Estará WIXOSS a imitar Madoka?

-Será ou não será? Ele é ou não é? Vai ter copa ou não?

-Antes de tudo, é altamente recomendável que quem for ler esse post já tenha assistido Madoka e esteja em dia com Wixoss. Como é uma comparação, logicamente há SPOILERS abaixo. Leia por sua conta e risco.
-No primeiro episódio de Wixoss, as similaridades estavam presentes, mas não pela forma como se desenrolavam os eventos, e sim pela tendência a se tornar uma obra com cenário mórbido e calamitoso, assim como pela semelhança das meninas nas cartas com Mahou Shoujos. Já no segundo episódio, a similaridade se aprofunda de um modo que não conseguiu passar despercebido pela minha pessoa. Vamos às comparações:

-Primeiro temos a personagem principal, Ruko (Kakuma Ai), que na sua insegurança se mostra muito similar a Madokinha no começo. Assim como Madoka achava que ser uma Mahou Shoujo era a coisa mais legal do mundo, Ruko se sente empolgada com o prospecto de participar desses jogos de cartas, justamente por considerar uma atividade sem risco algum. As duas cenas se referem a passagens semelhantes em que ambas as personagens refletem sobre o fato de não terem um desejo definido. Madoka quer se tornar uma Mahou Shoujo simplesmente por querer se tornar uma e achar que é legal, e Ruko também pouco se importa com o que irá pedir contanto que possa participar dos jogos.

-E então nós temos 3 cenas que em WIXOSS ocorrem em um espaço de tempo de 3 minutos, ao passo que em Madoka isso leva 3 episódios. Os contextos são diferentes, mas as atitudes são as mesmas. Sayaka/Yuzuki perdem a paciência com as inocentes e ingênuas Madoka/Ruko e as acusam de passividade perante as situações ocorridas anteriormente. “Você podia fazer algo, mas não fez nada” ou “Você parece não se importar”. 

-Se a Yuzuki já não parecia “sayakazada” o bastante, não precisou de mais do que essa cena para relembrar um momento parecido em Madoka Magica, em que Sayaka avista Hitomi e Kyousuke conversando amigavelmente um dia após Hitomi ter dito a Sayaka que pretendia se confessar para o garoto. Na segunda cena, Yuzuki vê o amor da vida dela (no caso o irmão) conversando com a garota que vende cartas, e em seguida dá a louca para cima de Ruko.

-Bom, a última cena marca o início de um conflito. Em Madoka, esse conflito se dá após Kyouko zombar de Sayaka por gastar seu desejo com outra pessoa que provavelmente nunca iria se importar com ela. Aqui, a Aoi não está nem aí e nem sabe que a Yuzuki curte um incesto (mas vai saber durante a batalha provavelmente, já que a Lrig dela aparentemente é capaz de ler mentes), mas o que faz as duas cenas convergirem é o estado mental de Yuzuki/Sayaka. Ambas estão passando por um momento de desilusão amorosa e essa frustração de algum modo vem a tona quando suas rivais aparecem precisamente no momento certo para a provocação surtir efeito. 
-Não estou considerando a diferença de contextos, apenas a semelhança entre momentos-chave e como o episódio 2 de WIXOSS praticamente recontou a história da Sayaka (tomando um pouco de liberdade na ordem dos eventos) em meros 3 minutos. E essa seria a reflexão: seriam essas cenas coincidentemente remetendo a eventos de Madoka uma espécie de homenagem, ou uma imitação simplificada? Estará WIXOSS tentando se tornar um segundo Madoka sem medir esforços para isso? Será que as semelhanças entre personagens irão acabar aqui ou veremos mais arquétipos inspirados na obra de Gen Urobuchi? Eu não vou afirmar nada porque obviamente quero tirar o meu da reta, mas esses indícios são interessantes e não pude deixar de nota-los. Comentem.