Impressões Semanais: Parasyte & Garo -Honoo no Gokuin – 20

Hora de vermos um pouco de SANGUE.

Parasyte: Episódio 20

Depois de um tempinho construindo a situação, finalmente um pouco de san- quer dizer, ação!

Bem, Parasyte é mesmo uma série bem dentro do que a maioria do pessoal considera por “seinen”: é uma série com reflexões e críticas combinadas à uma violência razoavelmente alta (lógico que essas características não regra nem exclusividades da demografia e bem, mesmo que Parasyte seja baseado num mangá seinen, essas classificações não valem para animes). Esse então, ficou bem dentro disso: as críticas, no caso, ficaram para a força policial, que fez uma verdadeira carnificina.

Finalmente começou a tomada humana da prefeitura cheia de parasitas, e diferente do que eu estava esperando, Shinichi ficou bem passivo nessa situação(por enquanto), mais tentando imaginar o que estava acontecendo do que fazendo algo. O foco então ficou na força policial (mais especificamente o da cicatriz que liderava a operação) e o assassino Uragami. O que acaba tornando isso interessante é que mesmo um sendo agente da lei e outro um criminoso os dois não tem muita diferença no jeito de pensar.

Uragami ficou questionando muitas vezes quando o chamavam de assassino com um bom: a polícia estava focada em matar os parasitas ao invés de proteger os civis da área com a desculpa que o resultado viria à longo prazo. No fim, os dois não se importavam muito com a vida de inocentes. É uma atitude desnecessariamente violenta que muitas vezes acontece em organizações que “mantem a ordem”. O anime criticou isso de forma bem direta, apesar de eu ainda achar alguns exageros na incompetência dos tiras (o cara que deixou o grupo de parasitas completamente calmos saírem de fininho no meio do tiroteio sem nem suspeitar foi meio… eh….).

No próximo episódio: vai ter briga com o final boss e… SEXO? DE NOVO NOS ANIMES QUE EU COMENTO?

Garo -Honoo no Gokuin-: Episódio 20

Depois de Ema finalmente ter finalmente ter um aprofundamento maior, chegou a hora de Octavia ter o mesmo tratamento.

Como estamos encostando no final da temporada, Garo vai tentando seguir de maneira mais linear mas cada episódio com um  foco bem claro. Nesse caso, foi contar um pouco mais sobre Octavia, que mesmo aparecendo desde o primeiro episódio sempre foi totalmente segundaria. Ela resumia apenas como uma serva do Mendoza, e ainda que nesse episódio essa característica fosse bem realçada, foi interessante ver mais dela.

Mesmo para uma personagem “capanga” por exemplo, Octavia se provou bem esperta,um tanto manipuladora e bem simpatizável. Ela passou o episódio todo sobre suspeita de Alphonso e cada vez que ele chegava perto de desmascará-la ela se mostrava um passo à frente. E também se por um lado temos essa esperteza que fazem ela uma personagem mais ativa, também temos a devoção impressionante ao Mendoza. Ela chega a sacrificar uma amiga e uma parte do próprio corpo para não só se salvar, mas a ele também. Foi algo bem tenso de assistir.

Acho legal levar em conta também os motivos dela ter se juntado ao Mendoza. De uma família religiosa, ela perdeu seus parentes depois destes serem devorados por lobos, fazendo-a ficar desiludida com Deus e com os outros. Mendoza parece ter sido o primeiro a realmente valoriza-la (na verdade essa história lembra a dele também).

Tá, tudo muito legal, muito interessante, mas a questão é: o que diabos está acontecendo? Este suspense todo está me matando. E semana que vem, a luta vai ser contra… O German?!

EXTRAS: 

Senti pena dessa garota… Além de ser traída morreu sem nem saber o que a atingiu.
“Nós prevenimos pânico.” ESSA IMAGEM resume bem o episódio de Parasyte
Alguém sofreu um pouco com a idade. Não, sério, o que diabos aconteceu com você, Mendoza?