Top 5 Melhores Openings – Temporada de Inverno 2014

Apesar de um ou dois destaques essa não foi uma das temporadas mais fortes para OPs, mas ainda assim deu para destacar algumas coisas em um top 5.



Esse Top foi montado apartir da votação de dois membros do blog (Marco e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas esses 30 Openings estavam concorrendo: clique aqui.


Top 5 melhores Openings – Temporada de Inverno 2014


– “WOW!! Happiness Charge Precure” por Sayaka Nakaya – Happiness Charge Precure (8)

Tanaka – Eu cheguei a pensar em não colocar essa abertura em uma determinada posição unicamente para que o lugar dela ficasse garantido no top, mas mudei de idéia e acabei o fazendo, visto que seria interessante uma abertura de Precure figurando no top pela primeira vez. Sayaka Nakaya é uma idol do tão falado grupo AKB48, e esse é o seu primeiro single desde que ela “graduou” (ou saiu da banda). Não faço a mínima idéia de como era o trabalho dela como idol, mas se de agora em diante ela quiser se focar em cantar aberturas de mahou shoujo ao invés de músicas melosas que falam sobre amor e sei lá o que, tem todo meu apoio. Eu gostei pra caramba dessa nova abertura, pois ela tem um toque diferenciado em relação às últimas. Apesar de seguir o mesmo padrão refrão -> allegro -> adágio -> allegro -> refrão -> final, ela traz uma marca nova, meio que um brincation da vida. Percebe-se que ela se divertiu enquanto compunha a música, só repararam na parte do “Zing, zing, zing, zing, amazing” que não tem NADA A VER com a cena que está sendo mostrada mas caiu bem ali. A composição das cenas também foi bem bolada, com destaque para as trocas de figurino das 3 precures no espelho. Alegre, vibrante e contagiante, isso resume tudo.



– “Yowamushi no Hono” por DIRTY OLD MAN –  YowaPedal (12)

Marco – Excelente OP, fora a música ser empolgante (só o nome da banda que é meio….) foi muito criativo a inserção dos créditos dentro do cenário, usando placas, ruas, corrimão, ect. Se alguém achar o áudio estranho é porque o cara que fez o upload no youtube teve que gravar o som externamente no vídeo como forma de evitar que o youtube delete ele (mesmo motivo dele ter colocado o quadrado no meio da tela).

– “EX:FUTURIZE” por Yoko Hikasa – ZX Ignition (19)


Marco – Isoladamente tem a música que mais gostei na temporada junto a de Pedal. A animação em geral ficou boa apesar de pobre, a “câmera” (é só um modo de falar, isso não é um filme XD) fica tremendo ou em constante movimento para compensar o uso de quadros estáticos. O principal problema foi o uso de varias cenas do episódio 1 para cobrir buracos, isso não encaixou bem e fez a OP perder um pouco do brilho, ao menos pra mim. Colocar cenas chupadas de episódios do anime com personagens falando sem o áudio na OP é uma das coisas mais toscas que se pode fazer. 
Editado: os buracos da OP foram concertados depois do episódio 6 mas não foi possível encontrar a nova versão na internet, e portanto, tivemos que avaliar a versão 1. Na versão 2 todos os quadros estáticos ganham movimento e as cenas tiradas do episódio 1 são substituídas por animação nova feita só para a opening. Ficou ótima a versão completa, uma pena que não tenha um vídeo dela para eu compartilhar aqui, só baixando um dos últimos episódios mesmo. 

Tanaka – Idem, apesar de que não percebi que as cenas eram recicladas até o Marco ter falado de tão acostumado que estou a não pular essa abertura. A Yoko Hikasa tem um timbre poderoso, como visto no encerramento de Shingeki no Kyojin, provavelmente só a voz dela compensa pela opening cinematograficamente simples. 

– “Tomadoi Recipe” por Mikakuning- Mikakunin (19)


Marco – Uma das OPs mais simpáticas e movimentadas da temporada, a música cantada pelos próprios membros do elenco ficou perfeita e a animação 10. (Esse vídeo veio direto do canal da produtora então dificilmente vai ser deletado futuramente, todas as produtoras deviam fazer isso).

Tanaka – O que essa abertura faz muito bem é sintetizar a vida e o meio social das três meninas principais por meio de trocas de cenário de fundo e trocas de voz também das dubladoras, além de passar a mensagem para o telespectador de que a vida delas é muito divertida, tão divertida que elas se imaginam nesses cenários todos aí cheios de constelações, naves especiais, pirâmides e tudo o que se pode encontrar em uma aventura dentro de um sonho (reparem que elas estão de pijama em algumas partes). 

– “Goya no Machiawase” por Hello Sleepwalkers – Noragami (30)

Marco – Apesar de ter achada uma das melhores OPs da temporada eu classifiquei essa abertura como “pobre estilosa” quando a temporada começou, dado a falta de coloração (entendo o proposito artístico disso mas ainda prefiro colorido) e excesso absurdo de quadros estáticos, mas felizmente eles corrigiram isso posteriormente. Coloquei dois vídeos o primeiro é a versão 1 da abertura e o segunda a versão (2) modificada que que saiu alguns episódios depois com melhorias, deem play nos dois ao mesmo tempo para notar as diferenças. O segunda da movimentos mesmo que simples a quase tudo que antes eram quadros estáticos, tirando assim a impressão de trabalho barato que a OP tinha inicialmente (na primeira metade pelo menos). Fora isso a música e animação estão em perfeita harmonia nessa opening, ficou ótimo.

Tanaka – Eles aplicaram um filtro meio preto e branco e fizeram o cenário destoar dos personagens, às vezes em tom azul, outras em tom laranja, obviamente para dar destaque aos mesmos. Aliás, em alguns trechos da abertura, podemos ver câmeras e iluminadores deixando claro que os personagens são os astros principais do enredo e os holofotes se direcionam aos mesmos. Tem também um sinal de trânsito que muda de vermelho para verde como se dizendo “agora a ação vai começar, pessoal”. Em suma, o cenário é apenas o palco em que eles vão atuar e nada mais do que isso.
Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.

Sekai Seifuku – Opening divertida e com uma boa música.


Seitokai Yakuindomo 2 – Essa abertura tem que ser vista mais de uma vez (com legenda também seria bom mas infelizmente não achei) e de preferência pausando dada a velocidade da mudança dos quadros em algumas partes. Tem cenas engraçadíssimas se vocês prestarem atenção e forem pausando.

Nisekoi – Outra música agradável da Claris, a animação é ok, não só gostei das mudanças de filtro, totalmente sem propósito.

Wizard Barristers – Legalzinha, tem umas cenas de ação legais e a música não compromete (gosto da voz da LIA mas as músicas que ela pega pra cantar costumam ter uma puxada muito fraca no refrão).
Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
1
15
Noragami
Noragami
2
11
ZX Ignition
Mikakunin
3
8
Hapinnes Charge Precure
ZX Ignition
4
6
Yowapedal OP2
Yowapedal OP 2
5
4
Mikakunin
Sekai Seifuku
6
3
Kuroko no Basket OP 2
Wizard Barristers
7
2
Hamatora
Seitokai Yakuindomo 2
8
1
Sekai Seifuku
Nisekoi
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
Noragami
30
2
ZX Ignition
19
3
Mikakunin
15
4
Yowapedal OP 2
12
5
Hapinnes Charge Precure
8
6
Sekai Seifuku
5
7
KnB, Wizard Barristers
3
8
Hamatora, SnY*
2
9
Nisekoi
1

Recomendado: