Stella Jogakuin Koutou-ka C³-bu – É não foi dessa vez… de novo

Bem que tentaram ser Girls und Panzer, mas não conseguiram. É, Gainax, não foi dessa vez.

Oi, sou o Ketsura, quem tem Twitter deve me conhecer, quem não tem também, já que todos os países de língua portuguesa devem ter ouvido falar de mim. Quem não conhece, só precisa saber que eu amo Sci-Fi tanto quanto amo as fofas, e falou mal das fofas, mexeu comigo. A não ser essas fofas.
Stella Jogakuin Koutouka C3-Bu é um anime de 2013 produzido pelo semi-finado estúdio Gainax, baseado num mangá de 2 volumes que ninguém conhecia e eu não sei nem quem é o autor, e tem uma versão nova que está em andamento. A história fala sobre Yura Yamamoto, uma jovem que acaba de entrar no ensino médio do colégio feminino Stella, quando Sonora Kashima a convida para fazer parte de um clube chamado C3. Sonora é uma estudante do terceiro ano que acabou de virar a nova presidenta desse clube que é um voltado para jogos de sobrevivência militar. 

Há quase um ano, estreava na televisão japonesa a maior surpresa de 2012, Girls und Panzer, apelidado carinhosamente de Cocotas e Tanques. O anime se tornou um dos meus favoritos da temporada rapidamente; um anime calmo, tranquilo, com boas personagens e com bastante ação em um jogo que normalmente só vemos homens.

Se formos avaliar a partir daí, a fórmula de C3-bu é a mesma. Somos apresentados a uma protagonista indefinida, mas que se tornaria a melhor jogadora do clube, e não é para menos essa comparação, já que Stella veio menos de um ano depois do sucesso de GuP. A fórmula está ali, tinha tudo para ser bom, mas o que aconteceu? Afinal, por que o anime que quando começou eu tinha boas expectativas, terminou comigo nem sentido falta.

O primeiro ponto que temos que avaliar aqui é a protagonista. Ela no início era bem bonitinha, eu até gostava dela (apesar de eu preferir a Honoka), o problema veio depois, tudo começou no episódio que a Yura cortou o cabelo.

Meu problema todo com esse ato se deve ao fato de que:
1- Ela ficou feia de cabelo cortado
2- Cabelo dela já era curto, dica
3- Ela ter cortado o cabelo só piorou o personagem

Como podem ter notado, os dois primeiros pontos são pura questão pessoal, mas o 3º nem tanto. A pergunta aqui é: como diabos um cabelo influenciou tanto em uma personagem? Quando começou ela era fofinha, bonitinha, como eu disse, mas após esse corte ela começou a ficar… Retardada.

Normalmente eu ignoro protagonistas assim, a diferença é que geralmente eles estão em histórias de… harém, em harém eu entendo que protagonistas precisam ser bananas para poderem ser facilmente substituíveis, para mostrar que até um banana tem chance de ter um parceiro com corpo mais sensual.
Não estou pedindo que a Yura fosse uma personagem com puta psicológico, daqueles que os pseudo-cults adoram fapar nos animes deles, mas que fosse uma personagem normal, afinal, os primeiros episódios são bem divertidos, bobinhos, com um clima leve, até que a personagem resolve virar depressiva.

Nisso o anime começa ir de mal a pior, vira uma chatice só, mesmo com competições, não me sinto me divertindo ver as personagens ali, coisa que Girls und Panzer fazia muito bem, as lutas de tanques eram extremamente legais de se assistir, e isso me fazia ver toda semana e ainda xingar se rolasse atraso.

O desenvolvimento daqui é fútil, uma merda, uma bosta, qualquer adjetivo que você achar para definir ruim, fica muito, mais muito chato, e isso demora para melhorar, o anime só volta a ficar divertido lá no episódio… 10, ou seja, pertinho do final, assim dizendo, muito tarde para tentar ajeitar a merda que fizeram.
O pior de tudo é que eu acho as personagens bem mal desenvolvidas e utilizadas, elas são o que eu chamo de “Principais Secundárias”, que seriam personagens que por mais que sejam protagonistas, elas não tem muito desenvolvimento, elas apenas estão ali, mas você conhece pouco elas, tu não consegue odiar e nem amar elas. A meu ver, aliás, a explicação de eu gostar da Honoka, é puro fap mesmo, acho a mais bonita dali e a que eu pegaria caso fosse 3D, e é por isso logo minha favorita, já que a personalidade (mesmo que pouco desenvolvida) me agrada.

Enfim, como esse anime vendeu míseras 256 cópias de BD (!!!) não terá S2 de forma alguma, logo, não tenho o que me incomodar mais com esse anime, só posso dizer: é, Gainax, não foi dessa vez, na próxima lembrem de não por uma protagonista irritante como a Yura em um anime que devia ser pura diversão, isso nunca daria certo.