Ranking de Vendas de Light Novels (Setembro 2 – 8)

Kagerou Days vol 4 a light novel baseado em uma coleção de músicas de Vocaloids – continua no top 1. Hanagai, Swort Art OnlineOregairu Hidan no Aria se mantem no ranking – muito provavelmente pela última semana.

Ranking de Vendas Semanal de Light Novels (Setembro 2 – 8) – 2013
(recomendação de leitura -> Guia informativo sobre Light Novels)

 
Rank Vendas essa semana Vendas totais Lançamento Título
1 61,968 177,338 28/08  Kagerou Days IV
2 17,498 152,717 22/08 Boku wa Tomodachi ga Sukunai vol. 9
3 11,223 288,057 10/08 Sword Art Online vol.13
4 8,362 17,525 29/08 Ryugoroshi no Sugosuhibi 9
5 7,611 86,142 20/08 Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. vol 7.5
6 7,596 15,669 29/08 Risou no Himo Seikatsu 4
7 7,011
   76,353
20/08 Hidan no Aria vo.15
8 6,023 6,023 29/08 Koutei no Kyuuai – Itsuwari Chou-hi wa Umaku Midasare
9 5,887 308,167 28/05 Kagerou Days III
10 5,884 415,799 30/05/12 Kagerou Days
11 5,751 5,751 05/09 Oushuu Youitan 8 – Trinity – Na mo Naki Mono e no Sanka
12 5,673 9,491 05/09 Sugar Apple Fairy Tale 13

Light Novels já adaptadas para anime:

Hanagai vol 9 vende 17,498, total 152,717. As vendas caíram bastante essa semana, e seguindo esse ritmo Hanagai vai fechar pelos 170k nas próximas 2 semanas – o que é uma queda de aproximadamente 40k comparado ao volume anterior. Pra quesito de comparação, o volume anterior já somava 170k na segunda semana de vendas.

(Os dois próximos parágrafos são copy/paste da semana passada, quem já leu pode pular)

Pra quem não soube da historia, Hanagai era pra terminar originalmente no volume 9, mas a editora fez pressão em cima do autor pra ele continuar mais um pouco – e não é atoa, Hanagai é de longe a LN mais vendida dessa editora. Desde então, o volume 9 foi adiado mais de 3 vezes devido a aparente dificuldade do autor em restruturar o enredo de modo a manter a LN por mais alguns volumes.

Estava bem temeroso do que ia vir por ai, Hanagai é uma das minhas LNs de comédia preferidas, e ver ela sendo estragada pela necessidade de enrolar a historia não ia ser nada legal. Felizmente, parece que a coisa não foi tão ruim quanto eu previ, nesse volume além do protagonista se declarar pra garota que ele gosta – e fazer questão de deixar isso bem claro para todas as garotas do clube – temos um bom background da vida conturbada e problemática da Yosora, que de certa forma justifica como ela ficou do jeito que é hoje em dia (pouco feminina, manipuladora, “má”,ect).  

Pra quem ele se declarou ? (clique no botão abaixo para ver o SPOILER)

Ele se declara pra Sena, diz que já está apaixonado por ela a muito tempo, mas se eles começarem a namorar o clube provavelmente ira terminar. Ele então pede a ela que espere até eles terminarem o colégio para então entrarem em uma relação. Ela não fica satisfeita com a proposta mas acaba concordando por hora (ao que parece ela vai continuar insistindo pra que aconteça algo antes deles se formarem).


(Controlem-se nos comentários, quem gosta dela pode comemorar mas faça isso sem revelar o spoiler)

Sword Art Online vol 13 vende 11,223  total 288,057. Colado com as vendas do volume anterior. Nesse ritmo não deve passar dos 300k, ficando a 1 ou 2k da marca (estou contando só o que aparece no ranking, na contagem anual ele deve chegar a uns 350k). Lembrando, o volume anterior somou 297,000 antes de sair do ranking.

(Os dois próximos parágrafos são copy/paste da semana passada, quem já leu pode pular)

Esse é o quinto volume da saga Alicization e deve ter mais uns 4 antes que ela chegue ao fim. Quando SAO era apenas uma Webnovel (novel publicada gratuitamente na internet) Alicization era a última saga, e apesar do autor não ter comentado que a historia tinha chego ao fim, também não haviam mais historias depois dela. A pergunta que rola direto nos forums da internet é: “SAO termina depois de Alicization ou não ?”. É bem provável que não, tanto pelo sucesso atual da série como por Alicization deixar uma ponta solta que parece levar a uma continuação, mas como o autor está fazendo pequenas mudanças da versão Web pra versão encadernada não da pra ter certeza de nada.

