Impressões semanais: Yowamushi Pedal 4/Machine Doll wa Kizutsukunai 4


Machine doll wa Kizutsukunai 4

Vou ser sincero, essa luta foi horrorosa. Eu não estava esperando o Sakuga do ano, é claro, mas a direção parece ter tentado “fazer um pouco de tudo” e o resultado foi uma mistura de Cgs aleatórios, linhas de movimento e animação 2d totalmente desequilibrados. Não sei quem dirigiu esse episódio, mas espero que essa pessoa não chegue perto de nenhum dos meus futuros animes prediletos.
Outro problema foi entender o que raios estava acontecendo na luta. Toda vez que Yaya se encontrava em apuros Raishin conjurava uma espécie de feitiço e por alguma razão ela ficava mais rápida/forte.
típica animação de luta do episódio
E o clímax então foi a gota d’água. Conhecem aquela sensação em que alguém inicia uma abordagem em termos técnicos do nada e a dúvida recai sobre praticamente todos que estão assistindo? Pois é, foi essa sensação que tive ao ouvir a explicação de que “o circuito mágico da Yaya se misturou à magia” ou coisa parecida. Declaro solenemente que automatons ultrapassaram meu escopo de compreensão, visto que eles podem se transformar em água e fazer coisas que um mero boneco não poderia fazer.

Em suma foi uma luta técnica, o que não é ruim por si só, mas quando temos que considerar elementos novos de um universo que pouco conhecemos surgindo o tempo todo, é difícil vibrar, torcer por alguém ou sentir alguma emoção (a animação pouco ajudou nesse quesito).  
Típico vilão que ri quando está ganhando e se desespera quando está perdendo
Aquele flashback antes da luta me pareceu fora de lugar. Seria melhor se ele fosse encaixado depois da mesma, daria um efeito de conclusão mais poderoso. Digo, todos estavam esperando a luta começar e eles inserem um flashback do nada, o que é completamente brochante. Mas gostei da justificativa, fez sentido, achei que o Cannibal Candy havia invadido o quarto dela ou coisa assim para colocar os circuitos lá.
Nota: 50/100

Yowamushi Pedal 4

Episódio de introdução do novo personagem de cabelo vermelho cujo nome não consigo recordar, mas cuja personalidade me agradou. Se o Onoda não fosse o personagem principal, pode-se ter certeza de que o novo seria a segunda opção. E o time dos Power Rangers vai ficando completo com Onoda (o amarelo, representando inteligência e felicidade), Imaizumi (o azul, representando calma e seriedade) e o novo personagem (o vermelho, representando confiança e otimismo).
Tematicamente o episódio não apresentou nada de novo ou interessante. Se tratou de uma perseguição desnecessária a um Camaro amarelo com bicicletas + poder da amizade + cabeludinho querendo devolver uma guimba de cigarro para o motorista porque levava o estado de conservação de uma bicicleta muito a sério.
Apesar do contexto ter sido desnecessariamente fútil, houveram ainda aspectos positivos, e o primeiro deles é Naruko (agora eu sei o nome dele), o novo personagem. Ele é aquele personagem em que todo mundo quer se inspirar, carismático, sociável, gente boa e extremamente determinado, exceto quando o assunto é dinheiro. Ao contrário do Imaizumi, que é RICO, Naruko aparenta ser aquele ser um daqueles arquétipos que tem 6 irmãos em casa pra cuidar, lava roupas, faz comida e blablabla. Ah, mas quem disse que ele é apenas a mistura dos arquétipos cabeça-quente + irmão mais velho confiável. Nada, como todos os personagens em Yowamushi Pedal, ele é versado em todos os conhecimentos teóricos acerca do ciclismo com a incrível capacidade de medir rotações por minuto COM OS OLHOS. Curti ele, no geral.

A parte didática dessa semana é algo que eu já sabia, mas é sempre bom relembrar. A principal desvantagem de uma bicicleta é o que foi destacado, o vento. O vento é um fdp de um adversário quando se trata de andar de bicicleta, principalmente em rodovias. É realmente um saco, e infelizmente ainda não tive como testar o método de “proteção” que cria um vácuo atrás do ciclista na dianteira, mas ainda irei.
Caloteiro desgramado esse Naruko, usou a bala como desculpa pra não ter que pagar os 1000 yenes que devia xD
Nota: 63/100