Primeiras Impressões – Temporada de Julho/Verão 2015

Impressões sobre o primeiro episódio de vários animes da temporada.
Atualizado: 17/07/2015 (Finalizado)

Mais adições de comentários pelos redatores do blog que quiserem participar serão feitas com o tempo, assim como novos animes comentados conforme forem estreando. As adições de novos comentários estarão descritas no log de edição no final do post. 

O formato foi inspirado pelo post da ANN que faz coisa similar (link).

Quem quer recomendações procure os animes que ganharam nota de 4 pra cima pelo redator com os comentários que mais batem com a sua opinião pessoal (se tiver poucos 4 desça pra 3.5).

Durarara!!×2 Ten


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sobrenatural, Mistério. 
Diretor: Takahiro Omori (Baccano, Durarara!, Samurai Flamenco)
Estúdio: Shuka
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda parte da 2ª temporada de Durarara.

Comentários:

Marco

Nota: 2.75/5

Volta meio fraca. A narrativa só ficou pulando de um personagem pro outro enquanto eles falavam ou pensavam alguma coisa. Ao mesmo tempo um narrador ou a TV comentava algo por trás o episódio inteiro (legendas em cima e em baixo da tela), e acontecer algo importante mesmo nada. Foi bem massante/cansativo de assistir comparado a introdução na primeira parte da season 2. Vou dar um tempo e tentar maratonar depois (fiz isso com a parte 1 também, prefiro ver esse anime maratonando), mas foi um início de arco meio monótono. Nem o pouquinho de Celty em um vestido que teve salvou.

Chaos Dragon: Sekiryuu Sen’eki


Fonte: Light Novel/RPG
Gênero: Aventura. 
Diretor: Masata Matsume
Estúdio: Silver Link e Connect (Strike the Blood)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
A história se passa em um reino distante no ano de 3015, aonde dois países em uma guerra constante acabam despertando um dragão guardião de uma ilha, que ameaça destruir todo o mundo.

Comentários:

Marco

Nota: 2/5

Chaos Dragon até tem uma história que poderia vir a ser interessante, e quem sabe o tempo ajude nisso, mas o começo é um belo exemplo de péssima direção e storyboard juntando cenas da forma mais randômica possível. O final deveria ser impactante mas fica muito previsível que aquilo vai acontecer pouco antes de acontecer, se a direção fosse mais sutil aquilo poderia ter um impacto maior. A parte visual também não ajuda. Nada se salva, o design é no mínimo estranho, a animação pobre e as lutas desprovidas de uma coreografia convincente (além de muito quadro estático). O CG é a pior parte, tanto na cena inicial com o prédio e fogo em CG malfeito como o próprio dragão, que mais parece um robô. 

Como deu pra notar por mais que eu procura-se ficou difícil achar algo para elogiar em Chaos Dragon, basicamente tudo que pula na tela são defeitos, tirando a história, que pode ou não ficar mais interessante daqui pra frente, mas começa extremamente mal colocada junto. Se tem uma prova de que estúdio não é tão importante na maioria dos casos é esse anime, já que Strike the Blood, mesmo com uma animação mediana tinha lutas bem mais bem animadas e uma estruturação do enredo mais normal que esse anime. Eram os mesmos 2 estúdios por trás, só mudava o diretor. Ah sim, a música da OP que tocou no final é legal, espero que tenha uma animação digna para fazer conjunto no episódio 2. 

Jessica

Nota: 1/5

Meu Deus do Céu que anime ruim, caramba, eu não vejo algo assim à tempos. Definitivamente a pior coisa que eu assisti esse ano. A direção é muito esquizofrênica e não consegue montar as cenas com um mínimo de fluidez. A animação é um fiasco, fora os desings mal feitinhos. A história parece ter algum conteúdo, mas foi muita informação para um episódio só. Enfim, passo.

Fowz

Nota: 3/5

Repleto de self-inserts de escritores famosos do 2D como Urobuchi e Kinoko Nasu, uma historinha animada em stop motion. Se você requer padrão FIFA de qualidade visual pra tudo que assiste então nem chegue perto disso aqui, já que o que ele tem é um roteiro (apesar de mal dirigido em certos momentos). Ao menos o character design é bem detalhado considerando os padrões atuais e consegue manter uma boa consistência nisso, o ruim fica na fluidez da animação que é, bem, triste. Fica aqui o “GARO” da temporada


Gangsta.


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Drama. 
Diretor: Shukou Murase (Ergo Proxy, Witch Hunter Robin)
Estúdio: Manglobe (Samurai Flamenco, Ergo Proxy, TWGOK)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 / PV2

Sinopse: 
Um mercenário, um gigolô e uma ex-prostituta aceitam trabalhos da policia e dos moradores para se livrar das gangues que dominam a cidade.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Boa estreia, não é particularmente chamativa ou algo do tipo (tirando a OP estilosa) mas cumpre seu papel de apresentar brevemente o trio principal e suas respectivas personalidades, além de dar uma boa ideia da ambientação. Só não gostei da coreografia e estruturação de storyboard na hora do confronto. É basicamente o protagonista andando devagar e balançando a espada enquanto os bandidos erram todos os tiros ou não atiram mesmo quando ele está andando devagar ou parado. Aquilo me lembra as cenas de ação de Jormungand, aonde você precisava de uma suspensão de descrença absurda pra engolir os combates. Algo 100% realista é pedir demais mas um pouco de bom senso ajuda. Em cenas desse tipo com becos o protagonista tem que ficar ziguezagueando de um lado a outro da parede, usando ela de trampolim ou se mexendo muito rápido. Desse modo nosso cérebro pode “tentar” comprar a ideia de que armas ali não vão funcionar contra ele – aqui um exemplo. O protagonista ter superforça aparentemente vai ser explicado depois pelo que me disseram, então vou deixar isso quieto por enquanto. 

Fora isso foi uma estreia interessante, principalmente para quem curte animes com personagens mais velhos. Colocar uma prostituta como personagem principal é algo bem corajoso (e não censurar as cenas dela no início também). Se a animação fica só no mediano ao menos os traços estão razoavelmente bem acabados nos closes.

Jessica

Nota: 4/5

Eu já havia lido Gangsta um tempo atrás e gostado, e o anime também me agradou bastante! A direção do anime foi muito competente e fizeram um ótimo trabalho criando uma atmosfera desolada e vazia. Interessante que mesmo em espaços externos, parece que os personagens estão em um lugar fechado. Além disse, alguns closes deram um ar muito sensual para o anime, principalmente os com a Alex e o Worick (em menor escala). No entanto, do trio principal acho que quem mais chamou atenção foi o Nicolas. É raro ter personagens com alguma debilitação em animes (ou em qualquer mídia), então um cara surdo, assustador usando uma katana num ambiente claramente inspirado na Itália chama muito a atenção. 

Gangsta tem um plot envolvendo máfias, descriminação e criminalidade (o segundo ponto vai ficar mais claro mais para frente), com personagens que estão na margem da sociedade. Acho que vai atrair bastante o publico desse lado do mundo em virtude disso.

Fowz

Nota: 4.5/5

Husbandões metendo bala e matando a galera num enredo de Black Lagoon só que com menos comédia sádica e mais feromônios masculinos, Gangsta é um must da temporada pelo fato de agradar quem gosta de tirinho e quem gosta de homens de meia-idade sendo super sexy e, claro, também rola um service pro público masculino usando prostitutas já que se passa numa terra comandada pelo crime. Sinceramente as familiaridades a Black Lagoon e Jormungand (o protagonista que fala é semelhante à Koko em alguns aspectos) são o que me seguram aqui, porém se você não viu nenhum dos dois pode ver também, provavelmente será episódico como Black Lagoon mas ainda tem seu valor de show já que, bem, assim como GATE, é uma das raras obras contemporâneas que tenham homens metendo bala.


