Animes: Maratonar ou assistir semanalmente? Prós e contras

Cada um tem seu método de assistir animes preferido, ou até varia dependendo da situação, mas quais as reais vantagens e problemas de cada método?

Meus posts fora as críticas, recomendações, curiosidades ou rankings costumam ser um tanto quanto didáticos, então resolvi fazer algo diferente pra variar um pouco (ao edita-lo notei que tem aspectos de post didático nele também, mas relevem). A discussão é velha e simples, vou dar minha opinião e se sintam livres para opinarem também depois de ler. Não tem ninguém certo ou errado a respeito desse assunto, apenas gostos ou visões diferentes sobre a mesma coisa.
Antigamente, pre-2010, cada temporada tinha aproximadamente 20 séries (exemplo, summer de 2009), agora elas costumam passar de 40 com facilidade, com a mais atual chegando a absurdos 50 (summer 2015). Não acho que a qualidade tenha diminuído, só a quantidade e variedade por temporada que aumentou mesmo, ficando muito mais difícil de alguém se manter em dia com os animes que lhe interessam, quer maratonem no tempo livre ou assistam semanalmente. 
Mas qual das duas é a melhor opção? Alguma delas oferece de fato vantagens? Vamos tentar descobrir enquanto eu devaneio sobre o assunto.
Maratonando
Maratonar (ou “ver o anime todo de uma vez”), de preferência em 1 a 2 dias comendo uma pipoca, costuma ser o método favorito da maioria, ainda mais se puder encontrar todos os episódios juntos em um site de streaming ou baixar tudo em apenas um arquivo (normalmente torrent) de algum “canto escuro da internet”. Se for 1 cour mais fácil ainda, já que em 4 a 5 horas você assiste tudo (é como ver 2 filmes um atrás do outro ou 5 episódios de Game of Thrones seguidos).
Assistir a um episódio atrás do outro dá uma sensação agradável de continuidade a história, o que faz com que mesmo animes lentos sejam assistidos com mais facilidade em comparação quando você tem 1 semana para ficar pensando que aconteceu muito pouco naquele episódio e talvez seja melhor dar prioridade para algo que te divirta mais (estava assistindo Hanasako Iroha esses dias, e apesar de ser um bom anime de Slice of Life, com um tema interessante sobre trabalho duro e objetivos na vida, eu acho que teria parado no meio ou até antes se tivesse assistindo semanalmente, assim como acabei fazendo com Inari, Konkon, Koi Iroha). Quer seja bom ou ruim, lento ou rápido, quando você pega tudo para ver de uma vez a chance de dropar é bem menor. Você normalmente quer terminar o que começou, já que está tudo ali mesmo. Claro que isso só vale para animes de 12 a 25 episódios, nos com mais de 100 a chance de dropar aumenta bastante.
Já quando você assiste a um anime semanalmente, um episódio mais fraco ou chato pode ser o bastante para te desanimar de baixar o da semana que vem, e quando você vê já está atrasado em 5 episódios, e acaba deixando pra lá uma série que terminaria se tivesse pego desde o início com todos os episódios disponíveis. Estranhamente, quando isso acontece é mais difícil se animar a voltar e terminar o anime que você atrasou, quer ele seja bom ou não. Você normalmente prefere começar um novo (demorei anos para terminar animes que até gostei por causa disso, e realmente não tenho como explicar essa sensação de preguiça, só não tive vontade de ir catar os episódios que faltavam para eu terminar mesmo. Recentemente peguei um dia e me forcei a terminar uns 10 animes diferentes em que eu tinha travado faltando poucos episódios para terminar e não lembrava sequer o porque).
Maratonando você tem pouco tempo para ficar refletindo sobre o que aconteceu em cada episódio, apenas depois de assistir tudo você realmente soma os prós e contras centrais da série e chega a um veredito. Em séries com muitos probleminhas simples no roteiro isso é útil, porque você não vai ter tempo de ficar remoendo cada um desses micro problemas por 1 semana cada.
Enquanto isso no método de assistir semanalmente você tem 1 semana para ficar refletindo sobre cada mínimo detalhe do episódio, e as vezes vai ficar pegando no pé ou até dropar uma série por algo que ela explica depois ou acaba se mostrando um problema irrelevante ao plot central. Ter muito tempo para remoer defeitos até eles se transformarem de algo pequeno para um motivo de implicância pode ser negativo nesses casos.
Ainda assim é sem dúvida o método mais eficiente para ver a maioria das séries, mas ele costuma limitar o número de séries que você assiste durante o ano ou mesmo por temporada, fora que nem todo anime funciona bem nesse método de maratonar, principalmente as comédias episódicas.
