A Dramatização exagerada de Planetes

Descobrimos uma das coisas que o autor de Ano Hana estava vendo antes de ter a ideia… Planetes.

Planetes é um anime que estreou em outubro de 2004 no canal NHK e rendeu 26 episódios, dirigido por Goro Taniguchi (Code Geass, Infinite Ryvius) e animado pelo estúdio Sunrise. 
A história se passa num futuro não muito distante, onde a exploração espacial desordenada criou um grave problema quanto a destroços vagando a esmo pelo vazio do Universo. Assim, houve a necessidade da contratação de verdadeiros “lixeiros espaciais”, pessoas com a incumbência de impedir que esses fragmentos sem rumo atinjam astronaves. Em Planetes, é contada a história e os sonhos dos membros da tripulação da DS-12 “Toy Box”, nave de coleta de destroços, tendo foco em Hachimaki, jovem ambicioso que vê no espaço a oportunidade de galgar seu lugar ao Sol, ganhando fama e fortuna, não importando os meios para tal.
Acho que antes de começar de verdade esse review, é necessária uma mini-review explicando desde já a comparação do início. A parada é a seguinte:

Quem me conhece desde já, sabe que eu não sou muito fã de Ano Hana; é um anime puta forçado no que ele tentar passar, mas no início era legal, depois ficou muito “OLHA QUE COISA TRISTE, CHORE!!!!!!!!”

O que eu quero passar dizendo isso é que Planetes é um pouco parecido com Ano Hana nos aspectos citados acima.
Digamos assim, Planetes no começo era só elogios, os episódios eram basicamente alguma treta, mas cada treta era bem diferente da anterior, e o anime combinava isso com uma linha do tempo que é incomum a um anime que é episódico.

A Opening era boa, a música era bem agradável de ouvir e ainda tinham várias referências a acontecimentos reais do que a humanidade já tinha feito no espaço. A Ending era também boa, fechava bem o anime e era agradável de ouvir, não dava vontade de ir logo para o próximo episódio.
Tudo isso combinado ao futuro “realista” que a história apresentava. Para quem não entendeu, era basicamente um futuro normal; muitos filmes, seriados e animes que tem assim sempre acabam viajando um pouco. Um exemplo é O Vingador do Futuro (o antigo, não o novo): é totalmente antiquado para ser uma Ficção Cientifica. Não tem celulares, computadores parecem uma maleta, não dá um ar de que a humanidade realmente avançou cientificamente, é retrô demais.
Mas Planetes sofre um tanto com isso. Apesar disso, vemos mudanças mesmo apenas dentro do padrão normal, os avanços são mais nas áreas espaciais mesmo, o autor preferiu por não viajar tanto nos avanços (enquanto alguns ficaram retro demais). O que teve avanço não é nem muito antiquado e nem muito futurista, é bem no ponto, e bem, para mim isso é totalmente positivo.
Mas ok, eu até agora falei dos pontos positivos, é hora de falar dos pontos negativos, o que fez com que o anime caísse muito no meu conceito.
O que aconteceu basicamente é: o anime continuou quando não devia; tinha um fim perfeito num ponto, e ainda assim pareceu que o autor foi forçado a continuar e terminou de forma horrível.
A trupe mal aproveitada
Tudo começa errado quando os personagens, que eram de uma forma no começo, continuam a mesma coisa. Se teve alguma mudança, só senti no principal, porque a protagonista que no início era idiota e chata, terminou sendo idiota e chata, e o resto do elenco permaneceu na mesma, na verdade não, pera, teve o filho do chefe que deixou de ser tão babaca durante o anime e foi basicamente isso o que mudou em 26 episódios.
A animação disso era bem tosquinha, parece Muv-Luv em questão de orçamento. Tinha cenas que eram cortadas literalmente do nada, parecia apenas que não tinha mais dinheiro e cortaram ali mesmo para tocar a OP ou a ED.
A animação era tão fraquinha que parece que para esticar o anime, eles colocavam muitos flashbacks de coisas que já tinham acontecido! Me dava uma raiva tremenda, era muito flashback que não servia para muita coisa.
O anime tem várias e várias cenas de Comédia durante os episódios, e elas eram são muito sem graça, não se é meu humor, mas não consegui sacar a piada que tentaram fazer.
E a parte ruim mesmo começou no 17: eles começaram a fazer coisas forçadas, com direito a terroristas nada a ver, totalmente non-senses. É tão ruim que você basicamente não dropa, porque antes o anime era tão legal que você continua vendo apenas para completar.
Eu basicamente acho que só deveria ver Planetes se você não tiver nada no espaço mais legal para se ver. A versão brasileira que fizeram é tão ruim, que uma criança de 7 anos reparou erros de tradução/revisão, para ver o nível.

Enfim, com um arco final tão desnecessário, eu preferia que se você quisesse ver tretas no espaço, assistisse Uchuu no Stellvia que é bem mais lucro (ou o próprio Infinite Ryvius), só dizendo.