Guia da Temporada de Outubro/Outono/Fall 2013 – Porque eu quero

Vim fazer esse guia da ultima temporada do ano colocar mais um sonho da minha vida como realizado. Agora vamos aos animes! Não, antes mais de mais nada, devo me apresentar.

O pessoal aqui talvez me conheça. Me chamo Jessica, vivo comentando alguns blogs de animes/mangá/derivados por ai e escrevi alguns textos para o Another Warehouse. Quem me conhece mais sabe que acompanho poucos animes (4 ou 3 por temporada), acabo sendo mais intima dos mangás, porém, adoro comentar as pré-estreias por alguma razão. Tentei comentar de maneira resumida quase todos os títulos, espero que esse guia seja útil.
Não se esqueça de deixar um comentário com sua opinião. 

Fantasia e Sobrenatural


Yoazura Quartet ~Hana no Uta~

Obra Original: Mangá (mais elementos originais)
Estúdio: Tatsunoko Production
Diretor: Ryusuke Sawa
Script: Manabu Ishikawa
Data de estréia: 6 de outubro
Sinopse Rápida:
3 garotas superpoderosas e um cara normal protegendo a cidade de problemas sobrenaturais.
Comentando: 
O primeiro anime para TV de Yoazura Quartet teve vários problemas de adaptação, então estão refazendo com elementos originais. Acho isso… meio estranho. O estúdio é o mesmo que fez C e Gatchaman Crowds  e ainda fez a primeira parte da readaptação (com o subtitulo de Hoshi no Umi) na forma de OVA. O diretor também é o mesmo, Nunca tive nenhum contado com a obra, acho que vou dar uma olhada nos OVAs antes de ver o anime. 

Unbreakable Machine-Doll

Obra Original: Light Novel
Estúdio: Lerche
Diretor: Kinji Yoshimoto 
Script: Yuko Kakihara
Data de estréia: 7 de outubro
Sinopse Rápida: 
Estudante do começo do século XX tem uma loli-boneca-arma-militar e vai pra escola real.
Comentando: 
Francamente, Lerche não é um estúdio lá muito conhecido pela sua qualidade adaptar obras seja lá de que mídia for. Nessa temporada de verão eles estão adaptaram Danganronpa que apesar da popularidade foi muito mal recebido pelos fãs do game. Na direção temos o responsável pela segunda temporada de Genshiken (não a desse ano, a outra) e My Romantic Comedy SNAFU. Com o roteirista de Persona 4 e Ebiten, o resultado parece mediano.

Blaz-Blue: Alter Memory

Obra Original: Game
Estúdio: Hood Entertatainment
Diretor: Hideki Tachibana
Script: Deco Akao
Data de estréia: 8 de outubro
Sinopse Rápida:
Anime basado num jogo de luta com personagens de figurinos estilosos
Comentando: 
Olha, sei que tem gente esperando isso, mas anime de jogo é um desastre pré-definido e poucas exceções passaram do medíocre. Fora que a staff (o diretor da bomba que foi Dragon Crisis!) indica que aqui não é exceção. É melhor eu procurar os jogos da franquia mesmo. 


Kyoukai no Kanata

Obra Original: Light Novel
Estúdio: Kyoto Animation
Diretor: Taichi Ishidate
Script: Jiukki Ishidate
Data de estréia: 2 de outubro
Sinopse Rápida: 
Garoto sobrenatural salva menina sobrenatural e se mete em tretas sobrenaturais
Comentando: 
 KyoAni é um estúdio que vem crescendo relativamente, a ponto de ter conseguido fazer esse ano 3 animes para TV. Com isso, pode se notar uma tentativa de atingir outros públicos, mesmo que seja numa zona de relativo conforto (como foi no caso de Free!). É interessante ver o que vai sair dessas experimentações, ainda que seja esperado que estúdio que use sempre alguém da casa (o diretor trabalhou apenas em obras do estúdio, como Clannad e Haruhi) não vá ter nenhuma mudança drástica da hora pra outra. Vou dar uma olhada. 


Kyousogiga TV

Obra Original: Anime Original
Estúdio: Toei Animation
Diretor: Rie Matsumoto
Script: Rie Matsumoto
Data de estréia: 2 de outubro
Sinopse Rápida: Alice no País do Espelho -japanese version-

Comentando:
Um dos melhores OVAs de 2011 volta em uma série de TV. Se você ainda não viu o primeiro OVA, veja! Você assim como eu não deve entender nada mas é legal. Se for tão bom (mas menos confuso) que o original teremos um dos melhores animes dessa temporada.


Tokyo Ravens

Obra Original: Light Novel
Estúdio: 8 bit
Diretor: Takaomi Kanasaki 
Script: Hideyuki Kurata
Data de estréia: 2 de outubro
Sinopse Rápida: Menino vê o passado em forma de bishoujo passar para dar um oi. Tretas sobrenaturais acabam sendo o resultado

Comentando:
Parece mais do mesmo. Sei lá, um genérico é bom às vezes, mas esse parece que não vai ter nada para se sobressair. Pra curiosidade de vocês, esse foi o título anunciado junto com Kamisama no Inai.

Outbreak Company

Obra Original: Light Novel
Estúdio: feel
Diretor: Kei Oikawa
Script: Naruhisa Arakawa
Data de estréia: 3 de Outubro
Sinopse Rápida: Otaku é transportado para um mundo de fantasia para ser o missionário do moe moe kyun!

Comentando:
WTF is that shit? Na boa, parece a porra louca da temporada (se não fosse por alguém cujo o nome começa com V). O diretor é o mesmo de Minake Okaeri! (aquela temporada que todo mundo fala mal). Enfim, é bomba, a única coisa que me parece chamar a atenção é o autor da novel original, que escreveu Scrapped Princess e a capa da novel que é bonitinha.


Gingitsune

Obra Original: Manga
Estúdio: Diomedea
Diretor: Shin Misawa
Script: Hiroshi Yamagushi
Data de estréia: 6 de Outubro
Sinopse Rápida: Menina fica amiga de deus raposa.

Comentando:
Gintsune parece que vai puxar mais pro lado slice of life do que fantasia, talvez lembrando um pouco Natsume Yuunchinjou, que tem uma temática parecida. O diretor de Capeta (aquele anime de corridas) parece que vai dar conta da adaptação, mesmo que o estúdio não seja muito popular. Gosto da ideia, então vou dar uma chance. 

 Sci-Fi e Ação


Freezing Vibrantion

Obra Original: Manga
Estúdio: ACGT
Diretor: Takashi Watanabe 
Script: Masanao Akahoshi
Data de estréia: 4 de Outubro
Sinopse Rápida: Segunda temporada de Freezing, oras! Agora com mais vibradores. 

Comentando:
Eu ignorei completamente a primeira temporada de Freezing e pretendo continuar ignorando. A lenda diz que o mangá (publicado nessas terras de plantações de banana) é melhor.

Log Horizon

Obra Original: Ligth Novel
Estúdio: Satelight
Diretor: Shinji Ishihira 
Script: Nemoto Toshizo
Data de estréia: 5 de Outubro
Sinopse Rápida: Geral preso num MMORPG

Comentando:
Vocês podem teimar, mas é claro que esse anime veio de carona no sucesso de SAO. Isso pra mim, não faz diferença nenhuma. Temos o diretor do shounen de normalfag da atualidade, Fairy Tail, no comando. Eu vou dar uma olhada, mas não tenho expectativas altas. Pra curiosidade de vocês, a Light Novel é do autor de MaoYuu  e está passando no período da tarde. 

Eru Erufu -O RETORNO- (ou Valvrave The Liberator Season 2)

Obra Original: Anime Original
Estúdio: Sunrise
Diretor: Kou Matsuo
Script: Ichirou Ookouchi
Data de estréia: 10 de Outubro
Sinopse Rápida: Eru Erufu está de volta!!!!!111111

Comentando:
O melhor anime com vampiros espaciais, mechas satânicos e nações feitas por estudantes está de volta. Falando sério, Valvrave foi um anime tão ruim, mas ruim no sentido bom, aquelas obras que não fazem sentido nenhum em seu mar de plot twists que acabam te prendendo. Tipo Guilty Crown . Enfim, é pipoca e Jun Fukuyama gritando para todo mundo. Eru Erufu é meu husbando e eu falei primeiro

Infinite Stratos Season 2

Obra Original: Ligth Novel
Estúdio: 8 bit

Diretor: Yasuhiko Kikuchi
Script: Yasuhiko Kikuchi

Data de estréia: 3 de Outubro
Sinopse Rápida: Aquela segunda temporada daquele harem que eu droppei
Comentando:
Assim como Freezing, deixei esse barco ainda no primeiro episódio. Me lembro que tinha vendido bem na época que saiu, ficando apenas atrás de Madoka, que foi obviamente um hit. Enfim, mais um na lista do “passo longe”, mas acho que deve agradar quem gostou da primeira temporada. 

Infinite Stratos Seanson 2

Kill la Kill


Obra Original: Anime Original

Estúdio: Trigger

Diretor: Hiroyuki Imaishi
Script: Kazuki Nakashima

Data de estréia: 3 de Outubro
Sinopse Rápida: 

Porradaria numa escola pós-apocalíptica.

Comentando:
Wow! Trigguer parece querer estrear com tudo seu primeiro anime pra TV. A equipe do diretor de TTGL financiada pela Aniplex parece prometer um dos destaques dessa temporada e do ano. A série deve durar dois cours, o que é tempo o suficiente para algo mais elaborado. Enfim, espero que não decepcione. 


Samurai Flamenco

Obra Original: Anime Original

Estúdio: Manglobe

Diretor: Takahiko Oomori
Script: Hideyuki Kurata

Data de estréia: 10 de Outubro
Sinopse Rápida: 

Nosso protagonista é um super herói. 

Comentando:
Manglobe roubou um dos mais conhecidos diretores da Brains Base (responsável pela dupla Durarara!! e Baccano!!) para fazer um projeto de anime original no Noitamina. Pelas imagens promocionais, parece uma homenagem ao super sentais. Estou bem ansiosa, provavelmente mais que Kill la Kill, acho que vai sair coisa boa. 

 

Gundam Build Fighters

Obra Original: Anime Original

Estúdio: Sunrise

Diretor: Kenji Nagasaki
Script: Yusuke Kuroda

Data de estréia: 7 de Outubro
Sinopse Rápida: 

Nosso protagonista tem Gundams de brinquedo.

Comentando:
E a franquia Gundam tenta acertar a juventude novamente. O que eu acho? Bem, temos o direito ao diretor de No.6 e um roteirista experiente no projeto, então não parece um anime ruim, me deixou mais empolgada que o Age pelo menos. Se vai agradar as crianças é outra história, mas eu vou dar uma olhada na estreia.


Aoki Hagane no Arpeggio

Obra Original: Anime Original

Estúdio: Sangizen

Diretor: Seiji Kishi
Script: Makoto Uezo
Data de estréia: 7 de Outubro

Sinopse Rápida: 

Submarinos com bishoujos em 3D

Comentando:
LOL Seiji Keishi fazendo uma adaptação que não seja de games. Esse tipo de obra não parece combinar com ele, não sei porque ele ainda pega esses trabalhos… O estúdio Sangizen é o mesmo que fez as partes 3D de Black Rock Shooter e ajudou a Production I.G. no filme de 009. O surgimento desses estúdios especializados de 3D tem ficado comum nos últimos anos. Eu não concordo muito com isso, 3D é uma coisa que data rápido, mas o resultado final olhando pelos trailer não parece ter ficado ruim. Vou dar chance, mas sem hype. 

Coppelion

Obra Original: Mangá

Estúdio: GoHands

Diretor: Shingo Suziki
Script: Makoto Nakamura
Data de estréia: 2 de Outubro

Sinopse Rápida: 

Minas com corpo imune a radiação procuram sobreviventes de um desastre nuclear. 

Comentando:
O pessoal deve se lembrar de Coppelion mais pelo seu cancelamento devido ao desastre nuclear no Japão Na época, até o final de Madoka Magica foi adiado devido a isso. Foi muita sorte o anime conseguir sair do limbo e ver luz mesmo com o desastre ainda não resolvido.  É provável que o anime tenha sido todo refeito após isso. A equipe é mesma de K, como fico bem claro nos trailers, então dá pra se esperar uma parte gráfica bem bonita. Uma pena que o material original tenha pouca coisa traduzida.

Comédias e Romances

Super Seisyun Brothers


Obra Original: Mangá

Estúdio: AIC+

Diretor: Masahiro Tanaka
Script: Tomoko Konparu
Data de estreia: 13 de Setembro

Sinopse Rápida: 

O shoujo com cores cores pastel da temporada, focado em dois casais de irmãos.

Comentando:
Um shoujo adaptado para muitos é uma alegria, mas a verdade é que eu nunca fui muito chegada na demografia quando tem romance no meio. Não a nada traduzido do mangá original, então fica difícil saber o que esperar (e epa, anime de 5 minutos? triste)

White Album 2


Obra Original: Visual Novel

Estúdio: Satelight

Diretor: Masaomi Andou
Script: Fumiaki Maruto
Data de estréia: 5 de Outubro

Sinopse Rápida: 
Um triangulo amoroso. Se passa no universo do primeiro White Album mas não precisa ter visto/jogado o mesmo.

Comentando:
White Album 2 é muito elogiado pelas minhas fontes, principalmente em comparação com o primeiro. O problema é que é um jogo extremamente longo, que vai ser adaptado em 12 episódios. Dizem que o que será adaptado nesse único cour é apenas a parte introdutória, porem,  é difícil ter certeza de uma continuação após esse primeiro cour. O roteirista é o mesmo do jogo, então dá pra esperar fidelidade ou mudanças de roteiro acertadas.

Golden Time


Obra Original: Light Novel

Estúdio: J.C. Staff

Diretor: Chiaki Kon
Script: Fumiko Shimo
Data de estréia: 2 de Outubro

Sinopse Rápida: 
Sua comédia romântica elogiada da temporada, deve vez se passando na faculdade. 

Comentando:
Golden Time é uma novel da autora de Toradora!, aquele anime que eu não vi, mas falam bem. Assim como antes, o estúdio é a JC Staff, que parece lidar bem com esse tipo de material. Não sou muito chegada em romance, mas vou dar uma chance. 

Diabolik Lovers


Obra Original: Otome Game

Estúdio: ZEXCS

Diretor: Shinobu Tagashira
Script: Seigo Nagatsu
Data de estréia: 16 de Setembro

Sinopse Rápida: 
UM HARÉM DE VAMPIROS SÁDICOS, EITA. Talvez não seja uma história de amor melhor que Crepúsculo…
Comentando:
Otomes games estão bombando, todos sabemos, como o esperado, todo mundo quer tirar uma casquinha disso. Na boa, eu não vou ver, mas como sempre tem uma mina que pira nessas coisas…. E acho estranho o anime ter 15 minutos. 

Walkure Romanze


Obra Original: Visual Novel

Estúdio: ARMS

Diretor: Yuusuke Yamamoto
Script: Kazuyuki Fudeyasu
Data de estréia: 6 de Outubro

Sinopse Rápida: 
Nosso protagonistas vai ensinar lindas moças a montarem e usarem lança. 
Comentando:
A Visual Novel é da mesma empresa de Princess Lover, parece mais focada no Date Sim (simulador de encontros) que no plot ou esporte em si. Não é do meu tipo, mas pode ser divertido para fãs do harém básico com boobs de brinde. 


My Mental Multiple-Choice Power Is Completely Ruining My School Romantic Comedy 

Obra Original: Light Novel 

Estúdio: Diomedea

Diretor: Takayuki Inagaki
Script: Hiroko Kanazuki
Data de estréia: 9 de Outubro

Sinopse Rápida: 
Nosso protagonista tem um poder sobrenatural de ter que obedecer uma das duas escolhas que aparecem na sua mente (no final vai ser revelado que ele na verdade estava jogando uma Visual Novel o tempo todo) 
Comentando:
Achei curioso o poder do protagonista, mas fora isso… é aquilo, estúdio mais ou menos, staff pouco conhecida… Enfim, parece trash. E não importa qual seja o poder, tudo no final termina em soft-porn.


Nagi no Asu Kara

Obra Original: Anime original
Estúdio: P.A. Works
Diretor: Tashiya Shinohara
Script: Mari Okada

Data de estréia: 3 de Outubro

Sinopse Rápida: 
Romance+água+cenários bonitos+Buriki no character design
Comentando:
Mari Okada. Arte bem bonita, com uma iluminação e cores bem agradáveis e bom character design, mas Mari Okada num anime original…. acho que passo. Vou ver o primeiro episódio só para babar com o visual mesmo…

I, Who Didn’t Become a Hero, Reluctantly Decided to Find a Job. 


Obra Original: Light Novel
Estúdio: Asread
Diretor: Masahi Suzuki
Script: Tetsuya Takeuchi
Data de estréia: 4 de Outubro

Sinopse Rápida:  
Não sei porque mas me lembra Maou-sama!

Comentando:
Asread é sinal de lixo. Ponto. Tudo que esse estúdio toca vira bomba. E o responsável pela direção é o carinha de Queen Blade, o que bem… não é a minha praia. Boa sorte para quem acompanhar.

Slice of Life


Meganebu!

Obra Original: Drama CD
Estúdio: Deen
Diretor: Soubi Yamamoto
Script: Mari Okada

Data de estréia: 6 de Outubro

Sinopse Rápida: 
Um slice of life de caras de óculos! LOL
Comentando:
Drama CD é mídia mais focada no público feminino otaku, pode crer que daqui alguns anos adaptações disso vão virar febre. A diretora é conhecida por ter feito uns OVAs para fujoshis  bem legalzinhos de maneira totalmente independente (sim, ela se inspirou diretamente em Hoshi no Koe, dá pra notar uma semelhança na arte e na história de um deles inclusive).
Eu queria que ela pegasse um original menos duvidoso, mas vou esperar um anime divertidinho…

Non Non Biyori

Obra Original: Mangá
Estúdio: Silver Link
Diretor: Soubi Yamamoto
Script: Deco Akao
Data de estréia: 7 de Outubro
Sinopse Rápida: 
Uma escola com 5 estudantes e seu dia a dia. 5 ESTUDANTES!!!111
Comentando:
Parece que esse clima rural vai estar na moda. Mesmo um lugar sem muito espaço como o Japão ainda tem seus fins de mundo… Também pude reparar que a Silver Link vem aumentando o número de obras por temporada (nessa são duas, sendo uma com dois cours). Temos uma pessoa experiente no script (ela trabalhou em Bakuman e K-on!) e a nano.RIPE fazendo a abertura. 

Esporte

Sekai de Ichiban

Obra Original: Mangá

Estúdio: ARMS
Diretor: Rion Kujou
Script: Mari Okada
Sinopse Rápida: 
Uma idol vira lutadora. 
Data de estréia: 6 de Outubro
Comentando:
HEUHEUHEEHUE Quem é que tinha o fetiche de mulheres carnudas suando, lutando e dando gritinhos? Vou ver só porque bem… uma idol partindo pro ringue deve apanhar muito. E isso pode ser engraçado! *MOMENTO SÁDICA* Imagina ela reclamando o tempo inteiro e as outras partindo pra cima. U-a-u.


Kuroko no Basket Season 2

Obra Original: Mangá

Estúdio: Production I.G.
Diretor: Shunsuke Tada
Script: Noboru Takagi
Data de estréia: 5 de Outubro
Sinopse Rápida: 
Continuação daquele anime que é sempre comparado com Slam Dunk 
Comentando:
Kuroko é um dos mangás da Jump que mais se beneficiou da adaptação para anime nos últimos tempos, e é provável que HaiKyuu! anunciado para o ano que vem venha a ter um resultado parecido. Não cheguei a acompanhar a primeira temporada, mas adora catar os fanarts porque sim. Talvez o mangá chegue a essas terras algum dia.  

Yowamushi Pedal

Obra Original: Mangá

Estúdio: TOHO Animation
Diretor: Osamu Nabeshima
Script: Reiko Yoshida
Data de estréia: 7 de Outubro
Sinopse Rápida: 
Nosso protagonista é um otaku moe virando ciclista.
Comentando:
Yowamushi é um mangá que eu adoro. Leio sempre que traduzem um volume, eu tinha comentado o mangá lá no outro blog. Eu realmente espero que a adaptação faça jus ao original. Esse time ai tá meio duvidoso, mas cruzo os dedos e faço macamba pra que tudo acabe bem. Pelo menos o original tá sempre ai. 

Daiya no Ace

Obra Original: Mangá

Estúdio: Production I.G. e MADHOUSE
Diretor: Mitsuyuki Masuhara
Script: Kenji Konuta

Data de estréia: 7 de Outubro
Sinopse Rápida: Adaptação de uma mangá de baseball
Comentando:
Daiya no Ace é um mangá bem falado nos lugares que eu frequento. Acho que só não vou acompanhar porque é uma anime passando no horário da manhã, o que significa que vai ter um bom número de episódios. Pra quem não tem problema com isso, parece um bom anime pra acompanhar nos próximos messes. 

Hajime no Ippo: Rising

Obra Original: Mangá

Estúdio: MADHOUSE
Diretor: Jun Shishido
Script: Kazuyuki Fudeyasu

Data de estréia: 5 de Outubro
Sinopse Rápida: 
A terceira temporada de Hajime no Ippo. São mais de 100 episódios!!!
Comentando:
Hajime no Ippo é uma série que eu nunca vi ou assisti, mas fico feliz pela nova temporada. Junto com KochiKame, é um dos poucos mangás que conseguiu a incrível marca dos mil capítulos.  É muito Ippo apanhando, coitado. Talvez um dia eu ainda corra atrás do mangá.

Drama e Suspense


Pupa

Obra Original: Mangá

Estúdio: Deen
Diretor: Tomomi Mochiduki
Script:

Data de estréia: Não definida (outubro)

Sinopse Rápida: 
Canibalismo e siscon. E um monstro louco que só uma mulher de preto estranha sabe a existência. 
Comentando:
Eu já li o mangá que Pupa e… não é muito bom não. É um tremendo dramalhão.  Porém, vai que a adaptação acaba fazendo um bom uso do material? Ainda assim, acredito que vai ser um daqueles animes de terror meia boca que de vez em quando o estúdio faz. Ao menos o character design ficou bem bonito. 

Little Busters Refrain

Obra Original: Visual Novel

Estúdio: J.C. Staff
Diretor: Yoshiki Yamakawa
Script: Michiru Shimada
Data de estréia: 5 de Outubro
Sinopse Rápida: 
A segunda temporada da adaptação duvidosa do drama da KEY. 
Comentando:
Little Busters não foi muito bem recebido na época, tanto aqui quanto no Japão. As vendas foram razoáveis, mas ainda assim a chuva de reclamações foi forte. O próprio material não era tão fácil assim de adaptar, mas bem, que o diretor de Kill me Baby não ia fazer nenhum milagre todos já sabiam…
A segunda temporada aparentemente vai ser melhor, mas mesmo assim, boa sorte para quem acompanhar. 

Galilei Donna

Obra Original: Anime Original

Estúdio: A-1 Pictures
Diretor: Yasuomi Umetsu
Script:
Data de estréia: 10 de Outubro
Sinopse Rápida: 3 donas descendentes de Galileu em uma trama internacional.
Comentando:
Galilei vai ser dirigido pelo responsável pelos OVAs de Kite e Mezzo Forte. Eles são conhecidos pelo teor de sangue e sexo numa direção competente. Eu duvido que teremos algo assim com nossas lindas donas de roupa branca, mas ainda assim parece interessante. Vai passar no noitamina, o que já é motivo pra hype. 


Comentários Gerais

Em questão de repercussão e crítica (cof cof usando a blogesfera como base cof cof) 2013 não foi um ano muito bom. Tivemos alguns destaques, como Shingeki no Kyojin ocupando o posto de anime mais visto e comentado em tempos mas de maneira geral poucos animes conseguiram ficar memoráveis. Torço para que esse fim de ano consiga obras que deem um ultimo empurrão ao 2013 de vacas magras. Acho que deve ser a melhor temporada do ano, como é costumeiro. 
Eu como sempre devo ver 2 ou 3 títulos até o final, mas devo tentar ver a estreia de quase tudo. E vocês, o que acham?