Impressões: Sword Art Online 2 – Episódio 1 – Mundo de Armas

Basicamente uma introdução ao novo arco. Não era bem o que pensei que eles iriam fazer mas até que conseguiram se virar bem com a enorme quantidade de diálogo expositivo que abre essa saga.

Verdade. É um saco isso.
O cara se gabando sobre a mudança de build em GGO me fez lembrar de World of Warcraft. Joguei “WoW” por muito tempo, e me lembro que enquanto tinha gente despreocupada/casual que escolhia os talentos e itens quase que randomicamente tinha um povo hardcore que fazia diversas análises minuciosas de qual a combinação exata de atributos e talentos é melhor para sua classe (eu estava incluso ai). Isso gerou um exército de guias na internet do povo teorizando sobre “builds”(combinação de itens, atributos e talentos) que achavam melhor para cada classe e porque.
A explicação do anime foi bem mais simplória. Os stats mais valorizados simplesmente trocaram de agilidade para força. Isso é extremamente comum com a entrada de atualizações no jogo, já que os desenvolvedores estão sempre tentando balancear as coisas o máximo possível (e nunca conseguem). A build de agilidade é a mais forte, então eles enfraquecem ela e melhoram um pouco as outras para balancear. O resultado é que a build de agilidade pode perder valor e outra começa a se destacar como a mais forte. A diferença nem sempre é gritante, mas quando se fala em jogadores hardcore 5% de dano a mais pode ser a diferença entre a vitoria e a derrota.

No mais acho bem interessante o pessoal estar assistindo TV dentro do jogo como foi mostrado. As pessoas estão assistindo um programa de TV dentro de um mundo online e o próprio programa em si é feito de dentro do mundo online. Um futuro bem provável daqui a uns 10 a 15 anos eu diria.

E temos outro tipo de vilão comparado as outras sagas. O primeiro era um psicopata (simpático?), o segundo um vilão maligno/trash, e agora temos um vilão que gosta de teatralidade e quer chamar atenção. Espero que ele se saia melhor que os outros (sim, eu li a LN e sei como ele se comporta. Mas é assustador o poder que uma adaptação tem de alterar personagens pra melhor ou pra pior).
Melhor casal (haters gonna hate XD)
Os diálogos entre o Kirito e a Asuna foram estranhamente filosóficos em algumas partes – creio ter sido a parte mais lenta do episódio. Em geral soa mais como fanservice para os fãs do que algo realmente importante, mas ok.

Ok……essa cena foi estranha
Se esforçaram para deixar as explicações sobre a motivação do arco interessante (colocaram até uma animação bacana no meio da bala entrando no quarto do cara). Mas a exposição é muito longa e ai não tem animação auxiliar que salve completamente. 
Agora e se eu disser que na Light Novel essa parte é 2 a 3 vezes maior? Sim, eles cortaram muita coisa. Felizmente o resto não importava muito e não deve fazer falta mais pra frente (tinha explicação sobre como o VR evoluiu nos últimos anos, vírus desenvolvidos para realidade virtual e algumas outras informações. Um bom extra mas não é essencial saber).

O atrativo da coisa toda é o mistério. Se o novo capacete de realidade virtual é seguro o que está matando as pessoas e como? Na light novel ficam teorizando sobre formas deles terem morrido e resultados da autopsia mas não encontram nenhuma explicação plausível. No anime não perderam muito tempo nisso mas creio que o argumento ficou bem justificada. Os casos de mortes são bem isolados e parecem mais causa natural do que outra coisa.

A maior mudança da Light Novel pro anime ficou sendo terem colocado o encontro do Kikuosa com o Kirito como flashback dentro do encontro da Asuna com o Kirito. Na Light Novel o encontro com o Kikuosa acontece no inicio do livro e depois que vem o encontro com a Asuna (no qual eles mudaram algumas coisas, mas nada muito relevante).

Badass!
O fechamento na nova personagem seguido da Opening foi a parte mais movimentada no episódio. Agora é esperar o próximo – que deve focar nela (Sinon).

Em geral achei o episódio “ok” analisando isoladamente e “bom” analisando do ponto de vista de como o original foi adaptado. Não tinha muito o que fazer com esse diálogo todo. Explicações eram necessárias então cortar não era uma opção. O máximo que pensei que iriam fazer é trocar a ordem de alguns eventos pra colocar mais ação no início e deixar essa parte mais lenta e cheia de diálogos para o episódio 2 (a primeira impressão é a mais importante afinal). Em vez disso só deram uma enxugada na exposição pra conseguir encaixar tudo em apenas um episódio mais parado. Não é exatamente um problema, mas quem esperava um primeiro episódio mais tenso como o da primeira temporada com certeza vai ficar insatisfeito. Fora isso não vi nada que possa ser criticado como “errado” no episódio.

Avaliação: ★    ★ 
Extras


Welcome to the SAOTRIX

Na light novel assim como no anime o Kykuosa não diz quanto vai pagar a ele exatamente, mas sub-intendesse que é 300 mil yen (aproximadamente 3 mil dólares). Na light novel Kirito pensa que poderia comprar um processador de 24 núcleos que ele queria para o PC dele com esse dinheiro e ainda sobraria um tanto.

Essa foi boa. Então em um futuro não tão distante a Apple vai ter uma cópia do GoogleGlass XD.

SAO continua com cenários lindos (e pra reforçar esse aspecto ainda fazem um recap com um bando dos cenários da S1 no encontro da Asuna com o Kirito). A animação estava boa também mas não teve nada muito exigente nesse episódio pra realmente testar esse aspecto a fundo.

SAO WARS! Sério, tem alguém que não pensou “Star Wars!” quando viu esse corte?

A Opening ficou legal. Ainda prefiro a primeira mas essa ficou melhor que a de ALO. Além disso tem de longe os melhores cortes de animação dentre todas as openings de SAO até agora.
Creio que a interpretação seja bem fácil em geral. Só o Kirito brigando contra sombras (fantasmas do passado) e a Sinon afundando (em seus traumas) com o rosto do Deathgun ao lado que não iriam ser possíveis de interpretar por enquanto. Já o pessoal de ALO olhando pra frente e torcendo só vai fazer sentido lá para o episódio 6.

Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.