Impresssões finais: Akame ga Kill #24 – A Assassina de Olhos Vermelhos

E chegamos ao tão esperado final. Será que ele entregou?

De novo, assim como o anterior, esse episódio foi um misto de emoções. Não achei tão forte quanto o 23, mas todas as pontas foram fechadas muito bem e não é que conseguiram fazer uma luta satisfatória contra a Esdeath utilizando apenas a Akame? Vamos no mesmo sistema do post anterior. O Bom e o médio (não vi nada “ruim” nesse):

O Bom

A luta final foi legal, Esdeath é um senhor “boss final” e Akame deu um baita oponente depois de transformada. Visualmente tive uma mistura de sentimentos quanto a essa luta. A primeira sequência depois da OP é animação pobre, mas nas outras depois dela melhorou bastante e ganhamos muitos cortes fluidos, então o resultado geral em termos de animação foi positivo. Esdeath usando gelo pra todo lado e Akame aguentando mas sendo claramente pressionado por alguém acima dela em poder ficou bem claro no início. Isso é importante porque não desvirtuaram os personagens e seu nível de força, o que é comum em finais originais.

Vendo que não conseguiria ganhar Akame recorre a seu “trump card”, o que é um artificio que várias das armas tiveram até agora. O efeito foi o que pensei, ela é amaldiçoada (aparentemente a alma do demônio da qual a espada é feita se mistura ela) mas como detentora da arma o efeito nela é um boost físico em detrimento de sua saudê e não a morte imediata. Apartir dai a situação vira e a Esdeath que começa a ser pressionada. Algumas partes me pegaram desprevenido, como ela cortando o próprio braço e voltando a lutar. Não pude deixar de achar legal. “Essa é a Esdeath que conheço!”, eu pensei. Mesmo com boost a luta começou a parecer empatada – aparentemente por causa da maldição na Akame afetando ela negativamente ao longo do tempo. Pensando logicamente, a Esdeath é tão forte que conseguia lutar contra a Akame com ela usando seu trump card. E diferente da Akame essa força da Esdeath não é temporária.

Ao final eles também não esqueceram do parar o tempo da Esdeath e o artificio usado para driblar ele foi a velocidade insana da Akame, que estava praticamente teleportando na luta. Eu sempre pensei que o poder da Esdeath congelasse as coisas em nível molecular, mas no anime ficou como magia de parar o tempo mesmo, só assim pra “after image” fazer sentido. Achei um recurso ok, não brilhante, mas ok, e gostei de terem respeitado a força e habilidade dos personagens até o fim. Foi fiel ao original nesse aspecto, e tirando o inicio mais pobre a luta em geral ficou digna do final (considerando a equipe que temos). Só achei que poderiam ter feito um melhor uso da OST pra deixar a luta mais empolgante. Tem uns momentos que fica quase sem som no fundo.

A Akame sobreviver foi inesperado pra mim. Tudo apontava pra morte dela junto com a Esdeath pelo andar da trama.

Uma coisa que eu errei é o trump card da Akame ser de apenas de um uso. Pelo que mostrou a limitação dele é que quanto mais tempo você usa pior você fica. No final Akame ficou com algumas tatuagens no corpo então imagino que sejam efeitos colaterais negativos – ela vomitou sangue também. Em suma, é algo que não deve dar pra usar várias vezes ou por muito tempo, caso contrário você morre. Mas isso são só teorias baseadas no que vi, se é verdade ou não nunca saberemos (talvez no mangá).

O final da Esdeath, CARAMBA! Eu sabia que esses dois não tinham como ficar juntos, mas o autor deu um jeito (ele que passou esse final pra staff do anime, antes mesmo do anime estrear). Ia realmente achar estranho ele dar um final horrível para a personagem mais popular da obra. Esdeath abraça o Tatsumi ao final e se congela com ele. Quando ela morre todo gelo gerado pelo poder dela desaparece, inclusive os corpos dela e do Tatsumi que estavam congelados. Simbolicamente é como se ela tivesse levado ele junto com ela pra onde quer que tivesse ido.

Como vilã eu achei ela muito legal. Foi sem duvida um dos diferenciais do anime. Sua ideologia não muda mesmo quando Tatsumi morre e ela fala para si mesma que o Tatsumi morreu por ser fraco, já que é nisso que ela acredita (a sobrevivência do mais forte). Mas como ela demonstra ao final ela não consegue deixar de gostar dele por isso ou não ficar triste, se mostrando um personagem bem humano no fim. Nada de final clichê dela gritando também, ela aceita sua morte e morre ao lado de quem amava (vou parar por aqui se não vou começar a suar pelos olhos enquanto escrevo). Resumindo, gostei muito do final dela.