God Eater


Fonte: Jogo.
Gênero: Ação. 
Diretor: Takayuki Hirao (Gyo, Kara no Kyoukai 5)
Estúdio: Ufotable (Fate 2014, Kara no Kyoukai)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Humanos lutam contra criaturas gigantes em um mundo pós-apocalíptico.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

God Eater foi bem, BEM morno. Basicamente mostram um Eren que em vez de ser obcecado por matar titãs quer matar monstros, e é tão impulsivo e atrapalhado quando o mesmo em combate. O design de alguns personagens é até bonito mas é tão estático e com toneladas de um filtro de efeito plastico (glossy, vaselina, chamem como quiser) na maioria do tempo que parece até CG. As lutas tiveram uns cortes estilosos aqui e ali, muito por causa do diretor, mas no geral foram sem graça e desprovidas de cortes chamativos (para quem busca os famoso sakugas não parece um bom sinal).
O episódio não diz muito, gastando boa parte de sua duração no protagonista sendo aceito em uma base militar e depois treinando (e falhando) repetidas vezes, até que surge uma invasão e ele quase se mata nela por impulso. O protagonista é extremamente sem graça, lembrando aqueles cabeça quente descerebrados de shounen de ação. Em nenhum momento vemos ele refletindo ou coisa do tipo, só sabemos que ele tem um trauma com as criaturas e quer matá-las de qualquer jeito. Não estava com nenhuma grande expectativa mas conseguiu ficar abaixo do que eu esperava mesmo assim. Para uma apresentação que deveria me empolgar a assistir o próximo acabou ficando bem aquém. Não chega a ser um episódio ruim, mas está longe de ser um destaque dentre as estreias.

PS: Para um episódio que adiaram 2 vezes eu esperava algo bem mais grandioso em termos de ação. 

Kuusen Madoushi Kouhosei no Kyoukan


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, fantasia, Magia, Drama, Romance, Escolar.
Diretor: Takayuki Inagaki (Noucome, World Break)
Estúdio: Diomedea (Kancolle, World Break)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Em um mundo aonde uma praga de insetos gigantes obrigou as pessoas a viverem em cidades flutuantes e criarem guerreiros que usem magia para combater esses insetos (ok, alguém ai já viu Koukaku no Regious? porque a sinopse é quase igual), um poderoso guerreiro que perdeu seu prestigio após ser taxado de traidor é colocado para liderar o pior time da cidade, que é formado por 3 garotas de temperamento peculiar que já acumulam 10 derrotas consecutivas nos combates.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Tirando a parte da luta contra os insetos que parecem um bando de robozinhos de CG, até que conseguiu me entreter. As 3 protagonista são tão erradas, principalmente a com chunnybiou mega narcisista, que eu não tive como não ficar rindo em várias partes. Teve os clichês de romcom de sempre, apresentaram as 3 personagem, elas conheceram e tiveram uma má impressão do protagonista antes dele virar o instrutor delas, e acaba em um empasse com elas atacando ele. Não foi nada demais, mas ao menos conseguiu me despertar a curiosidade para saber como ele vai concertar esse time de fracassadas malucas e porque todo mundo no anime fica chamando ele de “traidor”. Outro detalhe interessante é que apesar da baixa movimentação desse episódio (só teve uma luta rápida) o anime é absurdamente consistente, com traços bonitos e bem acabados na maior parte do tempo. Achei até estranho porque sempre tem umas partes em que o traço é super simplificado ou distorce um pouco quando o personagem se move, mas aqui eu quase não vi isso.
Em suma, um começo bem mediano com vários clichês mas que me deixou curioso para ver mais. Espero que só fique nos treinos no entanto, quanto menos mostrar eles lutando contra aqueles insetos de CG mal feitos melhor. Até porque coreografia de ação não parece o forte desse anime. 

PS: Esse anime é uma copia safada de Chrome Shelled Regios, uma LN que eu gosto bastante e teve uma adaptação mediana faz uns bons anos.


Gate


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia, Harem, Romance. 
Diretor: Takahiko Kyōgoku (Love Live! School idol project)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art Online, Kimi no Uso)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Um portal para um mundo paralelo se abre no meio do japão. Criaturas míticas começam a invadir Tokyo através dele mas são repelidas pelo exército. Após as criaturas serem contidas um grupo de militares é enviado para o mundo paralelo com o objetivo de aprender sobre sua cultura e geografia. Lá eles fazem amizade com uma elfa, uma feiticeira e uma semi-deusa. Enquanto isso China, Estados Unidos e Russia começam a fazer pressão sobre o japão com a intenção de explorar os recursos desse novo mundo (ou seja, parece uma versão séria de “Outbreak Company”). 

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Bem, esse primeiro episódio pareceu mais um prólogo com a preparação do que está por vir. Só nos é apresentado o protagonista e a motivação que levou o exército para o outro mundo. As heroínas só devem dar as caras em episódios futuros. O protagonista é bem caracterizado e a situação é trabalhada de um modo convincente (bem, ao menos para quem acredita em mundos paralelos). O único porem que achei esquisito é uma tentativa forçada da direção em tentar aliviar a “gore”, fazendo o possível para mostrar o mínimo de violência gráfica possível, deixando tudo apenas implicado (você sabe que um bando de gente morreu, mas não viu quase ninguém morrendo). No começo estava rolando um massacre e toda vez que um monstro ou soldado ia matar um humano a câmera cortava e mudava de cena antes que a parte gráfica fosse mostrada. O que acontece não é alterado, mas a escolha de como adaptar  visualmente o conteúdo da Light Novel é bem diferente do anime para o mangá (aqui).

O protagonista matar um soldado inimigo sem hesitação também foi inesperado, a não ser que revelem que ele já tinha matado alguém antes. E a câmera, de novo, escolhe um ângulo propício para evitar que possamos ver ele cravando a faca no inimigo (censura disfarçada). Mas fora isso foi um primeiro episódio ok, e pelo menos os personagens centrais são todos mais velhos comparado a maioria das LNs, aonde normalmente só temos adolescentes. A obra parece ser aquele modelo melhor analisado na regra dos 3 episódios, sendo quase impossível tirar uma conclusão decente com apenas esse. 
A animação está bonita, bem acabada, e o CG, tanto de pessoas como de veículos é muito bom (quem não tiver um bom olho nem deve notar, principalmente o de multidões). A música da OP é legal, uma pena o storyboard ser fraco. A ED ser uma discoteca psicodélica em um anime de fantasia com guerra me faz pensar que pode não ter sido uma boa ideia dar um anime de guerra para um diretor que ficou famoso por um anime de idol fazer (Love Live). Estará ele “idolizando” esse anime XD?

Fowz

Nota: 4/5

Obra sobre a JSDF (Japan Self-Defense Forces) vulgo Exército Japonês. Situado num universo onde criaturas de JRPGs existem de verdade, estas criam um portal dimensional e aparecem no meio de um cruzamento do Japão, GATE começa com um massacre bem cruel. Nosso protagonista é um Tenente das JSDF e toma controle do caos, sendo um digno defensor da pátria –apesar de ser um otaku. O anime te joga pra um sentimental rápido de perdas com uma loli muito bonitinha que parece ter saído de UN-GO (aqui). Então, por que você deveria continuar vendo esse anime? Simples, o patriotismo japonês é uma das coisas mais deliciosas de acompanhar (leiam Muv-Luv!) e aqui aparentemente ação não vai faltar. É claro que vai ter comédia otaku com as três waifus predispostas na abertura mas a OST paga, o jogo de cores é maneiro e não temos nenhum anime de tirinho decente desde Jormungand, por quê não?

Rokka no Yuusha


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia. 
Diretor: Takeo Takahashi (Spice & Wolf, Maoyuu, Yosuga no Sora)
Estúdio: Passione (Rail Wars)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
Seis seres são escolhidos por uma deusa para se tornarem heróis e salvarem o mundo do despertar de um demônio antigo, com cada um dos escolhidos recebendo poderes.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Boa estreia, que assim como Gate usa o primeiro episódio mais para introdução do personagem principal e da proposta que o anime vai ter mais a frente do que começa a história com os 6 heróis de fato. A luta no início com vários giros de câmera ficou bem animada. Já a explicação sobre o rei demônio, 6 heróis e etc meio enfadonha (durou bastante e a parte visual ser estática durante a explicação não ajudava). Serviu para conhecermos melhor a personalidade da heroína e do protagonista no entanto. 

