Guia da Temporada de Outubro/Fall/Outono 2014 [Atualizado]

34 estreias da temporada de outono comentadas.

Atualizado: 03/10 (novos trailers, número de episódios confirmados e novos comentários)

Recomendo principalmente a darem uma olhada nos trailers, se gostarem do que viram peguem ao menos o primeiro episódio da obra para assistir. Ou podem dar uma olhada no Primeiras impressões dessa temporada.


As adições de número de episódios e trailers serão feitas diariamente e estarão no Log no final do post.

Segue o guia, com sinopses resumidas ou adaptadas e comentários sobre a staff, expectativa, ect.

Fate Stay/Night 2014

 
Fonte: Visual Novel
Gênero: Ação, Magia, Romance. 
Diretor: Takahiro Miura
Estúdio: Ufotable
Estreia: 05/10
Episódios: 12/13 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
7 usuários, cada um com direito a invocação de um herói lendário irão se enfrentar em uma batalha até a morte pela Santo Graal, uma relíquia capaz de realizar qualquer desejo.  
 
Comentários:
O anime mais esperado da Fall pela maioria das pessoas eu suponho (me incluo). A equipe é quase a mesma de Fate/Zero, só o que mudou foi o diretor e o compositor  da trilha sonora (infelizmente). Esteticamente deve sair tão bom quanto Fate/Zero, já que a Ufotable é conhecida pelo seu excelente cronograma de produção, e a equipe de diretores de animação chefe é a mesma de Fate/Zero. Na parte do roteiro se encontra o mistério. A VN de Fate não é ruim mas também não é nenhuma maravilha (principalmente a rota 1). Disseram que o criador da VN estava envolvido na produção, criando um roteiro original que uniria todas as rotas para esse novo Fate, mas no fim foi anunciado a adaptação da rota 2, UBW e um filme para rota 3, Heavens Feel. O problema disso é que cada rota foca em um personagem, e se a rota 2 for adaptada sem alterações a história da Saber, que é uma das personagens mais famosas vai ficar praticamente intocada (o que seria uma pena).
Torço para que adaptem UBW acrescentando o background da Saber da rota 1 e o final da Saber na rota 1, creio que seria o mais justo. 
A direção é um mistério. Takahiro Miura foi “diretor do episódio” de Fate/Zero, o que não diz muito porque diretores de episódio são funcionários seguindo as instruções do diretor (quando eles são muito bons o diretor dá mais liberdade a eles, mas é um caso raro). Espero que ele faça um bom trabalho.

Madan no Ou to Vanadis

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Medieval, Magia, Romance. 
Diretor: Tatsuo Satou
Estúdio: Satelight
Estreia: 04/10
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um senhor feudal é capturado por uma das 7 Vanadis (guerreiras possuidoras de armas com almas de dragões) do pais vizinho em um confronto de exércitos na fronteira dos dois países. Enquanto em cativeiro lhe é revelado que seu território está para ser invadido por um dos monarcas de seu próprio pais. Desesperado, ele pede ajuda a Vanadis que o capturou, oferecendo seu território como pagamento. Agora ele terá que lutar uma guerra contra seu próprio pais para proteger seu território.
 
Comentários:
Madan no Ou tem uma história bem legal, principalmente para quem é fã de guerras de exércitos medievais e estratégias de combate em larga escala. O protagonista é um espécie de Légolas e o combate corpo a corpo acaba ficando com as personagens femininas. Na staff temos um diretor mediano, um diretor de animação muito bom e um estúdio mediano/ruim. A animação deve ter bons momentos aqui e ali mas devido ao estúdio não deve ter grande consistência ou fluides (mesmo que peguem uns animadores freelance bons a maioria ainda vai ser da Satelight então…..). Para mais informações leia a análise completa da staff da obra.

The 7 Deadly Sins

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia. 
Diretor: Tensai Okamura (Darker than Black, Ao no Exorcist)
Estúdio: A1 – Pictures
Estreia: 05/10
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Os 7 guerreiros mais famosos do reino são banidos acusados de crimes que não cometeram. A princesa do reino descobre a trama, mas é tarde demais e seu pai acaba assassinado. Agora ela tenta fugir dos assassinos do Rei, enquanto procura pelos famosos 7 guerreiros banidos, para que a ajudem a reclamar o trono. 
 
Comentários:
É exatamente a mesma equipe de Ao no Exorcist. A animação deve ser acima da média nas partes de ação, o roteiro consistente e a trilha sonora acima da média (é do Sawano). Não fui muito com a cara do design infantil e rechonchudo dos personagens, mas vou dar uma olhada pra ver no que dá.