Como comentei no episódio passado o Imperador poderia ser um bom governante se bem instruído. Ele aceitou sua morte com dignidade e o anime fez questão de deixar essa parte o menos gráfica o possível. Achei um bom final pra ele. Mesmo aceitando que a população claramente não via nele um bom governante ele matou muita gente (episódio passado e decisões anteriores), nada mais justo que pague por isso ao final. Em certos aspectos também é uma jogada política dos revolucionários para acalmar o povo.

Belo cenário

Assassinos não são mais necessários e os revolucionários se proclamarem aliados de assassinos não é uma boa ideia. Akame tem que partir e cabe a ela carregar a culpa de todo mal que o exercito revolucionário fez pra chegar até ali (muitos assassinatos por baixo dos panos). Não é justo, mas é a solução lógica a se tomar para se estabelecer um novo governo em que as pessoas confiem (sim, “The Dark Knight feelings”).

Lembra do que falei no episódio passado? Não pude deixar de dar um sorriso quando vi isso. Não existe prova mais forte de que o sacrifício do Tatsumi valeu a pena. Ele saiu em uma jornada para poder juntar dinheiro na capital e ajudar seu vilarejo. Nada mais justo que no final aconteça exatamente isso. Ele morreu, mas cumpriu seu objetivo principal. E ao libertar o império o vilarejo dele deve melhorar ainda mais a longo prazo.

Em geral eles fecharam todas as pontas e não achei corrido, foi natural até. Uma batalha por episódio, fechando com 2 grandes clímax e um epílogo de 7 minutos amarrando tudo. Não posso reclamar do roteiro nesse aspecto, fizeram um bom trabalho em geral.

O Médio

Não sei se a Leone precisava ter morrido. Acho que estavam tentando dar um final um pouco mais impactante pra ela, já que a mesma não recebeu muita atenção durante o anime. O primeiro ministro ter um anulador de armamento imperial – que aparentemente só tinha um uso – não tem nada demais, já que faz sentido ele ter algum modo de auto-defesa e eu consigo imaginar o imperador  – que fez os armamentos – ordenando um “anti-armamento imperial” pra ele mesmo em caso de emergências.
Mas pareceu só um recurso para deixar um pouco mais difícil de matar ele e deixar a Leone ganhar mais atenção na cena. Ela aguentar tanto tempo depois de ter recebido tantos tiros foi exagerado também, mas como ela morre no final não é como se isso tivesse afetado algo na trama. Inclusive, pelo diálogo entre ela e a Akame ele parecia saber que ela iria morrer em breve e a Akame entendeu também. “Está tudo bem, pelo menos eu vou poder ver aos outros”.

Em suma, não achei ruim, mas ficou estranho e possivelmente desnecessário. Pareceu só o roteiro querendo matar todos os personagens da Night Raid fora a Akame (se bem que sobrou a Najenda também…….).

Conclusão

Akame ga Kill foi uma jornada de altos e baixos, mas conseguiu terminar por cima, ao menos pra mim. Começou como um anime que entretia quem não conhecia a obra original pela quantidade de ação, proposta diferenciada para um shounen e trama que nunca parava quieta, mas pecava em sua tentativa desnecessária de jogar alívios cômicos em momentos inapropriados no primeiro cour e uso esquisito ou inexistente de uma OST bem estranha. Na visão de quem conhecia o mangá ele pecava na adaptação de muitos episódios, adaptava razoavelmente alguns e só acertava a mão em poucos (pra mim ficou no 1/3 em cada). Chegando perto do final não tinha muitas esperanças para o encerramento. Iria ser um final aberto de uma adaptação no máximo mediana. Mas ai eles entram com um final original. Eles obviamente tropeçaram no início, mas apartir do episódio 22 souberam fechar todas as pontas soltas e terminar a série devidamente, deixando um sentimento de tristeza e felicidade no ar. E nada poderia ter mais a cara de Akame do que terminar com uma pontinha de tristeza. Os personagens deram suas vidas para que o plot inicial fosse cumprido e nada mais justo que no final eles possam pensar que seu sacrifício valeu a pena, seja lá aonde estiverem.

O final não foi fantástico ou épico(pra mim), e emocionalmente foi mais fraco que o episódio anterior. Mas dentro da proposta da série foi coerente, respeitou o lógica do mangá, teve a luta que todos queriam ver, e, deve ter sido um dos poucos finais originais de obras não finalizadas que dá pra dizer sem medo que foi “bom”, não perfeito, mas definitivamente bom. Levando em conta a equipe que tínhamos ganhei muito mais do que eu poderia esperar.