Uma coisa simples que gostei é ele ficar um bom tempo preso, se recuperando enquanto isso. É algo que não se vê muito em animes isso de exigir um bom tempo para se recuperar de um braço quebrado ou fraturado (acho que o último anime que vi com isso foi Akame ga Kill), assim como ferimentos comuns não se curarem de um dia para o outro. A escapada final com a princesa trolando todo mundo foi boa também. No geral um bom primeiro episódio, que te deixa ansioso por mais. Espero que a animação se mantenha estável, apesar de que vindo desse estúdio isso é meio difícil. Mas mesmo se a animação falhar ao menos a história parece boa.

Jessica

Nota: 3.75/5

Uma aventura fantasiosa com clichês bem típicos do gênero, com o maior diferencial a inspiração em povos pré-colombianos ao invés da Europa medieval de sempre. A direção do primeiro episódio foi boa e achei a primeira luta bem interessante pelo fato do protagonista usar truques para vencer a força bruta de seus adversários. Parece ser uma história bacana e os dois protagonistas são interessantes, só espero que mantenham o nível. Ah, o enceramento é muito bonito.



Overlord


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia. 
Diretor: Naoyuki Itou (Digimon:Data Squad, One Piece OVA)
Estúdio: Madhouse (Death Parade, Parasyte)
Episódios: 13
MAL: PV1 || PV2
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um VRMMORPG antigo é desativado e um de seus players fica preso dentro do jogo. Com apenas ele ali e sem uma família para se preocupar ele começa a tentar dominar o mundo do jogo, aonde os NPCs estão mudando pouco a pouco e começando a sentir emoções humanas.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Esse aqui não disse muito com seu primeiro episódio. É basicamente o protagonista descobrindo que ficou preso dentro de um mundo online, uma premissa, que vamos convir, já está começando a ficar repetitiva. Esse em particular lembra Log Horizon ainda, porque não é explicado com base lógica como o protagonista ficou preso no mundo online, soando como um elemento fantástico (mágica). Ele programar uma das garotas para já começar no mundo sendo uma serviçal loucamente apaixonada por ele foi uma péssima jogada do roteiro, e que de novo, me lembra a situação do episodio 1 de Log Horizon, aonde uma loli vira a serva apaixonada do protagonista porque ele deu uma poção pra ela (se mais a frente deram um motivo melhor eu não sei dizer). O protagonista ser meio inseguro com tudo aquilo e ir checando devagar as coisas dá um tom realista, mas como apresentação foi um episódio bem chato e que não dá sequer um propósito maior para o personagem se focar. Em suma, não chega a ser ruim, mas achei fraco, e não me deu motivos para querer ver o próximo episódio.

Jessica

Nota: 3/5

Ok, tenho que admitir que ver um cara com aparência de um esqueletão de sobretudo falando de maneira mansa e sendo simpático foi inesperado. O anime teve um início bem introdutório e não deixou claro para onde vai ir, não que seja algo ruim mas quem se interessou vai precisar de um pouco mais de tempo para ter uma certeza maior sobre o que se trata a obra. Eu provavelmente não vou fazer isso, mas quem quiser dê uma chance.


Gatchaman Crowds Insight


Fonte: Original.
Gênero: Ação, Sci-Fi. 
Diretor: Kenji Nakamura (Gatchaman Crows, C: The Money of Soul)
Estúdio: Tatsunoko (Psycho Pass 2,  Yaterman)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Gatchaman Crows.

Comentários:

Fowz

Nota: 3.5/5

Gatchaman está de volta, e o que não falta dessa vez? Stop-motion, ação e aquela OST divina que todos amamos. Aparentemente essa segunda temporada será focada em fazer coisas acontecerem ao invés de te fazer deleitar sobre desenvolvimento de personagem durante 9 episódios, então dá pra ter uma fé maior do que na primeira. Tem autismo, tem humorzinho e tem muita Hajime agora com o Berg Katze implicando a todo momento, a vida dos dois juntos no mesmo corpo deve dar um twist interessante em algum momento, então se você curte um enredo agitado a ritmo de festa e implicações mínimas de sentimentalismo, Gatchaman é pra você (se nunca viu assiste a primeira temporada, é bem maneira só tem qualidade de animação inferior à essa).

Ushio to Tora


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Demônios, Shounen. 
Diretor: Satoshi Nishimura (Trigun, Hajime no Ippo)
Estúdio: MAPPA (Garo, Shingeki no Bahamut)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A série foca na relação de um demônio antigo, junto ao garoto que o libertou, e empunha uma lança mágica, enquanto os dois entram em várias batalhas contra outros demônios.

Comentários:

Marco

Nota: 2.25/5

A apresentação do Uchio e do Tora até que é boa, e o episódio consegue entreter. Agora a mistura de comédia é absurda, tem ela o tempo todo então nunca dá pra levar nada que acontece a sério (e esqueçam a lógica também, o bicho fala que vai matar ele assim que tiver uma oportunidade, enquanto está pendurado no ombro do protagonista podendo arrancar a cabeça em um golpe se quisesse….). Para quem gosta de Fairy Tail e derivados pode funcionar mas para quem busca um shounen que se leve a sério é decepcionante. O plot não disse muito e nem deixou dicas para onde vai. O design retro só me incomodou no protagonista, que tem a cabeça de um cara de 30 a 40 anos no corpo de um garoto de 15. A animação teve uns momentos legais na transformação do cara mas fora isso e a Opening a parte da luta foi bem fraca e com uma utilização desnecessária de quadros semi estáticos. Não é pra mim.


Jessica

Nota: 3.75/5

Se Parasyte tentava atualizar o original, Ushio to Tora faz o contrário e tenta manter o estilo retro ao máximo. O primeiro episódio é bem típico de shounens de ação e character design segue fiel ao mangá. Quem procurava por algo desse tipo vai encontrar um anime bem feitinho e sólido. Um problema no entanto foi a OST, que acaba não casando muito bem com algumas cenas e soando meio barata demais. No entanto, a animação da MAPPA está boa, apesar do uso de 3DCG. Enfim. se você queria um anime dos anos 90 com a qualidade gráfica de hoje, vai fundo.

Aoharu x Kikanjuu


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Comédia. 
Diretor: Hideaki Nakano
Estúdio: Brains Base (Baccano, Kyoukai no Rinne)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma garota que se veste como homem, um playboy e um autor de mangás eróticos se juntam para formar um time de jogos de sobrevivência, almejando se tornarem os melhores do japão no esporte.  

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

A obra é claramente para atrair fujoshis (e quem sabe até o público dos shoujos) com uma garota que é desenhada igualzinho a um garoto bonito e mais dois protagonistas bonitões como seus companheiros. Mas foi um início bem divertido. A protagonista com sua obsessão em derrotar mal feitores e seus poderes shounen de superforça e agilidade (sátira?) manteve a obra movimentada e engraçada, com direito a uma boa apresentação de dois dos personagens centrais e um duelo de armas no final. A animação está melhor do que eu esperava também. 

Dragon Ball Super


Fonte: Original
Gênero: Ação. 
Diretor: Kimitoshi Chioka (Hakaba Kitarou, Kamisama Kazoku)
Estúdio: Toei Animation (Dragon Ball Z, One Piece)
Episódios: 100
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Dragon Ball Z.  

Comentários:

Marco

Nota: 2/5

Como a maioria aqui bem sabe minha nostalgia fica amarrada e amordaçada dentro de um bau no porão da casa. Então por mais que ela fique feliz de ver os personagens de um anime da minha infância continuando sua história eu estou ignorando o fator “nostalgia” completamente na análise.

