Impressões Semanais: Mekakucity Actors Episódio 3 – Mekakushi Code –

E aqui estão as explicações que vocês sentiam falta.

Enquanto os dois primeiros episódios de MCA pareciam ser mais um tipo de slice of life com os elementos anormais típicos do Shinbo, esse terceiro introduz de vez o fator sobrenatural que parecia flertar com série desde o início (o que parece ter agradado o pessoal que assiste o anime).

Ene era o foco do primeiro episódio, no segundo é Momo, aqui, de maneira mais indireta, Kido é personagem central do episódio assim o resto da Mekakushi Dan (Blinfold Gang). Como a mesma comenta, ela é um contraste da Momo, tanto em aparência e quanto na habilidade propriamente dita (de simplesmente, desaparecer, isso parece até habilidade de suicida, na boa). Kido é bem mais masculina, de personalidade e aparência, apesar de terem dado a ela um lado tanto tsundere.

 Enquanto Kisaragi Attention era uma música bem direta no ponto e sem muitas liberdades de interpretação, Mekakushi Code é muito mais vaga, o que permite uma adaptação um pouco mais livre. Isso acabou permitindo a brecha para as explicações dos poderes dos personagens além de uma segunda visão do que aconteceu na segunda metade do primeiro episódio.

Ainda não entendo por que ele desmaiou.

Outro detalhe é que a direção do Shinbo foi um pouco mais contida nesse episódio, se limitando a apenas distorcer as cores na segunda metade assim como na estréia (acredito que a intensão seja mesmo lembrar um pouco do estilo de arte do Shidu). Um dos problemas desse momentos mais “contidos” mas que ainda são típicos do estilo de direção é a passagem de frames rápidos, que na primeira metade do episódio, acaba desviando muito a atenção na hora que o telespectador teria que prestar se concentrar nos diálogos explicativos. Outro problema nesse é que apesar do estilo de animação ser legal e tudo mais, a revisão do character design deixou um pouco a desejar.

Isso foi quase um sakuga de close nos olhos?

Um ponto alto foi a inserção de Mekakushi Code como música de fundo na parte final do episódio. Além dela ter ficado ótima, não foi anti-climática como a anterior (apesar de lá a música completar mais o sentido do episódio) e nem atrapalhou a progressão da história. Imagino se vão refazer cada uma das músicas em cada episódio, o que seria um tanto interessante, apesar de eu não deixar de suspeitar que é uma estratégia para vender CDs.

Enfim, acho que a regra dos 3 episódios serve bem pro anime, já que o plot mostra pra que veio nesse ponto. Artificial Enemy, Kisaragi Atettetion e Mekakushi Code são músicas mais simples ou vagas demais para terem algum plot definido, então eu estou curiosa para ver como adaptaram as músicas que restaram.

EXTRAS:

As cenas pós enceramento contando a história do monstro são um easter egg que os fãs já devem ter sacado, porém ainda acho que é um jeito de economizar, já que encurta o tempo do episódio. É um pouco estranho, você vê aquele espaço sobrando no player e os créditos tocando. É que nem aquelas introduções gigantes nos episódios de Shingeki no Kyojin.

Novamente, ouve mudanças no enceramento,  mais discretas dessa vez, se limitando a traca de fontes do texto. Imaginem se a Shaft mudar um pouco em todos os episódios e depois nos Blu-Rays?

As poses da Kido no começo foram um tanto cômicas. Pareceu uma referência não intencional de Kill la Kill.

Dat selfie. Acho que Kano é meu favorito do clubinho dos olhos especiais. Além de sua música ser a minha favorita da série, a personalidade troll e design dele me agradam bastante.

Sinto que um estagiário foi demitido depois desse episódio.

NO PRÓXIMO EPISÓDIO:

Kagerou Days. Terceira música e a mais conhecida. Será que…?