Guia da Temporada de Julho/Summer/Verão 2014 [Atualizado]

34 estreias da temporada de verão comentadas.

Atualizado: 01/07 (novos trailers, número de episódios confirmados e novos comentários)

Recomendo principalmente a darem uma olhada nos trailers, se gostarem do que viram peguem ao menos o primeiro episódio da obra para assistir. Tem também o Primeiras impressões da temporada, e o Terceiras impressões para ajudar nas decisões.

Marquei com um (*) os animes nos quais vejo mais potencial para agradar a maioria do povo nessa temporada, mas é mais pela diversão da aposta mesmo já que como quase todos que acompanham animes a algum tempo sabem muitas obras hypadas podem decepcionar e muitas mal faladas surpreender.

Sem mais delongas segue o guia da temporada (com sinopses e comentários levemente resumidos para manter a tradição dos guias do blog e economizar o tempo de vocês).

Sword Art Online 2 (*) 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Sci-fi, Drama, Romance. 
Diretor: Tomohiko Ito (Silver Spoon, Ocult Gaiden)
Composição: —
Estúdio: A1-Pictures
Estreia: 05/07
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
1 ano após os eventos da primeira temporada Kirito é contratado por um agente do governo para investigar casos de mortes em um jogo – chamado Guns Gale Online – que podem estar resultando em algumas pessoas morrendo no mundo real sem explicação aparente.

Comentários:
De longe o anime mais hypado da temporada. Já fiz um post bem extenso comentando sobre a staff (aqui) e outro falando dos eventos desse novo arco (aqui). Em resumo, essa season deve se sair melhor que a primeira temporada em termos de história e desenvolvimento dos personagens se o original for seguido. A animação deve estar no mesmo nível ou ainda melhor. Editado: A única duvida é o que eles vão fazer com esses 24 episódios, já que essa nova saga não comporta tudo isso (são só 2 Light Novels, na S1 usaram 4). Discuti as possibilidades mais prováveis no post sobre a staff (clique aqui).

Vale notar que a A1-Pictures está trabalhando com 5 animes nessa temporada (SAO 2, Black Butler, Aldnoah Zero, Persona 4 e Fairy Tail), então mesmo que os primeiros episódios de SAO comecem bem não vou me surpreender se aparecerem alguns episódios meio mal feitos no meio. O modo como a A1 trabalha terceirizando praticamente toda mão de obra evita que a qualidade caia em níveis absurdos como aconteceu com a Bones em Abril, quando tentou fazer 4 animes ao mesmo tempo (Captain Earth, Chaika, Soul Eater e Dandy em pre-produção), mas é obvio que conseguir tantos estúdios para terceirizar os episódios de 5 animes vai muito provavelmente prejudicar a qualidade, já que alguns episódios vão pegar bons estúdios com quem a A1 costuma ter contato mais frequente e outros uns estúdios mais meia boca que sobraram. Sword Art Online 2 será comentado semanalmente no blog pelo Marco (sim, estou falando de mim mesmo na terceira pessoa).

Akame ga KILL! (*) 

 
Fonte: Manga
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Tragédia. 
Diretor: Tomoki Kobayashi (Tears to Tiara, Sola, Utawarerumono)
Composição: Makoto Uezu (Arpeggio, Kore wa Zombie, Seikon no Qwaser)
Estúdio: White Fox
Estreia: 06/07
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um garoto sai de sua vila para tentar ganhar a vida como soldado na capital, mas ao chegar lá descobre que nada é como ele pensava. Desiludido com as atrocidades que presenciou ele resolve se juntar a um grupo de assassinos do exército revolucionário chamado Night Raid. 
 
Comentários:
Akame é meu mangá de ação preferido já faz alguns anos, ele adota uma postura bem diferenciada (e violenta) em relação a shounens normais, principalmente no que tange a batalhas e suas consequências. Espero que ao menos esse sentimento de tensão absoluta a cada embate sejam passados para a adaptação. A staff é mediana, como já comentei em um post de análise a respeito (aqui), mas o trailer ficou bacana. Editado: Sobre o número de episódios o final perfeito seria no capítulo 33.5 do mangá, mas tenho duvidas se vão conseguir chegar até lá com apenas 24 episódios (espero que sim). A outra possibilidade é um final original (espero que não!). 
Akame ga Kill será comentado semanalmente no blog pelo Marco.