Notícia relacionada:

 
Mês passado anunciaram que light novel de Sword Art Online foi licenciada pela Yen Press (editora) nos EUA, o que é ótima notícia pra quem é fã e sabe inglês. Se seguir o preço dos volumes de Spice and Wolf e Haruhi deve custar pelos 10 dólares (infelizmente, deve ser um lançamento quadrimestral e eles vão demorar pra chega aonde eu estou na Novel T.T). Todos os fansubs americanos que traduziam SAO já avisaram que não vão traduzir os futuros volumes e vão tirar as antigas traduções do ar assim que o primeiro volume de SAO for oficialmente publicado em inglês – o que deve acontecer no inicio do ano que vem segundo a Yen Press – como forma de incentivar os fãs a comprarem o material original. Devo comprar mesmo os volumes que já li, já que segundo vários comentários na net a tradução de Spice & Wolf pra inglês – pela mesma editora – ficou bem melhor do que a tradução dos fansubs.
 
Pra quem se interessar em comprar os volumes futuramente, eu recomendo a BookDepository, eles tem frete grátis pro Brasil.

OreGairu vol 7.5 vende 7,611, total 86,142. Deve fechar em uns 90k. Não dá pra dizer com certeza se vai conseguir ranquear na semana que vem ou não (mas se fosse chutar eu diria que não).

O anime deu boost legal pra essa LN. E falando no anime, segue um review feito pelo Adramalesh aqui do forum: clique aqui
Achei ele mediano (nem muito bom, nem ruim), apesar de cortar coisa pra caramba da LN, foram 6 LNs em 12 episódios, chegaram a adaptar um volume inteiro em 1 episódio apenas (cortaram muita coisa, obvio).

Hidan no Aria vol 15 vende 7,011, total 76,353. Caiu bem mais do que o esperado nessa semana – e vai fechar bem longe nos 90k de costume – não imagino o motivo já que esse volume não é um spin-off ou coisa do tipo. Essa é provavelmente sua última semana no ranking.

O anime desse aqui é médio/ruim na minha opinião (J.C Staff + obra com ação = desastre, não é atoa que Index foi a unica obra de ação que eles conseguiram emplacar até hoje).



Light Novels com adaptações anunciadas:

Kagerou Days vol 4 vende 61,968, total 177,338. Continua um pouco abaixo da vendagem do volume anterior – mas não tem do que reclamar com esses números (são muito altos pra uma LN). Até mesmo os volumes mais antigos voltaram a ranquear essa semana. 
Essa LN é baseada em uma coleção de músicas cantadas por Vocaloids. Já tem anime anunciado faz algum tempo pela Shaft (pro meu profundo desgosto, já que não gosto desse estúdio) , mas sem previsão de estreia até agora. Dei uma lida nos capítulos que tinham do manga em inglês e até que a historia é interessante, meio lenta, mas interessante. Dos 14 capítulos que li pareceu uma mistura de slice of life colegial com sobrenatural e drama. 
 
Mais informações:
 
(tradução e adaptação das informações da Wiki de Kagerou Project)
 
A série se originou do “Projeto Kagerou”, que é uma série de músicas populares cantadas por Vocaloids e escritas por Shizen no Teki-P(Jin). No dia 2 de Setembro de 2013 foi lançada a última música, “Summertime Record”, que marca o fim da história. O projeto totalizou 17 músicas. Link para ouvir as musicas com legendas em PT (a voz dessa Vocaloid que canta as musicas é muito ruim!!)
 
As músicas contam a história de “Mekakushi Dan”, um grupo de jovens com poderes, chamados de “Eye Abilities”(achei que traduzir isso literalmente ia ficar feio). Kagerou Days é o nome da música mais popular das varias lançadas, e por isso pegaram o nome pra usar no manga e light novel. As adaptações pra LN e manga servem como complemento a história principal contada através das músicas, já que essas mais descrevem os personagens do que contam uma história propriamente dita. Quanto ao anime, ele provavelmente vai adaptar a história da LN e do manga, mas ainda não é certeza.
Achei esquisitíssimo fazerem uma LN baseado em uma música cantada por uma Vocaloid, mas descobri que já houve alguns casos assim no passado. Elas só não chamavam tanta atenção porque não vendiam muito. Kangerou Days foi a única a conseguir vender mais de 100k até o momento.
 
Menções honrosas:



Quer saber mais sobre Light Novels? Se o sua light novel preferida vendeu bem ou mal? Tem chance de ser adaptada para anime? dentre outras duvidas, leia esse guia->  Guia informativo sobre Light Novels . Se mesmo assim não encontrar a resposta que procura fique a vontade para perguntar nos comentários.

Recomendação de sites para leitura de Light Novels:
Baka-Tsuki – tem um acervo grande de varias light novels traduzidas ou sendo traduzidas para inglês. Caso tenha um inglês intermediário pra cima recomendo fortemente esse site. 

Ranking anterior: