Impressões: Sword Art Online II #13 – Phantom Bullet

Um climax de erros e acertos.

A primeira parte ficou boa. Animação todo fluida e trilha sonora estavam batendo bem. Só uma pena que não usaram a main theme antiga (acho essa com flauta meio meh). A Sinon ajudar o Kirito no final fazendo uso do sistema de mira pra distrair o Death-gun foi uma boa jogada, já que o Kirito estava claramente perdendo (sorte a dele que rapiers tem dano baixo, a não ser que acertem em pontos críticos). Em geral da luta propriamente dita eu gostei bastante.

A conveniência me incomodou no entanto. Tudo é deixado para ser descoberto em horas críticas. Como por exemplo Kirito ligar o olho vermelho com a mascara parecida que um PK da guild “Caixão Sorridente” usava em SAO. Funciona, mas tudo é baseado no fato do Kirito não lembrar de quase nada e a memória só voltar quando ele está em situação crítica. É um recurso comum de filmes esse das “memorias convenientes”, mas acho bem pobre fazer isso.

A transição entre o mundo online e GGO estava cortando um pouco o clima de tensão ao meu ver.

Essa ideia de misturar os avatares eu gostei.

Isso de dramatizar cortando os caras em pedaços eu não curto muito (já vi gente dizendo que gosta porque aumenta o impacto da cena). É uma estilização que, em teoria, não poderia ser feita em um mundo online. Não tem no original, mas eles fazem isso direto desde a S1, então vou ter que viver com isso (Em Alicization/Underworld não, porque se não vai virar gore XD).

Detesto isso, mas lembrando da S1 ainda prefiro “Asada-san, Asada-san, Asada-san” do que os gritos vilanescos do Sugou.

A parte do mundo real até que fluiu melhor do que eu pensei. Porque, na boa, tenho medo da direção do Tomohiko Ito nesse tipo de cena depois da S1. E ele não mudou muito, só ficou menos surtado.
Não tive problemas com essa parte até o rosto do garoto começar a se retorcer. Mas pelo menos aquela parte trash durou só uns 10s. Ele ser um dos death-guns não é surpresa pra mim que já li a LN, mas pro resto do público eu não sei. Alguém esperava que o Death-gun fosse o irmão dele? Vi muita gente apostando que era ele mas ninguém comentou do irmão (nem poderia, o roteiro não dá dicas). E bizarro ou não, a cena do cara surtando é um sakuga de 30s -> clique aqui.

A background dele não sei se ficou claro ou não. Eles dão as dicas visuais mas não gastam tempo explicando como no livro. Deu pra entender que ele não estava estudando nada para faculdade de medicina (por falta de capacidade também, ele não conseguia acompanhar o curso) e via isso apenas como uma pressão dos pais sobre ele?(motivo pelo qual ele se refugiou no mundo online). Acho que isso não ficou claro no anime.

Em resumo, ele queria ser o namorado da Sinon. Ela rejeita ele e ele surta. Dai ele da a entender que vai matar ela e depois se matar. Sinon reage, ele agarra ela enquanto faz umas caras muito bizarras, Kirito chega e cai no pau com ele. Se não fosse as caras trash do personagem eu teria achado essa parte ok.

Vi gente resmungar porque teve aspectos de tentativa de estupro na cena (e realmente teve), mas não vi nada demais nisso, já que bate com a fixação do personagem pela Sinon. Felizmente, a cena não foi levada muito longe e não foi usada para denegrir a personagem ou gerar fanservice em nenhum momento (diferente do final da S1). É apenas uma forma de conseguir urgência e um segundo climax no mundo real.

A Sinon refletindo com seu eu online e pensando que deveria resistir porque o Kirito estaria em perigo se chegasse ali eu gostei em parte. Ela não ficou pedindo socorro, ela decidiu lutar pelo bem de outra pessoa. Isso é bom e ruim. Bom porque ela não se entrega, mas ruim no aspecto de que ela valoriza mais a vida dos outros do que a dela mesma. Do meu ponto de vista ela deveria reagir para sua auto-preservação e não usando a proteção de outra pessoa como justificativa (apesar de ser um ato nobre). A cena também pode ser analisada como a Sinon do mundo online se unindo a do mundo real, resultando na criação da coragem que ela só demonstrava no mundo virtual até agora.

Bem, esse episódio teve umas partes que eu não gostei, como mencionei no resto do texto, mas o saldo geral até que foi positivo. A animação foi muito boa, Sinon foi bem durante todo o episódio e teve um bom cliffhanger. Próximo episódio é o final dessa saga, vamos ver se temos um final melhor do que os da S1.

Avaliação: ★    ★ 

Extras

E é assim senhores(as) que se ganha de um protagonista apelão. Melhor parte do episódio. Ri muito do “abraço bomba” da Sinon. Quem ainda não gosta dessa personagem?

Os dois ganharam, isso ninguém previu.

Esse episódio estava esbanjando animação nas lutas. Além disso tinha uma coisa que a maioria dos animes não tem., chamada coreografia elaborada. É isso que eu tanto reclamo que falta em Akame.

Zaza? Pqp, tem que ser muito doente pra escolher um nome desses (se bem que considerando os nomes que já vi em MMOs…….).

Só pra constar, você não levanta se levar um joelhada dessas na cara, a não ser que seja do elenco de “Duro de Matar”.

****
Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.