Tokyo Ghoul (*) 

 
Fonte: Manga
Gênero: Ação, Sobrenatural, Terror, Psicológico. 
Diretor: Shuhei Morita (Freddom, Kakurenbo)
Composição: Chūji Mikasano
Estúdio: Pierrot
Estreia: 03/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um garoto tem os órgãos de um ghoul (criatura sobrenatural que come carne humana) implantados nele e acaba virando um “hibrido”, metade humano metade ghoul.
 
Comentários:
Esse aqui é um mistério. O diretor só tem no currículo animes curtos (OVAS) e a única coisa que se pode falar de positivo dele é que foi nominado a um prêmio por um desses curtas. Alguns alegam que ele é talentoso, mas porque um diretor talentoso que está trabalhando desde 2006 na industria só agora conseguiu um anime para adaptar?. De qualquer modo, se ele realmente tem algum talento essa será sua oportunidade para se provar. O responsável pela animação (chefe diretor de animação) é bom mas trabalhando no mal falado estúdio Pierrot fica a duvida se vão conseguir fazer milagre. A animação do trailer está acima da média mas já perdi as contas de quantas vezes fui enganado por trailers pre-feitos (feitos separadamente com cenas em qualidade muito acima da média do que as que se encontram no anime como um todo, ou então cenas da opening) então fica aquele duvida no ar, essa é a qualidade do anime em si ou só pedaços da opening ou cenas feitas especialmente para o trailer? Só descobriremos quando o anime começar.

Tokyo Terror

 
Fonte: Original
Gênero: Triller, Suspense. 
Diretor: Shinishiro Watanabe (Cowboy Bebop, Samurai Champoo, Space Dandy)
Composição: —
Estúdio: Mappa
Estreia: 05/04
Episódios: 11
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Após um ataque terrorista toda Tokyo é colocada em alerta  e uma grande mobilização é feita para achar os terroristas. Enquanto isso os dois jovens responsáveis pelo atentado continuam seu plano que envolve todo o japão.

Comentários:
Outra obra original do Watanabe que vão ficar hypando até sair o primeiro episódio (apesar de muitos estarem com um pé atrás dessa vez já que Dandy não foi exatamente o que a maioria esperava). Particularmente não gosto dos trabalhos originais desse diretor. Aprecio um clima sério e conciso nas obras de ação que assisto e as dele costumam ter uma pegada notória de nonsense. Vale dizer que a Yoko Kanno vai fazer a trilha sonora (para aqueles que apreciam o trabalho dela).

Rail Wars (*) 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Comédia.
Diretor: Yoshifumi Sueda 
Composição: Masashi Suzuki (Yushibuu, Seiken no Blacksmith) 
Estúdio: Passione
Estreia: 06/04
Episódios: 12/13 (não confirmado)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui 

Sinopse: 
Em um mundo aonde a linha ferroviária do japão não foi privatizada o protagonista da obra (que adianta eu falar o nome? você não vai lembrar XP) é colocado como trainee na força de segurança da ferrovia junto a um grupo um tanto quanto excêntrico. Agora ele tem que lutar para proteger a ferrovia contra extremistas que planejam privatizá-la (eu não julgo, eu só resumo as sinopses…..).

Comentários:
Com uma sinopse um tanto quanto estranha, um diretor novato, um estúdio novato e uma composição mediana é difícil prever o que vai sair desse aqui. Ao menos a animação está boa (no trailer) então espero que pelo menos consiga me entreter a contento.

Re:Hamatora

 
Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Poderes, Comédia, Drama.
Diretor: Seiji Kishi (Persona 4, Arpeggio, Angel Beats)
Composição: Kumagai Jun (Hamatora, Persona 4)
Estúdio: Lerche
Estreia: 08/07
Episódios:12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação de Hamatora.

Comentários:
Mesma equipe que trabalhou em Hamatora 1 só que com um estúdio diferente. É o mesmo estúdio de Danganronpa e Machine Doll (que tinham uma animação bem meia boca) então não acho que deva haver grandes melhorias na animação comparado a Season 1. Quem gostou da S1 deve ganhar coisa similar, quem não gostou fique longe da continuação porque dificilmente ela vai ser melhor.


Persona 4 Gold

 
Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Mistério, Jogo, Sobrenatural.
Diretor: Taguchi Tomohisa (Persona 3: Filme 2)
Composição: Kumagai Jun (Hamatora, Persona 4)
Estúdio: A1-Pictures
Estreia: 11/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Remake the Persona 4 com personagem nova.
 
Comentários:
Quem gostou do Persona 4 deveria dar uma olhada já que ao menos a animação vai estar um pouco melhor (ou não….com a A1 produzindo 5 animes ao mesmo tempo é difícil dizer). O diretor do primeiro Persona 4 ainda vai estar supervisionando tudo e o roteirista é um cara que trabalhou em vários episódios da primeira adaptação. Concluindo, deve ser similar ao primeiro.

Fate/kaleid liner prisma Illya 2

 
Fonte: Manga
Gênero: Ação, Magia, Comédia. 
Diretor: Masato Jinbo
Composição: Kenji Inoue (Fate Illya)
Estúdio: Silver Link
Estreia: 10/07
Episódios: 10 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Fate Illya.
 
Comentários:
Mudaram o diretor principal para um cara sem nenhum trabalho de direção solo (ele trabalhou na direção de episódio e storyboard da S1 no entanto e fez vários outros trabalhos ao lado do Shin Oonuma). O diretor anterior – Shin Oonuma, também conhecido como “versão softcore do Shinbo” – ainda está supervisionando o projeto. O resto da staff é a mesma. A primeira temporada teve uma boa animação de lutas em geral, creio que essa deva sair parecida nesse aspecto (agora se vai ter outra sakuga igual a do episódio 7 já é difícil dizer). 

Tokyo ESP (*) 

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Sobrenatural, Comédia.
Diretor: Shigehito Takayanagi (The World Gods Only Know 1 e 2, Kanamemo)
Composição: Hideyuki Kurata (The World Gods Only Know 1, 2 e 3, Nanana)
Estúdio: Xebec
Estreia: 12/07
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A protagonista entra em contato com um pinguim voador que lhe concede poderes sobrenaturais (atravessar objetos, igual a garota dos X-Men). Agora ela vai usar seus poderes para defender os moradores de Tokyo de diversas outras pessoas com poderes sobrenaturais que começaram a surgir.
 
Comentários:
Do mesmo autor de Garei. Acompanho esse mangá (do mesmo autor de Garei) e acho ele bem divertido, mas nada muito mais do que isso. A staff é bemmmmmm mediana então não esperem grandes coisas dele.

Black Butler: Book of Circus

 
Fonte: Mangá
Gênero: Fantasia
Diretor: Noriyuki Abe (Bleach)
Composição: Hiroyuki Yoshino (Magi, Accel World, Strike the Blood)
Estúdio: A1-Pictures
Estreia: 11/07
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Terceira temporada de Black Butler.
 
Comentários:
Não é mais staff da S1 e S2 então deve sair algo diferente (pra melhor ou pior). O diretor não diz muito e o composition tem trabalhos bons e ruins no currículo. 

Dramatical Murder

 
Fonte: Jogo
Gênero: Ação, Psicológico, Sci-fi, Shonen Ai.
Diretor: Kazuya Miura 
Composição: Touko Machida (Chaika, Idolmaster, Tears to Tiara)
Estúdio: Naz
Estreia: 11/04
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Protagonista(Aoba) é envolvido em uma trama de mistérios relacionados ao desaparecendo de pessoas ligadas ao jogo virtual chamado Rhyme.
 
Comentários:
Diretor sem experiencia em direção solo e um series composition razoável. Adaptação mediana? Apesar que o estúdio Nax não deixou uma boa impressão depois de Hamatora. O trailer até que não está ruim mas lembro que o trailer de Hamatora era bonito também, então isso não é um bom ponto a ser analisado. Vale lembrar que o jogo original é yaoi (contem pornografia homossexual) e o anime vai muito provavelmente ser um shounen Ai (contem fanservice para homossexuais), fica avisado.




Seirei Tsukai no Blade Dance (*) 

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Comédia, Romance, Ecchi.
Diretor: Tetsuya Yanagisawa (High School DxD, Sora no Otoshimono )
Composição:  Takao Yoshioka (DxD, Watamote, Serikei, Elfen Lied)
Estúdio: TNK
Estreia: 14/04
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
O protagonista é o primeiro homem a conseguir fazer contrato com um espírito (a garota de cabelo branco da capa) e agora vai ser obrigado a entrar em uma Academia feita originalmente só para mulheres – já que apenas o sexo feminino era capaz de fazer contratos com espíritos até então.
 
Comentários:
Mesma equipe de DxD, então o mais natural é esperar que sigam a obra a risca o máximo possível e a animação seja mediana com lutas medianas. Gostei do character design adaptado da LN. Esse eu vou ver só porque li a Light Novel e achei uma obra divertida. Boa mesmo ela só fica depois de uns 6 volumes, e como eles devem adaptar só uns 3 não espero que o anime seja grande coisa.

Momokyun Sword

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia, Comédia, Ecchi.
Diretor: Shinsuke Yanagi (Ro-kyu-bu SS)
Composição: Tsuyoshi Tamai (Ladies x Butlers, Strike Witches)
Estúdio: Project no.9
Estreia: 08/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui 

Sinopse: 
Garota ninja enfrenta demônios que invadiram o mundo aonde ela vive.
 
Comentários:
Olha essa staff, olha essa sinopse, olha esse trailer…….sério, pulem esse. Se querem um ecchi pra se divertirem tentem Seirei Tsukai no Blade Dance, ao menos ele se leva a sério e tem uma staff e estúdio descentes. 

 


Aldnoah Zero (*) 

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha. 
Diretor: Ei Aoki (Fate/Zero, Kara no Kyoukai, Garei-Zero)
Composição: Katsuhiko Takayama (Garei-Zero, Mirai Nikki, BakaTest)
Estúdio: Troyca/A1-Pictures
Estreia: 06/01
Episódios: 12 (split cour)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Sem Sinopse.
 
Comentários:
Historia pelo “Gen Urobuchi”(Madoka, Psycho Pass), direção de “Ei Aoki”(Fate/Zero), música por “Hiroyuki Sawano”(Shingeki no Kyojin, Guilty Crown, Kill la Kill), opening composta pela “Kajiura”(Fate/Zero, SAO) e cantado pela Kalafina(Fate/Zero Op 2). Não gosto de mecha mas não tem com não assistir isso! O mais fraco é o “series composition” mas ele não chega a ser ruim, tem trabalhos bons, medianos e alguns ruins. 

Shirogane no Ishi: Argevollen

 
Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha.
Diretor: Atsushi Ootsuki (To Love-ru Darkness, Working!)
Composição: Tatsuo Satou (Mouretsu Pirates, Rinne no Lagrange)
Estúdio: Xebec
Estreia: 03/07
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Historia de dois países que estão em guerra a muitos anos, até que o protagonista começa a pilotar um novo mecha chamado Argevollen que pode mudar os rumos da guerra.
 
Comentários:
Staff “interessante”, ainda mais levando em conta que o responsável pela composição do roteiro atua frequentemente como diretor. Pra quem curte mecha acho que vale dar uma olhada nesse ai. 

 
 

Space Dandy 2

 
Fonte: Original
Gênero: Comédia, Paródia, Sci-fi.
Diretor: Watanabe Shinishiro (Cowboy Bebop, Samurai Champoo)
Composição: 
Estúdio: Bones
Estreia: 06/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Space Dandy (o anime é composto por episódios soltos então mesmo quem não viu a season 1 pode ver a 2).
 
Comentários:

Mesma coisa da S1 com um episódio para cada diretor conhecido da industria japonesa poder trabalhar como quiser e mostrar sua individualidade . Alguns vão achar o máximo e outros vão detestar (estou no meio termo, meu motivo de não gostar é mais por causa da drenagem de animadores que esse anime causa).

Rokujyouma no Shinryakusha!?

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Harem, Romance, Sobrenatural.
Diretor: Shin Oonuma  (Kokoro Connect, BakaTest, Watamote )
Composição: Shogo Yasukawa (Neptune)
Estúdio: Silver Link
Estreia: 12/07
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um garoto com problemas financeiros é forçado a viver em um apartamento minúsculo devido ao aluguel barato. Ele descobre que seu quarto é assombrado por uma fantasma (já vi esse filme…..) e apartir dai garotas estranhas começam a aparecer em seu quarto uma atrás da outra. 
 
Comentários:

O “Shinbo light” dirigindo mais uma comédia/harém. Ele tem experiência de sobra com animes assim, alguns melhores, outros piores, mas nada ruim. Acho que vale a pena dar uma olhada (quem curte o gênero).


Sabagebu!

 
Fonte: Mangá (4-koma)
Gênero: Comédia, Slice of Life, Ação.
Diretor: Masahiko Oota  (Kotoura-san, Minami-ke, Yuri Yuri)
Composição: Takashi Aoshima  (Kanojo Flag, Yuri, Yuri)
Estúdio: Pierrot
Estreia: 06/07
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A trama gira em torno do “clube de sobrevivência”, que tem como atividades ações e treinamentos paramilitares. 
 
Comentários:

A staff nem é tão ruim mas a animação do preview e o uso das colorações é sofrível de ver. Se aventurem com cautela XD.

Francesca: Girls Be Ambitious

 
Fonte: Idol
Gênero: Comédia, Sobrenatural.
Diretor: 
Composição: 
Estúdio: —
Estreia: 06/07
Episódios: 24 (15 minutos)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Adaptação baseada em uma idol undead com o objetivo de promover uma cidade japonesa (é sério!).
 
Comentários:

Nada a declarar, olhem o trailer…….


Magimoji Rurumo

 
Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Fantasia.
Diretor: Sakurai Chikara (Little Busters)
Composição: 
Estúdio: —
Estreia: 09/07
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garoto pervertido usa um livro de magia, que encontra sem querer para invocar uma bruxa. Agora ele terá direito a pedir 666 desejos a ela, mas para cada um deles um pouco de sua força vital será drenada até que ele morra.
 
Comentários:

Bem, o último trabalho desse cara foi ser diretor assistente de Little busters. Tive o desprazer de ver a “quality” daquele anime então pra mim isso não é bom. A falta de um trailer não ajuda também. Aventurem-se por sua conta e risco.


Jinsei

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Vida escolar, Slice of Life.
Diretor: Keiichirou Kawaguchi (Mayo Chiki, Minami-ke)
Composição: Naruhisa Arakawa (Outbreak Company, Maoyuu, Yosuga no Sora)
Estúdio: Feel
Estreia: 06/07
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
O protagonista entra no clube de jornalismo do colégio e é alocada para a coluna de “aconselhamento” junto a outras 3 garotas que nunca conseguem entrar em comum acordo com o concelho a ser dado para os problemas e duvidas que são enviados para o clube.
 
Comentários:
A staff é bem experiente nesse tipo de obra slice of life/comédia então pode sair um anime divertido desse aqui.




Gekkan Shoujo Nozaki-kun (*) 

Fonte: Mangá 
Gênero: Comédia, Slice of life, Romance. 
Diretor:  Mitsue Yamazaki (Hakkenden)
Composição: Yoshiko Nakamura (Hiiro no Kakera)
Estúdio: Dogakobo
Estreia: 07/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui

Sinopse: 
A protagonista descobre que o cara que ela gosta no colégio é um desenhista de mangá shoujo e apartir dai começa a conhecer seu dia a dia e as pessoas com quem ele convive em na sua rotina de mangaka.

Comentários:
O Dogakobo apesar de não ser um estúdio tão conhecido entre a maioria é bom e possui vários animadores top de linha trabalhando quase que exclusivamente para ele (já produziu Mikakunin, Love Lab, dentre outros animes). A staff já é mais complicado dizer. Vi gente elogiando o diretor em seus trabalhos anteriores mas como eu não vi nenhum não posso confirmar. O series composition é relativamente novo também e não tem quase trabalhos no currículo. Pelo que li do mangá suponho que deva sair algo pelo menos mediano, mas pode surpreender.

 

Glasslip (*) 

 
Fonte: Original
Gênero: Slice of Life, Drama, Romance.
Diretor: Junji Nishimura (Nurahyon no Mago, Dog Days)
Composição: Junji Nishimura e Rika Sato 
Estúdio: P.A Works
Estreia: 03/07
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Historia de 6 estudantes do ensino médio que se encontram nas ferias de verão. A protagonista quer ser uma artesã que trabalha com vidro (dai o nome “glass” do título).
 
Comentários:
O diretor tem vários trabalhos mas nada muito elogiado, a series composition é uma novata que só foi vista antes no screenplay de Tari Tari então……pode até surpreender mas não é seguro esperar grandes coisas desse aqui (tirando uma boa animação).


Barakamon

 
Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life.
Diretor: Masaki Tachibana (Tokyo Magnitude 8.0, .hack//Quantum)
Composição: Pierre Sugiura (Oshiri Kajiri Mushi
Estúdio: Kinema Citrus
Estreia: 06/07
Episódios: 12 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um calígrafo acostumado a viver na cidade grande é isolado em uma pequena ilha e terá que se acostumar com a vida no campo. 
 
Comentários:
Slice of Life com uma premissa que lembra muito Silver Spoon. A equipe não é ruim e o estúdio é bom, então acredito que deve ser razoavelmente bem adaptado.

Hanayamata

Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life, Sobrenatural.
Diretor: Atsuko Ishizuka (Sakurasou, No Game No Life)
Composição: Reiko Yoshida (Bakuman, K-on, Non non Biyori, Girls and Panzer)
Estúdio: Madhouse
Estreia: 08/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A protagonista encontra uma garota com poderes sobrenaturais que quer ensina-la a arte da dança Yosakoi (dança da cultura japonesa). 
 
Comentários:
É da diretora de “Sakurasou” e “No Game No Life” que veem esbanjando talento nos aspectos relativos a direção em suas últimas adaptações. A sinopse não me atrai nem um pouco mas vou tentar ver um episódio mesmo assim.



Yama no Susume 2

Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life.
Diretor: Yusuke Yamamoto (Welcome to NHK, Aquarion Evol)
Composição: —
Estúdio: 8bit
Estreia: 09/07
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Yama no Susume. A primeira foi 12 episódios de 3 minutos, essa vai ser 24 de 15 minutos. É o “garotas fofas fazendo coisas fofas da temporada”.
 
Comentários:
Mesma staff da primeira temporada então deve sair coisa similar.


Hanamonogatari

Fonte: Novel
Gênero: Slice of Life, Sobrenatural, Drama, Comédia.
Diretor: Shinbo (Nisekoi, Madoka)
Composição: —
Estúdio: Shaft
Estreia: 17/08
Episódios: 5
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Continuação e última parte de Monogatari S2.

Comentários:
Mesma staff de sempre, mesmo anime de sempre. Talvez um pouco mais bem feito devido a Shaft ter mais tempo livre comparado as outras adaptações.


Love Stage!

Fonte: Manga
Gênero: Slice of Life, Comédia, Shonen Ai, Romance.
Diretor: Kenichi Kasai (Bakuman, Aoi Hana, Major)
Composição: Michiko Yokote (Nourin, Red Data Girl, Saint Seya: Saga de Hades)
Estúdio: J.C Staff
Estreia: 10/07
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um garoto que sonha em ser um mangaka acaba tendo que se vestir de mulher para uma participação em um show aonde um ator famoso se apaixona por ele e começa a persegui-lo.

Comentários:
Da-lê anime homossexual essa temporada. O diretor é bom mas desse eu não chego nem perto.


Futsuu no Joshikousei ga “Locodol” Yattemita

Fonte: Mangá
Gênero: IdolsSlice of Life, Comédia.
Diretor: Munenori Nawa (Kiss x Sis, Fortune Arterial)
Composição: Yuniko Ayana (Denpa Onna, Kiniro Mosaic)
Estúdio: Feel
Estreia: 04/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Historia de garotas que se tornam idols (meia-boca) representantes de uma cidade de interior.

Comentários:
Como é baseado em um 4-koma deve focar mais na comédia que slice of life mas o trailer não deixa bem claro qual o real foco. A staff é mediana.


