é comum os animes de 1 cour estarem aptos melhorar sua situação até o episodio 5 ou 6, depois disso é muito raro uma melhora significativa (como algo de 3k subir pra 8k) a não ser que o anime apresente um final espetacular ou algo assim. Os animes abaixo de 2k é mais difícil ainda de mudarem sua situação após a metade da temporada. Animes de 2 cour ainda tem chance de melhorar mas não coloquem muita fé. Na maioria dos casos ou o anime “estoura” (positivamente) nos 5 a 6 primeiros episódios ou então já era. 

Comentários random:

Só 1 título acima de 10k e um bando de 3 a 6k, ou seja, vários animes que devem se pagar mas não vão ter boas chances de uma S2 se não subirem para algo acima de 7k. 

No caso de Prison School o diretor disse estar com a agenda ocupada por um bom tempo (segundo ele comentou quando perguntaram se Shirobako 2 seria possível) então o anime teria que vender pelo menos uns 10k para animar a produtora a fazer uma continuação quando o diretor terminar seus outros projetos (daqui a uns 2 anos?). De qualquer modo, é um dos que mesmo que venda dificilmente terá uma continuação tão cedo, já que isso exige que a staff esteja livre, o que não é o caso. 

Dos abaixo de 2k ShirayukiHime é o único que pode sair por cima, já que é split cour, então tomara que deem uma jeito de criarem um final original na parte 2 que vai sair no ano que vem, porque continuação depois disso é impossível (não que isso seja novidade para shoujos). Durarara é outro que torço para um final fechado na parte 3 dessa segunda temporada, porque não vai ter mais depois dela. 

Gate é mais um que vai se pagar mas não parece que vai dar lucro o bastante para incentivar uma S2, e o anime infelizmente deve ter final aberto (ainda estão no livro 2 de 10), mesmo a história já tendo terminado na Light Novel.


E ai, o que acharam das previsões? Está torcendo para algum anime em particular? Sua opinião do que “merece ser comprado” bate com a dos japoneses? 

PS: Talvez haja uma Parte 2, talvez não, vai de depender se houverem mudanças significativas nas previsões nas próximas semanas.

PS2: Quem quiser saber como funciona essas previsões de venda (a matemática por trás do negócio) é só ir nesse post nesse post.

IMPORTANTE: Todos esses valores foram calculados apartir dos dados da Stalker do dia 18/08/2015, futuras análises após esse dia podem ter resultados diferentes.