Vendo as séries semanalmente
Ao assistir a 1 episódio de cada anime por semana você tem um bom tempo para pensar em tudo que aquele episódio trabalhou (ou não trabalhou). Isso pode ser negativo para uma série muito simples ou com muito problemas no roteiro, mas para alguns animes aonde é possível ficar tentando achar explicações para partes um tanto quanto subjetivas ou mistérios é um exercício divertido (Oregairu 2 foi o caso mais recente pra mim). Existe também a diversão de discutir com os outros sobre os aspectos mais marcantes de cada episódio, as surpresas dos plot twists que vão ficar por 1 semana assombrando seu cérebro e, porque não, o sentimento agradável de desespero pelo próximo episódio. Tudo isso é algo que maratonar uma série não oferece, já que só o ponto mais relevante do anime como um todo costuma ser o foco de discussão no review final, enquanto aspectos um pouco menores, mas ainda assim interessantes, são deixados de lado.
Alguns animes episódicos funcionam melhor assistindo um por semana ou um por dia também. Quando você maratona eles uma sensação de repetição – ou saturação no caso de comédias – acaba quase sempre acontecendo (Himouto Umaru-chan dessa temporada atual é um anime que nunca conseguiria maratonar por exemplo, embora ver um por semana me divirta). Eu fiz inclusive uma lista de animes que eu recomendei as pessoas assistirem com intervalos, já que não acho que funcionem bem quando você assiste a vários episódios de uma vez (aqui).
A maior vantagem de assistir animes semanalmente não é nenhuma dessas que citei no entanto, mas o fato de poder desfrutar de mais obras por período de tempo. É muito mais fácil assistir um episódio por semana (uns 2 por dia) de várias series diferentes e no final da temporada terminar uns 10 animes, do que maratonar 10 um atrás do outro depois que a temporada termina. A maioria acaba pegando só os 2 ou 3 mais comentados, que não necessariamente podem ser os melhores pra ela, já que mesmo existindo um consenso sobre os mais populares as pessoas ainda tem gostos diferentes.
Conclusão
Admito que tirando animes muito específicos que eu acho que foram feitos para você ver com intervalos (os do Top 5 de comédias escolares por exemplo) a maioria das vezes eu prefiro maratonar mesmo (animes com plot continuo como os de aventura e ação que citei nos Top 5 Melhores principalmente). 
O problema, que descobri quando tentei por um breve período de tempo assistir o mínimo possível de séries semanalmente, deixando para maratonar elas depois, é que você não tem animo ou tempo para maratonar uma quantidade enorme de animes diferentes que saem por temporada (40 pra cima dos quais pelo menos 10 a 15 costumam me interessar). Ainda mais levando em conta que quase sempre as pessoas acham algum anime mais antigo para maratonar, e ao deixar os mais recentes atrás da fila acabam desanimando de assisti-los em algum momento.
Ver 1 episódio de 10 séries diferentes diluídos semanalmente se mostra mais fácil do que maratonar 10 series diferentes logo depois que elas terminam. Maratonando você vai, muito provavelmente, acabar pegando uns 3 ou 4 animes que te interessam mais e deixando outros que você podia acabar achando bons ou “medianas mas divertidas” de lado. E embora séries que se destacam em popularidade normalmente sejam melhores (para os gostos da “maioria” pelo menos), aqueles animes que nem tanta gente viu mas você achou divertido de ver tem o seu valor. Só que, normalmente, para achar esses você tem que assistir mais de 5 por temporada, algo que o método de maratonar costuma dificultar. 
Ou seja, para quem quer ver muitos animes acompanhar temporadas semanalmente parece a melhor opção ao meu ver, enquanto você deixa para maratonar séries antigas que você encontra ou te recomendam, ou mesmo alguma que te recomendaram da temporada atual mas você estava atolado demais com seus 10 animes semanais para ter tempo de acompanhar ela na ocasião.
Mas claro, sempre tem o pessoal que não tem tempo, mesmo diluindo em 1 ou 2 episódios por dia durante a semana. Nesse caso maratonar naquele dia de folga ou final de semana, quando você finalmente consegue tempo livre, passa a ser a única opção mesmo (ou fazer um pack de 5 a 10 episódios de diferentes animes para ver no sábado ou domingo, o que consumiria aproximadamente 2 a 4 horas).
Bem, essa é a minha opinião a respeito, e vocês, o que preferem? Veem outra vantagem ou desvantagem nos métodos que não citei? Comentem.
Extra
Você também pode tentar imitar o que o Keima (The World Gods Only Know) faz com jogos e maratonar a temporada inteira ao mesmo tempo! XD