Esse episódio teve pouquíssima coisa relevante. A maioria dele foi focado em mostrar a vida pacifica dos personagens e no Trunks e Goten procurando um presente de casamento para a Videl. No final o presente não teve importância no enredo, se você tirasse a parte deles do episodio nada mudaria. Me pareceu um episódio filler misturado com fragmentos do que pode vir a ser um plot se formando em um futuro distante (o cara destruindo planetas porque a comida não estava boa). Ou seja, um episódio de estreia bem fraco para quem busca algo mais que nostalgia. E dado que tem 100 episódios pela frente devem vir muitos mais como esses até um plot de verdade virar o foco, então eu estou me retirando. O dia que sair um Dragon Ball Super Kai com metade dos episódios e cortando os fillers de comédia eu tento assistir. Agora, para o pessoal mais novo talvez de certo quando sair dublado na globo, e pra quem deixa a nostalgia falar mais alto deve funcionar também.


Classroom Crisis


Fonte: Original
Gênero: Slice of Life, Comédia, Escolar, Romance, Sci-fi.
Diretor: Kenji Nagasaki (Gundam Build Fighter)
Roteiro: Fumiaki Maruto (White Album 2, Saekano)
Estúdio: Lay-duce
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Em uma época aonde todos os planetas do sistema solar já fora colonizados, acompanhamos o dia a dia de uma aluna do terceiro ano que estuda em uma escola de tecnologia em Marte, e sonha em se tornar uma piloto de testes.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

A premissa de colônias nos planetas do sistema solar com o enredo focando em um grupo de alunos de uma empresa de tecnologia em marte é interessante. O primeiro episódio vende bem sua proposta com direito até a um suspense com uma nave de testes sendo pilotada para tentar salvar um dos personagens que estava sendo feito refém. O final é um belo twist também. Infelizmente não consegui simpatizar minimamente com nenhum personagem, e o enredo, embora bem apresentado, não me atraiu. Não devo acompanhar mas para quem ficou interessado pelo trailer e sinopse vale a pena dar uma olhada para tirar suas próprias conclusões.

Fowz

Nota: 3/5

Estudantes em colônias espaciais, o que poderia dar de errado? Um anime colegial situado num universo utópico onde conseguiríamos viver em todos os planetas do sistema solar com uma turminha completa como protagonista –o que me lembra Horizon que nuncaterá uma terceira temporada. Pois bem, personagens são bem delineados em suas personalidades, alguns mais genéricos que outros mas fica uma oportunidade bem interessante de ver um besteirol Sci-Fi.Ah é, tem uma premissa de rolar várias corridas com naves espaciais como as do Luke criança em Star Wars, se é a sua sobremesa pode cair de cabeça, esse é o principal motivo pra eu assistir isso..




To Love Ru Darkness 2

Fonte: Mangá
Gênero: Ecchi, Comédia, Romance, Sci-fi, Escolar.
Diretor: Ootsuki, Atsushi  (To Love Ru Darkness, Working 2)
Estúdio: Xebec (Tokyo ESP, To Love Ru)
Episódios: 14
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui
Sinopse: 
Continuação de To Love Ru Darkness.

Comentários:

Marco

Nota: 2/5

Pra ser honesto eu não gosto muito do primeiro To Love Ru (dropei na metade da S1). Ele é basicamente um bando de casos episódicos (não todos, mas a maioria) com a Lala inventando algo que dá errado ou o protagonista caindo em cima de alguém. É engraçado no início mas perde a graça e fica repetitivo muito rápido. Acho a comédia desse anime meio fraca para ele tentar se vender no formato quase episódico sem plot. Sobre o ecchi, eu gosto, mas só ele não me compra a assistir um anime, tem que ter bastante comédia (que funcione comigo) ou lutas ou um plot.

Em TLR Darkness adicionaram um desenvolvimento de personagem e plot (de verdade) para a loira e a outra garota mutante de cabelo violeta. Somado a isso tem algumas lutas também. As situações de queda do Rito ficam muito mais insanas em Darkness, e ao apelar na piada da queda de modo tão radical ao menos eu consigo rir (e de algumas falas também -> exemplo). Não focam nisso como eu gostaria e ainda tem alguns episódios puláveis, mas ao menos agora parece existir um plot a ser seguido, e portanto, consigo assistir e me divertir na maioria do tempo.
Esse primeiro episódio da S2 foi o exemplo do que não gosto em Darkness no entanto. Não teve plot, não teve lutas, não teve desenvolvimento de personagem (se a garota tivesse realmente se confessado teria, mas ficou na mesma), não teve situações de queda completamente insanas, só uma reintrodução do elenco, da ideia de criação de um harém oficial e um caso isolado de uma das personagens bêbada.

PS: Achei estranho essa season ter 14 episódios. É muito raro ver algum anime fora da margem dos 12 a 13.

Bikini Warriors

Fonte: Original
Gênero: Ecchi, Ação, Fantasia.
Diretor: Naoyuki Kazuya (Bus Gamer)
Estúdio: Feel (Oregairu 2, Outbreak Company)
Episódios: 12 (5 min por ep)
Trailer: Clique aqui
Sinopse: 
Guerreiras em um mundo de fantasia medieval se unem para tentar derrotar o rei demônio. Como o nome já revela todas usam armaduras com bikini porque……..boa sorte tentando achar uma explicação.

Comentários:

Marco

Nota: 1/5

3 minutos de garotas trocando de biquínis (que elas chamam de armadura) e balançando os peitos o máximo que podem, só. Não percam seu tempo com esse.

Kangoku Gakuen (Prison School)


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Escolar, Ecchi.
Diretor: Tsutomou Mizushima (Shirobako, Witch Craft Works)
Estúdio: J.C Staff (Danmachi, Sakurasou)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma escola só para mulheres finalmente abre as portas para estudantes do sexo masculino. Apenas 5 conseguem entrar, e mal sabem eles o cruel destino que os aguarda.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Esse anime vai ser com certeza uma experiencia nova para quem não conhece o original. Para o bem ou para o mal ele é diferente de tudo que já se fez até hoje. As situações são absurdas, os personagens, tanto femininos quanto masculinos são malucos (o protagonista é o mais normal) e as reações totalmente inesperadas. No fim o fanservice é o que menos vai chamar a atenção nesse anime ao meu ver (ainda mais por estar todo censurado). A direção fez um trabalho legal colocando os 6 primeiros capítulos do mangá (aproximadamente 150 páginas) no episódio, sem cortar nada do original.

Alguns acharam corrido mas eu gostei, funcionou e eu não parava de rir. Imagino que se fossem mais devagar o entretenimento ia se perder um pouco, ainda mais quando você parasse para pensar no quão absurda era cada situação. O humor muito baseado em violência físicas das mulheres espancando os homens pode (e vai) incomodar alguns, mas quem tem um humor meio sádico vai rir um bocado, ainda mais pela maioria dos personagens masculinos ser masoquista. A Hana mudando de gente boa para uma psicopata foi 10, estava meio na dúvida mas os dubladores ficaram muito bons, e o anime termina em um cliffhanger de “e agora, o que vai acontecer com ele?!”. Para quem quer se testar em um humor diferente do padrão vale a pena dar uma olhada nesse aqui.

Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai


Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Escolar, Ecchi.
Diretor: Youhei Suzuki (HentaiNeko)
Estúdio: J.C Staff (HenNeko, Sakurasou)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Em uma cidade aonde o linguajar vulgar foi banido um estudante é chantageado para entrar na “organização terrorista SOX” pela presidente da organização, aonde será obrigado a participar de vários atos de terrorismo obscenos contra a presidente do concelho estudantil, por quem o protagonista é apaixonado.

Comentários:

Marco

Nota: 3.25/5

Embora a introdução bem louca do mundo aonde mencionar qualquer coisa considerada pervertida seja proibido ajude a dar um gás no início, achei o meio do episódio meio chatinho. Gosto de piadas sujas – até por isso Seitokai Yakuindomo é um dos meus animes de comédia preferidos -, mas essas piadas exigem um certo timing que esse episódio não teve na maior parte do tempo. Eram simplesmente jogadas várias piadas verbais uma em cima da outra, sem muito timing ou variação. Já o final funcionou pra mim, a garota dublando os insetos se acasalando enquanto os alunos tinham um treco vendo a cena ficou muito engraçado, principalmente com os simbolismos visuais tentando representar o que estava acontecendo com eles. A cientista louca surgindo no meio das pernas do protagonista e a Ending me arrancaram umas boas risadas também. Não foi um agrande estreia mas ao menos me deixou interessado para querer ver o próximo episódio.

