Guia da Temporada de Janeiro/Winter/Inverno 2014

26 estreias da temporada de inverno comentadas.


Recomendo principalmente a darem uma olhada nos trailers, se gostarem do que viram peguem ao menos o primeiro episódio da obra para assistir. Estou atualizando o número de episódios semanalmente mas só deve estar 100% correto lá para metade de janeiro (já atualizei!), já que é a última informação que os estúdios costumam soltar.

Quem tiver interesse em informações mais detalhadas recomendo dar uma olhada no post de Terceiras Impressões aonde comentei o que achei dos 3 primeiros episódios de quase todas as obras listadas nesse post.

Sem mais delongas segue um guia da temporada de inverno (com sinopses e comentários levemente resumidos para manter a tradição iniciada no guia passado).

Wizard Barristers: Benmachi Cecil


Fonte: Original
Gênero: Ação, Magia. 
Diretor: Yasuomi Umetsu
Composição: Yasuomi Umetsu
Estúdio: ARMS
Estreia: 12/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Mundo aonde usuários de magia e humanos comuns convivem – e existem leis criadas contra o uso de magia, uma garota de 17 anos se torna a mais nova advogada de magos da história.

Comentários:
Ao que parece vamos acompanhar a rotina da garota do cover – que apesar de ser uma advogada, não fica sentada em um tribunal ou sala o dia todo, muito pelo contrário. As cenas de ação do trailer tão muito bacanas, agora é esperar pra ver se a história vai ser boa também. O Diretor é o mesmo de Kite e Galilei Donna. Vale dizer que ele não parecia nada a vontade em Galilei, aonde não sabia se dava um clima sério ou infantil a história. Esse parece mais seus estilo padrão (fora que além de dirigir ele também é o responsável pela composição da obra) então creio que ele vai se sair bem melhor nesse. Se o Adramalesh estivesse escrevendo os comentários ele provavelmente resumiria tudo em “vai ser foda ! porque quem canta a Opening é a LIA” XD.


Buddy Complex


Fonte: Original
Gênero: Ação, Magia. 
Diretor: Yasuomi Umetsu
Composição: Yasuomi Umetsu
Estúdio: Sunrise
Estreia: 05/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Novo anime de mecha da Sunrise. Dois caras se encontram, viram amigos e juntos vão embarcar em grandes aventuras dentro de robôs gigantes (sinopse versão “sessão da tarde”).

Comentários:
A sinopse real não diz nada com nada e a equipe de produção é a de Horizon (anime que realmente não gostei, apesar de admitir que foi bem competente no quesito técnico), o diretor é um novato então também não dá pra dizer muita coisa por ele. Quem gosta de Mechas é legal dar uma olhada, mas da minha parte vou pular.


Witch Craft Works


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Magia, Comédia, Romance. 
Diretor: Tsutomu Mizushima
Composição: —
Estúdio: J.C Staff
Estreia: 05/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garoto ordinário é salvo pela aluna mais popular da escola ,a qual ele descobre ser uma bruxa enviada para protege-lo de outras organizações magicas que querem tomar os poderes lendários selados dentro dele.

Comentários:
Eu li o mangá e é legalzinho (divertido de ler mas não tem nada que chame a atenção), apesar da estrutura e narrativa meio estranha que apresenta de vez em quando. A parte boa é que a equipe que está produzindo o anime é top (não posso dizer o mesmo do estúdio) então é capaz de deixarem a anime melhor que o mangá – se o orçamento colaborar. Pode surpreender mas não espere nada mais que uma comédia romântica divertida com um pouco de ação.


Sekai Seifuku: Bouryaku no Zvezda


Fonte: Original
Gênero: Ação, Fantasia, Comédia. 
Diretor: Tensai Okamura
Composição: Meteo Hoshizora
Estúdio: A1 – Pictures
Estreia: 12/01
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma loli – usando roupas minúsculas – comanda uma organização que quer dominar o mundo ! (hauhauhauhaha)

Comentários:
Não tenho ideia do que esperar desse ai, ainda mais que não saiu nenhum trailer relevante (grande e com muita animação). Vou dar uma olhada e espero que seja engraçado (sem ser nonsense demais). Não sei porque mas acho que esse vai vender, a proposta é tão diferente do habitual que pode dar certo comercialmente. O diretor é o de Darker than Black (um anime que gosto bastante) e Ao Exorcist (um shounen padrão que não me disse nada).


Noragami


Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Fantasia.
Diretor: Kotaro Tamura
Composição: Deko Akao
Estúdio: Bones
Estreia: 05/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um deus sem teto e sem adoradores se oferece para resolver problemas em troca de moedas de 5 yens (10 centavos), sonhando em um dia ficar popular e ter seu próprio templo.

Comentários:
Gostei muito do character design e os animes da Bones normalmente são bons (mesmo não fazendo muito sucesso em termos financeiros) então é um dos que com certeza vale a pena dar uma olhada. Ainda não dá pra dizer muita coisa mas pelo menos o trailer tá bacana.


Mahou Sensou


Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Fantasia.
Diretor: Yuzo Sato
Composição: Kazayuki Fudeyasu
Estúdio: MadHouse
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garoto do ensino médio com passado sombrio encontra uma garota de outra dimensão e em um incidente ela acaba o tornando um mago. Ele agora será obrigado a ir para uma escola de magia em outra dimensão.

Comentários:
Não gostei da mudança no character design que fizeram da LN para o anime (olhem o CD da LN), mas tem ação, magia e a Sena de Hanagai fazendo um bico, então estou dentro. E vale lembrar que por mais que a maioria das Light Novels tenham adaptações medianas/ruins (as de ação principalmente) ainda é possível se encontrar bons entretenimentos. Dado a equipe fraca da produção não acho que vai ser um sucesso mas vai pro teste dos 3 episódios, quem sabe não surpreende.


Hamatora The Animation


Fonte: Original
Gênero: Ação, Comédia. 
Diretor: Seiji Kishi
Composição: Jun Kamagai
Estúdio: NAZ
Estreia: 08/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Uma agência de detetives, cujos membros são “minimum holders” (humanos com poderes) é contratada para investigar um caso de assassinato cujo culpado pode ser um “minimum holder”. 

Comentários:
Parece interessante e tem um feeling de Durarara. O diretor é o Seiji Kishi que não é muito bem visto pelos fãs de anime, mas até que está fazendo um trabalho legal em Arpeggio (apesar da reclamação de alguns fãs do mangá). De qualquer modo, é mais um pra lista dos que vale a pena ver uns 2 a 3 episódios.


Toaru Hikuushi e no Koiuta


Fonte: Light Novel
Gênero: Aventura, Fantasia, Romance.
Diretor: Toshimasa Suzuki
Composição: Reiko Yoshida
Estúdio: TMS Enterteiment
Estreia: 06/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Príncipe sem reino (por causa de uma revolução) parte em uma jornada de vingança aonde encontrara diversas pessoas, que acabam por mudar sua perspectiva de vida, principalmente Claire, uma garota que virou o símbolo da revolução.

Comentários:
Não sei o que esperar desse aqui. A equipe é boa mas a historia não me chama muita atenção. De qualquer modo devo dar um olhada.


ZX Ignition


Fonte: Jogo de Cartas
Gênero: Jogo, Aventura, Fantasia
Diretor: Yamagushi Yuji 
Composição: —
Estúdio: Nipon Ichi Software
Estreia: 12/07
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Anime de jogo de cartas…….

Comentários:
Quem gostou de Yu-gi-Oh deveria dar uma olhada, já eu não me animo tanto, principalmente por causa do diretor, o mesmo de Crime Edge.