Avaliação do episódio: ★    ★ 

Nota final do anime: 8/10.

É isso pessoal, esse foi um impressões semanais cansativo. Na maioria dos episódios eu tinha muito pra comentar e alguns posts (como esse) acabavam maiores do que um review da obra inteiro possivelmente ficaria. Mas foi divertido, sofri vendo partes mal adaptadas, me diverti vendo meus fanservices da Esdeath adaptados, reclamei muito da OST mal utilizada, comemorei quando eles finalmente acertavam a mão em um episódio importante, e cruzei os dedos com todas as forças pra que eles terminassem isso direito quando o final original ficou obvio. Não existe uma formula correta para comentários semanais e eu mesmo ficava mudando o sistema de análise de vez em quando conforme achava conveniente. Aprendi algumas coisas, mas honestamente, ainda não sei qual deles é o modo mais eficiente de análise. Posts grandes tem o seu lugar em episódios com muita coisa acontecendo, mas em geral prefiro um meio termo. De qualquer modo, agradeço a quem acompanhou os posts até o final, foram 6 meses bem movimentados e espero que tenham se divertido. Quem tiver sugestões para melhoria dos meus posts de impressões semanais fique a vontade para comentar (apesar de que devo tirar umas férias deles por um tempo, tenho posts legais em mente e não consigo terminá-los gastando todo meu tempo livre escrevendo de 5 a 7 posts semanalmente).

PS: Como tem personagem vivo que morreu no mangá nesse final eu acho que isso pode ser um final alternativo mesmo (apesar de o autor do mangá que passou esse final para a staff pelo que me informei). Mas ao menos foi um final alternativo legal. Caso o do mangá seja diferente tem esse ai pra assistir um dia.

PS2: Sim, vai ter um review final da obra em breve.

Extras

Não sei quem teve a ideia mas alguém tem bom coração nessa staff. Todos os personagens dessa imagem tiveram mortes horríveis no mangá, mas no anime tiveram um final feliz. Muito legal ver a mulher e filha do Bols sãs e salvas ai (ao menos o Bols do anime pode descansar em paz). As garotas coloridas são de uma história extra de Akame de dar calafrios.

Não sou iludido, sabia que não tinha como a Esdeath terminar viva. Ela iria sair dali e causar estrago em outro local. A obra deixou sempre claro que não era possível mudá-la. Pensei que Esdeath morreria sozinha e de modo brutal, mas não, eles me entregam isso! É quase um final feliz pra ela, e muito melhor do que eu havia pensado. Vou poder imaginar eles felizes em algum lugar. Meu OTP desapareceu junto, não poderia pedir mais do que isso.

“Não é o casal que queríamos, mas que merecemos”, hauhauahuahu. Quem imaginou que de todos os ships esse seria esse o único a sobreviver.

Eu ri quando Wave e Run comentaram que o Tatsumi deveria estar correndo da Esdeath seja lá aonde estivessem. Legal esses dois terem sobrevivido.

Esse final faz referência a bandidos que atacam caravanas ou viajantes em rotas de travessia no deserto. Mas eles deram azar……..

O aspecto técnico mais notório de Akame vão ficar sendo os cenários.

Adeus pessoal.

Gostei dessa parte. Mais do que o quadro com todos os personagens fazendo pose.

“Eu tenho a impressão de que não tive nem perto do tempo de tela o bastante para um personagem que dá nome ao título”

Olha a staff zuando no curta final da série, hauhauhuaha.

Acho que o pessoal no céu acabou mais feliz do que os sobreviventes (ei Mine, desgruda do Tatsumi -.-, ele é propriedade da Esdeath).

E ENQUANTO ISSO LÁ NO CÉU:

Curiosidade: Pelas informações dadas em uma revista japonesa de animes esse final foi planejado para a série antes mesmo dela começar e foi o autor do mangá que deu ele. Isso inclui o design da armadura do Tatsumi e tudo mais. As informações da revista estão abaixo:

作者の都合により名無しです:2014/12/10(水) 14:34:27.86 IDKp5Hhr00 ニュータイプの記事によると、シコウテイザーはタカヒロのアイデアだって書いてあるね シコウテイザーの命名もタカヒロ。デザインは原作サイドから貰ったイメージをアニメスタッフが デザインした アニメは2年前から企画されてて原作と同時進行だった 今のアニメの展開はタカヒロから渡されたプロット通り シュラとラバの最後が原作と違うのはタカヒロがさらにアイデアを膨らませたため(アイデアを 膨らませた結果ラバは玉を潰されたんだね・・・) この物語のラストはアカメとエスデスの一騎打ちしか無いと思っているらしい

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores