Madan no Ou to Vanadis (Light Novel e Manga) – Medieval, ação, aventura e romance !


Guerras épicas, estratégias de combate medieval, magia, romance, aventura, tudo isso você encontra nessa obra e muito mais.

Originalmente isso era pra ser um review, mas como quase ninguém lê light novels no Brasil acabei mudando de ideia e transformei em uma mistura de apresentação, review, análise e recomendação. Ou seja, explico do que se trata a obra pra quem não conhece, apresento os personagens principais e depois faço um review curto.

Sinopse

Passado em terras que lembram a Europa na idade média, a história começa com Ellenor “Ellen” Vertalia, uma das Vanadis do pais de Zhcted, liderando uma batalha contra o país de Brune. As titulares Vanadis são belas amazonas que lutam brandindo armas possuidoras de almas de dragões. Existem 7 Vanadis que comandam 7 diferentes territórios do pais de Zhcted e infligem pavor aos países vizinhos. O jovem Tigrevurmund Vorn, membro da familia Earl, um arqueiro com habilidades excepcionais, é obrigado a lutar na guerra em favor do pais de Brune e acaba derrotado pela Vanadis Ellen no campo de batalha. No entanto, ao invés de mata-lo, Ellen decide poupar sua vida e leva-lo como prisioneiro. 
Após leva-lo ao pais de Zhcted, Ellen pede a Tigre que a sirva em seu exercito, o que ele recusa. Enquanto isso no território de Brune, um dos nobres decide enviar tropas para tomar as terras da família de Tigre, aproveitando que este foi capturado pelo inimigo.

Introdução

Cada uma das Vanadis ocupa um estado de Zhcted, e respondem somente ao Rei do pais ,que vive em Silesia. A relação é engraçada porque as Vanadis são escolhidas por suas armas e não pelo Rei. Quando a Vanadis morre, ou a arma não a acha mais capaz, ou digna de utiliza-la, ela simplesmente desaparece e encontra um novo portador que ache digno (o que pode levar anos). Quando o novo usuário da arma é escolhido ele passa a governar o território se seu antecessor. Isso acontece no país a centenas de anos e por isso o povo já está acostumado, aceitando as mudanças bruscas no comando dos territórios sem muitos problemas.   

O protagonista é o lord de Alsace, um dos menores e mais pobres territórios de Brune, e portanto, é considerado um nobre de baixo escalão.

Personagens

Da esquerda para direita, Titta, Rim, Tigre e Ellen
Earl Tigrevurmurd Vorn

O personagem principal tem as qualidades padrões: é humilde, bom (dentro do possível)  e acima de tudo, briga com unhas de dentes para proteger o seu território. Apesar de eu ter usado a palavra “bom”, ele não exita em matar inimigos sem dó – isso é uma obra com foco em guerra medieval afinal. Em combate ele é uma mistura de Legolas com Robin Hood, ou seja, ele é um prodígio com arco e flecha. Irônico ou não isso não é valorizado em seu pais, aonde o uso do arco e flecha foi desvalorizado e descriminado com o tempo, a ponto dos exércitos de Brune consistirem apenas de infantaria e cavalaria.

Longe de ser perfeito, Tigre é péssimo utilizando qualquer outra arma que não seja o arco e flecha, e é extremamente inexperiente em estrategias de guerra (apesar de aprender rápido). Ele possui uma arma herdada de seu Avo (um arco negro)  que possui poderes similares as armas das Vanadis. Já foram reveladas algumas informações sobre essa arma, da qual ninguém da época atual tem conhecimento (tirando um nobre de Brune e uma espécie de demônio antigo que aparece em um dos volumes), mas a cada resposta o autor cria mais 20 perguntas.    

-Ele é bem sincero também hehehe (clique na imagem para ampliar)

Imagens tiradas do manga

Ellenora Viltara

Ellen, a primeira Vanadis que nos é apresentada – governante do território de LeitMeritz em Zhcted – usa uma espada com poderes relativos ao vento e é um monstro no campo de batalha. Quem gosta de mulheres fortes, tanto fisicamente, quanto mentalmente, vai gostar muito dela. Nada da velha personalidade tsundere aqui, Ellen é sedutora e está sempre provocando o protagonista. Ex-membro de um grupo de mercenários (antes de se tornar uma Vanadis) ela é meio arrogante e por vezes tenta parecer mais madura do que realmente é (o que a leva a situações interessantes quando está bêbada XD). 

Rimlicia

General do exército de Ellen e conselheira da mesma, faz as vezes da personagem séria, sempre com as melhores, mais inteligentes estrategias e decisões no campo de batalha. Ela acaba se tornando a mentora de Tigre também, ensinando-o desde conceitos abstratos de economia, até estrategias de guerra e os altos custos que ela acarreta (essa parte da obra é bem interessante por sinal).

Titta

Serva de Tigre desde a infância. Do meu ponto de vista é a pior personagem da obra, mas felizmente o autor parecer saber disso e a mantem fora de foco a maior parte do tempo.

As 7 Vanadis
Vanadis

As outras Vanadis vão sendo apresentadas com o tempo, e apesar de cada volume ter uma Vanadis nova na capa isso não significa que ela vai ser apresentada ou ter um papel importante no volume (no volume 5 por exemplo a Vanadis da capa só aparece em 3 paginas de um total de 280). Em 5 volumes, 6 das 7 Vanadis já foram mostradas, mas dessas apenas 2 foram desenvolvidas até o momento. Não existem Vanadis “antagonistas” na obra, cada uma tem suas próprias motivações e interesses, que vão desde a tornar seu território mais próspero, aumentar seu poder e influência,  até armações mais complexas para tomar o trono do Rei de Zhcted. Nisso acabam ocorrendo alianças e reviravoltas inesperadas, desde alianças com o protagonista, até alianças temporárias com os “vilões” (não são necessariamente vilões, só estão contra o protagonista no momento). E do jeito que as coisas estão caminhando, muitas reviravoltas ainda vão rolar.

Todas as Vanadis apresentadas possuem personalidades fortes (ainda bem, armas escolhendo portadoras com personalidade de “donzela indefesa” não faria muito sentido), mas as habilidades em combate, análise estratégica e inteligência variam bastante. 

Antagonistas

Os inimigos de modo geral são tratados com respeito pelo autor (o do primeiro volume nem tanto, mas ele era só o filho mimado de um nobre, então a personalidade fazia sentido), que frequentemente muda o foco da narrativa para os “vilões” de modo a mostrar seu passado, pensamentos e motivações, fazendo com que “de vez em quando” você até consiga simpatizar com eles. 

Breve Review (contem spoilers leves)

Fiquei bastante impressionado com os 5 primeiros volumes da obra, principalmente com os volumes 3, 4 e 5. Nunca tinha lido uma light novel com tantas batalhas de exércitos antes. 

O primeiro volume é o mais lento, gasta um bom tempo na introdução de todos os personagens centrais da trama e a história só agita no climax, quando o território do protagonista está para ser invadido por um dos nobres de seu próprio país. 
Nos volumes seguintes a coisa fica bem movimentada. Tigre invadi seu próprio país com um exercito de Zhcted liderado por uma Vanadis. E mesmo que tenha sido para proteger suas terras foi considerado alta traição pela maioria dos nobres de Brune, que se voltam contra ele. Some tudo isso a conflitos entre as próprias Vanadis, já que algumas possuem conexões comerciais com alguns nobres de Brune e não gostaram da atitude de Ellen ajudando Tigre a invadir Brune, nobres de Brune brigando entre si, o Rei de Zhcted fazendo pressão sobre Ellen para que ela saia de Brune, exércitos de países vizinhos a Brune se aproveitando da confusão dentro do país e da ausência do Rei (que está gravemente doente) para tentar invadir o território e você tem uma ideia do que você vai ver do volume 2 até o 5 (aonde o arco de Brune se encerra). 

Após os 5 primeiros volumes cheguei a conclusão que essa foi só a introdução da historia. É tudo bem pé no chão no início, tirando as armas mágicas e os dragões, mas o autor pouco a pouco vai dando dicas de que existem ou já existiram muitos demônios e outras criaturas míticas que habitavam esse mundo no passado. Tudo também dá a entender que no passado existiam diversas armas mágicas fora a das Vanadis (alias, nem as Vanadis sabem quem, quando ou como suas armas foram criadas, esse é outro mistério) e demônios que eram de conhecimento da maioria da pessoas. Com os anos esse conhecimento parece que foi desaparecendo pouco a pouco. Isso fica bem claro em uma parte do volume 5, aonde algumas imagens dentro de um templo em ruínas não batem em nada com a cultura e conhecimento sobre os deuses que o povo tem hoje em dia. Em geral parece que muita coisa ainda vai rolar, e essa LN tem potencial pra mais de 20 volumes fácil, mas se ela vai melhorar, piorar ou se manter, só o tempo dirá.

Manga X Light Novel

O manga é razoavelmente fiel a light novel, o character design dos personagens ficou um pouco mais moe do que eu gostaria mas nada muito exagerado. Alguns fatos menores da trama são cortados no entanto, em uma tentativa do desenhista do manga de andar mais rápido com a história (não aprovo isso). Mas minha única reclamação real quanto ao manga é que o artista parece um tanto quanto inexperiente na construção das batalhas. Não que fique ruim, ele consegue se virar bem, mas já vi trabalhos melhores de alguns autores de manga no quesito “desenhar batalhas”. No manga, eu pelo menos achei algumas partes da primeira batalha confusas, exatamente por essa falta de detalhamento narrativo que só um livro tem. Algumas partes e diálogos entre o protagonista e a Ellen também não conseguiram manter o mesmo clima da novel (ou pode ser só eu sendo chato).

Eu recomendo primariamente a light novel mas quem não for fã de livros pode ler manga, não é uma adaptação perfeita mas está longe de ser ruim. Pra quem começar pelo manga e depois quiser ir pra LN fica a dica, os 11 primeiros capítulos do manga são a adaptação do volume 1 da Novel, quem chegar até ali pode continuar a história no inicio do volume 2 da light novel. 

Fanservice e Comédia

Como 90% das Light Novels, essa também tem fanservice. Não que tenha aos montes, se limita a 2 a 3 cenas por volume. O ilustrador da LN aliás, faz questão de desenhar todas as poucas cenas de fanservice que cada volume da LN tem. 

A sensação é que o autor está cumprindo tabela, colocando 2 a 3 cenas de fanservice por volume a pedido de seu editor – nessa editora (MF Bunko J) parece ser obrigatório que todas as Light Novels tenham fanservice, nem que seja só um pouco. Como também é notório, as heroínas tem bustos bem grandes (no manga são um pouco menores já que é um artista diferente do que faz os desenhos para Light Novel), prefiro bustos tamanho normal, mas esse tipo de coisa não me incomoda tanto, desde que não chegue a tamanhos absurdos. Suas vestimentas de batalha são em geral bem chamativas também (se alguém está se perguntando porque elas não usam armaduras, tem explicação pra isso na obra).

Quem teme por bobeirol ou fanservice no meio a cenas importantes pode relaxar. O autor encaixa o pouco fanservice que tem em partes aonde ele não é nocivo a trama.

Tem um pouco de comédia também, normalmente nas mesmas cenas aonde tem fanservice (os exemplos abaixo vão ser auto explicativos).

Exemplo do fanservice que você vai encontrar 
(Clique em cima das imagens para ampliar)

-Adoro as reações completamente fora do cliche normal que a Ellen tem nessas situações

Adaptação pra anime

Já foi anunciada uma adaptação pra anime, segue uma análise da staff (clique aqui).

Conclusão

Madan no Ou é uma obra pra quem curte o gênero medieval, fantasia, aventura, ação e romance. Tem um pouco comédia e fanservice também, mas não incomoda e está longe de ser o foco da história. Atualmente essa é minha Light Novel preferida, tanto por se tratar de uma historia de fantasia medieval (gênero que gosto muito) com um número anormal de embates, como por desapegar de alguns clichês (não tantos quanto eu gostaria, mas não se pode ter tudo) que a maioria dos autores de LN não cansa de repetir. A obra está longe de ser perfeita, mas comparado a maioria as Light Novels de mesmo gênero que li até hoje é sem duvida uma das melhores. A heroína principal tem uma personalidade diferenciada, o protagonista é macho sem ser overpower, mata-se gente a rodo sem que seja necessário fazer drama por causa disso (acho ridículo como a maioria dos autores tenta criar cenários aonde o protagonista não mate ninguém, só derrote, de modo a tentar tornar a trama mais leve ou dar um falso senso de moralidade ao personagem principal), e o plot está sempre rolando, dificilmente você vai encontrar partes fillers que você possa pular dentro dessa light novel. Lembro, no entanto, que essa avaliação só leva em conta os volumes de 1 ao 5, e a obra pode piorar ou melhorar nos volumes futuros.

Avaliação: 9/10

Aonde Ler
Light Novel traduzida para inglês aqui: Baka-Tsuki  (podem ler as versões “Preview”, foram revisadas e a qualidade está ótima).