Impressões: Sword Art Online II #03 – Memórias banhadas a sangue

E depois de dois episódios bem adaptados o diretor pisa na bola (ao menos do ponto de vista de quem leu o original).
Quando li uma entrevista do diretor dizendo que queria aliviar a historia da Sinon fiquei meio confuso. Sem o passado dela nada da historia faria sentido afinal. Mas vendo o episódio suponho que ele quis dizer que não queria mostrar todos os fatos da vida dela por ser muito depressiva. 
Honestamente, fiquei revoltado com os cortes, já que alguns deles são importantes para exaltar desenvolvimentos da personagem no futuro. Vou tentar fingir que não li a light novel na primeira parte da análise e no final comento sobre as mudanças. 
Imagino que essa parte tenha sido chata para quem não liga ou não gosta de MMORPG. Aparentemente a build de agilidade está pior do que eu cogitei pelo episódio 1, já que pelo que o amigo da Sinon falou nem solar mais ele pode para conseguir dinheiro. Soubemos que a família dele tem um hospital, ele estudo para ser médico (sem muita vontade) e ect.
De resto foi mais a Sinon comentando de uma grande competição que vai ter em GGO na qual ela se inscreveu (metade dessa saga vai ser dentro dessa competição). 
Essa cena ficou meio estranha. A animação ficou ok mas achei os gritos da dubladora esquisitos (sei lá, talvez seja só coisa minha).
Sobre o flashback é meio irônico eu ter comentado sobre o protagonista de Akame ga Kill que não tem grandes problemas em matar e pegar um caso contrário em SAO uma semana depois. O caso dela, entretanto, seria o mais comum.
O objetivo primário do episódio foi uma construção para eventos futuros e explicar o principal trauma da protagonista: o medo de armas de fogo gerado pelo por um evento trágico. A parte interessante é como ela tenta resolver a situação.
Ao invés de fugir ela tenta enfrentar o problema (olha ela com a revista com imagens de armas), mas não consegue grande resultado, ao que parece. Depois por indicação de um amigo ela descobre GGO e começa a usa-lo como terapia para tentar se livrar de seu trauma. Achei estranho ela não ter problemas com armas no mundo online, mas a mente humana é um mistério então vou considerar que ela não consegue encarar as coisas do mundo online como reais (ela parecia ok olhando a revista de armas também).  
Pelo que dá a entender só ficar cercada por armas não resolveu o problema, só amenizou. Ela então passa a acreditar que se derrotar inimigos fortes dentro do jogo ela vai provar para si mesma que ficou mais forte – reparem que ela tenta pegar a arma no mundo real depois de lembrar que derrotou o cara do episódio passado. Não parece estar funcionando, mas ela não tem muitas opções fora continuar tentando. 
Gosto dessa cena. Foi inspirada em uma imagem da LN (aqui). Ela representa bem o psicológico fragilizado da personagem protegido pelo seu alter ego corajoso e imponente do mundo online.
Sinon é de longe a melhor personagem que o autor já criou. Ela é forte e fraca ao mesmo tempo. Ela tem uma personalidade forte e tenta superar sua fraqueza com tudo que tem a disposição, mas desaba de vez em quando. Como na cena em que ela cai na cama pedindo por ajuda, depois de constatar que sua tentativa de usar GGO para superar seu trauma não parece estar surtindo efeito.
Curiosidade. Reparem nessas falas. Uma é do episódio anterior e a outra desse episódio:
“Pelo menos no jogo, seja corajoso o bastante para avançar em direção as armas e morrer” – Ela fala isso para outro personagem, mas está possivelmente se referindo a ela mesma, que só consegue ser mais corajosa e encarar seus medos dentro do jogo.
“Se eu puder derrotar todos os meus inimigos e provar que sou a mais forte, eu tenho certeza que eu….” – De novo, ela acha que suas conquistas no mundo online vão resultar em um aumento de sua confiança e possível cura do seu problema com armas.
E o próximo alvo é…..
Esse episódio foi bem paradão. Não que tivesse muito jeito mas eu particularmente teria reduzido a parte do hospital com o Kirito – sendo assediado sexualmente por uma enfermeira – e dado mais tempo para Sinon (cortaram muito a parte dela se comparado a LN). De resto foi um episódio ok, nada excepcional, nenhuma sacada ou mudança inteligente da direção se comparada a Novel. O que é uma pena, porque seria uma material legal para se trabalhar nas mãos de um bom diretor. 
Não to dizendo que ficou ruim, foi transposição mediana, com muitos cortes, deixando apenas o básico do básico que o público tem que saber.
A parte mais interessante foi o cliffhanger do DeathGun travando a Sinon como alvo no final. E no próximo episódio finalmente vamos ver os dois no mundo online.

Avaliação: ★    ★ 

Light Novel X Anime
Esse foi de longe o episódio com mais mudanças e cortes se comparado ao original. E diferente das mudanças e cortes do episódio 1 as mudanças desse não foram positivas ao meu ver.
No inicio do episódio a Sinon tem um flashback daquelas garotas que estão praticando bulling. Ela foi amiga delas um tempo, até descobrir que elas só estavam se aproveitando dela, usando seu apartamento como segunda moradia e inclusive levando homens lá. Quando Sinon expulsa elas do seu apartamento elas revelam a historia dela ter matado um cara para o colégio todo (obviamente fazendo a coisa parecer pior do que na verdade foi) e a Sinon acaba isolada, com até mesmo os professores evitando ela. Plus, elas começam a encher o saco dela diariamente. (isso é só um resumo, se quiser ler a coisa toda é só ler esse capítulo da LN).
Sobre o passado
Quando ela tinha 2 anos de idade os pais dela sofreram um acidente de carro e o pai dela morreu. O veiculo caiu em um desfiladeiro e como o local era remoto o socorro demorou 6 horas para chegar. A mãe dela tinha quebrado uma perna e o pai sofreu vários ferimentos mais graves. Em resumo, a mãe da Sinon ficou vendo por seis horas o marido sangrar até morrer. Apos isso ela ficou psicologicamente perturbada e perdeu toda e qualquer memoria sobre o marido dela, regredindo para seus tempos de adolescente e adquirindo um leve retardo mental. A Sinon fala que sua mãe tratava ela como uma irmã mais nova ao invés de uma filha.
O climax do passado dela está no anime e não teve grandes mudanças. Um cara drogado entra na loja (ele baba e ainda fala de modo lesado, não tem como não notar), Sinon pula pra cima dele quando o sujeito aponta a arma para a mãe dela e……o mesmo que aconteceu no anime.
Depois disso o caso se espalho por toda a cidade onde ela morava e ela acabou isolada e sem amigos no colégio aonde estudava, já que todos pareciam ter certo medo dela. 
Uma das partes mais importantes é quando ela se lembra de consultas que ela teve com psicólogos depois do ocorrido. A maioria das consultas não adiantou muita coisa segundo ela comenta, e ninguém conseguia responder a duvida primaria dela. “O que ela fez foi bom ou ruim? Certo ou errado?”. (Isso é importante pra caramba no final, porque pularam isso?)
Sobre os resultados do jogo como terapia 

Na light novel a protagonista diz que desde que começou a jogar GGO os seus ataques de pânico diminuíram (ela não precisa ver uma arma, basta lembrar do ocorrido) e ela já consegue ver videos de armas no mundo real sem entrar em pânico. Acho isso importante para mostrar que embora longe de estar curada houve sim alguma melhora. Não faço ideia do porque cortaram esse comentário dela no anime.
Em resumo, a vida da Sinon é uma droga desde que ela era pequena e ela só tem um amigo. O diretor achou que seria drama demais e preferiu deixar só o trauma e o bulling, ignorando detalhes sobre a mãe dela, sobre o que aconteceu depois do acidente e sobre ela ser isolada no colégio. Não gostei da decisão, mas não posso fazer nada quanto a isso se não reclamar e deixar pra lá. Ainda assim recomendo a leitura do capítulo da LN referente a esse episódio para os interessados em algo mais completo (download aqui).
Extras
Na LN explica como ela conseguiu essa arma de brinquedo (só não lembro se é de plastico ou metal). Em resumo é uma arma de GGO para matar mobs. Ela ganhou como premio em um evento do jogo. Tem uma explicação longa na Light Novel sobre isso mas essa é uma das coisas que eles fizeram bem em pular, já que não se ganha nada sabendo disso e não tem grande relevância ao enredo futuro.

Olha o assédio dessa mulher. Se a Asuna vê isso……

Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.