Nobunaga the Fool


Fonte: Original
Gênero: Ação, Mecha, Fantasia, Sci-fi 
Diretor: Hidekazu Sato 
Composição: Shouji Kawamori
Estúdio: Satelight
Estreia: 06/01
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Mecha de ação com personagens baseados (ou nomeados) em figuras histórias como Jeanne D’Ark, Leonardo da Vinci e Oda Nobunaga. A sinopse real não diz nada com nada então nem me dei ao trabalho de resumir.

Comentários:
Não gosto de Mecha mas pra quem gosta é algo que vale a pena dar uma olhada. 


Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Ren


Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Romance. 
Diretor: Tatsuya Ishibara
Composição: Jukki Hanada
Estúdio: Kyoto Animation
Estreia: 09/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Chuunibyou. Quem não viu a primeiro é sobre uma garota com síndrome da oitava série (alucinações sobre ter poderes) e um rapaz que  já sofreu da síndrome mas a largou quando entrou no ensino médio. Na segunda temporada a Rika vai ter uma rival amorosa (a de cabelo rosa da capa).

Comentários:
A primeira temporada foi divertida de modo geral (tirando aquele draminha forçado e romance super infantil do final….) e essa deve seguir o mesmo caminho.


Nisekoi


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance.
Diretor: Shinbo
Composição: 13
Estúdio: Shaft
Estreia: 11/01
Episódios: —
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garoto filho de um líder de uma facção criminosa é obrigado a fingir estar namorando a garota filha do líder da facção rival, como forma de unir e manter a paz entre as duas facções.

Comentários:
O mangá é bem legal – ou era, já que só vem decaindo desde o capítulo 50, aonde o autor parece ter ligado o “engromation mode”. De qualquer modo, o character design ficou bacana, mas vale lembrar que é o surtado estúdio Shaft que está produzindo o anime (muito famoso pelas bizarrices que ele faz em sua adaptações – isso não foi um elogio! ), então fiquem com o pé atrás. Na minha opinião a equipe de produção perfeita para esse anime seria a de Sakurasou, mas fazer o que….no mais gostaria que eles adaptassem até o capitulo 50, seria um bom fechamento. O problema é que precisariam de uns 24 episódios pra isso e parece que o anime não vai ter mais que 13 (já que o estúdio tem outro anime marcado para Abril).


Nourin


Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Romance. 
Diretor: Shin Oonuma
Composição: Michiko Yokote
Estúdio: Silver Link
Estreia: 11/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Um Gin no Saji com character design mais moe, ex idol e amiga de infância peituda.

Comentários:
To com o maior pé atrás nesse aqui. Mas sei lá, como temporadas anteriores provam, as vezes das piores sinopses saem as surpresas da temporada. Vou dar um olhada mas com certo receio. O diretor é o “Shinbo light” (aprendiz do Shinbo que emprega técnicas parecidas mas usualmente não tão exageradas e bizarras). 


Mikakunin de Shinkoukei


Fonte:
Gênero: Ação, Mecha, Fantasia, Sci-fi 
Diretor: Yoshiyuki Fukiwara
Composição: Fumihiko Shimo
Estúdio: Dogakobo
Estreia: 09/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique Aqui

Sinopse: 
Comédia sobre garota que ao completar 16 anos passa a morar com o noivo e sua nora na mesma casa.


Comentários:
O último trabalho desse diretor foi GJ-bu, que não fede nem cheira pra mim. O responsável pela composição da série é muito experiente e tem vários trabalhos de respeito como Kokoro Connect e Clannad. Não acho que vai sair grande coisa, mas como a equipe é razoável, vale a pena dar uma olhada.



D-Frag


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Harem.
Diretor: Seiki Sugawara
Composição: Makoto Uezu
Estúdio: Brains Base
Estreia: 07/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garoto com ar de delinquente com harem de garotas violentas.

Comentários:
Eu dei uma lida no mangá e achei bem engraçado. A Brains Base costuma adaptar bem as obras que pega então é um anime que vale a pena ver alguns episódios (ao menos quem curte comédia). 


Seitokai Yakuindomo Season 2


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia
Diretor: —
Composição: —
Estúdio: GoHands
Estreia: 04/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Seitokai Yakuindomo. Pra quem nunca viu, é sobre um cara que é obrigado a entrar para o conselho estudantil de uma escola que acabou de ficar mista e ainda possui maioria de mulheres. O conselho estudantil, no entanto, é formado por alunas muito doidas, que não perdem uma oportunidade de fazer piadas de duplo sentido com apelo sexual.

Comentários:
A primeira temporada foi engraçadíssima, as OVAS (tem 8 !) que dão continuidade a historia também foram muito boas e a segunda temporada não deve ser diferente.


Space Dandy


Fonte: Original
Gênero: Comédia, Aventura, Sci-fi
Diretor: Shinichiro Watanabe
Composição: Dai Sato
Estúdio: Bones
Estreia: 06/01
Episódios: 26
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Comédia sobre caçador de alienígenas.

Comentários:
Torcendo pra não ser nonsense, se não vai ser outro KLK pra mim, que vou dropar logo de cara. O diretor é conceituado (dirigiu Cowboy Bebob), mas isso, apesar de promissor, não quer dizer necessariamente que vai sair algo maravilhoso disso tudo (apesar de diminuir as chances de sair coisa ruim). Recomendo a não hyparem como muitos andam fazendo, afinal, hype faz mal a saúde e dificilmente é correspondido. Dito tudo isso, com certeza vou assistir a uns 3 episódios para ver no que isso vai dar.


Tonari no Seki-kun


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia
Diretor: Yuji Mutoh
Composição: —
Estúdio: Shin-Ei Animation
Estreia: 06/01
Episódios: 21
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Comédia sobre garoto que fica inventado maneiras diversas – e inusitadamente criativas – de se distrair durante as aulas, ao invés de prestar atenção na mesma (que exemplo…..).

Comentários:

Li um volume do mangá e sinceramente, achei muito chato. Esse anime nem o teste do primeiro episodio eu vou fazer.


Hoozuki no Reitetsu


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Fantasia
Diretor: Hiro Kaburaki
Composição: —
Estúdio: Wit Studio
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Comédia dark sobre a vida diária do assistente – super sádico – do senhor do inferno, que tem que ficar resolvendo diversos problemas administrativos que ocorrem no local diariamente.

Comentários:

Li alguns capítulos do mangá e honestamente achei bem chato. Pode ser que fiquei mais interessante na versão animada mas não coloco muita fé.




Gin no Saji 2


Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life, Comédia.
Diretor: Kotomi Deai
Composição: Taku Kishimoto
Estúdio: A1 – Pictures
Estreia: 10/01
Episódios: 11
MAL: Clique aqui
Trailer: clique aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Gin no Saji (Silver Spoon), que continua a historia de Hachiken, um aluno vindo da cidade grande que entra em uma escola agrícola japonesa.

Comentários:
A primeira temporada foi boa, apesar da direção mais ou menos do Tomohiko Ito. Mudaram o diretor nessa segunda então deve se notar algumas pequenas diferenças, tomara que pra melhor.


Inari, KonKon, Koi Iroha


Fonte: Mangá
Gênero: Slice of Life, Comédia, Romance, Sobrenatural.
Diretor: Toru Takahashi
Composição: Touko Machida
Estúdio: Production IMS
Estreia: 16/01
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Garota desajeitada do colegial recebe a ajuda da deusa raposa (otaku) de um templo, que lhe concede poderes de forma a ajuda-la em sua empreitada amorosa.

Comentários:
Leio o mangá e admito que não gosto muito (é lento demais e a protagonista feminina não tem apelo algum ou mesmo charme), só leio pra ver aonde vai dar a relação amorosa da Deusa raposa do templo com o irmão (coadjuvantemente) da protagonista, de resto eu pulo tudo XD. 


Wake-up Girls!