Fowz

Nota: 4.5/5

O moralismo tomou conta do mundo. Você tem personagens lutando para inverter essa situação. Tem mais algo a se dizer? Piadas eróticas, trocadilhos profanos e muita, muito simbologia sexual, além de uns papos muito bizarros como adolescente perguntando como se faz crianças. Recomendadíssimo, porém busquem a versão sem censura, já que a do Funimation (de onde o HorribleSubs tira) tá repleta de adesivinhos censurando umas bobagens.

Himouto! Imaru-chan


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Slice of Life, Escolar.
Diretor: Masahito Ohta (YuriYuri, Kotoura-san)
Estúdio: Dogakobo (Nozaki-kun, Plastic Memories)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Comédia de uma garota que parece um modelo exemplar de aluno na escola mas quando chega em casa se transforma em uma hikimori otaku, para desespero do seu irmão trabalhador, que tem que sustentar seus vícios.

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Anime bem engraçadinho. É basicamente o dia a dia da irmã do protagonista variando dela na escola e em casa, com comportamentos totalmente diferentes nos dois locais. Teve umas partes que eu achei realmente engraçadas, mas esse aqui vai ir muito do senso de humor de cada um. Do ponto de vista moral a irmã desse cara é um ser humano terrível e mimado, mas conseguiram deixar isso engraçado o bastante para você relevar  e se divertir com as situações. Vale destacar também a Opening(aqui), fazendo referência a Pokemon, Monster Hunter, Mario Kart e Candy Crush (aqui). Muito criativa.

Jokamachi no Dandelion


Fonte: Mangá
Gênero: ComédiaSlice of Life.
Diretor: Noriaki Akitaya (Bakuman)
Estúdio: Production IMS (Shinmai Maou, Twiintail)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
9 irmãos com super poderes e filhos de um rei são monitorados diariamente por mais de 200 câmeras, para garantir sua segurança e ajudar a nação, que assiste o dia a dia deles na TV, a escolher seu próximo governante dentre os irmãos (uma espécie de Big Brother). A história foca em um das irmãs mais velhas, que é envergonhada e tenta fugir das câmeras o tempo todo.

Comentários:

Marco

Nota: 2.75/5

Das comédias foi o que me causou a impressão mais fraca até agora. Não chega a ser ruim mas não consegui achar graça na piada da garota envergonhada e da calcinha dela (as únicas que tiveram). A segunda parte com todos os personagens usando seus diversificados poderes foi mais animada no entanto, e a proposta em si é diferente do normal o bastante para valer dar uma chance, então vou tentar a regra dos 3 episódios pra ver no que dá. Tecnicamente não tem nada digno de nota, mas não ofende também.

Fowz

Nota: 2.5/5

Isso é um Slice of Life, eu acho, com uma gordura interessante de comédia e a premissa é bem legalzinha (fora a parte da magia). Primeiro nós temos uma monarquia que sofrerá eleições, e as eleições serão entre os 9, isso mesmo, 9 filhos do rei que são portadores de habilidades especiais. O primeiro episódio é por pura apresentação e a protagonista não é a personagem que você mais quer ver, mas quem liga quando se tem um rei excêntrico que faz a família viver igual gente comum e ainda com 9 filhos de personalidades bem designadas (fora a protagonista). Se o seu negócio é relaxar e ver algo com o cérebro desligado apenas para passar o tempo essa é uma das escolhas unido de Wakaba Girl.

Working! 3


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Escolar, Harem, Romance.
Diretor: Yumi Kamakura (Santa Company) 
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art Online, Kimi no Uso)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Working, uma comédia centrada em vários empregados excêntricos de um restaurante.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Working é um anime engraçado, que embora eu não goste de todos os quadros (os envolvendo a garota que dá socos ou que tentam “vender moe por moe” por exemplo), me diverte. Infelizmente as piadas sobre os mesmos assuntos vão ficando repetitivas rapidamente, então estou feliz que tenham decidido finalizar o anime com essa season 3. O primeiro episódio eu achei meio fraco, a direção parecia sem timing e não reforçava o “clímax” das piadas como deveria (A mudança de direção da S1 para S2 não afetou o anime, mas a nova mudança de direção da S3 parece que afetou). Exemplo: A sequência da nanica com inveja da garotinha era pra ter sido cômica mas graças a mão da direção foi “quase” dramática, o que não combina com esse anime – foi quase como se o diretor tivesse lido o mangá e não entendido que a coisa toda ali era uma piada, não algo sério. 

Não achei muita graça no resto, fora eles tentando prender a mulher. Talvez já tenha cansado do anime ou esse tenha sido apenas um episódio fraco (toda season de working tem episódios bons, medianos e fracos). Espero que melhore para eu me animar a terminar depois, mas fora a abordagem dos problemas e reforço que houve alguma mudança, mesmo que mínima, na relação dos personagens, o viés cômico meio que ficou devendo na estreia. Acho que a única coisa que gostei de verdade foi a OP.

Fowz

4.5/5

Ah Working!! como eu te amo. Desse eu sou meio fanboy, é um dos meus moes prediletos, sem brincadeira nenhuma, eu fico rindo igual uma criancinha a cada episódio. Como é uma continuação (e finalização ;_;) mais vale pra quem já viu ambas temporadas anteriores. Working!! é uma das melhores comédias moes existentes e há de quem discordar. Só existe uma garota realmente ruim que é a “homemfóbica” que soca o protagonista, mas fiquem tranquilos que as outras tem muito mais atenção que ela. Enfim, o mangá acabou, vão adaptar até o fim e se fizerem direitinho vai ter uns sentimentos fortes. 

Um ponto negativo dessa continuação é que o timing das piadas está desastroso em comparação com as passadas, mudou o diretor e ele tá chutando o balde, porém contudo entretanto, se você gosta muito de Working!! não vai ligar tanto, pois a linguagem continua a mesma, só umas falhas aqui e acolá. Uma coisa bem triste sem solução é o character design que ficou muito mais refinado, seguindo as tendências atuais. Eu acho isso porco porque obviamente essa qualidade não será estável e você torna o moe muito mais preciso, ficando bem mais difícil de assimilar o geral como fofo (você acaba preferindo os trechos mais detalhados ao invés de gostar do pacote completo). De qualquer forma, se você gosta de moe ou simplesmente gosta de comédia feliz com umas leves estranhosidades japonesas, Working!! é o pudim que tu queria que nunca terminasse, qualquer pessoa pode assistir e gostar.


Monster Musume no Iru Nichijou


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Ecchi, Harem, Romance.
Diretor: Tatsuya Yoshihara (Yatterman, Muromi-san)
Estúdio: Seva e Lerche (Assassination Classroom)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Comédia cotidiana centrada na vida de um homem morando com várias garotas monstro apaixonadas por ele.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Monster Musume usa a ideia padrão dos animes harém de comédia romântica, mas ao trocar garotas normais por garotas monstro os clichês básicos mudam um pouco, dando uma sensação de novidade a situações comuns. Esse primeiro episódio exemplifica bem isso, com uma garota cobra apaixonada entregando uma grande dose de fanservice e comédia, enquanto tenta continuamente “cruzar a linha” com seu amado “Darling” – o que por uma questão de lei é proibido entre espécies diferentes, e dai entram as constantes tentativas do protagonista de fugir do “abate” para não ser preso. As situações dele sendo degolado pelo “amor descontrolado” da Mio foram engraçadas e o ecchi é bem servido, mesmo que mamilos estejam apagados (só no BD eu acho) não se vê luzes brancas pra todo lado ou um grande uso de fumaça. Teve até direito a uma cena super picante sem censura, aonde descobrimos que a parte intima inferior da Mio é igual a humana (aqui). As constantes indagações do protagonista de como a Mio fazia as coisas no seu dia a dia também foram um bom adendo, já que é algo que todo mundo pensa quando assiste um anime desses (como ela usa o vaso sanitário? Ela usa lingerie normal? ect). 

