Anunciada segunda temporada de Sword Art Online ! O que esperar ?

Trailer do anúncio, preview detalhado do próximo arco (como ? eu li a light novel) com as principais mudanças e novidades se comparado a primeira temporada (muitas!). E Expectativas e melhorias por parte da staff que eu espero para essa próxima season.

Como já era esperado por muitos foi anunciada a segunda temporada de Sword Art Online no final da OVA de 2 horas (uma mistura de recapitulação e fillers fanservice) que aconteceu nessa terça. Não deram uma data específica mas é para 2014 (provavelmente temporada de verão). O video do anuncio pode ser visto nesse link http://www.dailymotion.com/video/x192o2n .


Mas e agora, o que esperar dessa próxima temporada ?


Essa saga vai ser bem diferente das duas anteriores, então quem não gostou de Alfhein pode gostar dela, e a grande maioria que gostou de Aincrad pode torcer o nariz porque também não tem nada a ver com ela. 

– O main plot dessa saga é investigar e deter um player que “aparentemente” (não existem provas concretas) está conseguindo matar pessoas do mungo real através de PK no jogo Guns Gale Online. Kirito é chamado por um agente do governo (o que apareceu na OVA) para ajudar a resolver o caso.

– A saga Guns Gale Online ou GGO acontece dentro de um MMORPG de tiro, ou seja, esse jogo vai focar em tiroteios (coisa que a maioria dos animes japoneses não faz muito bem). O jogo também é focado em PVP e não tanto em matar bichos.

– Kirito nunca jogou um jogo de tiro e não tem curso rápido pra pegar o jeito. Ele então resolve pegar o item menos usado do jogo e com o qual está mais familiarizado, uma espada a laser (igual a de Star Wars) que serve basicamente para defletir balas (se você for bom o bastante para velas chegando – o jogo tem um sistema de assistência para ajudar mas ainda assim é difícil) e dar dano quando em proximidade com o inimigo. Ele também usa uma pistola como backup.

– O protagonista é randomizado com uma aparência afeminina (o char dele é masculino só a aparência que é afeminada). Como o char dele é transferido não dá pra trocar a aparência ,que acaba sendo apenas um recurso de roteiro para facilitar a aproximação dele com a nova heroína (o jogo só tem homens praticamente, ela viu uma mulher novata e quis ajudar).

– Kirito não é OP nesse novo mundo nem está com stats bugados (como em ALO). Ele transfere seu CHAR de ALO para GGO e distribui os pontos normalmente (Itens e dinheiro não são transferíveis, só level). Ele já começa no level máximo – para infelicidade de quem quer ver ele matando mob pra upar (ia ser chato pra caramba !). Ele continua com reflexos melhores que a maioria dos outros players, isso é um dom dele (tipo o Levi e a Mikasa de SnK serem super ágeis com o 3DGEAR) desde a primeira temporada e estará sempre lá.

– O fator morte no game está de volta mas agora um pouco diferente do que aconteceu em Aincrad (não vou dar spoilers). Mas ninguém fica preso, o protagonista vai ser visto entrando e saindo do jogo. 

– O character development é mais forte nessa saga, principalmente para a nova heroína, que não, não se apaixona pelo protagonista (ao menos na LN, no anime não sei o que vão fazer….).

– Asuna está presente mas é uma personagem de apoio externo (não entra no game). As outras personagens aparecem interagindo com a Asuna mas não tem foco algum (incluindo a pseudo-filha do casal principal, Yui).

– Essa saga continua com o modelo de batalhas rápidas, pelo menos no início. A parte final, no entanto, é um Battle Royal entre todos os Top players de GGO em um mundo fechado. É bem longo o conflito (vai dar uns 4 a 5 episódios) e tem varias batalhas.

– O fanservice é quase inexistente nesse arco, algo próximo a Aincrad (ALO é a saga com mais fanservice em SAO, que mesmo assim tem pouco comparado as Light Novels em geral).

-Essa saga é Linear e os personagens são bem desenvolvidos. O vilão é ok também. O que quero dizer é, se algo sair errado nessa saga a culpa é da direção e roteiristas porque eles tem um material bem superior ao das outras sagas na mão.

************

O que eu gostaria de ver diferente em aspectos técnicos

Se o character design ficasse igual a esse já estaria bom mas…..duvido muito….
– Uma direção e roteiro melhores. Muitos dos problemas do anime vieram do desleixo por parte da direção e roteiristas com detalhes importantes que não foram explicados (outros como o primeiro climax e o fanservice em ALO são culpa do autor mesmo). 

Esse mundo novo é ainda mais complicado que os anteriores, se não explicarem direito como ele funciona vai ficar bem ruim. Espero então que o Tomohiko Ito (diretor) tenha lido varias críticas sobre SAO (tem várias bem idiotas mas creio que ele vai saber filtrar) e repensado seu modo de fazer as coisas (ou ele começou a se achar por dirigir uma obra que ganhou fama mundial e …….ferrou). No mínimo a pressão agora é maior, antes ele tinha um anime de uma Light Novel relativamente popular nas mãos. Agora tem um anime super famoso e com a Light Novel em atividade mais vendida do japão. Pelo menos um pouco mais de cuidado e atenção ele deve tomar.

 – Characters Design menos MOE ! Os traços da LN são bem menos arredondados e bonitinhos que o do anime. Gostaria de um Character Design tipo o da imagem que abre o post, apesar de achar difícil (a A1 anda moelizando o character design de toda obra que pega pra adaptar). Editado: Já saiu o Character Design……ficou mais ou menos…..Kirito ficou menos afeminado, só deram um cabelão pra ele cliquei aqui para ver.

– Batalhas mais fluidas. A animação do primeiro anime de SAO ficou boa pro padrão TV mas ainda assim usavam muitos quadros estáticos no meio das lutas para economizar. Espero uma verba maior e uma animação de lutas mais fluida nessa nova temporada.


Por último…..


Estou particularmente curioso se vão ou não adaptar Mothers Rosário, o livro 7 de SAO. Ele é completamente diferente de todas as outras sagas e foca muito mais em slice of life/drama do que em lutas ou problemas em mundos online (pelo contrário, foca nas vantagens dessa tecnologia em áreas diversas). Nessa saga a Asuna é a protagonista e o Kirito só aparece de vez em quando como suporte. Quem queria algum desenvolvimento e background por parte dela vai ter seu desejo realizado.

Relacionado:
NeverGear (Sword Art Online) – Uma realidade não tão distante
Review : Sword Art Online