Impressões semanais: Silver Spoon #03: “Vamos chama-lo de Presunto”

Hum, será esse um triângulo amoroso se formando?
O mais legal desse anime pra mim, é que apesar de nenhum episódio ser grandioso, ele sempre te entrega coisas novas. E mesmo que o assunto em debate não seja seu preferido, fica difícil não se interessar pelas diversas informações dos diferentes ramos ligados a agricultura e pecuária que vão nos sendo passadas. E para quem quer algo além do “tutorial da vida no campo”, temos abordagens realistas sobre questões mais complexas, não só sobre o protagonista, seus problemas e duvidas, mas também relativas ao seu colega veterinário, no caso desse episódio em específico.

Não, não são !
Esse episódio começou e terminou falando sobre porcos (seres que eu não gosto por remeterem a sujeira e rolarem na própria…..), ainda assim aquela informação sobre os filhotes e de como eles são burros (por não trocarem para uma teta mais “farta” quando a oportunidade surge), foi interessante. Não sabia que a distribuição de leite era diferente dependendo da teta, imagino se isso só acontece com os porcos.

Apesar de toda a abordagem “fofa” sobre os porcos, gostei de ver que a autora não deixou a fantasia tomar conta. Eles vão virar presunto afinal, então se apegar a esses animais só trara dor desnecessária a quem quer que esteja cuidando deles. Não que você não posso tratar eles com o devido respeito, mas se apegar como se fossem animais de estimação é algo que deveria ser desencorajado em uma escola como essa. E de fato o foi, com os “amigos” do Hackiken dando o nome de “presunto” (remetendo ao futuro que o aguarda) ao porquinho que ele adotou. 

A revelação de que os cavalos fracos são mortos e viram carne foi meio chocante pra mim, não só pelo meu apego pessoal a cavalos (vejo eles como cachorros) mas a carne do cavalo é famosa por ser ruim e muito, muito dura. Fui pesquisar um pouco sobre o assunto e qual não é minha surpresa ao descobrir que carne de cavalo é a segunda mais consumida no japão, só perdendo pro peixe. E como se não bastasse, descubro que o Brasil é o maior exportador de carne de cavalo do mundo (pobres cavalinhos T.T).

Achei bem sensato da autora entrar na questão de “vida ou morte” que os profissionais de veterinária tem que passar. Minha irmã mesmo desistiu de veterinária depois de um ano porque viu que não conseguiria matar um cachorro ou gato caso fosse necessárioÉ de fato irônico que um profissional treinado para salvar vidas também tenha a obrigação de tirá-las como forma de poupar os animais da dor de um problema sem solução (como foi abordado, cavalos morrem muito facilmente, principalmente de cólicas intestinais), como uma pata quebrada, algo que na maioria dos casos é motivo para sacrificar o cavalo. 


O problema de Hackiken com a família e sua falta de objetivo continuam nos assombrando, mas no fim, nada concreto foi revelado. Dado seu interesse pelo porco mais fraco e  sua fixação por ganhar em uma competição, imagino que o pai dele (a mãe parece ser inocente levando em conta a mensagem que ele recebeu no celular no final do episódio) não dava valor a ele por algum motivo, com por exemplo, os irmãos se saírem muito melhor que ele no colégio. Acho que é algo nesse caminho, mas espero estar errado, já que gosto de ser surpreendido.

Avaliação: ★    ★

*******
Lol, olha a desconstrução, o personagem denso aqui é a mulher.

Chega ! Isso é uma especie de cota? todo episódio tem essa frase.

Não acho que “ter cara de apostador” seja o pior dos problemas da cara dele.

Ele está 100% apaixonado. Imagino como será o desenvolvimento disso com a Mikage sendo tão densa.
MOE.

Muito legal o funeral pro cavalo. Sempre pensei nos japoneses como seres super frios quando se tratando de animais, então isso foi uma surpresa pra mim.

Não tinha reparado que não podia usar o celular nesse colégio, é mais rígido que colégio militar.

Maligna !!!!

Huauhaahuhauhahhauahhu