Impressões: Sword Art Online II #19 – Zekken

E o plot começa a tomar forma, tanto no mundo real quanto no mundo online.

Episódio praticamente dividido em duas metades. Na primeira é revelado o que estava incomodando a Asuna no episódio passado na sua péssima relação com a mãe (ditadora) e suas opiniões divergentes sobre o que querem para o futuro. Na segunda temos um duelo muito bem animado que parece que vai dar no plot central dessa saga.

Muito fúnebre o clima desse jantar.

A intenção da mãe da Asuna não deixa de ser boa mas o modo que ela se coloca é terrível. Ela quer a a Asuna vá para uma escola melhor que a dela para poder correr atrás do tempo perdido que ficou em SAO e que case com um homem rico (qualquer um, ela não parece ter preferência) para poder ter liberdade de fazer o que quiser em termos de profissão sem ter que se preocupar com dinheiro enquanto o faz. A intensão é nobre mas você não pode forçar seus ideais nas pessoas como ela está fazendo, ou tudo que vai criar é uma filha revoltada. Ela dar sua opinião é uma coisa, ela obrigar a filha a seguir o caminho que ela acha o correto para ela é outra. Apesar de que pelo que a Asuna comentou no final isso tudo parece que tem haver com o passado da mãe dela também.

A Asuna parece particularmente submissa a mãe, e enquanto não abaixa a cabeça e tenta argumentar que não é aquilo que ela deseja ela não consegue dar um ponto final no assunto, já que a mãe dela como guardiã ainda tem privilégios sobre ela e suas decisões (se não me engano a Asuna tem 17 anos nessa saga = menor de idade). Não que ela possa obrigar a Asuna a casar com alguém contra sua vontade nos tempos atuais (só no século passado, culturas especificas ou no caso de ALO aonde ela estava em coma), mas mudar a Asuna de escola ela pode, já que a mesma é sustentada por ela. Ainda assim Kirito ter uma sogra que o odeia e a Asuna ficar brigada com a mãe pro resto da vida não seria muito bom. O conflito real aqui, no entanto, não é sobre “casar com X” ou “se mudar para escola Y”, e sim a mãe da Asuna não permitir que a filha faça suas próprias escolhas.

A seguir Asuna questiona sobre sua própria fraqueza e que sua versão forte e resolvida parece ter morrido em SAO (arco 1). Isso inclusive volta na segunda parte da episódio, quando ela se vê encurralada, lembra que também estava assim no mundo real e decide tomar uma atitude. Dado o flashback esse parece que vai ser um assunto de importância e recorrência do plot dessa saga. Fiquei feliz dela não ter pedido ajuda ao Kirito (deu pra notar que ela quase comentou do assunto com ele), porque para ela se sustentar como uma boa heroína ela tem que resolver isso com a mãe dela por si mesmo, sem ajuda. Ao menos é assim que eu vejo. Se ela pedir ajuda vamos voltar a “donzela em perigo” que precisa de ajuda e não quero isso. Se a situação fosse crítica e ela tivesse que se mudar “amanhã” vá lá, mas não é esse o caso por enquanto.

Uma explicação detalhada pra isso ficou em aberto por enquanto, mas faz parte do mistério.
Cheio de poses e efeitos legais nesse episódio.

Badass!

A luta da segunda metade foi muito legal. Se tem uma coisa que estou adorando nessa segunda temporada é que todas as lutas da light novel estão ficando muito boas no anime (só o episódio 6 que falhou nesse ponto até agora). Quem gosta de light novels sabe como isso é raro e na maioria das adaptações no máximo eles colocam algo um pouco mais descente no climax final e deixam o resto bem meia-boca. Aqui não, na primeira luta já temos uma excelente coreografia, animação e uma trilha sonora empolgante sem ter que apelar pro velho e conhecido main theme de SAO. 

Asuna começa perdendo enquanto sua oponente mantem um ar arrogante de que não estava se esforçando. Ela então para, reflete e volta parecendo outra pessoa. A luta ganha peso, cada vez em uma skill é usada dá pra ver o impacto tanto no corpo das personagens como no terrono e explosões. E Asuna usa tudo que tem, com direito até um soco que pega Yuuki completamente desprevenida. Falando nela, todo aquele ar de arrogância some no segundo round da luta e Yuuki parece começar a usar tudo que pode pra ganhar. Asuna perde no final mas não acho que ninguém vá ter coragem de afirmar que ela é fraca depois de perder em um duelo desses, que parecia quase empatado na maior parte do tempo. De longe uma das melhores lutas de SAO até agora. Não só pela animação mas pela emoção que a luta conseguiu passar. E usaram de tudo: slow motion, inversão de angulo, aproximação, afastamento, giro de câmera, o cara que fez o storyboard dessa luta é muito bom. 

Ótimo episódio. A trama está andando e tivemos um pouco de ação pra contrabalancear a primeira metade mais lenta. Só acho que eles podiam ter dado mais vida a discussão da Asuna com a mãe no início, que estava usando de planos de pouquíssimo movimento e se prendendo demais a visões distantes dos personagens em vez de focar nas expressões faciais. Mas como adaptação em si não tenho nada pra reclamar fora isso, já que no geral estão seguindo a LN perfeitamente.

Avaliação: ★    ★ (+) 

Extras

Alguém pediu um pouco de romance?

huahuahuaua, Asuna parece conhecer o namorado mulherengo que tem.

Lol, Kirito ficou parecendo um professor vendo os alunos duelar enquanto faz uma cara de que está satisfeito com o desempenho deles.

Esperem só, todo MMO vai ter uma guild com esse nome depois desse arco.

Olha quem tá ai!! hauhauauhau. Esses nomes na pedra que tem na Opening é de quem estava na party que derrotou o boss de cada andar. Parece que Godtsuya deu uma passadinha em SAO e derrotou um boss (provavelmente sozinho) nas horas vagas XD.

HA! Eu fiquei com medo que fossemos ficar com aquela OP remendada mas não! A produção soltou um “surprise motherfucker!” e veio com uma Opening ainda mais bem animada que a anterior. Ficou ótima, gostei muito do storyboard criativo sincronizando com a música. Esse arco tá entregando por enquanto.

****
Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.