Top 5 Melhores Openings – Temporada de Primavera 2015

Temporada acabando, hora dos redatores do blog votarem em suas openings preferidas.

Esse Top foi montado apartir da votação de 3 membros do blog (Marco, Jessica e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas essas openings estavam concorrendo: clique aqui


Top 5 melhores Openings – Temporada de Abril 2015

 – “Harumodoki” by Nagi Yanagi –  Oregairu 2 (8)

Marco – Linda abertura com a música refletindo a necessidade do Hachiman de mudar, e que ele não quer um final perfeito, mas algo verdadeiro (a versão anterior que coloquei tinha letra, mas o youtube deletou….). A animação misturando cortes estáticos dos personagens e alguns em movimento ficou legal. Não tem muito pra onde ir em OP para esse tipo de anime com tantos personagens e sem um tema central para se forcar, então eles tentam misturar tudo: vida cotidiana, comédia e drama enquanto apresentam todo o elenco.

Tanaka – Eu diria que essa abertura tem estilo acima de tudo. Gostei das partes em que o cenário se construía como um esboço para depois ser preenchido, mesmo que não pareça ter nenhuma razão para estar lá além de gastar algum tempo. Reparem que mais ou menos na metade, as sombras da Yui e da Yukino se distanciam do Hachiman e uma linha surge entre eles, indicando que seus caminhos em algum ponto se separaram, e todas as personagens estão andando a esmo.


 – “Setsuna no Kajitsu” by Maon Kurasaki –  Grisaia no Rakuen (8)

Marco – A primeira OP dessa S2 de Grisaia era bem sem graça, mas essa segunda compensou em dobro. Só a sequência inicial do protagonista crescendo e o objeto na mão dele mudando até virar uma arma já foi o suficiência para me ganhar, mas depois disso ainda tem ótimas transições passando de um personagem para o outro. O cara abrindo a rouba igual o Superman só que com uma loli como simbolo e a irmã do protagonista endeusada em um quadro em cima de um super computador (só quem tá assistindo vai entender essa) ficaram ótimos também. Encerra com sequências de ação, finalizando com tudo que foi acumulado até ali se juntando e descendo sobre o protagonista. Excelente direção e storyboard.

Jessica- Estou evitando qualquer coisa relacionada a essa temporada de Grisaia porque quero jogar a novel ainda, mas esse enceramento merece ser comentado. O  storyboard é cheio de boas transições, fora a arte e animação do Watanabe também ser ótima e o estilo de coloração minimalista dar um toque especial, lembrando os trabalhos da Shaft.  


 – “Dream Solister” by True –  Euphonium (8)

Tanaka – Eu gosto de como a abertura apresenta as personagens – dimensão individual – e depois faz uma expansão para a dimensão global, e é nesse ponto que a chuva começa a cair e a música adquire um tom mais reflexivo e os instrumentos acompanham essa reflexividade com um tom mais discreto, de menor volume e intensidade. Essa calmaria só é invertida quando o céu se abre. Agora os tempos difíceis já passaram e chegou a hora de se levantar outra vez e colocar a boca no trombone (cuja pintura dourada combina com o pôr-do-sol para mostrar que eles estão no ápice do seu brilho artístico).

Jessica – A abertura de Euphonium  serve bem para apresentar a premissa do anime além de seu elenco, dos protagonistas aos secundários. Fora isso, a animação e fotografia da Kyoto Animation são sempre deslumbrantes.


– “Brave Shine” by Aimer –  Fate (13)

Marco – Gostei muito da música. O storyboard em si não é muito criativo no entanto, apresentando os personagens em seu cotidiano de forma bem simples (sem metáforas, simbolismos, ect, como a OP de Seraph mais abaixo) e encerrando com cortes de ação. É o padrão dos OPs de animes de ação. No caso dessa muito bem acabada, mas sem muita imaginação. É estranho como as OPs da Ufotable pra Fate parecem sempre seguir um padrão semelhante. A OP de Fate que mais gostei deles até agora é a do jogo de Heavens Feel -> aqui. Já quando a Shaft fez uma OP pra um dos jogos ficou……..diferente -> aqui.

Tanaka – Eles mostraram a Illya no verso “Mamoritai mono wo mamoreru tsuyosa” (a força para proteger as coisas que quero proteger), o que implica que ela é a pessoa que todos queremos proteger. Sasuga Ufotable.

Jessica – Abertura típica do estúdio Ufotable, usando vários giros de câmera, cenários em 3D  e claro, sequencias de ação. Não é muito criativo, mas é bem feito com certeza.



 – “Rally go Round” by LiSa –  Nisekoi 2 (15)
Marco – Minha OP preferida da temporada. As OPs de Nisekoi contam historinhas desde a S1 (a primeira meio sem graça e a segunda mais criativa), mas essa foi de longe a mais louca, divertida e criativa de todas. A música da LiSa também combinou bem, apesar de nesse video terem modificado o timbre e colocado uma bateria atrás para tentar evitar de deletarem.

