Review – Yamada-kun and the 7 Witches

Um romance muito divertido que mistura sobrenatural, comédia, mistério e um pouquinho de drama, formando uma boa história, que para surpresa de muitos, tem um final fechado.

Sinopse
Yamada é um estudante com péssima reputação que é evitado pela maioria das pessoas no colégio. Um dia ele cai de uma escada e sem querer beija Shiraishi, uma garota estudiosa mas que vive cabisbaixa e sendo perturbada pelas outras garotas da sala. Os dois acabam trocando de corpos quando se beijam e após conseguirem voltar ao normal decidem usar esse poder a seu favor para se ajudarem mutuamente. Com o tempo no entanto, Yamada descobre que existem mais 6 garotas com poderes diferentes nessa escola. Além disso, ele parece ter ganho a habilidade de copiar os poderes dessas “bruxas”. Dai em diante sua vida se tornará uma bagunça.

Análise
Yamada é algo difícil de analisar sem eu lembrar constantemente que foi uma tentativa insana de colocar 90 capítulos de 20 páginas em 12 episódios (o normal de adaptações de 24 a 25 episódios é adaptar no máximo 70), e um dos únicos problemas gerados apartir disso é que o anime ficou meio corrido em alguns episódios. Mas será que isso é um pecado mortal quando ele consegue fechar todas as pontas de sua história (que envolve bem mais que só comédia e situações cotidianas) e desenvolve o casal principal a contento?

O anime começa muito bem, em um episódio movimentado que entrega sua proposta inicial de comédia romântica com sobrenatural através de uma magia de troca de corpos, que só vai ser melhor explicada nos episódios seguintes. Os dois personagens principais já convencem logo de cara, tanto individualmente como um casal. Um estudante problemático, violento e mal humorado, mas que no fundo é um cara muito legal. E uma estudante super séria e estudiosa, mas que na verdade é solitário e lá no fundo busca ajuda. Os primeiros episódios além de apresentarem alguns personagens vão desenvolvendo a relação do casal principal, ao mesmo tempo que expandem os mistérios do enredo envolvendo as 7 alunas com habilidades sobrenaturais.

A dinâmica do anime é bem criativa, com todos os poderes das bruxas funcionando através de beijos, que são um dos mistérios a serem desvendados durante os episódios (quem são as garotas, como funciona exatamente o poder de cada uma delas e porque estão usando seus poderes para causar problemas aos outros?). Acho que nunca um protagonista beijou tantos personagens. Tem episódios que você fica tonto tamanho a quantidade de trocas e revesamento de poderes. É engraçado como a coisa começa simples e vai escalando a cada bruxa encontrada no colégio. Isso cria muitas situações engraçadas também, que é uma das coisas mais legais desse anime: não importa o quão crítica a situação fique, o tom do anime tenta se manter leve – muito graças ao protagonista, que não se deixa cair não importa o quão ruim sua situação fique. Por mais que a obra tome seu tempo para drama as vezes, nunca parece forçado ou exagerado, pelo contrário, você vai desejar até que durasse um pouco mais – no último arco principalmente.

Só apartir da metade do anime mais ou menos que você deve começa a notar que alguns episódios estão meio corridos. Depois que a segunda bruxa é apresentada começa uma saga para achar as outras. Isso é legal e torna o plot mais interessante do que seria se a história ficasse só nas piadas cotidianas e um romance leve com o casal principal. O problema é o pouco tempo que se tem para trabalhar cada uma das personagens. A primeira e segunda bruxa tem um tempo razoável, mas depois disso são mais 4 bruxas apresentadas um episódio após o outro. O anime até tenta fazer algo legal mas apresentar uma personagem, desenvolve-la, apresentar seu problema e o protagonista resolve-lo, tudo em 20 minutos, fica difícil de funcionar 100%. A parte dramática é o maior problema, já que ela exige um tempo de respiro para você assimilar e sentir aquilo que está acontecendo, e quando o drama é apresentado e poucos segundos depois o protagonista já está em uma correria frenética para resolver a situação, a emoção que a cena poderia ter as vezes de perde. Não é o caso de todos os episódios, mas em alguns isso fica bem notório.

Ao final vem uma saga mais longa (4 episódios), da bruxa da memória, de longe a melhor de todas, por conseguir aumentar um pouco o tom do drama ao mesmo tempo que dá uma situação de crítica, a qual o protagonista tem que resolver rápido antes que perca a garota que ama para sempre. Tem um momentos muito bonitos nesse arco, e se você ainda não estava torcendo pelo casal principal nesse arco você deve acabar se rendendo (apesar de que a rival da Shiraishi tem um momento muito bonito também). O arco final junta todas as bruxas (estudantes) que foram trabalhadas anteriormente, dando uma sensação de completude, mostrando que o que veio antes não eram apenas arcos randômicos, mas sim uma preparação necessária para o que vinha a seguir.

Nessa saga final acontece uma quantidade de coisas enorme em 4 episódios, de modo que a pessoa pode ter até que pausar o vídeo as vezes para assimilar tudo. A maioria dos mistérios do plot é fechada mas ficam algumas coisas mal explicadas e comportamentos com mudanças meio rápidas ou estranhas as vezes. Mas são coisas ou situações tão pequenas, e de tão pouca relevância ao plot central, que dá pra relevar. O grosso do enredo é todo explicado.

O mais importante é que o final consegue fechar tudo que trabalhou anteriormente, dando um fim tanto ao plot das bruxas como uma conclusão ao romance do casal principal (a cena dos dois no final é muito boa). Não é um anime perfeito e com 24 episódios talvez tivesse sido melhor, com mais tempo para você apreciar todos os personagens e ir absorvendo os twists da trama mais devagar. Mas dentro do tempo que a obra tinha o trabalho ficou muito bom. É difícil não sair do anime com uma sensação de gratificação, desejando que tivessem mais episódios para ver aqueles personagens interagindo (tem as OVAS pra isso), mas ao mesmo tempo feliz por como tudo terminou de forma bem fechada e agradável – algo bem raro em adaptações de comédia romântica, que tem uma tendencia infeliz a terminarem em aberto, sem nunca ter uma temporada final para fechar tudo (ou nem mesmo terem um plot fora a comédia e o romance). Yamada, do seu jeito torto, mudou a vida infeliz de todas bruxas para melhor, e no processo, também conseguiu encontrar sua própria dose de felicidade e amigos.

Aspectos Técnicos

A direção de Yamada é feliz na maioria dos episódios, ela consegue pegar uma quantidade enorme de conteúdo por episódio e fazer isso fluir bem no storyboard. O mesmo elogio vale para o roteirista, que conseguiu pegar uma quantidade insana de conteúdo e colocar em 12 episódios, sem que quase nada de importante ficasse faltando. Melhor que isso só tendo mais episódios mesmo, então não posso culpa-lo por uns probleminhas pequenos na trama que os mais atentos irão notar ou mesmo por alguns episódios parecerem meio corridos.

A animação é não é um destaque, mas consegue cumprir seu papel nas partes cômicas ou emocionais a contento. A trilha sonora é boa. Só em um episódio que eu não gostei do uso dela, aonde colocaram uma música de comédia em uma cena dramática, pareceu até um erro. Mas no geral ela cumpre bem o seu papel.

Conclusão
Yamada-kun é uma comédia romântica diferenciada, misturando sobrenatural e dando um enredo linear com problemas para os protagonistas resolverem durante 12 episódios (Kokoros Connect é o anime mais próximo que conheço dele, apesar de Connect ter um pouco mais de foco em drama comparado a Yamada). Embora com um tom muito pra cima a obra tem seus momentos dramáticos que dão seriedade e urgência a narrativa. O protagonista tem carisma, o elenco principal é simpático, o casal tem química, e mesmo alguns personagens não tão agradáveis podem cair no gosto do público após alguns belos twists no final. Fora isso, acho que qualquer pessoa que goste de romance vai apreciar muito essa obra, não só por seus personagens mas porque mesmo com alguns episódios corridos e uns probleminhas de direção ela consegue entregar uma história muito divertida, com conteúdo, desenvolvimento de personagem, drama, e ao mesmo tempo se encerra por cima, deixando saudades, não frustrações ou dúvidas. Com certeza uma recomendação para quem procura uma comédia romântica marcante e um enredo que tem uma ambição maior do que ser apenas engraçado.

PS: Assistam as OVAs depois, são bem divertidas. A Opening no modelo idols com homens e mulheres da OVA ficou muito legal também (aqui).

PS2: Quem quiser pode continuar a história no manga apartir do cap 91, mas depois dessa primeira parte eu acho a segunda mais fraca, mesmo que continue desenvolvendo o plot das bruxas, que a autora reabre e expande na próxima saga.

Direção: 8/10
Roteiro: 9/10 
Animação: 7/10
Soundtrack: 7/10
Entretenimento: 8/10 
Nota final: 8/10
Seguem 2 trailers: