Primeiras Impressões: Golden Time

Provavelmente o anime que irá ter o casal mais fofo do ano.

Golden Time é originalmente uma light novel escrita pela Yuyuko Takemia, mesma autora de Toradora. A adaptação esta sendo feita pela J.C Staff (Toradora, To Aru Majustsu no Index, Sakurasou) e conta com a direção da Chiaki Kon (Umineko, Higurashi) e o roteiro pelo Fumihiko Shimo (Clannad After Story, Kanon 2006 ).

Historia

Banri Tada é um recém-universitário de direito. Em seu primeiro dia de aula o mesmo se atrasa e após alguns acontecimentos acaba conhecendo o jovem Mitsuo Yanagisawa que também faria direito na mesma universidade. Eles logo começam a se darem bem e no mesmo dia Banri descobre uma que Mitsuo tem uma “namorada”, seu nome é Kouko Kaga, e a mesma apresenta um “pequeno probleminha” no que se refere a sua relação com Mitsuo. Outros personagens irão eventualmente aparecer na historia e formar o circulo social de Banri e possivelmente teremos um triangulo amoroso, se não até quadrado.

Kouko Kaga, também conhecida como Stalker-chan.


Golden Time não foge de suas raízes do roncom, mas ao menos tenta inovar apresentando um ambiente diferente do comum trocando a escola pela universidade.

Personagens

Pouco se pode presumir dos personagens nesse primeiro episódio. Banri não foge do comum a não ser o fato de ter o objetivo de conseguir uma namorada, algo que 90% dos protagonistas de roncom aparentam não se interessar.

Apenas acho que falta corpo nessas japonesas para poderem imitar as brasileiras.

O destaque mesmo fica para a Kouko e seu inicial desejo compulsivo por Mitsuo. Ela esta numa linha tênue para ser uma yandere ao nível Yunno de Mirai Nikki além de ser uma personagem com um bom potencial para desenvolvimento, pois não tem como alguém como ela conseguir um relacionamento de verdade, a menos que o Banri curta uma stalker. Ela eventualmente terá que mudar.
Narrativa

Quem assistiu ou leu a obra anterior da autora provavelmente deve ter sacado o que vai acontecer com alguns personagens (autores adoram usar as mesmas ferramentas que fizeram sucesso repetidas vezes). Como apresentação não deveu em nada e seguiu direitinho a cartilha que a J.C Staff usa em seus romcom, gênero que a mesma é considerada especialista. Pena a Chiaki não tentar criar um charme ou estilo em sua direção e sempre soar automático.

Já conquistou meu coração e ainda tem o apelido de linda, não poderia ser mais apropriado.
Algo que não pude deixar de notar foi o exagero visual nas cenas de comédia (característica que Toradora, por exemplo, não tinha) indicando os traços narrativos com que a Chiaki costuma trabalhar.
Parte técnica

É notável a verba baixa investida nesse anime, ainda mais quando comparamos com algumas das últimas produções do estúdio (HenNeko, Railgun S e Sakurasou). Até mesmo a opening sofre da falta de dinheiro apresentando uma animação tão simplista que é facilmente esquecida (curioso que Toradora, adaptado pelo mesmo estúdio e financiado pela mesma produtora ganhou uma verba bem maior). Os backgrounds são pouco detalhados e bastante básicos, sem contar o CG empregado até mesmo em alguns objetos. A trilha sonora não tem grande destaque, mas cumpre seu papel. Em contra partida, o character design ficou bastante fiel ao original apresentado na light novel onde tiveram apenas que “arredondar” alguns traços.  
Em Resumo

Golden Time é uma grande pedida para quem deseja uma boa comedia romântica mesmo sem usar a mesma staff de Toradora. Serão 24 episódios para nos fazer torcer por Banri em sua empreitada amorosa regadas por uma boa comedia e aquela pitada de drama.  Quem estava sentido falta de uma historia com o mesmo feeling da Taiga e sua turma é um anime que vale a pena dar uma conferida. Só me pergunto como o Banri vai conquistar a Stalker-chan, vai ser uma tarefa difícil…