Shingeki no Bahamut

 
Fonte: Jogo de cartas Online
Gênero: Ação, Fantasia, Magia. 
Diretor: Keiichi Satou (Tiger & Bunny)
Estúdio: MAPPA
Estreia: 06/10
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui

Sinopse: 
Mistarcia é um mundo mágico onde os seres humanos, deuses e demônios vivem juntos. No passado, o dragão Bahamut ameaçou destruir a terra, mas os seres humanos, deuses e demônios superaram suas diferenças para lutar juntos e selar o seu poder. A chave que o selou foi dividida em duas, metade dada aos deuses e outra aos demônios, para que nunca sejam unidas e Bahamut nunca retorne. Agora, dois mil anos depois, o mundo está em uma era de paz… até o dia em que uma mulher humana rouba metade da chave dos deuses.

Comentários:
Toda a equipe desse anime é muito boa. Os trailers estão lindos (parte técnica), é qualidade de filme ou melhor. Com essa equipe e estúdio o anime tem tudo pra sair bem produzido. Só a história que fica na duvida. Como o anime é baseado em um jogo de cartas online sem grande plot, fica puramente a encargo do roteirista criar uma boa história. Mas independente do plot, quem gosta de boa animação deveria com certeza dar uma olhada nesse anime quando estrear.

Terra Formars

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sci-fi. 
Diretor: Hiroshi Hamasaki (Steins Gate, Blade & Soul)
Estúdio: Liden
Estreia: 27/09
Episódios: 12/13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui

Sinopse: 
Baratas bombadas de marte lutam contra humanos geneticamente modificados com poderes de insetos.
 
Comentários:
Muito se comentava de Terra Formars ser a segunda vinda de Attack on Titan a terra mas…..já viram a OVA que saiu? É muito fraca. Animação, roteiro, direção, foi tudo ruim. A produção do anime parece estar bem atrasada também. Ou seja, não estou colocando fé nesse aqui.

Garo: Honoo no Kokuin

 
Fonte: Original
Gênero: Ação. 
Diretor: Yuichiru Hayashi
Estúdio: MAPPA
Estreia: 04/10
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Humano com armadura em CG combatendo demônios.
 
Comentários:
Não tenho ideia do que vai sair desse ai. O estúdio é bom mas o uso excessivo de CG e o design retro de personagens não me anima muito. A Sinopse completa não diz muito também (por isso a resumi do modo visto acima).

Parasyte: Probability of Survival

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Psicológico, Terror, Drama. 
Diretor: Kenishi Shimizu
Estúdio: Madhouse
Estreia: 08/10
Episódios: 24 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Aliens em forma de minhocas/parasitas vem a terra e começam a tomar controle de corpos humanos. Um dos humanos consegue evitar ser completamente dominado pelo alien, que acaba dominando apenas um de seus braços, ao invés do corpo todo. Os dois viram amigos e começam a combater humanos dominados por aliens.
 
Comentários:
A Staff não tem nenhum nome de destaque e o diretor nunca ter trabalhado como diretor de episódio (serve de treinamento para quem almeja ser diretor) não é muito animador. A Madhouse é um estúdio mediano e o principal fator para obra sair abaixo ou acima da média no estúdio costuma ser o diretor. No entanto, o mangá em que a obra se baseia já foi finalizado a tempos, então ao menos um final fechado o anime deve ter. Para quem gosta de animes com uma pegada psicológica mais forte e um pouco de horror parece uma boa pedida.

Psycho Pass 2 

 
Fonte: Original
Gênero: Suspense, Policial, Sci-fi. 
Diretor: Naoyoshi Shiotani (Psycho Pass, Blood+)
Estúdio: Tatsunoku Production
Estreia: 09/10
Episódios: 11 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Psycho Pass de 2012.
 
Comentários:
Praticamente a mesma staff do primeiro, só mudou o estúdio. Inclusive parece que o Urobucher está na staff também, diferente do que foi especulado inicialmente.

World Trigger 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Escolar, Sobrenatural, Sci-fi. 
Diretor: Mitsuro Hongo (Seihou Bukyou Outlaw Star)
Estúdio: Toei
Estreia: 05/10
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Humanos com armas de outra dimensão lutando contra criaturas vindas de outras dimensão.
 
Comentários:
Esse diretor é bem antigo mas não tem nenhuma obra de destaque. O maior problema desse anime vai ser o estúdio. É costume pegar no pé da Pierrot mas a Toei consegue ser 10x mais lixo quality. Visto o Sailor Moon novo, entupido de frames mal desenhados. 