Fonte: Original
Gênero: Idols, Música, Slice of Life.
Diretor: Yutaka Yamamoto
Composição: —
Estúdio: Ordet
Estreia: 11/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: clique aqui

Sinopse: 
Empresa prestes a falir busca talentos para formar um grupo de Idols.

Comentários:
Se tem uma coisa que não suporto na cultura japonesa é essa coisa de Idols, então, estou fora de sequer ver o primeiro episódio desse aqui. Mas claro, tem gente que curte, boa sorte a esses, tomara que seja bom.


SoniAni: Super Sonico The Animation

Fonte: Original
Gênero: Slice of Life, Comédia, Música, Idol, Ecchi.
Diretor: Kenichi Kawamura
Composição: Yousuke Kuroda
Estúdio: White Fox
Estreia: 06/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: clique aqui

Sinopse: 
Dia a dia de uma estudante de cabelo rosa (com corpão), que trabalha como Idol para uma revista e e é vocalista de uma banda.

Comentários:
Honestamente, esse anime foi feito unicamente para promover um mascote da Nitroplus (a garota de cabelo rosa com o fone de ouvido). Duvido que saia algo que preste dai, duvido mesmo.



Maken-ki Season 2


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Ecchi, Romance, Lutas, Magia.
Diretor: Hiraku Kaneko
Composição: 
Estúdio: Xebec
Estreia: 15/01
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Sinopse: 
Segunda temporada de Maken-ki, ou seja, toneladas descomunais de ecchi e comédia com um pouco de ação. 

Comentários:
Não consegui terminar a primeira temporada então é pouco provável que eu assista essa. Pra quem curte muito ecchi vale a pena dar uma olhada. 


Saikin, Imouto no Yousu ga Chotto Okashiinda ga


Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Ecchi.
Diretor: Hiroyuki Hata
Composição: —
Estúdio: Project No.9
Estreia: 04/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: clique aqui

Sinopse: 
Garota é possuída por espirito de uma “irmã sixcon” e agora vai ser obrigada a realizar diversos atos pervertidos com o irmão para poder se livrar desse “espirito pervertido”. 

Comentários:
Eu li alguns capítulos do mangá. Tem um ecchi light e alguma comédia mas sinceramente não gostei muito. Em resumo, não coloco muita fé nesse anime. Vale notar também que o character design ficou bem fraco comparado ao do original.


Pupa

Fonte: Mangá
Gênero: Horror
Diretor: Tomomi Mochizuki
Composição: —
Estúdio: Studio Deen
Estreia: 10/01
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: clique aqui

Sinopse: 
Imouto pega uma doença e vira um monstro comedor de humanos. Para se manter controlada e na forma humana ela tem que comer a carne do seu irmão de tempos em tempos (como o irmão está vivo ? ele tem poderes de regeneração).

Comentários:
De longe o anime mais estranho (e esperado ?) da temporada. Tentem assistir o trailer e não sentir um certo incomodo na parte da mastigação.

*********************


Bom, é isso, para uma temporada de inverno essa está bem promissora, já que está, assim como a temporada de verão, são sempre as mais fracas por padrão (olhem a winter de 2013 => Cliquei Aqui, era difícil achar mais de 5 animes pra ver, nessa eu passo de 10 fácil). Minhas apostas ? Não aposto em nada, é um tiro nos escuro e quase sempre dá errado. Mas se alguém sem tempo de assistir tudo me perguntasse a quais animes vale a pena dar prioridade (assistir uns 3 episódios pra testar) quando a temporada começar, são os que eu coloquei na capa de abertura desse post (mais a segunda temporada de Seitokai Yakuindomo).

Por último, vejam os trailers que linkei em cada anime ! (principalmente os da lista de animes de ação que são os mais longos e interessantes por enquanto). Eles são mais importantes e podem ser de mais ajuda para vocês decidirem o que assistir do que os resmungos do redator (eu).

Lista completa de animes da Winter -> Clique aqui.

Relacionado:
Terceiras Impressões – Temporada de Inverno 2014 (3 primeiros episódios de 23 obras comentados)