Felizmente, o anime não ficou só nisso, dando uma abordagem sobre o preconceito de algumas pessoas com as extra-especies, que teve uma resolução “muy macho” do protagonista, além do flashback para mostrar o porque da paixonite da Mio. A direção não fez nada acima da média mas cumpriu bem seu trabalho, mesmo que o mangá ainda tenha timings melhores para algumas cenas cômicas (a da camisinha por exemplo). A animação também está razoavelmente bem acabada no geral e com alguns bons cortes de animação aqui e ali, o que já era esperado por causa do diretor (se a produtora não fosse a TOHO seria ainda mais bem animado). Assim como a criativa Opening (aqui), que me fez rir muito com a briga das garotas pelo protagonista e a genkidama do amor no final.
Por enquanto é a comédia mais diferente e tecnicamente bem produzida da temporada, mas se vai conseguir se manter só com isso é outra história. O próximo episodio já tem novas garotas, o que é bom, porque ficar só focando na Mia tentando chegar aos finalmentes com o “Darling” iria ficar cansativo. Para quem quer algo fora do comum em comédias fica a recomendação.

Fowz

Nota: 4.5/5

Não dá. Não dá pra resistir à Mia. Não dá pra resistir a waifus-monstro. Eu achei que ia ficar fraco já que conheço o mangá e entregaram MonMusu perfeitamente. Talvez a versão em Bluray tenha menos censura (tenha mamilos por exemplo) mas aqui ainda tá perfeito em como saiu. Comédia romântica é um gênero que dificilmente as pessoas desgostam, mas o diferencial aqui (que não é tão diferencial pra quem procura nos antros corretos) são serem garotas-monstro: Lamias, Centauros, Suikas, Aranhas, Sereias, Harpias, etc. Pra quem vive de anime deve ser algo novo então é uma experiência muito legal, já que boa parte da mensagem delas existirem não é ser uma desculpa pra zoofilia (serve pra isso também), mas sim que o amor não conhece fronteiras. A dublagem é um dos pontos altos aqui, a expressividade das mocinhas está muito gostosa, apesar do protagonista ser mais ou menos um Rito espertinho. Acompanhem!
Adendo: também tem um infodump no final dos episódios para quem é novato em monstergirls: aqui.


Jitsu Wa Watachi Wa


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Escolar, Harem, Romance.
Diretor: Yasutaka YAMAMOTO (Servant x Service, Invaders)
Estúdio: TMS Entertainment (Zetman, Kamisama Kiss)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um cara que não sabe mentir descobre que a garota por quem está apaixonado é uma vampira e agora tem que guardar segredo.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Primeiro episódio satisfatório, nem me impressionou nem me decepcionou, mas foi o bastante para eu querer ver mais alguns. A primeira metade ficou mais nas piadas, sendo que algumas funcionaram pra mim e outras nem tanto. Uma coisa que me chamou atenção é como foi tirado um tempo para caracterizar o grupo de amigos do protagonista. Em comédias românticas o grupo de amigos da escola costuma ser quase ignorado em favor das garotas, então achei legal darem um bom foco na interação deles na primeira parte. Os colegas dele parecem legais, principalmente pela comédia que eles trazem ser um pouco mais sutil comparada as caras e bocas mais exageradas do protagonista. 

A segunda metade foi mais dedicada ao romance (com direito até a um insert song legal) e eu comprei apesar do drama meio clichê de mudar de escola e etc (ela nem tenta pedir a ele para guardar segredo antes….). Algumas cenas como a câmera mirando abaixo dos olhos da vampira enquanto escorre uma lagrima ficaram bonitas. Nessa cena também ouve um pouco mais de esforço no design, que no geral parece bem simplificado (a animação é bem fraca como o esperado desse estúdio). Ainda é difícil dizer algo conclusivo a respeito, já que o episódio só serve para apresentar a vampira e o protagonista. Vou aguardar pra ver no que dá. Me chamou a atenção que as piadas da OP sugerem uns negócios meio nojentos, com o protagonista se mijando e tal, que achei meio estranho (não sei se vou achar alguém se mijando engraçado….). Só não gostei mesmo da ED, rap não é minha praia. A OP ficou ok, mas na hora que a música entre no refrão faltou uma animação cômica bacana por trás em vez de mostrar só os personagens flutuando no meio do nada.


Okusama ga Seito Kaichou!


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Ecchi.
Diretor: Furokawa Hiroyuki (Strange+ 2)
Estúdio: Seven (Strange+, Danna ga Nanni)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Protagonista descobre que seus pais prepararam um casamento arranjado quando ele era pequeno e sua futura esposa é a nova presidente do conselho estudantil do colégio. Agora ela irá morar com ele (e assediá-lo sexualmente) enquanto os dois tentam aprender a viver juntos, escondem sua relação dos colegas mais próximos e resolvem diversos problemas da escola como presidente e vice-presidente do concelho estudantil.

Comentários:

Marco

Nota: 2.5/5

Teve umas partes insanas que foram até engraçadas, como a proposta cara de pau da protagonista feminina de liberar relações no colégio para ganhar as eleições, seguida por ela aparecendo na casa do protagonista masculino de “mala, cuia, véu e grinalda”. O ecchi indo um pouco mais longe que o normal de comédias românticas não deixa de ser um diferencial também (eu ri do diabinho dominando o protagonista), mas tanto a direção como a animação parecem bem fracas, não dando o devido timing cômico a situações que são engraçadas no mangá. Ter que comprimir 40 páginas em 10 minutos pode estar atrapalhando a fazer a comédia funcionar 100% mas ainda assim…..bem, deu pra entender, foi bem mais ou menos, vou dar mais um episódio e decido se continuo ou dropo.

Fowz

Nota: 2.5/5

Desenvolvimento genérico de H-mangos (os quais eu sou muito experiente com, diga-se de passagem) com uma animação legalzinha. A parte interessante desse é que é um roteiro de casalzinho erótico animado, então pode rolar uma comédia interessante, fora isso, seu café com leite do ecchi. Se tu gosta de besteirol erótico, veja, se não, é só mais um legalzinho de acompanhar. Observação: são só 8 minutos por episódio então é fácil de assistir sem pesar na consciência.


Charlotte


Fonte: Original
Gênero: Escolar, Romance, Música, Drama, Comédia.
Diretor: Yoshiyuki Asai
Roteiro: Jun Maeda (Angel Beats)
Estúdio: P.A Works (Angel Beats, Shirobako)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
A história se passa em um mundo aonde uma pequena porcentagem das crianças manifesta poderes ao atingir a puberdade. Ela segue um grupo de membros do concelho estudantil que ajuda as pessoas com os problemas involuntários gerados por seus poderes. Os protagonista são: um rapaz que pode trocar de corpo com outras pessoas por 5 segundos e usa seus poderes para memorizar respostas da prova de estudantes mais inteligentes; uma cantora de uma banda que pode se comunicar ou ser possuída pelos mortos; a presidente do conselho estudantil, que pode apagar a visão de alguém sobre ela , e um rapaz que pode se mover em super velocidade mas tem que usar protetores no corpo todo porque não consegue frear (gagboy checked).

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Boa estreia, com um começo bem movimentado do protagonista explicando seus poderes enquanto os usa para ganhar vantagens na vida e sacanear os outros. Ele não ser alguém super gente boa foi algo positivo, que não vemos todo dia, mas eu me assustei dele ter arriscado matar uma garota para conseguir fazer ela se apaixonar por ele. A vantagem dessa personalidade dele é a abertura da possibilidade de uma mudança/evolução gradual com o passar dos episódios. A entrada do resto do elenco com super poderes manteve as coisas bem animadas também. Só o 1/3 final do anime foi mais parado, para apresentação da simpática irmã do protagonista e mudança de local. Faltou um cliffhanger mais instigante no final e quem sabe conseguir manter o ritmo acelerado pelo episódio inteiro, deixando para acalmar só apartir do 2º, mas foi sem dúvidas uma estreia interessante.


