Impressões semanais: Kami nomi zo shiru sekai S3 (TWGOK) 2 – O primeiro dia

-Continuando o arco da Kan…digo, das deusas.


-Continuando de onde paramos no episódio passado, Kanon foi apunhalada por um membro da Vintage, Lune (no mangá, Fiore), mas antes disso cumprir a minha promessa do post passado e falar da outra parte da letra agora que o spoiler já foi dado.


I swear that I’ll never fail again
Cause don’t wanna regret any more


Como vocês já devem ter adivinhado, é a isso que os dois versos se referem. Keima se arrepende de não ter conseguido salvar Kanon a tempo por não ter levado a situação a sério anteriormente, e o problema acabou aumentando e acumulando em uma bola de neve. Não me lembro exatamente o motivo da Nikaido não haver interferido, mas suponho que ela não pode agir abertamente para não ser detectada pela Vintage. Prosseguindo.


-Se há uma diferença no que concerne à personalidade quando se compara o Keima com os protagonistas genéricos de harém é o fator presença. Keima tem aos montes, seja no seu modo nerd, em suas divagações objetivas ou no humor gag da série. Todavia, são raros os momentos em que ele perde o controle emocional e expõe suas fraquezas (o que aconteceu 2 vezes nesse episódio). Internamente ele se encontra em pânico, visto que sua amada padeceu de uma maldição, mas não pode mostrar isso em sua face, o que causa a estranheza de Elsie e Hakua em relação à sua atitude. A única coisa que Keima pode fazer é seguir seu método usual, e ele sabe bem disso. Coletar informações, criar eventos, a única coisa que mudou foi o fato de agora o jogo ter um tempo limite para ser zerado.



-Ah, sim, vamos reclamar de uma coisinha. Vocês devem ter percebido que o “pacing” está deveras ligeiro. Eu não sei se pretendem adaptar tudo em um cour ou não, mas independente disso o que se percebe são duas coisas:


1) Corte de cenas do mangá: 
http://mangafox.me/manga/the_world_god_only_knows/v13/c119/10.html
http://mangafox.me/manga/the_world_god_only_knows/v13/c121/17.html
http://mangafox.me/manga/the_world_god_only_knows/v13/c118/3.html

2) Atropelamento do humor:
http://mangafox.me/manga/the_world_god_only_knows/v13/c118/16.html

-Sim, o roteirista está resumindo uma penca de capítulos por episódio e de certa forma está funcionando, mesmo que superficialmente. O problema das adaptações é justamente o fato de perder um pouco da “magia” e do detalhamento do original.



-Após riscar a maior parte das possibilidades da lista e concluir que as deusas estão entre essas cinco garotas, Keima decide testar sua teoria e resolve averiguar se as mesmas estariam furiosas após a declaração pública de Kanon e com Ayumi, Chihiro e Tsukiyo ele acerta em cheio. Shiori não pois ela é muito tímida para esboçar esse tipo de reação, e da Yui vou falar mais embaixo. Reparem que mesmo arremessado contra a parede Keima não perde sua compostura de deus dos galges. Reparem também que TWGOK tem uma pegada bem realista em se tratando de um anime harém, pois vamos combinar que não é um harém de verdade, pois as garotas se importam com o fato de ele estar envolvida com as outras. Em animes usuais do gênero (a la Infinite Stratos) é um American Pie de garotinhas paparicando o protagonista e competindo umas com as outras abertamente. Aqui não tem nada disso. Keima tem ciência de que ele não pode ser visto com mais de uma ao mesmo tempo e seus encontros tem de ser conduzidos individualmente para fugir de hipóteses arriscadas, como o quadrado amoroso por ele citado.



-Essa cena era maior no mangá, mas eles cortaram um bocado de coisas como eu disse lá em cima. Vou falar pra vocês que eu adoro quando subvertem essa cena do encontro acidental e o “pervertido” simplesmente entra e continua agindo normalmente como se nada tivesse acontecido, principalmente por já ter me cansado de ver aqueles haréns genéricos com o protagonista beta se desesperando com o imprevisto (afinal, que homem não gostaria de ter um “acidente” como esses? Se fosse comigo eu faria uma análise rápida, pediria desculpas e me viraria para sair já abrindo aquele sorrisão e pensando que o dia foi excelente hoje). Keima termina com a emblemática declaração (“Eu não serei mais o deus da conquista. Agora me tornarei um demônio”) ao passo que Hakua só consegue encara-lo paralisada com a audácia. Sim, esse arco tem muitos eventos Hakua-Keima, mas é só até ele salvar a Kanon, então não se animem muito, ok?



-TWGOK é um anime/mangá que gosta de brincar com o inusitado também, sempre jogando novos quebra cabeças para Keima montar, novas circunstâncias a ele desfavoráveis, e ele sempre surge com uma idéia criativa para contorna-las. O autor não gosta de soluções fáceis, por isso sempre cria esses obstáculos, plot twists e similares. Após a conquista de Yui, ela se tornou uma menina-macho alpha que se veste com roupas de garoto justamente por ter convivido tanto tempo em um corpo masculino (as suas circunstâncias familiares também influenciaram bastante nessa decisão, pois antes ela obedecia tudo que a mãe dizia e era tratada como um vaso caro que poderia ser quebrado se não manuseado cuidadosamente). Agora cria-se um problema em que Shiori vê outra menina dando em cima do garoto que ela gosta (apesar de nesse caso, ele poder argumentar que não teve culpa, mas ainda assim é uma má impressão. Keima até perdeu a compostura). Dito isso, o primeiro dia da semana findou. Veremos como serão os outros dias nos próximos episódios. Até mais.