Primeiras Impressões: Silver Spoon (Gin no Saji)


Bem vindo a Escola Agrícola Oezo!

Silver Spoon(ou Gin no Saji) é um manga da autoria de Hiromi Arakawa, mais conhecida pelo seu trabalho anterior “Fullmetal Alchemist”. O anime é produzido pela A1-Pictures(Sword Art Online, Anohana) e dirigido por Tomohito Iko(Ocult Academy, Sword Art Online).

Sinopse

Situada na fictícia Escola Agrícola Oezo em Hokkaido, a história retrata a vida diária de Yugo Hachiken, um estudante de Sapporo que, ao contrário de seus colegas de classe, não tem intenção de seguir uma carreira agrícola depois de se formar, mas em decidiu estudar lá sob a noção equivocada de que ele poderia ser facilmente o melhor aluno da classe. A história é muito Influenciado pelas experiências de Arakawa(a autora), que foi criada em uma fazenda em Hokkaido.

Personagens

Nosso “herói”
Começamos a historia acompanhando Hachicken, uma pessoa habituada a cidade e com pouquíssimos conhecimentos da vida no campo, e que portanto, vai apanhar um bocado pra se adaptar a sua nova “escola”. Fazer do protagonista um ignorante quando se trata do meio rural nada mais é que uma forma simples de criar situações cômicas e ao mesmo tempo deixar o excesso de explicação mais natural, já que em tese, as explicações são de fato necessárias ao protagonista, e não somente a quem está assistindo/lendo a obra. 
Mas isso é só a base, o que tornou o Hachiken interessante pra mim não foi sua falta de conhecimentos campestres, ou seu ego por achar que iria se destacar ao adentrar uma escola cheia de “caipiras”. É sua falta de propósito/objetivo na vida, e desejo de ficar o mais afastado o possível da família que fazem dele um protagonista palpável, de fácil identificação com o público, e um ótimo material para “character development”(se isso vai ocorrer ou não já é outra estória). 

Vários outros personagens nos foram apresentados, dos mais normais aos mais esquisitos:
 
Narrativa

O episódio transcorreu de forma bem satisfatória, nem rápido demais, nem lento demais. Passamos quase todo o primeiro episódio conhecendo por alto os personagens mais relevantes(ao menos nesse momento inicial) da escola e recebendo informações interessantes sobre a mesma, como por exemplo o fato dessa academia ser a maior da nação, possuindo cerca de 20 Km de circunferência.

Possível par romântico?
Hackiken penou um bocado durante o episódio, mas valeu a pena. Quando ficou perdido na floresta ele conheceu Mikage, uma garota muito simpática membro do clube de equitação(que já é meu clube preferido por razões explicadas no “PS” ao final do post, tomara que mostrem um pouco desse clube ao longo do anime).


Após isso nosso protagonista descobre de onde vem o ovo de galinha, mais especificamente de que parte da galinha. Suas reações depois disso são hilárias, mas felizmente ele supera o trauma e acaba reconhecendo o valor da galinha(e do ovo), reforçando assim a já conhecida tese de que fome e cansaço são os maiores e mais poderosos inimigos da frescura.


Avaliações técnicas

Nada se destacou da parte técnica desse anime, ao menos não no primeiro episódio. É uma animação mediana que cumpre o seu papel, sem impressionar ou decepcionar. 

Sobre a direção, esse diretor é um adepto do copy/paste, ele não costuma mudar quase nada da obra original em suas adaptações. Se eu fosse classificar diria que o Tomohito Iko é “confiável”, ele não vai dar brilho ou acrescentar nada de relevante a obra, mas também não vai estragar.

Conclusão

Gostei do primeiro episódio como um todo, pecou um pouco no timing de algumas piadas, mas em geral se saiu bem, e conseguiu me deixar interessado tanto no desenvolvimento futuro da trama, como em um possível aprofundamento dos vários personagens.

*************

Comentários extras


Eles não “aguentam”, após 1 ou 2 semanas de convívio constante com o meio, tanto o cheiro dos animais quanto o dos seus excrementos deixa de ser notado pelo nosso olfato(experiencia própria). Isso vale pra qualquer coisa, quem mora no lixão não sente o fedor de lixo passado algum tempo e quem mora próximo a esgoto aberto fica “imune” ao cheiro do mesmo(isso não é eterno no entanto, se você ficar fora do “meio” por muito tempo vai voltar a notar o cheiro). Um salve a capacidade de adaptação do ser humano!

Que cavalo enorme! imagino se colocaram esse olho branco só pra deixar ele com cara de mau ou é assim no manga também. Conhecendo o diretor deve ser algo do manga.
Hahaha, se fosse eu não falava.


SIM, SIM, ACEITA, ACEITAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

THISSSS!!! Já é minha personagem preferida, agora é só ela deixar o cabelo crescer que eu peço em casamento.
Só em anime pessoas sem nenhum preparo físico conseguem correr 20 Kilometros do dia pra noite(mesmo que sofrendo). No mundo real elas não passariam de 2 Km e iriam perder completamente o folego, começariam a passar mal sem conseguir respirar direito devida aos batimentos cardíacos acelerados(que passariam de 200 por minuto) e por fim câimbras nos músculos que não estão acostumados ao exercício.


É estranho mas a maioria das pessoas não sabem de fato que o ovo sai do anus da galinha, elas pensam que existe um buraco especial só pro ovo.

************* 

PS: Passei boa parte das minhas férias do colégio em uma fazenda quando era mais novo, fora que fiz mais de 10 anos de hipismo(o que implica o obvio, que eu gosto muito de cavalos), então esse anime é meio nostálgico pra mim, mas acho que fui justo de modo geral, sem pegar leve ou coisa do tipo.