Top 5 melhores Endings – Temporada de Abril 2013

Ao contrario das openings, não teve uma quantidade tão grande de endings que me chamaram atenção nessa temporada, mas mesmo em menor quantidade tivemos ótimos EDs.

Esse Top foi montado apartir da votação de todos os membros do blog(Marco,Tanaka, Adramalesh). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top(1º vale 15 pontos, 2º vale 11 pontos, ect) e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir(o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação). 
Diferente do top de OPs, esse teve votações mais divergentes. Isso pode ser visto mais facilmente pela pontuação de cada ED. O primeiro, segundo e terceiro lugar ficaram colados por 1 ou 2 pontos de diferença.

Endings concorrendo: http://www.youtube.com/watch?v=LgC3i1Ew90E 

Obs: Tem dois em 5º lugar porque eles empataram e eu não consegui pensar em um critério de desempate.


Top 5 Endings – Temporada de Abril 2013


5º – “Hello Alone” by Yukino (CV: Saori Hayami) & Yui (CV: Nao Touyama) – OreGairu(12)

Versão 2: “Hello Alone -Yui Ballade-“ Yui (CV: Nao Touyama)

Marco – O background dessa ED não tem nada de especial, segue o padrão da maioria das endings, o destaque fica pra música. Ambas as versões são muito bonitas, repare que apesar de terem o mesmo nome e uma melodia semelhante elas possuem letras diferentes, a letra da versão normal combina mais com o anime mas prefiro a versão lenta pelo ar melancólico que ela possui. O título da música “Hello, Alone”, faz referência a alguém solitário e a letra da versão normal expressa bem isso falando de alguém isolado que não mostra o que realmente sente, ao meu ver referindo-se a personagem Yukino em relação a personagem Yui do anime.(Para quem não reparou é a dubladora da Yukino junto a da Yui que cantam a música). A versão 2 é mais lenta e “parece” um lamento isolado da personagem Yui, como o próprio nome da música já diz “Yui Ballad”(A dubladora da Yui canta sozinha nessa versão).

5º – “Boku ja nai” by Angela Valvrave (12)

Tanaka – “Boku ja nai” (não fui eu) faz alusão a um relacionamento entre duas pessoas no qual uma delas seria “culpada” pela outra e estaria tentando mudar a si mesma, e pelo que vimos do anime até agora, essa música é basicamente a história de vida do L-elf. Reparem na fuga de L-elf ao início do clipe em que ele estende a mão como se estivesse na ânsia de alcançar algo, mas para isso é necessário que o seu “eu atual” desapareça. Ele fugiu de seu país e de sua amada, pois era o único meio disponível em que as cortinas para a mudança poderiam se abrir. O país precisa se renovar e ele também, pois “aprendeu a lutar antes de aprender a amar” e “lacrou seu coração em uma pequena caixa”, coração esse que “era seu único tesouro” e “mesmo assim eles pisaram nele tão facilmente” (os militares que o mantiam como prisioneiro). A maior parte da animação aqui é basicamente montagem e o fundo é preto (talvez para destacar os personagens), mas o timbre potente da vocalista compensa e aquele solo de guitarra ao fim também.


– “Be” by Song Riders – Devil Survivor 2 (19)

Marco – Minha ED favorita dessa temporada. Achei muito legal a mudança aos 21 segundos aonde a música realmente começa, o cenário fica em ruínas e os personagens mudam de expressão. A música começa com uma letra expressando pensamentos bem negativos até que o “personagem” da letra resolve reagir no “eu aceito!”. Apos isso o cenário volta a ficar claro e a letra fica mais positiva, como em “apenas acredite e ache um caminho”. Resumindo, gostei muito da música. É legal uma ED mais agitada pra variar, já que a tendência para encerramentos são músicas mais lentas. A animação em si não tem nada demais, mas achei bem legal essa passada de câmera por todos os personagens, indo e voltando, ao invés de vários quadros estáticos com desenhos dos personagens( padrão usado em 90% das EDs).

Adramalesh – Uma animação bem padrão que se salva pela ótima música. Eu não poderia exigir mais.
3º – “Tsuki Hana” by nano.RIPE – Hataraku Maou Sama (26)

Marco – Muito agradável essa ED, tanto a música quanto as imagens das “Chi-chans de todos os tipos”, não tem nada demais ou algo que a destaque das outras mas gostei muito dela. Admito porem, que não tinha entendido o significado por trás dessa ending até ler a ótima análise do Tanaka sobre a mesma .


Tanaka – Quando vi essa ed pela primeira vez (quando finalmente terminaram de anima-la, é claro), subitamente tive uma epifania e seu significado ficou claro como água. Colocando todo o elenco de personagens lado a lado, percebe-se que a única normal do grupo é a Chi-chan, e esse encerramento aglomera todas as possibilidades projetadas pela sua imaginação. Nesse mundo hipotético, ela pode ser o que quiser: uma bailarina, uma artista, uma astronauta, uma arqueóloga, uma agente secreta, ela pode “vestir a fantasia” que quiser, se colocar no mesmo patamar de Maou. Porém, conforme o tempo vai passando, ela vai se conformando com a normalidade vertendo suas últimas lágrimas e por fim se pondo a admira-lo de uma posição mais baixa. Eles são manequins justamente por estarem alheios a percepção que ela tem de realidade, separados por um vidro, que é uma alegoria a barreira entre os dois mundos. Ela está do outro lado do espelho e a visão que se reflete ali não é a do rei demônio ou da heroína, e sim de seus amigos em trajes mundanos. Simplesmente perfeito.

2º – Baby Sweet Berry Love – Yui Ogura – HenNeko (28)

Marco – Ficou uma graça as duas Tsukushi (com e sem expressão) cantando e dançando juntas, demorei algumas episódios pra perceber que uma delas não tinha expressão. Não me encantei tanto com a música mas essa ED foi bem criativa e combina bem com o anime.

Tanaka – Essa ending é bem dinâmica e dirigida, ressaltando principalmente o lado ingênuo e infantil de Tsukiko no mundo das guloseimas. Ao fim, as duas Tsukikos se juntam em um gesto que simboliza a aceitação de uma delas como personalidade dominante (a Tsukiko criança desaparece e a kuudere prevalece).


Adramalesh – Tsukiko de mahou shoujo e ainda dançando. Preciso dizer mais alguma coisa?

1º – “Utsukushiki Zankoku na Sekai” by Yoko Hikasa – Shingeki no Kyojin (29)

Marco – De longe a ED mais trabalhada da temporada, não fiquei tão fã da música(apesar desta não ser ruim) mas tecnicamente é muito superior aos outros encerramentos dessa temporada. Tanto a animação mais artística( e muito acima da média encontrada nas EDs normais), quanto a música encaixam perfeitamente. Acho que não se faz necessário dizer que combina com o anime já que a ED conta a historia de uma das personagens XD.

Adramalesh – Minha ED preferida da temporada e com um bom motivo, é só lerem esse post e poderão entender: https://www.intoxianime.com/2013/06/analisando-e-interpretando-ed-de.html


Mais pior de ruim

“A last flower” by Hana – Aku no Hana

Marco – “WTF??????” <- foi minha reação a primeira vez que vi essa ED. Cade a música? isso ao fundo NÃO É MÚSICA!! Esse “bagulho” consiste de um background preto com florzinhas brancas, “embalado” por uma criança drogada(a coitada nem consegue falar direito) falando “sei lá o que” junto a uma batida de tambor. Já vi gente dizer que tem tudo a ver com o anime, que é assustador, ect ,mas pra mim é só incrivelmente chato, e concordo, “se você ficar muito tempo ouvindo esse negócio você enlouquece”, mas isso não é mérito, ficar trancado em um quarto com um bebê chorando também enlouquece. É diferente, original e foge do padrão? sim. Ser diferente é bom? nesse caso eu achei que não. Claro que vai ter alguém pra dizer que esse “negócio” é bom, genial, ect, e por mim tudo bem(gosto não se discute), mas da minha parte prefiro as EDs “genéricas”(quadros estáticos com personagens + música normal) do que um “coisa” original como essa.

Adramalesh – Ok. Essa ED é bem excêntrica e até original. Até entendo o objetivo dela de deixar quem assiste incomodado, mas… não conseguiu me conquistar.

Extras

Comentários rápidos de EDs que me chamaram atenção mas não entraram no top. Clique no nome dos animes abaixo para ver as EDs.

Uchuu Kyoudai(Space Brothers) –  Não assisto a esse anime mas essa ED 5 dele com a música “Beyond” me chamou  atenção. Achei tanto a música quanto a animação muito legais. Infelizmente todos os videos referentes a esse ED foram deletados da internet então só pude deixar o áudio mesmo.

Arata Kangatari – Ótima ED. Infelizmente não era uma das preferidas de ninguém do blog, então acabou não entrando no top. Mas fica a menção honrosa.

Gargantia – Nada de especial mas é uma boa ED. Assim como a OP, ele combina bem com os episódios voltados ao “slice of life” mais presentes no meio do anime. Admito que demorei uns 5 episódios pra notar que o preview do próximo episódio era mostrado na vela do barco atrás da Emi XD.

Crime Edge – Gostei muito dessa ED. A música é muito bonita e os desenhos mais estilizados atrás ficaram bem legais.

Recomendado:
Top 5 melhores Openings – Temporada de Abril 2013