Hitsugi no Chaika 2

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Comédia. 
Diretor: Souichi Masui (Anyamaru Tantei Kiruminzuu, Scrapped Princess)
Estúdio: Bones
Estreia: 09/10
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse:
Segunda parte de Hitsugi no Chaika, série em split-cour que começou na temporada de primavera (recomendo).
 
Comentários:
A única diferença dessa pra primeira parte é que o estúdio Bones está com o cronograma livre dessa vez. Isso deve garantir uma qualidade melhor a animação de Chaika comparado a S1 (a animação caiu absurdamente na segunda metade da S1 e traço era meio grosseiro).

Log Horizon 2

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura. 
Diretor: Shinji Ishihira (Fairy Tail)
Estúdio: Deen
Estreia: 04/10
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Log Horizon.
 
Comentários:
-O diretor e roteirista são os mesmos, mas mudou o responsável pelo character de design, diretor de animação e o estúdio. Honestamente, isso pode ser bom, porque a animação e design da primeira temporada não eram muito bons. Deen é conhecido por ter uma péssima fama na qualidade de suas animações, mas ela já melhorou comparado ao que era a uns anos atrás. Comparada a Satelight ela pode até ser uma evolução, desde que com uma boa staff. O design mudou por causa do novo responsável pelo character design, mas não vi grande melhora ou piora em termos de detalhes, só parece diferente mesmo. O trailer não diz muito, as cenas de ação parecem um pouco travadas, mas não mostrou o bastante delas para se tirar uma boa conclusão a respeito.

Mushishi Zoku Shou 2

 
Fonte: Mangá
Gênero: Fantasia, Mistério, Sobrenatural. 
Diretor: Hiroshi Nagahama (Aku no Hana, Detroit Metal City)
Estúdio: Artland
Estreia: 19/10
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda parte de Mushishi Zoku Shou
 
Comentários:
-Mesma staff. Teve problemas de produção na primeira parte (adiaram bastante os últimos episódios) e nada impede que tenha na segunda também.

Yuuki Yuuna wa Yuusha no Aru

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, Slice of Life, Drama, Comédia.
Diretor: Seiji Kishi (Arpeggio of Blue Steel, Hamatora, Angel Beats)
Estúdio: Gokumi
Estreia: 16/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A história se passa em um universo próprio, no ano 300 da era dos deus (seja lá o que isso queira dizer). Ela acompanha a rotina de uma garota e suas amigas que fazem parte do “clube do Herói”, aonde elas tem que lhe dar com seres misteriosos chamados “Vertex” de um universo paralelo e impedir que destruam a terra.
 
Comentários:
Um tanto quanto engraçado que o conceito original desse anime venha do autor de Akame ga Kill (ele já produziu um bando de VNs leves também, mas mesmo assim….). Conceito/Cenário original é “normalmente” dar a ideia, a base do mundo e o começo. Um outro roteirista desenvolve algo mais completo apartir disso, que no caso é o Uezo (Arpeggio of Blue Steel, Akame ga Kill).



Trinity Seven

 
Fonte: Mangá
Gênero: Fantasia, Ação, Magia, Romance, Harem, Comédia, Ecchi.
Diretor: Hiroshi Nishikiori (Index 1 e 2, Azumanga Daioh)
Estúdio: Seven Arcs
Estreia: 08/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui

Sinopse: 
Arata é um pervertido – cara de pau – que entra em uma escola de magia em busca de respostas sobre o desaparecimento de sua amiga de infância. Lá ele aprenderá mais sobre a relíquia que carrega (o grimoire) e conhecerá um grupo de 7 bruxas, apelidadas de Trinity Seven.

Comentários:
Esse eu li o mangá faz uns anos. Essa obra é basicamente uma comédia com um plot envolvendo magias e vários twists. É meio zoado, então é difícil levar qualquer coisa a sério, mas fora a isso diverte. Tem uma alta dose de  ecchi/fanservice.
O estúdio é mediano, o diretor é mediano (muito experiente mas não é lá muito talentoso ou parece ter bons contatos). O trailer não anima muito em termos de valores de produção também, então não esperem grande coisa.

Ore, Twintails ni Narimasu

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sci-Fi, Comédia, Ecchi.
Diretor: Hiroyuki Kanbe (Oreimo)
Estúdio: Production IMS
Estreia: 10/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui

Sinopse: 
Protagonista ganha poderes que o dão uma armadura e o transformam em uma garota. Junto a sua amiga de infância e uma outra garota – que também tem poderes – ele ira defender a terra de monstros.
 