– “PUNCH! LINE!” by Shokotan – Punchline (23)

Tanaka – É uma abertura bem direta na sua proposta. Primeiro você tem o cara sentado em uma flor (simbolismo para o órgão sexual feminino) e girando, e o resto são só cenas dele fugindo, subindo escadas, entre outros, que é o que acontece no anime; ele está sempre fugindo da visão das calcinhas e de tudo relacionado a elas (os objetos dos quartos das garotas voando no cenário). 

Jessica – Novamente, eu não assisto Punchiline, mas essa abertura além de ter uma arte muito atraente consegue ser bem criativa e aliar muito bem a música com a animação (principalmente nos primeiros segundos). É divertida demais.

– “X.U” by Sawano[NzK]:Misuki- Owari no Seraph (28)

Marco – OP básica de anime de ação apresentando os personagens e terminando com uma luta. A diferença é que ela tem cortes bem criativos, principalmente na apresentação da loli vampira dançando, do loiro saindo da própria sombra após receber um banho de sangue e a espada amaldiçoada no cenário vazio. A música começando lenta e partindo para um pop/rock no final ficou em perfeita sincronia com tudo.

Tanaka – Deu a impressão de que quem escreveu a letra estava mais preocupado com a sonoridade da mesma do que com o sentido, e de alguma forma funcionou. Aliás, o motivo de eu ter voltado a assistir foi por causa da rainha loli vampira na abertura, mas as outras sequências também estão ótimas.

Jessica – Primeiramente: essa abertura originalmente tem um inglês muito engraçado. Segundo: Yasuomi Umetsu pode não ser um diretor de animes tão bom, mas ele é um bom artista e competente na hora de fazer aberturas. 

– “Hello World” by Bump of Chicken – Kekkai Sensen (28)

Tanaka – Tanto a letra como a animação são construídas em cima da visão que Leo tem da cidade esquisita em que está vivendo. Ele se sente confuso e perdido (“Como voltar para casa? A única certeza é esse corpo) nessa paisagem que se acostumou a ver, mas ao mesmo tempo tem esperança (“ao menos sou forte o suficiente para evitar morrer”; “levante a cabeça”; “a luz nasceu porque você a viu”). Há uma parte em que a câmera gira e todas as personagens aparecem rapidamente em sua volta, (“nesse mundo de cores que eu escolhi”), sendo as cores da letra todas as experiências e personalidades diferentes de seu cotidiano. No fim, apenas ele sobra (“Você é o único herói que permanece de pé nesse cenário”), gritando para fazer conhecida sua existência ao mundo (“Olá, eu estou aqui!”), e admitindo que esse mundo o preencheu por dentro (“O que posso fazer? Não posso mais fingir que estou vazio”).

Marco – Bem criativa a OP, apesar de simples. O começo apresentando a cidade, mostrando o cotidiano do protagonista, alterando para ação enquanto a câmera gira em volta do protagonista apresentando todos os personagens em um palco e encerrando com ele triunfante em meio a um cenário devastado. É diferenciado visualmente e tudo encaixou muito bem com a música. 

Jessica – A abertura de Kekkai Sensen não tem nada de tão incomum, mas consegue ter um impacto final bem grande. Boa parte disso é devido à música, mas a sequencia animada não fica muito atrás. Gosto principalmente da parte do começo com um novo dia nascendo, e a que o protagonista Leo fica de pé embaixo de um poste e a visão rapidamente se altera para o jeito que ele vê o mundo. É bem simples, mas eficaz.

Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.

Yamada-kun and the 7 Witches

Marco – Abertura bem simples mas achei simpática, principalmente a música.

Jessica – Essa abertura é extremamente simples, nem cenário tem a maior parte do tempo e o sombreamento é minimalista, mas acho que esse acabou sendo o charme.

Kuroko 3


Jessica – Essa abertura tem um trabalho de animação e character art que é bom demais, fora a música empolgante da banda Granrodeo.  Nada inovador, mas é muito legal de qualquer jeito.

Arslan Senki 

Jessica –  Essa abertura é meio genérica na verdade, o enceramento é bem melhor, mas me deu nostalgia da época que eu ouvia UVERWorld (olha esse passado negro me assombrando).

Ore Monogatari 

Marco – Música bem agradável de escutar. Outra OP simples mas com alguma criatividade em alguns cortes: como a referência a King Kong e as junções do personagem grande com um morango pequeno e da pequena com um morango grande, fazendo referência a diferença de tamanho do casal.

Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
Jessica
1
15
Punchline
Nisekoi 2
Kekkai Sensen
2
11
Owari no Seraph
Kekkai Sensen
Seraph
3
8
Euphonium
Grisaia OP 3
Punchline
4
6
Fate
Owari no Seraph
Kuroko OP3
5
4
Oregairu 2
Oregairu 2
Fate
6
3
Ninja Splayer
Fate
Euphonium
7
2
Kekkai Sensen
Yamada
Arslan
8
1
Plastic Memories
Arslan
Yamada
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
Kekkai Sensen, Seraph
28
2
Punchline
23
3
Nisekoi 2
15
4
Fate
13
5
Euphoniium, Oregairu 2, Grisaia OP 3
8
6
Kuroko 3 OP 3
6
7
Ninja Splayer, Yamada, Arslan
3
8
Plastic Memories
1
Recomendado: