Impressões Semanais: Ranpo Kitan 8 e Shokugeki no Souma 20

As eleições começam!

Shokugeki no Souma: Episódio 20

Agora assim, hora da competição!

Depois de mais um pouco de preparação, finalmente vemos as coisas começarem a esquentar e as eliminatórias da eleição iniciarem de fato. Tudo bem que foi apenas um gostinho do que vai acontecer, mas já deu para sentir a empolgação.

Nesse episódio também deu para ver o quão é bom o fato de Souma ter criado um elenco tão grande e variado. Cada se preparando à própria maneira, e cada um usando seu próprio estilo, criando várias variações de um único prato. É divertido de ver e imaginar o que vai sair.

ESSE ÂNGULO!

É claro que nem todos os personagens são necessariamente importantes em enredo, mas eles ajudam a realçar o quão grande e importante é o evento de maneira simples. Também é legal ficar imaginando quem vai ou não passar… Enfim, já comentei que torneio é um recurso bem simples , mas que funciona. Souma sempre foi um anime simples, sem muita pretensão, mas que acerta em cheio, e é por isso que eu gosto dele. Agora vamos só ver o que vai acontecer.

Ranpo Kitan: Episódio 8

Seria essa a matemática do caos?

Bem, esse episódio de Ranpo teve um pouco de menos de esmero na animação que nos episódios anteriores, mas ainda assim teve pontos muito interessantes e algumas situações igualmente bacanas, ainda que poderiam ter sido um pouco mais claras (ok, chega de preguiça, melhor colocar o google pra trabalhar).

Desde que a figura do Twenty Faces apareceu, houve uma inversão interessante de papeis de vilão e vítima no anime. Os personagens que cometem crimes passaram a ser vistos muito mais como mocinhos que escolheram o caminho errado por algum motivo. Superficialmente, a figura justiceira parece algo positivo, mas vendo mais a fundo ela não é a ferramente de eliminação do crime que parece, e sim o contrário: o caráter vingativo apenas multiplica o número de crimes. E é aí que vamos para a segunda metade.

Ficamos sabendo da história do Twenty Faces original, que não surpreendentemente era amigo de Akechi. Ele era super dotado e ambos tentavam mudar a sociedade criando uma figura que pudesse eliminar o mal até Akechi perceber que o erro que estava cometendo. Afinal, uma justiça que funciona apenas na base do julgamento individual gera apenas caos. No entanto, já era tarde.

Aí entra outra questão: como o anime pode terminar? Akechi vai conseguir eliminar o Twenty Facer por completo ou a figura dele é influente demais para ser detida? No mais, eu também gostei do paralelo entre Namikochi e Akechi e Kobayashi e Hashibana. Akechi concordando com Hashibana sobre deixar alguém que ele gosta morrer em  primeiro lugar. Vingança não é necessária se o crime não acontece em primeiro lugar.

O RESTO

Gangsta Episódio 7:

Episódio forte, com mais um pouco do passado do Worick e do Nicollas. Vamos combinar que essas são as melhores partes do anime, hein? E acho que não preciso dizer que o uso da música dentro de Gangsta é sempre ótimo.

EXTRAS:

A borboleta pode ser considerada um simbolo para a teoria do caos. Não é atoa que ela aparece sempre em Ranpo Kitan, principalmente quando citam o Twenty Faces. Isso também explica a passagem na abertura, com as borboletas se multiplicando no lado de fora do trem.

Pierre Simon Laplace foi um matemático famoso por desenvolver a teoria da probabilidades. Agora, o que é isso? Bem, eu não vou ficar aqui tentando explicar o que eu não entendo.

A autora de Gangsta, Kohske, comentou que falta peito balançando no anime. Ela estava falando sério ou não?