Jessica

Nota: 3/5

Começo OK, imagino que só vá chamar mais atenção mais para frente. O protagonista é quase o Lelouch da Key, soltando um sorriso maligno sempre que tem chance. O anime tem umas piadas aqui e ali, algumas funcionando e outras nem tanto. Eu não fui muito com a cara de nenhum personagem, apesar de admirar os esforços para tentarem fazer o protagonista um cara irresponsável e aproveitador, cenas como ele fazendo o caminhão bater para salvar a garota foram meio exageradas. A trama dos poderes também não me atraiu muito… ao menos a animação da P.A. Works estava boa, apesar do character design meio estranho. Enfim, eu não gostei muito mas deem uma olhada de qualquer jeito.

Fowz

Nota: 4/5

E se a Key pegasse um Lelouch da vida e fizesse um anime? Bom, Jun Maeda no controle do script a gente já fica meio pé atrás porque o cara gosta de fazer uns Deus Ex em suas obras (lembram do final de CLANNAD?), porém aqui é um pouco diferente. Com um clima meio Little Busters! só que buscando seriedade, a gente tem uma galera com poderes mágicos (uma suposta desculpa pra rolar Deus Ex) só que incompletos por sua parte. O protagonista é bem vacilão e isso é refrescante, entretanto é óbvio que o desenvolvimento pra ele se tornar uma pessoa decente vai acontecer, agora como? Difícil responder, como tem Key no meio provavelmente moe. Recomendo acompanhar porque é um anime comum com chances de ser algo diferente.


Wakaba Girl


Fonte: Mangá
Gênero: Slice of life, Comédia.
Diretor: Jeiji Watanabe
Estúdio: Nexus (Santa Company)
Episódios: 13 (10 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Vida cotidiana de uma garota de família rica e suas amigas.

Comentários:

Fowz


Nota: 3/5

Curtinho no formato de Kiniro Mosaic só que sem a premissa super legal que KinMosa tem. Apesar dos pesares de seu enredo genérico, a comédia é mais ativa, então é um bom anime pra quem gosta de moe e garotas fofas fazendo comédia rotineira. Esse aqui é outro curto de 8 minutos por episódio, então se você quer começar com o moe também é uma boa escolha.

Sore ga Seiyuu


Fonte: Mangá
Gênero: ComédiaSlice of Life.
Diretor: Hiroshi Ikehata (Robot Girls Z)
Estúdio: Gonzo
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
História sobre o dia a dia de 3 seiyuus (dubladoras) novatas.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Anime interessante para quem quer saber como é o dia a dia de uma dubladora, principalmente uma iniciante, que não ganha trabalhos muito legais ou importantes no começo (eu ri do papel da protagonista nesse episódio 1, ainda mais depois de todo o tempo que ela gastou treinando). O aspecto mais legal aqui é que a protagonista, sendo uma iniciante, não é muito boa no que faz, então tem um longo caminho pela frente.

Diferente de Shirobako que começava no meio no processo da produção de um anime sem explicar muito no começo, esse aqui faz o contrário, explicando tudo (fica até meio cansativo as vezes). O modo como eles mostram que algumas garotas ali são muito talentosas e outras não pareceu realista pra mim. Só o design exageradamente moe que eu não gostei. Mas para quem gostou de Shirobako e quer saber mais sobre como é ser um dublador de animes, fica a recomendação para dar uma olhada nesse aqui.

Million Doll


Fonte: Mangá
Gênero: Musica.
Diretor: Yoshiyuki Fujiwara (Jinsei, Nyan Koi)
Estúdio: Asashi (Himegoto)
Episódios: 12 (10 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A protagonista é um hikimori apaixonada por idols que tem a habilidade de deixar qualquer Idol popular usando seu blog e redes sociais, mas sua tentativa de deixar uma Idol local popular vem falhando por causa da interferência de outras 2 idols.

Comentários:

Marco

Nota: 2/5

Uma garota revoltada com um grupo que fica trocando de idols locais toda hora resolve ajudar algumas que já estão em decadência a ficarem populares usando seu blog e twitter. Foi basicamente só isso o episódio, não disso muito e a dança das idols em CG ainda causa uma impressão ruim.



Akagami no Shirayuki Hime


Fonte: Mangá
Gênero: Histórico, Drama, Comédia, Romance, Shoujo.
Diretor: Masahiro Ando (Zetsuen no Tempest, Sword of Stranger)
Estúdio: Bones (Noragami, Zetsuen no Tempest)
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma garota de cabelo vermelho foge de um príncipe que ficou encantado pelo seu cabelo e a deseja como sua amante. Na fuga ela conhece Ren, um príncipe do pais vizinho, que acaba a ajudando.

Comentários:

Marco

Nota: 4/5

Eu sabia que esse anime ia ser bem animado devido ao estúdio e diretor, mas não esperava que fosse ter cenários tão lindos. Estão no nível dos cenários dos filmes do Makoto Shinkai, lindíssimos (aqui). Foi uma boa estreia, mantendo a trama em movimento e apresentando bem todos os personagens, de modo que até os mais coadjuvantes que são guarda costas do príncipe conseguiram passar simpatia com facilidade, mesmo com pouco tempo de tela. O príncipe ajudar ela já era esperado mas foi tudo bem ajambrado, de forma que você se convence do interesse do príncipe pela garota sem que fique forçado. O jeito jovial e descontraído dele também ajuda, ao invés do modelo padrão de shoujos com o cara que trata mal a garota, faz cara feia o tempo e só a ajuda quando a coisa está muito feia. Não sei como a história continua daqui pra frente mas para um começo eu gostei bastante. Visualmente deve ser o shoujo mais bonito e bem acabado que já vi (já vi vários, mas só terminei uns 15). Quem vai ficar com inveja da qualidade visual desse anime deve ser quem gostou de Akatsuki no Yona (também um shoujo de fantasia com uma garota de cabelo vermelho). Imagina aquele anime com esse nível de produção….

Fowz

Nota: 3/5

Bom, claramente temos uma referência direta à história clássica da Branca de Neve, só que como toda boa releitura em desenho japonês sempre jogam ou uns caras bonitos ou umas garotas bonitas, aqui tem mais caras bonitos porque, bom, é shoujo. Fora isso a história desenrola legal pelo fato da protagonista ser uma mocinha de atitude e o mundo é interessante por si só. Recomendo assistir pra quem curte um romance lento ou quer uns moleque bonito na tela.

Makura no Danchi


Fonte: Original
Gênero: Slice of Life, Shoujo.
Diretor: —
Estúdio: Feel (Oregairu 2, Yosuga no Sora)
Episódios: 12 (5 min)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Cada episódio vai se forcar na visão em primeira pessoa de um garoto diferente, de um total de 12, que vivem na mesma cidade. O público vai acompanhar desde seu cotidiano até ele suspirando enquanto dorme.

Comentários:

Marco

Nota: 1/5

Basicamente um garoto falando em uma voz sexy e moe (ou tentando) olhando pra tela como se tivesse uma mulher (ou um homem?) do seu lado, tentando conforta-la(o) depois de um longo dia de trabalho. Parece uma versão softcore daqueles filmes pornos para óculos de realidade virtual.
.


Gakkou Gurashi!


Fonte: Mangá
Gênero: Horror, Drama, Moe, Slice of Life 
Diretor: Masaomi Ando (White Album 2, Muv Luv: Total Eclipse)
Estúdio: Lerche (Hamatora, Assassination Classrrom)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Em um mundo infestado de zumbis 5 garotas se refugiaram em um colégio e uma delas fica tendo a ilusão de que está levando uma vida escolar normal e feliz ao invés de encarar a realidade.

