Impressões Semanais: Shokugeki no Souma 17 e Ranpo Kitan 5

“Espera… eu já vi essa menina antes…”

Shokugeki no Souma: Episódio 17

As férias chegaram, e aqui temos nossa pequena pausa descontraída também.

Essa parte do anime está fazendo uma coisa que eu nunca achei que fariam: estão trazendo de volta a personagem que apareceu no primeiro episódio, a tímida ex-colega da escola que comeu o polvo nojento. Basicamente, uma Megumi 2.0.

Enfim, esse mini-arco é sobre o Souma junto da Nikumi tentando salvar o distrito comercial, onde se localiza o restaurante dos Yukihira. É meio que uma pausa em relação aos episódios anteriores, que apesar de tudo, eram mais tensos. Aqui a sensação de urgência caí um pouco, o que não é necessariamente ruim. Pode-se dizer que é uma pausa antes de entrarmos de vez nas eleições.

Enfim, foi divertido, ter uma ideia melhor de com quem o Souma convivia antes de ir para a escola é legal, mas não tenho muito para ficar me aprofundando. O que nos leva ao nosso próximo anime…

Ranpo Kitan: Episódio 5

Agora sim, esse foi O episódio!

Ok, esse episódio foi bom. Tipo, sério, gostei muito, parabéns aos envolvidos. O clima é um pouco diferente do anime, não temos um mistério, nem o humor negro e estranho tipico da série, mas conseguiram entregar a direção forte que eu queria, além de um roteiro interessante que funcionou muito bem dentro de um episódio solo.

Após Kagami ser revelado como o Twenty Faces (que como eu consegui prever, não era o original, e sim um copycat), essa semana o foco foi em mostrar o que levou ele à cometer os crimes, além da história do personagem num todo. Criticar a eficiência da lei, em uma série criminal principalmente, não é nada de novo, mas não deixa de ser um questionamento válido e o anime lidou muito bem com isso, apontando que tanto a incapacidade de manter pessoas perigosas presas quanto a justiça com as próprias mãos são ruins.

Kagami então acaba como um sujeito difícil de não se envolver. Além de ser um personagem que sempre apresentou-se responsável e “bom moço” nos episódios anteriores, ainda que com pouca participação, ele teve um aprofundamento maior nesse episódio, mostrando seu relacionamento com a irmã que ele tanto citava constantemente. Ambos estavam se esforçando nas suas áreas sem se sentirem satisfeitos, ambos viam o esforço do outro e ao mesmo tempo que se preocupavam, se inspiravam. No fim, os dois acabaram tendo um final que não lhes era merecido.

Vemos uma pessoa acumulando frustração com a própria impotência, indo pelo caminho errado e pagando por isso. O final do episódio acaba com o um gosto amargo. Vale comentar que a sequencia em que Kagami descobre que um preso solto foi atrás da irmã, a exposição do corpo dela morta e a explosão emocional quando percebeu que a lei não pode proteger as pessoas foi o ponto alto do episódio e quando a direção brilhou. Usar apenas o som ambiente até ele gritar em fúria e depois tocar uma insert song foi ótimo. Ah, e por falar nisso, a OST de Ranpo Kitan é mesmo boa. Nem só por essa cena, as músicas de fundo também são ótimas. Provavelmente é um dos melhores animes da temporada nesse aspecto (mas bem, acho que só tem Gangsta para competir…).

Só espero ver mais episódios desse nível ao longo do anime. Potencial eles tem para fazer mais coisas bacanas desse jeito.

O RESTO:

Gangsta não saiu essa semana, se eu não me engano, e eu ainda não vi Gakkou Gurashi, então vou só dizer que ando vendo Noein e gostando até agora. É uma série sci-fi bem interessante, quem sabe role review quando eu terminar.

EXTRAS:

……..Isso é oficial. Não estou surpresa.