Impressões semanais: Etotama 4

Vestígios materiais

-Quando alguém morre, deixa para trás inevitáveis marcas de sua existência na terra, que podem ser mnêmicas ou materiais. Em relação às últimas, os objetos pessoais como fotografias, roupas e o próprio ambiente em que a pessoa dormia são formas vestigiais bastante comuns, assim como as próprias cinzas, caso os familiares optem por cremação. O caso de Uri-tan foi peculiar, e a única associação que encontrei entre óleo de sésamo e javalis quando fui pesquisa no google foi essa receita. Seja como for, a evocação de uma lembrança ou de um sentimento por um bem material não é algo novo. As tribos da Melanésia e muitas outras conduzem seus ritos mágicos seguindo o princípio (entre outros) da contiguidade, isto é, a consideração de que a parte vale pelo todo. Logo, se uma mulher quiser amaldiçoar seu amante após ter sido abandonada, baste que enrole seus cabelos nas patas de um sapo ou num charuto, pois a própria mulher, por ter estado em contato com o amante, vale por ele (MAUSS, 1950). De um ponto de vista psíquico, esse tipo de associação apresenta validade e sentido relevantes.

Reencarnação


-Bom, para quem leu os comentários da semana passada, provavelmente essa alternativa já constava no rol de possibilidades. O que eu imaginava é que mesmo se a representante de um dos signos do horóscopo morre, o signo em si continuaria existindo, mas com outra representante em seu lugar. Conclui-se entretanto que, por serem divindades, sua existência não cessaria enquanto a crença nas mesmas existisse. Não se sabe se o mesmo se aplicaria à Nya-tan, já que ela não faz parte do horóscopo. E quem sabe o Takeru volte ao seu estado original após ter passado por essa experiência de ter se preocupado por nada e ninguém ter avisado que a menina havia reencarnado.

Crises de personalidade

-Eles trouxeram a brincadeira de tentar fazer repetir todos os animais do horóscopo lá do primeiro episódio e usaram isso como recurso pra apontar que muitas das Eto Shinn não são lembradas justamente por não terem muita presença e personalidade.

-Eu sou da opinião de que não se pode conhecer tudo sobre uma pessoa, e muitas vezes a avaliação da mesma por padrões comportamentais irá variar de acordo com a percepção do observador, o tempo de observação e a diversidade de situações. Logo, para um terceiro, uma pessoa pode se comportar de forma superficial e padronizada se as situações a que ela está submetida forem sempre as mesmas, ou parecer totalmente desorganizada psicologicamente quando não se conhecem as bases que regem o seu comportamento. Pela própria noção de preferência, uma pessoa parecer totalmente unidimensional e agradar, assim como ter uma variedade de mudanças de humor e não agradar. Não conheço uma regra generalizável nesse sentido. Existem até certos estudos, como os de Sheldon (MOULY, 1973), que relacionam os tipos físicos com a personalidade (um exemplo é a endomorfia-viscerotonia, classificação para a aqueles de corpo redondo e membros curtos, que buscam aprovação e afeição de outras pessoas quando estão com dificuldades), mas não são de forma alguma generalizáveis para todos os casos existentes.

-A Nya-tan ser instável é uma característica da personagem, ela faz o que quer quando dá na telha. É o tipo de pessoa que se importa com muita coisa, mas por estar sempre suscetível a muitos estímulos, pode deixar de se importar daqui a dois minutos, algo facilmente explicável. Logo depois de ter sido criticada, rapidamente esquece o que a estava preocupando quando o Takeru diz que terá sukiyaki para o jantar. É como se esses estímulos competissem entre si e se sobrepusessem o tempo todo, o que cria a instabilidade na prioridade das ações.

Mais metalinguagem

-Novamente há uma menção a episódios anteriores, assim como o helicóptero que era em CG tanto fora como dentro do universo do anime, com equipamentos de som, pistões e turbinas para efeitos especiais, e outras bugigangas.

Poder de persuasão²

-Novamente, a Nya-tan é enrolada por uma Eto-shinn, após serem apurados os interesses de cada uma das outras Eto-shinn em uma espécie de “votação”, e determinado que há menos interesse em que ela entre do que em que ela saia. Porém, a menina gato rapidamente esqueceu de tudo isso ao ser feita a alusão ao seu problema de personalidade e às formas de resolvê-lo. 

Referências a romances infanto-juvenis populares

-No caso, acho que todo mundo deve ter reconhecido a referência a Alice no País das maravilhas, cujo filme eu devo ter visto na infância e não me lembro mais. Apesar disso, as referências às personagens em todas as mídias permitem que até mesmo quem não conhece a história tenha uma noção do contexto. A Usa-tan, ao mesmo tempo que é a Alice, também é o coelho branco que está atrasado, e carrega seu relógio. Sua habilidade é a supervelocidade, porque coelhos simbolizam velocidade, e suas patas simbolizam boa sorte, e é essencialmente por meio de um jogo de símbolos que a Nya-tan vence a partida.

Referências:

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Cosacnaify, 1950. 
MOULY, George J. Psicologia educacional. São Paulo: Livraria Pioneira, 1973.