Primeiras Impressões: Avatar: Legend of Korra – Segunda Temporada

Animação de qualidade, ação, aventura e muito bom humor,  Legend of Korra voltou !

Não sou um super fã da série original, Avatar The Last Airbender (traduzido erroneamente como “A lenda de Ang”). A primeira temporada, principalmente, tem um clima muito bobo e diversos episódios sem grande relevância para trama. A segunda dá uma reduzida nas bobeiras e se sai melhor, mas os episódios pouco relevantes ainda estavam lá – bem menos que na primeira, mas estavam. A terceira temporada, no entanto, valeu cada minuto (o início nem tanto, me refiro do episódio 9 pra frente) – e que senhora luta e show de animação foram aquelas lutas finais (Zuko x Azula e Avatar x Senhor do Fogo). Não coloco em um pedestal como vejo gente fazendo por ai, mas sim, avaliado como um todo e filtrando seus melhores momentos foi um ótimo anime/desenho. 

Avatar: Legend of Korra (A Lenda de Korra) é uma continuação da série anterior com um novo mundo e novos personagens. É bom ter assistido a série anterior para se situar melhor quando antigos personagens forem citados, mas em nenhum momento isso se torna mandatório. Então quem quiser começar direto por Korra não deve ter muitos problemas no entendimento da história. É um ótimo anime, com um clima mais maduro comparado ao anterior – e mesmo não o colocando no meu top 10, dificilmente alguém vai reclamar do entretenimento recebido durante seus 12 episódios. De modo geral gostei da primeira temporada de Korra, mesmo com o final super corrido e um pouco aquém do que eu esperava (faltaram algumas respostas também). A sensação é que tentaram comprimir uma trama de 24 episódios em apenas 12 – o que é uma pena, porque a historia tinha potencial pra ter sido muito mais do que acabou sendo. Foi divertido, mas podia ter sido épico.

Terminada a introdução, vamos falar da segunda temporada.


Fiquei na duvida se essa segunda temporada de Korra seria um caça níquel ou traria algo relevante de verdade – a primeira temporada, afinal, termina bem fechada – mesmo com falta de explicações aqui e ali devido ao termino apressado. Quando saíram os trailers e disseram que iria explicar a história de como o primeiro avatar surgiu, assim como, focar no mundo dos espíritos, eu fiquei empolgado “opa, isso é legal, vão expandir a mitologia da série”.

Essa temporada dá um salto no tempo de alguns meses ou um ano (eu acho) do final da temporada anterior. Korra continua treinando sua dobra de ar, apesar de achar que já está boa o bastante na mesma (não está!). Mako entrou para polícia, e seu irmão Bolin continua um looser ,mas pelo menos é um looser super engraçado e carismático.

“Temporada passada você teve mais desenvolvimento que a protagonista, nessa você vai ficar em segundo plano”
Tenzin e seus irmãos que judiavam dele quando pequeno
Desna e Eska, os gêmeos “simpáticos”
“Acho que ele está tentando estabelecer uma relação com você baseado no seu ponto de origem geográfico” – Adorei essa análise lógica da cantada ruim do Bolin.
“Você me fascina, eu vou faze-lo meu” – Eita! Bolin tá no ferro.
Novos personagens foram introduzidos, os irmãos de Tenzin (o mestre de Korra), Unalaq (o irmão do pai de Korra), seus 2 filhos (Desna e Eska) e mais alguns outros personagens menores a trama (pelo menos por enquanto).

Inicialmente não gostei muito dos gêmeos, mas quando eles se juntaram ao Bolin a coisa mudou de figura. A personalidade fria e possessiva de Eska ficou engraçadíssima junto ao Bolin. Acho que eles juntos foram responsáveis por 70% da comédia desses 2 primeiros episódios. Minha parte favorita, foi a cena de ciumes no final (quando ela congela o Bolin porque ele estava abraçando a Korra), mas tem tantas que fica difícil escolher uma só. Apesar do minha desconfiança inicial acho que vai sair coisa boa desses novos personagens.

Juntar Korra e Mako foi uma coisa apressada no final da temporada anterior, mas se foi pra desenvolver eles como um casal durante a segunda temporada em vez de continuar com aquele climão da primeira, eu acho que valeu a pena. É muito raro de ver casais concretizados com o(a) protagonista de uma série antes que ela chegue ao fim (a série clássica é um ótimo exemplo disso), então eu valorizo bastante quando acontece (esse, aliás, é um dos motivos do porque gosto tanto de Sword Art Online). Isso abriu novas possibilidades, inclusive de comédia, com Korra deixando Mako totalmente confuso, uma hora querendo sua opinião sincera e outra que simplesmente concordasse com a opinião dela.

Unalaq, o novo vilão?
As intenções de Unalaq não parecem das melhores – mesmo que ele ache que está fazendo um favor a tribo do sul. No entanto, o que mais está me deixando curioso no momento é o que o portal que Korra abriu vai ajudar nisso tudo – porque com certeza aquilo não foi só para acalmar os espíritos como Unalaq relatou.

Outra coisa que vale a pena citar é a animação, que está ainda melhor que a da primeira temporada (que já era ótima por sinal), apesar de eu ter achado a primeira um pouco mais impressionante nos episódios iniciais (teve mais ação). Quem está costumados com animes japoneses vai se impressionar com certeza. É outro nível.

O “badass mode” foi nerfado (termo gamer para “enfraquecido”) ?
Mas nem tudo foi bom – varias coisas não estavam fazendo muito sentido pra mim. O “estado avatar” de Korra está absurdamente fraco e não bate em nada com o “God Mode” no qual o protagonista da série clássica entrava. O “estado avatar” dá todos os conhecimentos dos antigos avatares para o portador, é como um exercito em um corpo só – todas as habilidades e experiencia de cada um dos avatares anteriores fica a inteira disposição do usuário. No caso de Korra, no entanto, pareceu ter dado apenas um pequeno aumento de poder. Korra também parece mais fraca na manipulação dos elementos – ao menos foi a impressão que as poucas lutas desses 2 primeiros episódios da segunda temporada passaram até agora. Ainda existe espaço para correções (o modo avatar de Korra pode estar incompleto ou algo assim) mas por enquanto estou olhando meio torto pra esses 2 elementos do enredo, que parecem ter sido propositalmente ajustados por pura conveniência da trama. Outro fator irritante é a falta de crescimento de Korra como pessoa, ela continua a mesma garota imatura, confusa e esquentada da primeira temporada, ou seja, character development zero. Torço para que isso seja corrigido durante esses 14 episódios da temporada.

Por fim, espero honestamente que assim como aconteceu com a série clássica, essa segunda temporada se saia melhor do que a primeira, e que a próxima (já tem outra marcada) se saia melhor do que essa e encerre a história com chave de ouro.

Avaliação: ★    ★

PS: Sou horrível em gravar nomes (e os nomes complicados de Korra não ajudam), fiquei com a wiki de Avatar na minha segunda tela o tempo todo pra poder colar os nomes XD.

PS2: Adoro essa dublagem dos desenhos americanos. É toda bem pontuada e sem sotaques – dá pra entender tudo sem precisar de um mínimo de concentração (como é necessário quando vejo filmes, principalmente com atores com sotaque britânico muito forte).