Top 5 melhores Openings – Temporada de Outono 2014

Chegou a hora de escolher as melhores openings do Outono. E como todo post desses prova, as pessoas tem gostos muito diferentes uma da outra.
.

Esse Top foi montado apartir da votação de 3 membros do blog (Marco, Jessica e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Top 5 melhores Openings – Temporada de Outono 2014

5º – “Extra Magic Hour” by Akino+Bless4 – Amagi Brilliant Park (15)

Jessica – LOOK AT SKY, IS MAGICAL!
Essa abertura é extramente animadora e estérica, quase uma injeção de açúcar na veia. Não pude deixar passar em branco.

Tanaka – Eu adoro essa abertura, desde os ângulos complicados até o conjunto de storyboards que vão sendo encaixados em fast-motion, e a música, que por ser do Akino+bless4 não poderia decepcionar, além de combinar com a atmosfera alegre e despojada do anime. Os balões, os aplausos, é tudo feito para propagar o sentimento de fantasia e diversão, principalmente. Para mim foi a mais criativa e bem planejada da temporada.

Marco – Não gostei tanto dessa OP, mas tentando olhar mais friamente para ela achei que fizeram um bom trabalho dentro do tema que tinham em mãos. O tema em si não me agrada, mas ai é culpa do meu gosto e não dá OP.

5º – “Hoono no Kokuin” by JAM Project – Garo (15)

Jessica – JAM Project talvez não seja tão conhecido por aqui, mas no Japão ficou foi um  grupo responsável por trazer de volta a popularidade dos “anisongs” que estavam em queda no fim dos anos 90. Basicamente, a tendencia de fazer músicas de anime… relacionadas ao anime veio (isso pode parecer estranho, mas até aquela época elas eram colocadas simplesmente como divulgação, muitas vezes não tendo nada haver com o anime em si). Não é atoa que as músicas/jogos que eles fazem para animes são tão ligadas ao mesmo, na letra (como em Muv Luv Alternative) ou cantando até o título do mesmo (como Soul Taker e o próprio Garo). Eu não conheço o trabalho deles tãaao profundamente mas aqui isso combinado ao estilo da abertura que também diz muito sobre o anime em si foi um exemplo do que uma abertura tem que ser. Palminhas pra

Marco – Acho legal essa Opening ser um sakuga de um minuto e meio contanto a história do protagonista, mas não gostei do uso de cores e, a música, embora não ache de todo ruim, não me agradou, principalmente da metade pra frente.

– “Ideal White” by Mashiro Ayano –  Fate S/N UBW (19)

Sim, a qualidade está ruim e a imagem invertida, mas foi o único que o youtube não deletou (tentei hospedar na minha conta do youtube como fiz com outros mas ele bloqueia assim que o upload termina).

Marco – Opening de anime de ação padrão. Não tem grande criatividade no storyboard ou nada parecido. Até mesmo a apresentação dos personagens é feita como se estivessem usando pedaços de episódios. O que salva é a parte técnica bem feita junto a lindos backgrounds. A música é ok, não empolga nem atrapalha.

Tanaka – Eu gosto desse tipo de abertura com cenas de ação, principalmente quando a parte técnica é tão bem produzida. Começa com cenas centradas no cotidiano, introduzindo as personagens relacionadas ao mesmo, para depois cortar para a passagem do tempo e a chegada da noite, da penumbra, da escuridão. É aí que entram as batalhas, com um intervalo entre elas para introduzir as personagens que tem relação com esse cenário mais sombrio e calamitoso. Mais um corte e temos a luta da Saber contra o Assassin e finalmente o Shirou da mesma forma que estava antes, para concluir o ciclo.


 – “Rakuen no Tsubasa” by Maon Kurosaki –  Grisaia (19)

Marco – Opening criativa e bem animada. Apresenta os personagens dando um relance de seus passados ao invés do padrão quadro estático com o personagem fazendo pose. Tem um pouco de fanservice característica do anime e algumas metáforas visuais, como a garota de cabelo roxo (fica mais universal que falar o nome) em uma gaiola. A música é boa e encaixa bem com o storyboard.

Tanaka – Os problemas das garotas vem primeiro; depois ao final da estrada (e novamente em cima do prédio pra destacar a fodeza dele) chega ele – que é cerca de 50% dos motivos pelos quais eu joguei a VN – Yuuji. Já que no geral é uma história com foco nas personagens femininas e nos seus dramas pessoais, acredito que fizeram um bom trabalho em deixar isso claro, embora eu não entenda quase nada, pois só joguei a rota da Makina.

Jessica – Essa abertura lembra demais a da Visual Novel lol Uns pedaços são quase iguais, mas mesmo assim não deixa de ser um trabalho muito bem feito.

 – “Courage” by Haruka Tomatsu –  Sword Art Online 2 (18)

Marco – Essa segunda temporada de SAO tem openings muito mais bem produzidas que a primeira (que já não eram ruins). Algumas coisas só dá pra entender vendo o anime, como as duas garotas correndo no início e uma desaparecendo conforme elas crescem. De resto é puro apelo visual. São diversos sakugas de luta e movimentação, terminando com um que apresenta os protagonistas desse arco (Sleeping Knights). Excelente mistura de CG com animação 2D e storyboard criativo e movimentado. A música também ficou bem sincronizada.

Tanaka – É praticamente uma reciclagem da abertura anterior, só que mudando as personagens. Talvez a parte do refrão (O mundo futuro que você imaginou/Me levará ao céu sem tempo definido) faça alguma referência às desilusões da Asuna nesse arco no que diz respeito à longevidade da Yuuki, com a ressalva de que mesmo que a situação seja inevitável, ainda valeu a pena ter esperança ou algo parecido.

Jessica – Não tenho muito à comentar sobre essa abertura. É básica mas bem feitinha. 

– “Enigmatic Feeling” by Ling Toside Sigure – Psycho-Pass 2 (19)

Marco – As openings de PP sempre foram muito criativas (olhem essa da S1) e a da S2 não decepcionou (ao contrário do plot…..). A troca de foco nessa opening é insana e ela fica dando um monte de dicas sobre mistérios da S2. A música casou muito bem com o storyboard, e embora não tenha grande animação essa opening consegue se sustentar bem com pura criatividade.

Tanaka – Bom, foi interessante a forma como o estilo eletrônico se combinou com os movimentos repetidos das personagens e a mudança de cores a todo momento, que provavelmente tem alguma relação com o título da música em si. Algumas rivalidades/dualidades expostas, como pessoas apontando armas umas para as outras, a metade do rosto de um e de outro formando um rosto completo, etc.

Jessica – Masashi Ishihama é conhecido tanto pelo anime de Shinsekai Yori quanto pelo trabalho insano em aberturas e enceramentos. O cara tem um estilo marcante mas é criativo o suficiente para trabalhar com qualquer tipo de anime. 

– “Hikaru Nara” by Goose House – Shigatsu wa Kimi no Uso (23)

Marco – De longe a melhor opening da temporada pra mim. Ela é toda movimentada, pra cima, a animação, cenários e enquadramentos são lindos. Levando em conta a temática musical do anime ela se encaixou perfeitamente. Ela apresenta todos os protagonistas e dá dicas sobre seu psicológico. O storyboard se encaixa 100% com a música também. Excelente.

Jessica –  Eu droppei Shigatsu no primeiro episódio mas tenho que admitir que a abertura é excelente, tanto na música quanto na sequencia animada. A combinação de cores pastel junto com a melodia delicada e otimista acabam casando muito bem. Por curiosidade, o diretor trabalhou também na abertura de Barakamon da temporada passada.
Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.


Parasyte

Marco – Essa opening é pobre em animação, e diferente de PP ela não é muito criativa também. Fica só focando em planos estáticos com transformações mínimas quase o tempo todo. A melhor parte dela é no final com o protagonista caindo e se “transformando”. A música é o mais legal (e olha que nem sou fã dessa banda) e encaixou razoavelmente bem apesar da baixa movimentação. A parte que mais gosto é quando o cara grita, começa um solo por trás e revelam um monte de veias por trás do nome do anime. Achei bem criativo e empolgante essa parte.

Akame ga Kill OP2 

Marco – Após fazer uma primeira opening sem graça que lembrava um shounen normal eles finalmente acertaram na segunda. Essa pega todo espirito mais dark de Akame. Começa com a protagonista chorando sangue enquanto cai em um abismo negro (nada mais coerente pra esse anime hahaha). A música com o coral por trás dá um ar épico ao mesmo tempo que os personagens caminhando calmamente um em direção aos outros dão a impressão de que algo sério está por vir. Tatsumi refletindo sobre o passado, lembranças, e encerra com bastante ação. A parte da Akame no final é aonde está o corte de animação mais caprichado e o solo de rock enquanto ela corta alguma coisa em pedaços em uma cena em slow motion ficou muito bom. A animação ainda é pobre mas a criatividade e tom mais dark deu de 10 a 0 na primeira OP do anime.

Magic Kaito 1412 

Marco – Bela música. Animação não é nenhum primor, mas o que não gosto mesmo é o design de personagens desse anime.

Gundam Build Fighters Try 

Marco – Esse anime não é minha praia (guerra de robôs de brinquedo) mas adorei a Opening (A primeira da S1 também achei legal). A música e animação são boas e bem encaixadas.

Jessica – Essa abertura tem mais sakuga e é mais frenética que a da primeira temporada, apesar de eu ainda preferir a antecessora por algum motivo. Não deixa de ser um trabalho muito legal.

Shingeki no Bahamut

Marco – Essa opening tem algumas coisas até legais, como o uso do filtros e transformações dos personagens em cartazes com seu nome. Ela começa bem empolgante também. Mas ela falha no básico que é fazer uma espécie de clímax empolgante ao final. A abertura é toda focada em apresentar personagens se prestarem atenção, do começo ao fim ela fica só nisso. Ela ser uma reciclagem de um trailer pre-made feito pra fazer marketing pro anime a 1 ano atrás também não me animou nem um pouco a votar nela. Aqui o trailer.

Detective Conan

Jessica – Abertura número 39! Cara, isso dá quantos anos? Eu não sei, mas não muda o fato dessa abertura ser tão estilosa que é cafona. Sim, isso é bom. E sim, esse anime é do mesmo criador/se passa no mesmo universo que Magic Kaito.

Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
Jessica
1
15
Fate
Shigatsu
Garo
2
11
Amagi
SAO 2 OP 2/3
Psycho Pass 2
3
8
Grisaia
Psycho Pass 2
Shigatsu
4
6
SAO 2 OP 2/3
Akame OP 2
Grisaia
5
4
Akame ga Kill OP2
Parasyte
Detetive Conan
6
3
Parasyte
Grisaia
Amagi
7
2
Cross Ange
Fate
Gundam BF
8
1
Inou Battle
Amagi
SAO 2 OP 2/3
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
Shigatsu
23
2
Psycho Pass 2 
19
3
SAO 2 OP 2/3
18
4
Grisaia, Fate
17
5
Garo, Amagi
15
6
Akame
10
7
Parasyte
7
8
Detetive Conan
4
9
Cross, Gundam BF
2
10
Inou Battle
1
Recomendado: