Impressões semanais: Yowamushi Pedal do 24 até o 28

-É assim que começa.

Primeira parte

-Só tenho uma coisa a dizer: abdômen, abdômen, abdômen, abdômen! Se você é uma pessoa que se irrita quando ouve alguém falando sobre maromba e exibindo os músculos, com certeza deve ter ficado impaciente com esses 2 episódios e alguma coisa, protagonizados por um cara virado no WHEY Protein e no Fly. Eu imaginava, contudo, que o único motivo de ele ter passado por tanto anabolismo muscular derivava da sua obesidade mórbida, mas parece que não foi bem assim…

Naruko parecendo o Pica-pau
-Pois é, a história dele não acaba ali, ainda tinha outro flashback que mostrou o motivo de ele ter se tornado marombeiro, que é basicamente…tornar-se um ciclista melhor. Dito isso, qualquer outro ciclista poderia ter feito o treinamento que ele fez e teoricamente se tornado tão bom quanto, mas isso é outra história. Um esportista ter músculos é uma vantagem meio redundante, já que todos eles uma hora ou outra inevitavelmente ganham músculos com a prática do esporte ou com treino em academia. Eu não recomendaria musculação antes dos 18 anos de idade também, mas fazer o que.

-Lembram do que eu disse sobre ele ficar cansado mais rapidamente que os outros? Esqueçam. Parece que ele treinou aeróbico também nesse meio tempo, o que explicaria sua resistência física, que acabou excedendo um pouco os limites do aceitável naquele pega pega intenso contra os sprinters do colégio Sohoku. Normalmente as pessoas atingem sua velocidade máxima de uma vez só na reta final, e não por “níveis” como se fossem sayajins. A forma como Yowamushi tentou racionalizar com capacidade pulmonar e resistência ao vento me pareceu um pouco fora de questão.

-Afora as racionalizações, Yowamushi estabeleceu definitivamente o seu modus operandi nas corridas sérias, que é tudo aquilo que vocês já viram em shounen desde os 10 anos de idade. Introduza o adversário mais forte que o protagonista, introduza uma reviravolta, um flashback e você tem a fórmula do sucesso. Yowamushi é um ciclo de corrida —>flashback —> corrida —> flashback em que as lembranças por si só de todo o esforço dos personagens é o bastante para aumentar a força muscular e a cadência dos competidores. Suas histórias variam um pouco, mas na essência não são muito diferentes umas das outras, podendo ser resumidas em “eu era um bosta no passado, mas treinei e superei os meus limites, e por causa disso vou ganhar a corrida”. 

-Considerei o desfecho justo, apesar dos “power-ups” em excesso. Se o maromba-man fosse derrotado simplesmente pelo fato de os dois terem mais força de vontade ou algo parecido seria menos verossímil, seja lá o que isso signifique em Yowamushi. Dizer que ele perdeu devido a uma decisão racional de se desviar de um cone nos últimos 20 metros ao passo que os outros dois não desviaram é uma boa forma de mostrar como uma minúcia como uma mudança de clima, um problema no equipamento, ou um acidente podem alterar o resultado de uma corrida. Isso também desmente a fama que os marombeiros tem de serem estúpidos, pois a estupidez não depende necessariamente do nível de testosterona.

Segunda parte

-DRAMAMUSHI PEDAL – estrelando Makishima e Toudou. Com isso, Yowamushi atinge patamares nunca antes alcançados de Bromance, para a alegria do público fujoshi (que não é pequeno). Nunca se viu tanto desespero em uma cena como se viu nessa, em que Toudou lamenta não poder competir com Makishima pela última vez, visto que o mesmo está responsável por conduzir o grupo em razão do atraso de Onoda. E a direção enfatizou esse aspecto trágico com presteza, com direito a um piano dramático ao fundo, um Makishima de cabeça baixa e um Toudou se sentindo romanticamente rejeitado pelo seu amiguinho. Isso, somado à lembrança da última corrida, na qual Makishima perde devido a furos em seus pneus, é o material de shippagem perfeito para quem curte shippar um cara com o outro.
-Ressalta-se, contudo, a diferença de estilos de cada um dos dois. Makishima possui uma personalidade mais peculiar e retraída, não sendo o tipo de cara que gosta de conversa fiada, sua escalada sendo extravagante e se destacando imensamente aos olhos dos outros competidores. Já Toudou é barulhento e exibido, vangloriando-se de uma fama que não possui, ao passo que sua escalada é silenciosa e sutil. Eu não sei se o autor fez isso de propósito (provavelmente sim), mas é como se eles atraíssem um ao outro por serem opostos.

Terceira parte

-E o que sobrou foi o Onodinha, com a incumbência de ultrapassar 100 corredores para alcançar o restante da equipe e puxá-los até o topo. Eu vi muitos comentários positivos no sentido da façanha que ele alcançou e negativos acerca do realismo da corrida, logo resolvi escolher um meio termo, utilizando conceitos de matemática e física. Bom, considerando que o Onoda levou 3 minutos para alcançar a equipe, segundo o Makishima, podemos estimar uma distância entre ele e a mesma e assim calcular sua velocidade média provável. Dependendo dessa distância, pode ser possível, difícil ou simplesmente impossível o Onoda conseguir ter feito aquilo. Vamos lá:
V=Distância/tempo 3 minutos=180 segundos
1km 20km/h
2km 40km/h
3km 60km/h
4km 80km/h
5km 100km/h
-Como podem ver na tabela, temos 5 valores possíveis em uma linearização perfeita. Caso a distância entre eles for de 1 ou 2 km, é perfeitamente possível que o Onoda tenha de alguma forma conseguido, considerando que sua velocidade máxima possa alcançar 50km/h. A faixa de 3 km é um valor muito difícil de ser alcançado, principalmente em uma subida. 4 e 5 km nem se fala, ele teria que estar com um veículo motorizado para conseguir essa façanha. Estimo que tenham se passado cerca de 10 minutos desde que o Onoda caiu e recomeçou a pedalar. Nesses 10 minutos, andando a 10km/h, os ciclistas podem ter se distanciado aproximadamente 1,66km, entre 1 ou 2km, o que tornaria o que o Onoda fez realizável para padrões de Yowamushi. Possível é, admitindo que todos os outros competidores sejam que nem os carros controlados pelo computador de Top gear, fáceis de passar, e que o time do Midousuji esteja segurando a barra em um ritmo bastante lento. O que me fez duvidar foi mais o fato de ele ter conseguido se equilibrar naquele espaço entre o que parecia ser uma calha e o asfalto.

-E falando no Midousuji, ele apareceu um pouco, mas foi só pra dar medinho. Achei que ele estava planejando vencer o intercolegial, mas vejo que não parece nem um pouco preocupado em garantir os checkpoints da equipe. Me pergunto o que esse doido está pensando.

Nota geral: 70/100