Comentários:

Marco

Nota: 3/5

Bem, foi o esperado: garotas moe sendo moe em uma escola por 20 minutos com um twist bacana no final quando saímos do ponto de vista distorcido da garota de cabelo rosa. Olhando pelo mangá (não cheguei a ir muito longe) o tom vai continua variando entre momentos moe e momentos gore, então quem não aprecia muito o moe por moe como eu não deve conseguir acompanhar. O único porem é que eles não estão seguindo o mangá 100%, tem muita coisa nesse episódio que não lembro de ter visto no mangá, então pode ser uma tentativa da staff de fazer algo original com o conceito e personagens. De qualquer forma, para quem curte o gênero (moe) e quer algo diferente do normal pode ser uma obra interessante assistir, eu suponho.

Game of Laplace!


Fonte: Original
Gênero: Horror, Mistério, Suspense. 
Diretor: Seiji Kishi (Hamatora, Assassination Classroom)
Estúdio: Lerche (Hamatora, Assassination Classroom)
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 || PV2

Sinopse: 
A história se passa em uma escola aonde vários casos de assassinato estão ocorrendo. Um detetive começa a investigar o caso, e o protagonista, um dos alunos do colégio, torne-se seu assistente. 

Comentários:

Marco

Nota: 3.5/5

Primeiro episódio bem intrigante e com uma direção criativa. O personagem principal entendiado com o mundo exterior vendo todas as pessoas que não lhe interessam acinzentadas foi uma jogada visual interessante. A personalidade meio psicopata dele com o caso de assassinato brutal que tinha presenciado, ficando mais curioso do que assustado com aquilo tudo, também foi um diferencial, assim como sua capacidade cognitiva claramente anormal. O detetive super dotado fez uma boa apresentação de si mesmo, e o episódio acabar em cliffhanger soma alguns pontos a mais. Só o que não gostei foi o design afeminado do protagonista e ele ter um amigo gay claramente querendo mais dele do que amizade. Independente da preferencial sexual o cara estava enchendo o saco perseguindo o protagonista como se fosse sua mãe. Ao menos até o momento parece um personagem coadjuvante bem dispensável.
Uma coisa que eu não sabia é que as histórias em que estão se baseando para fazer esse anime são de um cara que é considerado o Arthur Conan Doyle (criador do personagem Sherlock Holmes) japonês. Sabia que era um escritor famoso, mas não tanto.

Jessica

Nota: 4/5

Sinceramente? Eu me surpreendi bastante. Esse começo me deixou bem curiosa. O anime tem uma animação bem mediana para baixo, mas tentaram criar jogada visuais interessante, como os personagens em um degrade cinza e só aparecendo quando são introduzidos, além das deduções feitas pelo protagonista. O anime tem alguns esteriótipos de séries otakus, que podem parecer um pouco fora do tom em relação ao mistério de um assassinato violento, mas não acho um desmérito tão grande. Apesar disso, personagem como protagonista e o detive por exemplo parecem interessante. O amigo do principal por enquanto se limitou a mostrar seu suposto interesse amoroso pelo mesmo, mas talvez tenha mais ali (é sério gente, ele chega a empurrar a professora que tá abraçando ele sem motivos… eu imagino que vão revelar uma hora que o protagonista é uma garota realmente e ele é o único que sabe, o que seria meio decepcionante, ou vão deixar esse interesse só no insinuação mesmo… não sei, a esperança é ultima que morre). Não sei se vai se manter, mas espero que o resultado final seja bom. Ah, a abertura feita pela banda amazarashi é muito gostosa de ouvir.



*********************



Tabelas informativas


Data de Estreia
Data Títulos
01/07 Okusama ga Seito Kaichou!
Gangsta.
02/07 Chaos Dragon
Aquarion Logos
Game of Laplace
Aoharu x Kikanjuu
Joukamachi no Dandelion
03/07 Ushio to Tora
Miss Monochrome 2
Wakaba Girls
Cinderela Girls 2
Gate
Classroom Crisis
Symphogear 3
04/07 Durarara x2 Ten
Shimoneta to lu Gainen ga
Charlote
Working 3
Gatchaman Crowds 2
Rokka no Yuusha
05/07 Dragon Ball Super
06/07 Akagami no Shirayuki
To love ru Darkness 2
Million Doll
Jitsu wa Watashi wa
Non non Biyori 2
07/07 Overlord
Sore ga Seiyuu!
Bikini Warrios
Monster Musume
08/07 Kuusen Madoushi Kouhosei no Kyoukan
Junto Romantica 3
Himouto! Umaru-chan
09/07 Gakkou Gurashi!
Danchigai
10/07 Prison School
12/07
23/07
God Eater
Fate Illya 3
Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Akagami no Shirayuki
To love ru Darkness 2
Million Doll
Jitsu wa Watashi wa
Non non Biyori 2
Terça Overlord
Sore ga Seiyuu!
Bikini Warrios
Monster Musume
Quarta Okusama ga Seito Kaichou!
Gangsta.
Kuusen Madoushi Kouhosei no Kyoukan
Junto Romantica 3
Himouto! Umaru-chan
Quinta Chaos Dragon
Aquarion Logos
Game of Laplace
Aoharu x Kikanjuu
Joukamachi no Dandelion
Gakkou Gurashi!
Danchigai
Fate Ilya 3
Sexta Ushio to Tora
Miss Monochrome 2
Wakaba Girls
Cinderela Girls 2
Gate
Prison School
Classroom Crisis
Symphogear 3
Sábado Durarara x2 Ten
Charlote
Working 3
Gatchaman Crowds 2
Rokka no Yuusha
Shimoneta to lu Gainen ga
Domingo Dragon Ball Super
God Eater
Venus Project

Obs: Alguns animes vão ter pre-estreia bem antes da data de lançamento oficial.

****************

Para datas de estreia e dias da semana que cada anime sai, além da lista “quase” completa de todas as obras olhem o Guia da Temporada.


Preview da próxima temporada (Outubro) -> Aqui.

Novos obras que forem lançadas e adições de novos comentários por parte dos redatores serão informadas no log abaixo.


Log de edições:
04/07 – Impressões sobre Okusama ga Seito Kaichou adicionada (Marco)
04/07 – Impressões sobre Rokka no Yuusha adicionada (Marco)
04/07 – Impressões sobre Dragon Ball Super adicionada (Marco)
05/07 – Impressões sobre Uchio to Tora adicionada (Jessica)
05/07 – Impressões sobre Rokka no Yuusha adicionada (Jessica)
05/07 – Impressões sobre Uchio to Tora adicionada (Marco)
06/07 – Impressões sobre Chaos Dragon adicionada (Marco)
06/07 – Impressões sobre Akagami no Shirayuki Hime adicionada (Marco)
06/07 – Impressões sobre Jitsu wa Watachi Wa adicionada (Marco)
06/07 – Impressões sobre Working, Gate, SeitoKaichou, Wakaba Girl, Charlote, Classroom Crisis e Gatchaman Crowds 2 adicionada (Fowz)
07/07 – Impressões sobre Dandelion adicionada (Marco)
07/07 – Impressões sobre Monster Musume adicionada (Marco)
07/07 – Impressões sobre Overlord adicionada (Marco)
07/07 – Impressões sobre Bikini Warriors adicionada (por Marco, enquanto chorava sangue)
08/07 – Impressões sobre Shirayuki Hime, Gangsta, Chaos Dragon, Shimoneta, Dandelion e Monster Musume adicionadas (Fowz)
08/07 – Impressões sobre To Love Ru Darkness 2 adicionada (Marco)
08/07 – Impressões sobre Himouto Umaru-chan e Kuusen Madoushi adicionadas (Marco)
09/07 – Impressões sobre Gakkou Gurashi adicionada (Marco)
10/07 – Impressões sobre Prison School adicionada (Marco)
12/07 – Impressões sobre God Eater adicionada (Marco)
17/07 – Impressões sobre Makura no Danchi, Million Doll e Sore ga Seiyuu adicionadas (Marco)


Relacionado:
Guias de temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar.
Guia – Estúdios de Animação Japonesa: funcionamento, padrões, história, sua relevância na qualidade da produção e exceções