Impressões semanais: Hataraku Maou-sama 13 – O fim?

-Às vezes esses episódios de Maou fazem questão de gritar: FILLER!

-Ok, esse foi um episódio padrão filler que não adicionou nada para a trama, logo é compreensível que não haja realmente muito a ser dito sobre o mesmo. A primeira metade foi marcada por um pseudo-drama da Chiho-chan que teve seu estopim em um sonho e no “mistério” em torno do desaparecimento de Alsiel, da atitude de Maou e das caixas entregues ao castelo Overlord. O mistério em si não teve o efeito esperado, por 2 motivos:

1) Esse é o último episódio. Todos sabemos que introduzir uma mudança de enredo relevante a essa altura do campeonato está fora de questão.

2) O mistério foi resolvido de forma desinteressante. Só bastou as duas darem uma stalkeada no Maou e descobrir para onde ele ia.

Ao contrário do episódio 10, este não teve quase nenhuma piada (eu admito que a coincidência com o Alsiel foi até bem pensada, mas para um último episódio pareceu muito fora de lugar. Me dá a impressão de que o roteirista que faz a adaptação estudou o estilo do autor, mas não consegue reproduzir o mix de temática social+fantasia com o mesmo primor), servindo primordialmente como um episódio informativo (aprendemos o que é cooling-off) e nada mais. O epílogo, entretanto, conseguiu servir como um desfecho sutil e eficiente, ao mesmo tempo destacando a evolução do relacionamento Maou-Emilia e dando a deixa para uma possível segunda temporada.

Conclusão

-Maou-sama foi um anime de altos e baixos, com os altos sendo marcados por piadas criativas e originais ao passo que os baixos foram marcados por repetições e falta de progressão. O primeiro arco foi excelente, apesar de alguns não terem gostado do desfecho simples que tomou. No segundo (e último) o anime já começou a perder um pouco o polimento que tinha antes (ou seja, deixou de ser novidade e começou a estagnar um pouco), e essa queda de qualidade foi exacerbada pelos fillers inseridos no meio do arco. Em suma, podemos dizer que Maou-sama teve um primeiro arco de bom para ótimo e um segundo arco de mediano para acima da média. Não se enganem, eu não sou daqueles que acham que o anime caiu consideravelmente a ponto de perder o foco ou mudar abruptamente de estilo, no geral foi uma experiência gratificante, com episódios que me deixavam chateado, episódios que me faziam rir e episódios muito bons que rendiam análises interessantes e alimentavam minha imaginação. Se Maou mantivesse a mesma qualidade dos 4 primeiros durante todo o percurso, com certeza teria nota 9. Como isso não ocorreu, acho que a nota 7.5 é a mais apropriada nesse caso. 

-Bem, isso é tudo, pessoal. Foi divertido enquanto durou, e se sair segunda temporada, assistirei. Até o próximo anime. Mais tarde posto Valvrave.