Comentários:
O diretor não é ruim (Oreimo é oreimo porque o material original é daquele jeito). Ainda assim o anime parece bem bobo e mais voltado a comédia e ação nonsense. O estúdio é mediano.

 



Gundam Build Fighters Try

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, Comédia, Mecha. 
Diretor: Shinya Watada (Gundam AGE)
Estúdio: Sunrise
Estreia: 08/10
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Gundam Built Fighters se passando 7 anos depois da S1.
 
Comentários:
Não é mais a staff da S1 (é uma bem mais fraca), nem o mesmo time de animadores. Portanto, não esperem a mesma qualidade técnica ou mesma quantidade de sakugas pela qual a S1 ficou conhecida.

Gundam: G no Reconguista

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha. 
Diretor: Yoshiyuki Tomino (Mobile Suit Gundam)
Estúdio: Sunrise
Estreia: 03/10
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garoto sendo treinado como piloto de mecha em uma estação espacial é atacado por um mecha diferente, o derrota e descobre que consegue pilotar esse mecha do tipo “G-Self”. Isso dará inicio a uma descoberta que irá mudar toda a historia.
 
Comentários:
Do aclamado criador da sério Gundam vem um reboot da série que promete renovar os fãs da franquia (será?). Nunca consegui gostar de Gundam nenhum (nem do famoso Unicorn), então não é minha praia. O diretor é super experiente e antigo na industria. O problema é que ele parece conservador até demais. Tudo no anime lembra os mechas dos anos 90, desde design de personagens, design de mechas, coloração, até a própria forma de direção pelo que vi do primeiro episódio que foi liberado da série. 

Cross Ange: Tenshi to Ryuu no Rondo

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha. 
Diretor: Yashiharu Ashino (Mahou Shoujo Tai, First Squad)
Composição: Tatsuto Higuchi (Sora wo Kakeru Shoujo, Bakumatsu Gijinden Roman)
Estúdio: Sunrise
Estreia: 09/10
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Princesa de um mundo aonde tudo é resolvido com magia é descoberta não podendo usar magia. Com isso ela é banida para uma ilha aonde isolam humanos incapazes de usar magia. Lá ela conhece várias garotas que lutam contra dragões usando robôs humanoides e acaba se juntando a elas (e perde seu cabelão T.T).
 
Comentários:
A série é produzida pelo diretor de Gundam SEED mas a staff em si não diz grande coisa. Ainda assim é da Sunrise, o que normalmente garante alguma qualidade na animação (atualmente, nem sempre foi assim). Eu sinto cheiro de algo muito fumado vindo disso ai (posso estar errado), mas a trilha sonora é tão chamativa e impressionante que não vou ter como não dar uma olhada nesse anime – prestem atenção a OST no trailer. Como curiosidade, a trilha sonora desse anime é composta por uma cantora (currículo), nunca tinha visto um caso assim.


Denki-gai no Honya-san

 
Fonte: Manga
Gênero: Comédia, Slice of Life.
Diretor: Masafumi Sato (Saint October)
Estúdio: Shin-Ei Animation
Estreia: 03/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
O protagonista trabalho junto a um bando de pessoas excêntricas em uma libraria especializa em mangás (Imagine Working!! em uma livraria).  
 
Comentários:

Um diretor experiente mas sem muitos trabalhos como diretor e um estúdio novo. Não faço ideia do que vai vir desse ai, mas muito provavelmente vou dar uma olhada. Me lembrou Working!! pelo trailer.



Amagi Brilliant Park

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Escolar, Harem, Romance, Drama.
Diretor: Yasuke Takemono (Hyouka, Haruhi, FullMetal Panic 2)
Estúdio: Kyoto Animation
Estreia: 03/10
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
O protagonista é um estudante auto-proclamado gênio, conhecido por ser bom em tudo que faz. Ele é “capturado” por uma aluna recém transferida que o leva a um parque de diversões abandonado. A dona do parque pede que ele seja o gerente do parque e o torne popular.
 
Comentários:

É da KyoAni, então é obvio que vai ser absurdamente bem animado. O diretor tem um currículo e tanto mas a obra em si parece uma comédia meio doidinha, ao invés de algo realmente sério. Achei o character design dos personagens bem bonito (da KyoAni só não curto o design da responsável pelo CD de K-on/Tamako e aqueles de Clannad). Vou dar uma olhada esperando que seja divertido e nada mais que isso.

Inou Battle wa Nichijou-kei no Naka de

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Romance, Fantasia, Sobrenatural.
Diretor: Masahiro Takahashi
Estúdio: Trigger
Estreia: 06/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Cinco membros do clube de literatura um dia ganharam extraordinários poderes sobrenaturais, sem explicação. Mas embora eles esperassem começar a se aventurar em batalhas com monstros, organizações secretas ou guerras, meio ano já se passou e nada aconteceu. Suas vidas normais continuam enquanto eles mantem a esperança de um dia serem tragados por um mundo de fantasia.
 
Comentários:

O diretor é um novato mas a obra tem um cara experiente da Trigger como diretor chefe e series composition (Masahiko Ootsuka), supervisionando o projeto todo. Ou seja, mesmo sendo uma adaptação de LN é possível de ter umas “loucuras” a lá Trigger, assim como acontece com a parte estética dos animes que o Shinbo – da Shaft – toca (se isso é bom ou ruim já é outra história ). O trailer tem uns cortes de animação bem bacanas então acho que vale a pena dar uma olhada nos primeiros episódios pra ver no que dá.
 
 

Shigatsu wa Kimi no Uso

 
Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life, Drama, Música, Romance, Escolar, Comédia.
Diretor: Kyohei Ishiguro (Danshi Tomoo)
Estúdio: A1 – Pictures
Estreia: 10/10
Episódios: 22
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui ou Aqui ou Aqui

Sinopse: 
Um prodígio do piano que perdeu sua habilidade de tocar depois que a mãe morreu encontra uma violinista cheia de personalidade (a loira). Encantado pela garota, ele começa a reganhar seu prazer pela música. 
 
Comentários:
A1-Pictures é um estúdio complicado por não ter staff fixa. Mas em compensação a Aniplex costuma escolher uma boa staff de freelancers para os projetos e dar um bom financiamento, além de disponibilizar animadores acima da média com quem ela tem contato. Kimi no Uso tem uma excelente diretora de animação chefe e parece ter conseguido contratar Megumi Kouno, uma animadora de sakugas de primeira (exemplos), que fez boa parte dos sakugas vistos em The Idolmaster e Yozakura Quartet. Inclusive, o primeiro preview do anime foi todo animado por ela (aqui). Mas se a animação parece que vai ser acima da média a parte da direção e roteiro ficam na dúvida. O diretor nunca dirigiu nada conhecido e o roteirista praticamente só trabalhou com series ecchi até hoje. Ambos vão ter sua primeira chance de se provarem. O mangá é premiado e parece ser bom pelo pouco que li. A produção parece estar muito adiantada pelo que me informei, a ponto deles já estarem animando o episódio 10 um mês antes do episódio 1 ir ao ar (pra dar uma ideia quando o episódio 1 do anime sai eles costumam estar animando o ep 3 ou 4 ainda, mais que isso a produção é considerada com bom cronograma e adiantada). 
Por último, o compositor é um problema. O histórico dele é bem medíocre e esse é um anime sobre música então…..vou esperar por um milagre. A OST dos trailers não está ruim mas não tem nada demais também.
Também vale notar que esse anime vai ter final fechado, terminando junto com o mangá.

Curiosidade: O diretor e diretor de animação chefe desse anime são casados.

Shirobako

 
Fonte: Original
Gênero: Slice of Life, Drama, Comédia.
Diretor: Tarou Iwasaki (Girls und Panzers, Witch Craft Works)
Composição: Mushiko Yokote (Genshiken, C3, Love Stage)
Estúdio: P.A Works
Estreia: 09/10
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Do diretor de “garotas fofas que pilotam tanques”, vem o “garotas normais que produzem animes!”. É mais ou menos isso mesmo. Um grupo de garotas trabalhando juntas para produzir um anime. Cada uma trabalhando em um setor diferente – animador, 3D CG, dubladora, produtor, roteirista.
 
Comentários:
Estou muito curioso pra ver esse anime. Minha maior duvida é se eles vão fantasiar muito ou vão fazer tipo Bakuman fez com a industria de mangás, mostrando várias coisas realistas sobre como funciona a produção passo a passo e mercado da coisa toda (mesmo que com uma romantização aqui e ali). O diretor teve uma senhora mão em Girls und Punzers e fez um ótimo trabalho com Witch Craft Works. Veremos como ele se sai nesse.

Sora no Method

 
Fonte: Original
Gênero: Slice of Life, Drama, Comédia.
Diretor: Masayuki Sakoi (Nedless, Neppuu Kairiku Bushi road)
Estúdio: 3Hz
Estreia: 05/10
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um grupo de amigas faz um desejo e um disco voador aparece nos céus de uma cidade, mudando a vida de todos do local para sempre.
 
Comentários:
Não faço ideia sobre o que exatamente vai ser esse anime, só sei que é do criador de Kanon e Sola.


Grisaia no Kajitsu

 
Fonte: Visual Novel
Gênero: Slice of Life, Escolar, Comédia, Drama, Mistério.
Diretor: Motoki Tanaka (Kiniro Mosaic)
Composição: Hideyuki Kurata (Oreimo, TWGOK, Tokyo ESP)
Estúdio: 8-Bit
Estreia: 06/04
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui

Sinopse: 
Garoto com passado misterioso vai para uma escola especial aonde só existem 5 alunas. Cada uma delas com motivos diferentes para terem ido para lá (traumas).
 
Comentários:
O diretor fez um bom trabalho em Kiniro Mosaic, mas agora vai ter que lidar com um gênero bem diferente. O diretor de animação chefe é muito bom e também é o responsável pelo character design oficial da VN (mais fiel ao original impossível). Graças a ele a staff conseguiu contratar dois animadores top do estúdio Dogakobo para serem os animadores principais do anime. O maior problema mesmo vai ser a velha questão de tentar adaptar a historia de uma Visual Novel enorme em poucos episódios. Eu joguei essa VN e se fizerem a parte introdutória rapidinho (são 15 horas só de introdução, mas é um saco em geral, dá pra cortar quase tudo e transformar em uns 3 a 4 episódios com o mais importante tranquilamente) e seguirem para apenas uma das rotas acho que até dá pra adaptar razoavelmente em 1 cour.

Girlfriend 

 
Fonte: Jogo de smatphone
Gênero: Escolar, Romance. 
Diretor: Naotaka Hayashi
Composição: Mushiko Yokote (Genshiken, C3, Love Stage)
Estúdio: Silver Link
Estreia: 03/04
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui

Sinopse: 
Adaptação de um jogo de Smartphone aonde você pode escolher entre mais de 100 garotas para serem sua namorada.
 
Comentários:
O jogo nem Plot tem, então o series composition vai ter trabalho pra inventar uma história. Imagino que vão usar X número de episódios para cada garota/rota.

Ushinawareta Mirai wo Motomete

 
Fonte: Visual Novel
Gênero: Comédia, Escolar, Romance.
Diretor: Naoto Hosoda (Mirai Nikki, Hataraku Maou-sama)
Estúdio: Feel
Estreia: 04/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma escola está sendo reconstruída e no velho prédio da escola – que está para ser fechado – começam a acontecer vários fenômenos paranormais. O protagonista é mandado para resolver a situação e acaba conhecendo uma nova garota recém transferida para o colégio.
 
Comentários:
Adaptação de uma VN desconhecida pelo diretor de Hataraku Maou-sama. Dado o estúdio e o resto da equipe eu não esperaria grande coisa. Esse diretor é bom mas ele precisa do ambiente e equipe certa para mostrar um bom serviço, o que ele não tem no estúdio “feel”, que é bem meia boca.

Daitoshokan no Hitsujikai

 
Fonte: Visual Novel
Gênero: Comédia, Escolar, Romance.
Diretor: Team Niko (Kenichi Konishi, Tomomi Kamiya, Asami  Sodeyama, Kaori Hayashi, Yu Nobuta)
Composição: Kiyoko Yoshimura (Akuma no Riddle, Last Exile)
Estúdio: Hoods Enterteinment
Estreia: 09/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A história desenrola-se na Shiomi Academy, uma prestigiosa academia com uma Daitoshokan (grande biblioteca) que rivaliza com a biblioteca nacional do Japão. Kyōtarō Kakei é um membro do clube da biblioteca que frequenta a Daitoshokan até que um dia encontra uma garota chamada Tsugumi Shirasaki…
 
Comentários:
Dale adaptação de VNs nessa temporada. O time não me atrai muito e o estúdio não é grande coisa. Parece a adaptação de uma LN bem random, mas vai que surpreende. O trailer não é muito animador no entanto.


Selector Spread WIXOSS

Fonte: Original
Gênero: Psicológico, Drama, jogo.
Diretor: Takuya Satou (Steins;Gate)
Composição: Mari Okada (AnoHana, Hanasaku Iroha, Aquarion Evol)
Estúdio: J.C Staff
Estreia: 03/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de infected WIXXOS da temporada de Abril.

Comentários:
Mesma staff, deve sair a mesma coisa. 