Bakumatsu Rock

Fonte: Jogo
Gênero: Música, Idols.
Diretor: Itsuro Kawasaki (Ark the Lad, Sengoku Basara, Densetsu no Yusha)
Composição: Mitsutaka Hirota (New Prince of Tennis, X-Men)
Estúdio: Deen
Estreia: 02/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A historia se passa no meio do século 19 japonês. O governo usa “músicas divinas” cantadas por idols para escravizar as pessoas e qualquer música fora essas é proibida. Um grupo de jovens se une para libertar as pessoas com seu rock n roll (chorando sangue enquanto tento resumir a sinopse).

Comentários:
Me chamem de preconceituoso mas não vou analisar esse treco, olha essa sinopse! olha o trailer! Dai Shogun 2 vem ai!


Shounen Hollywood: Holly Stage for 49

Fonte: Novel
Gênero: Idols, Música, Slice of Life.
Diretor: Toshimasa Kuroyanagi (Say “I Love you”)
Composição: Ikuyo Hashiguchi
Estúdio: Zexcs
Estreia: 06/07
Episódios: 13 
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
A história foca em um grupo de idols “masculinos” chamado “Shounen Hollywood”.
 
Comentários:
A historia original é sobre um cara de 35 anos que trabalha em uma loja e é convencido a entrar em um grupo de Idols porque parece ter 17 anos. Parece interessante mas já foi dito que o anime não vai seguir o original então não sei o que esperar. O series composition é um novato e o diretor só teve um trabalho como “diretor” até hoje.

Ao Haru Ride

 
Fonte: Mangá
Gênero: Shoujo.
Diretor: Ai Yoshimura (Oregairu)
Composição: Tomoko Konparu (Nana, Kimi ni Todoke, Kaminai)
Estúdio: I.G Production
Estreia: 06/04
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garota que sofria bulling das colegas no fundamental por ser bonita resolve adotar uma nova imagem/personalidade para si mesma no ensino médio, de forma a evitar sofrer com a inveja das outras garotas novamente. No seu novo colégio ela acaba reencontrando o garoto por quem era apaixonada no ensino fundamental.
 
Comentários:
O mangá shoujo sem adaptação para anime mais vendido do japão atualmente. Não li o mangá para saber se é bom ou não mas com certeza darei uma olhada. O diretor é bem mais ou menos e se o trabalho anterior dele nos diz algo é que a animação desse anime não vai ser nenhuma maravilha. O composition já fez “Kimi ni Todoke” então não deve ter muitos problemas para adaptar outro shoujo. 

Sailor Moon Crystal

 
Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Fantasia, Shoujo.
Diretor: Munehisa Sakai (Suite Precure)
Composição: Yuji Kobayashi (Precure)
Estúdio: Toei
Estreia: 05/07
Episódios: 26 (bimensal)
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Reboot da série original com novo design que promete ser mais fiel ao mangá.
 
Comentários:
Um diretor e roteirista de anime de garotas mágicas para fazer um anime shoujo de garotas mágicas, faz sentido. O ponto negativo é que nenhum dos dois é muito experiente.

Free! Eternal Summer

 
Fonte: Light Novel
Gênero: Esporte, Slice of life, Ecchi (para mulheres).
Diretor: Hiroko Utsumi (Free!)
Composição: Masahiro Yokotani (Free!, Hataraku Maou-sama)
Estúdio: Kyoto Animation
Estreia: 05/04
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de “Free! Service”.
 
Comentários:
Mesma staff da S1 então deve sair coisa similar.


*********************


Tabelas de datas de estreia


Data de Estreia
Data Títulos
02/07 Bakumatsu Rock
Free! Eternal Summer
03/07 Glasslip
Shirogane no Ishi: Argevollen
Rail Wars
Tokyo Ghoul
Locodol
04/07
05/07 Sailor Moon Crystal
Sword Art Online 2
Aldnoah Zero
Shounen Hollywood
Sengoku Basara
Barakamon
06/07 Jinsei
Sabagebu
Space Dandy 2
Akame ga Kill
Gekkan Shoujo Nozoki-kun
Dramatical Murder
07/07 Ao Haru Ride
Momokyun Sword
Hanayamata
Re:Hamatora
09/07 Majimoji Rurumo
Yama no Susume 2
Love Stage!
Fate Illya 2
10/07 Tokyo Terror
Persona 4 Golden
Black Butler 3
11/07 Tokyo ESP
Nobunaga Concerto
Rokujyouma no Shinryakusha!?
14/07 Seirei Tsukai no Blade Dance
17/08 Hanamonogatari

 

Lançamento Semanal
Dia da Semana Títulos
Segunda Ao Haru Ride
Momokyun Sword
Hanayamata
Re:Hamatora
Seirei Tsukai no Blade Dance
Terça
Quarta Bakumatsu Rock
Free!Eternal Summer
Magimoji Hurumo
Yama no Susume 2
Love Stage!
Fate/kaleid Liner Prisma Illya 2
Quinta Tokyo Terror
Persona 4 Golden
Black Butler 3
Glasslip
Shirogane no Ishi: Argevollen
Rail Wars
Tokyo Ghoul
Locodol
Sexta Tokyo ESP
Nobunaga Concerto
Rokujyouma no Shinryakusha!?
Sábado Sailor Moon Crystal
Sword Art Online 2
Aldnoah Zero
Shounen Hollywood
Sengoku Basara
Bakaramon
Domingo Jinsei
Sabagebu
Space Dandy 2
Akame ga Kill
Gekkan Shoujo Nozoki-kun
Dramatical Murder

 

Obs: Tentei ajustar do horário e datas japonesas para o nosso calendário e horário local mas pode ter alguns erros.

****************
Nunca vi uma temporada de verão tão forte assim. O número de animes é enorme se comparado aos anos anteriores e tá cheio de obras de peso. Aquela fama da winter e summer sempre virem mais fracas que a spring/fall não está fazendo muito sentido esse ano (apesar de que a winter foi mais fraca mesmo).

Vejam os trailers que linkei em cada anime! Eles são mais importantes e podem ser de mais ajuda para vocês decidirem o que vão “tentar” assistir do que os resmungos do redator (eu). Olhar os nomes da staff e ver se o diretor fez coisas que você gostou antes também é uma boa pedida.

Lista completa de animes da Summer -> Clique aqui.
 
E ai, já decidiram o que vão assistir ? Da minha parte vou tentar assistir os episódios iniciais de tantos quanto conseguir (e que forem pertinentes ao meu gosto) e ficar com no máximo uns 15.

PS: Revisei umas 3x mas se encontrarem algum link errado me avisem por favor.

Log de edições:
19/06 – Adicionado trailer e data de estreia de Jinsei
20/06 – Novo Trailer de Gekkan Shoujo Nozaki-kun (bem mais animação que o primeiro)
20/06 – Novo trailer de Rokujyouma no Shinryakusha!? e data de estreia.
22/06 – Novo trailer de 1:30 de Akame Ga Kill
25/06 – Adicionado trailer de Magimoji Hurumo
25/06 – Adicionado trailer de 15s de Tokyo ESP
25/06 – Adicionado Trailer de Hanayamata
27/06 – Adicionado Trailer de Hamatora:Re
27/06 – Já haviam rumores mas agora é oficial, Kankolle foi adiado para temporada de Outono.
29/06 – Adicionado novo trailer de 2 mins de Sword Art Online 2
29/06 – Número de episódios de SAO 2, Akame, Aldnoah Zero, Persona 4, Black Butler, Blade Dance, Kyun Sword, Algevolon, Hanayamata, Glasslip, Free 2 e Nozaki-kun confirmados.
01/07 – Adicionado trailer de Black Butler: Book of Circus
01/07 – Adicionado novo trailer de Ao Haru Ride com preview da Opening
01/07 – Adicionado novo trailer de Aldnoah Zero com preview da Opening (lindona!)
01/07 – Adicionado trailer de Persona 4 Golden
01/07 – Adicionado trailer de Sailor Moon Crystal legendado com preview da Opening
01/07 – Adicionado novo trailer de Barakamon
01/07 – Novos comentários a respeito do número de episódios de Akame ga Kill e SAO 2.
11/07 – Adicionado novo trailer de Seirei Tsukai no Blade Dance
11/07 – Aldnoah Zero vai ter 12 episódios nessa season e outros 12 no início do ano que vem (split cour).

Relacionado:
Guias de temporada passadas
Primeiras impressões temporada de Verão 2014
Terceiras impressões temporada de Verão 2014