Impressões semanais: Hataraku Maou-sama 5 – As últimas palavras de Alsiel

Ao menos aproveite os descontos que eles oferecem no primeiro dia de cada mês…

-Últimas palavras de Alsiel antes de morrer.

-Prosseguindo de onde o anime parou na semana passada, é revelado que Lúcifer é um cúmplice de Orba Meier, um membro do alto clero que também esteve presente na batalha  final contra Satan, e seu pacto se deu sob a condição de que Lúcifer obtivesse permissão para retornar ao paraíso (ele é um anjo caído). Este é um evento muito típico de Jrpgs, onde há sempre um representante de alguma organização religiosa encabeçando conspirações, golpes de estado e até mesmo dominação mundial em alguns casos, principalmente em Final Fantasy. O motivo de Orba, entretanto, é tão trivial que o próprio Maou o deduziu em cerca de cinco segundos, poupando-nos de algum discurso eloquente e desnecessário sobre a natureza de sua traição. Ele a traiu por receio de se tornar um subalterno da mesma, o que é tão típico que me decepcionou de certa forma, mas ao menos não é importante no âmbito geral da obra, visto que a repreensão de Alsiel para com Maou por alugar filmes sem o seu conhecimento rapidamente suplantou qualquer peso que essa circunstância pudesse ostentar.

-Após a comovente despedida de Alsiel, segue-se uma cena de fuga. Nesse ínterim, Maou elucida o método pelo qual os demônios recarregam seu poder mágico, sendo este provindo de emoções humanas negativas, como medo, desespero e tristeza. Essa é a razão pela qual Maou recuperou seus poderes no Shopping center, e de certa forma faz mais sentido do que minha teoria inicial. Mas se os demônios necessitam de emoções negativas para recobrar as forças, de que necessitariam os humanos? E os híbridos? Deu a entender que no mundo de origem dos personagens, a “magia estava no ar”, mas se a magia está no ar, porque os demônios precisariam se alimentar de emoções humanas para obtê la? E se eles realmente não necessitam das mesmas, como saberiam de tal fato? Os anjos se alimentam das emoções positivas e de orações (provavelmente), então Emi por ser metade anjo poderia ser fortalecida por sentimentos positivos também? 

-Assim que vi o que Maou fez, já deu pra sacar qual era o seu plano. Uma solução bem pensada, eu diria, mas ao mesmo tempo arriscada por colocar a vida de várias pessoas em jogo. Foi inclusive uma coincidência, pois Lucifer poderia ter matado Emi logo em seguida e simplesmente ido embora, mas a atitude é justificada por sua desilusão com Maou e seu complexo de superioridade adolescente. Maou devia entrar para a BAU. A ação foi bem orquestrada, com vários ângulos, enquadramentos, rotações de câmera e explosões, apesar de ter sido rápida demais se descontarmos as cenas obrigatórias (personagens conversando e Chiho atônita com o que acontecia diante de seus olhos). 

-Mas espere, o Alsiel não morreu! Falando nisso, onde ele estava esse tempo todo? Ah, sim, ele foi buscar o seu manto. Eu fiquei surpreso por Maou nunca ter suspeitado da descendência de Emi, visto que ela tem cabelos brancos, olhos dourados e sabe voar, o que não é um argumento muito forte, pois os companheiros dela também sabem (ou estaria o grandalhão sob um feitiço da maga?). Após a tentativa frustrada de vitimismo hipócrita por parte de Orba, Maou terminou a luta com um golpe (que em teoria deveria ter sido um golpe de impacto e não uma explosão, levando em conta os círculos mágicos traçando uma rota retilínea). Lúcifer se mijou nas calças, é claro. Ele jamais teria se rebelado contra o Maou em seu auge. 

-Enfim, Lúcifer apanhou, Maou restaurou a cidade e Orba aparentemente foi levado de volta (?) para ser julgado pelos seus crimes, apesar de isso não estar explícito. E sim, esses dois realmente só vieram para leva-lo de volta, o que é uma pena, pois eu esperava que eles permanecessem. Esse arco foi bastante consistente no tocante a amarrar pontas soltas. Tudo foi deliberado, os terremotos, os roubos, o fato de Maou precisar utilizar seus poderes restantes para reparar o viaduto e perder a chance de retornar a Ente Isla, a chegada dos companheiros de Emilia e Maou recuperando seus poderes. Minha única reclamação é os recém-chegados não terem feito coisa alguma, como ajudar na batalha, por exemplo. Eles mal chegaram e já foram embora. Por fim, deixo aqui minha esperança para o retorno dos mesmos nos próximos arcos.