Akatsuki no Yona

 
Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Fantasia, Romance, Shoujo.
Diretor: Kazuhiro Yoneda
Estúdio: Pierrot
Estreia: 07/10
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma Princesa tem seu pai assassinado pelo primo – que queria a coroa –  por quem ela era apaixonada. Agora ela tem que fugir, com a ajuda de seu guarda costas, se quiser sobreviver.
 
Comentários:
O diretor é um novato e é do estúdio Pierrot, famoso por não conseguir manter uma animação consistente. Mas como a maioria das pessoas não nota ou liga pra esse tipo de coisa eu recomendo aos amantes de shoujo a dar uma olhada de qualquer modo, vai que a historia é boa e salva.


Ookami Shoujo to Kuro Ouji

 
Fonte: Mangá
Gênero: Escolar, Romance, Shoujo.
Diretor: Kenichi Kasai (Bakuman, Major, Aoi Hana)
Estúdio: TIO Animations
Estreia: 05/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui ou Aqui

Sinopse: 
Garota que fingi pras amigas que tem um namorado tenta evitar que sua mentira seja descoberta, pedindo a um cara que “parece” gente boa do colégio para fingir seu seu namorado. O problema é que na verdade ele só mantem a fachada de gente boa e na verdade é um sádico sem coração, que vai se aproveitar do pedido da protagonista para chantageá-la e trata-la como um cachorro.

Comentários:
O estúdio é novo mas o diretor é excelente. Nem faz o meu tipo de shoujo mas vou dar uma olhada só por causa do diretor. Ele é capaz de conseguir deixar o anime melhor que o original. Pelo trailer 2 a pegada já parece bem mais carregada na comédia que o original.

Donten ni Warau

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Histórico, Shoujo, Tragédia, Sobrenatural.
Diretor: Hiroshi Haragushi (Eureka Seven the movie)
Composição: —
Estúdio: Dogakobo
Estreia: 03/10
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A obra acompanha três homens que tem o serviço de transportar condenados para uma prisão.
 
Comentários:
Apesar de ser publicado em uma revista shoujo a obra parece ter pegada bem cômica e shounen-ai pelo trailer e sinopse (a Jessica aqui do blog inclusive me deu um sermão por eu achar que todo shoujo tem romance e tal T.T). O diretor é parte do estúdio Dogakobo, então mesmo não tendo tanta experiência é capaz de sair algo bom. A dogakobo está entregando obras com animação acima da média e boa direção desde Love Lab (Mikakunin e Gekkan Shoujo Nozaki-kun depois disso), não quero acreditar que é coincidência (assim como as obras da Bones também costumam sair acima da média…….descontem Soul Eater NOT!). 


Yowamushi Pedal 2

 
Fonte: Mangá
Gênero: Escolar, Esporte.
Diretor: Osamu Nabeshima (Sr.Gray-man, Zetman)
Estúdio: TMS Entertainment
Estreia: 06/10
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui

Sinopse: 
Continuação de Yowamushi Pedal.
 
Comentários:
Deve sair coisa similar a S1. O que não é muito bom do meu ponto de vista. A animação era bem fraca e entupida de CG. O roteiro…..não recomendo para quem queira um anime de esporte realista. Tirando a parte técnica que eles mostram quase todo o resto é bem fantasioso.


*********************


Tabelas informativas


Data de Estreia
Data Títulos
26/09 Terra Formars
02/10 Denki-Gai no Honya-san
Gundam G Reconguista
Danna ga Nani o Itteiru ka Wakaranai Ken
03/10 Selector Spread WIXXOS
Garo
Donten Ni Warau
04/10 Log Horizon 2
Madan no Ou to Vanadis
Ushinawareta Mirai wo Motomete
Fate S/N: Unlimited Blade Works
Cross Ange
World Trigger
05/10 Nanatsu no Tanzai (7 Deadly Sins)
Grisaia
Ookami Shoujo to Kuro Ouji
Sora no Method
Gugure! Kokkuri-san
Amagi Brilliant Park
06/10 Orenchi no Furo Jijou
Shingeki no Bahamut
Yowamushi Pedal 2
Inou Battle wa NIchijou-kei
07/10 Akatsuki no Yona
Trinity Seven
08/10 Gundam Build Fighters 2
Daitoshokan no Hitsujikai
Hitsugi no Chaika 2
Parasyte
09/04 Shirobako
Ore, Twintails ni Narimasu
Psycho Pass 2
Kimi no Uso
12/10 Girlfriend
16/10 Yuki Yuuna wa Yuusha de Aru

 

Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Orenchi no Furo Jijou
Shingeki no Bahamut
Yowamushi Pedal 2
Girlfriend
Inou Battle wa NIchijou-kei
Terça Akatsuki no Yona
Trinity Seven
Quarta Gundam Build Fighters 2
Daitoshokan no Hitsujikai
Hitsugi no Chaika 2
Parasyte
Quinta Denki-Gai no Honya-san
Gundam G Reconguista
Amagi Brilliant Park
Shirobako
Ore, Twintails ni Narimasu
Danna ga Nani o Itteiru ka Wakaranai Ken
Psycho Pass 2
Kimi no Uso
Yuki Yuuna wa Yuusha de Aru
Sexta Terra Formars
Selector Spread WIXXOS
Garo
Donten Ni Warau
Sábado Log Horizon 2
Madan no Ou to Vanadis
Ushinawareta Mirai wo Motomete
Fate S/N: Unlimited Blade Works
Cross Ange
World Trigger
Mushishi 2
Domingo Nanatsu no Tanzai (7 Deadly Sins)
Grisaia
Ookami Shoujo to Kuro Ouji
Sora no Method
Gugure! Kokkuri-san

 

Obs: Pode ter coisa errada nessas tabelas que montei já que algumas datas mudam então irei atualizar ela quando, e se, necessário.

****************
Vejam os trailers que linkei em cada anime ! Eles podem ser de mais ajuda para vocês decidirem o que vão “tentar” assistir do que os resmungos do redator (eu). Ainda mais porque a maioria das pessoas não ligam a mínima para aspectos de animação, direção, ect.

O que vou dar prioridade nessa temporada é Fate UBW, Madan no Ou, Shingeki no Bahamut, Chaika 2, Kimi no Uso, Shirobako e Grisaia. Mas claro, vou tentar assistir o primeiro episódio de quase tudo para ver se algo me surpreende.

Lista completa de animes da temporada de Outono -> Clique aqui.
 
E ai, já decidiram o que vão assistir ? opções não faltam.

Log de edições:
12/09 – Novo trailer de Inoue Battle adicionado (bem melhor que o anterior). Uma parte dos comentários sobre ele foi alterada também.
12/09 – Adicionado trailer curto de World Trigger.
12/09 – Adicionado número de episódios de Terra Formars.
14/09 – Novo trailer de 7 Deadly Sins.
14/09 – Confirmado diretor e número de episódios de  Danna ga Nani o Itte Iru ka Wakaranai Ken.
14/09 – Adicionado trailer e data de estreia de  Danna ga Nani o Itte Iru ka Wakaranai Ken.
16/09 – Adicionado número de episódios de Log Horizon 2.
17/09 – Adicionado trailer de Madan no Ou to Vanadis.
18/09 – Adicionado data de estreia de Psycho Pass 2 e comentários alterados. Urobucher está na staff.
18/09 – Adicionado trailer de Psycho Pass 2 com ED e OP.
20/09 – Número de episódios de Madan no Ou to Vanadis confirmado.
20/09 – Informações, comentários e estúdio de Log Horizon 2 alterados.
20/09 – Trailer de Log Horizon 2 adicionado.
20/09 – Trailer de Ushinawareta Mirai wo Motomete adicionado.
20/09 – Data de estreia de Kimi no Uso, Yuyuyu e Inou Battle confirmadas.
22/09 – Novo trailer de Shingeki no Bahamut.
24/09 – Adicionado Novo trailer de Sora no Method com OP e ED
24/09 – Adicionado trailer de Grisaia com OP
25/09 – Adicionado data de estreia de Doten ni Warau
26/09 – Novo trailer de Garo
26/09 – Novo trailer de Doten ni Warau
26/09 – Novo trailer de World Trigger adicionado
26/09 – Novo trailer de Terra Formars
26/09 – Novo trailer de Grisaia
28/09 – Novo Traler de 7 Deadly Sins
28/09 – Novo trailer de Kimi no Uso
28/09 – Novo trailer de Yowamushi Pedal 2
01/10 – Número de episódios de Chaika 2 alterado para 10.
01/10 – Número de episódios de Ookami Shoujo confirmado.
01/10 – Novo trailer de Trinity Seven com a OP adicionado.
02/10 – Shirobako confirmado com 24/25 episódios.
03/10 – Novo trailer de Madan no Ou to Vanadis (nesse tem ação)
03/10 – A estreia de Amagi Brilliant Park foi adiada em 3 dias.
03/10 – Adicionada sinopse de Shingeki no Bahamut e comentários alterados.
06/10 – Número de episódios de Sora no Method adicionado.

Relacionado:
Guias de temporadas passadas
Guia: Animação Boa x Animação Ruim, como diferenciar.
Primeiras Impressões – Temporada de Outono 2014