Impressões Semanais: Shokugeki no Souma 15 e Ranpo Kitan 3

As formas de amor que nos rodeiam.

Shokugeki no Souma: Episódio 15

(Eu estou tentando não surtar com o pai do Souma agora mesmo.)

De volta do intervalo, de volta para a escola e o volta o lindo pai do Souma. Foi um episódio divertido, continuam desenvolvendo o Souma e ainda jogaram um pouco de mistério no ar. Ainda que provavelmente tenha sido uma preparação para a próxima disputa, estou bem satisfeita como o que estão fazendo.

Nesse episódio mais focado no relacionamento do Souma com o pai é que fica mais evidente a importância da figura paternal no enredo. Inicialmente é o motivo para o protagonista vir para a escola, mas é apenas o começo. Ele é a figura com quem Souma se espelha, e com quem ele tem que provar seu valor. Isso é um recurso muito usado em shounens (para não dizer ficção num geral), ainda assim funciona.

No ultimo desafio, por exemplo, Souma lembrou do pai e suas instruções para pensar mais claramente, achar o melhor jeito de enfrentar o problema e passar. O pai dele realmente pensou no filho com muito carinho ao fazer ir para um lugar em que pudesse se superar. É legal ver uma figura familiar tão presente numa mídia de órfãos. Agora vamos ver se Souma mostra o resultado de todo esse desenvolvimento.

Rampo Kitan: Episódio 3

Você não conseguiu proteger aquele sorriso.

Antes de começarmos: espera aí, o cara pegou a guria, esmagou ela e a misturou com cimento para fazer um murro?!

É isso?! É ISSO MESMO?!

Graças à Deus que esse anime não é muito gráfico, mas puta que pariu, isso é muito doente.

…Todos os casos vão ser assim, né?

Cristo.

Ok, voltando à programação normal. Se o primeiro caso foi dividido em dois e serviu como apresentação, esse é um pouco mais episódico, focado mais em apresentar outro personagem (excêntrico) do elenco. O Shadow Man no caso, é um homem que está sempre ou disfarçado ou com um saco de papel na cabeça (provavelmente uma referencia à “Demônio de 20 Faces”, um personagem do Ranpo).

Uma coisa interessante desse caso foi a protagonização do Shadow Man e a semelhança dele com o próprio assassino. Ambos tem uma obsessão por garotinhas, que pode tanto ser quanto não ser de um jeito sexual, mas a maneira com que lidam é diferente. Shadow Man está ciente de que isso seria julgado errado e prefere se manter no anonimato ao máximo. Ele prefere sacrificar o próprio bem para que a garota que ele gosta seja feliz, isso sem nenhuma esperança de reconhecimento.

O criminoso age de maneira oposta, chegando a matar as meninas que não o aceitam. Ele vê as garotas como um objeto para lhe dar afeição, como Kobayashi observou. Esse contraste não é apenas para mostrar qual lado é bom ou não, mas também dá um ar trágico na história. Já não é triste o suficiente o Shadow Man não poder ficar perto de quem gosta, a felicidade de quem ele protegia ainda acaba sendo interrompida.

Apesar do anime ainda não tem uma execução tão forte para fazer jus às suas ideias, a série continua bem interessante. Imagino que no meio desses casos episódicos vão começar à montar uma trama maior que vai se desenrolar no final.

O RESTO

Gakkou Gurashi! 2

Outro bom episódio, e é incrível como esse anime consegue ser um slice of life “normal” e mostrar o lado “obscuro” da vida num apocalipse zumbi. Pena a OST não fazer muito jus à direção do anime.

GANGSTA 3

Direção muito boa, trilha sonora idem, num episódio parado mas que não deixa de construir bem um mistério sobre a origem dos nossos dois protagonistas. Estou ansiosa para ver a história deles animada.

EXTRAS:

Esse é um anime de culinária.
Esse é um anime sobre meninas fofas.
Esse é um anime sobre detetives e assassinato.

Animes são interessantes, não?

Esse é o Kabayashi das novels. Ele também tinha aparência fofinha e também se vestia de garota. Ah, eu tinha dúvidas sobre Kobayashi ser mesmo um garoto, mas parece que é isso mesmo.
Ah, e ainda sobre Ranpo Kitan:

Se esse guri não tentar pegar o Kobayashi vou questionar a função nele no anime seriamente.