Impressões semanais: Tamako Market 9 – Nomes culinários que aumentam sua sorte no amor

Moeeeee~



                           
-Todos estão fazendo preparações para 10 de outubro, o dia do Mochi. Tamako está ajudando seu pai na cozinha, e Anko lhe pede para preparar uma caixa de Mochi para Yuzuki-kun. Corada, ela se retira dali, ao passo que Choi anuncia que o café da manhã está pronto. Todos se reúnem na mesa, e após conversa, decidem realizar um evento em nome da loja no dia do Mochi. Mochizou se encontra com Anko no caminho para casa, e recebe a infeliz notícia de que Tamako não lembrou de seu aniversário. Yuzuki-kun vem para Tamaya visitar Anko, que não encontra coragem para falar com ele. À noite, Tamako pergunta a Mochizou se Anko tem algum problema, e Mochizou promete indagá-la sobre o caso. No dia seguinte, ele descobre por meio dela que Yuzuki-kun vai mudar de escola e relata isso a Tamako. Todos se divertem martelando o arroz. Nesse ínterim, Mochizou e Tamako convencem Anko a falar com Yuzuki-kun. Mamedai (pai de Tamako) se recorda dos tempos em que estava apaixonada por Hinako (mãe de Tamako), e Tamako presenteia Mochizou com um Mochi.
-Os frutos do episódio passado estão sendo colhidos. Choi emerge cada vez mais como uma presença familiar ao distrito comercial, tomando conhecimento de seus modos e cultura, e compartilhando a sua própria com os residentes da loja Tamaya. Como sempre, sua interação com Dera é transmitida de forma natural e divertida, dando um ar mais vívido às cenas menos importantes. Por outro lado, ainda temos algumas cenas não tão inspiradas no que concerne ao quarteto das garotas. O único pró dessas cenas é a brevidade das mesmas, visto que os diálogos carecem de inspiração.
-O episódio 9 é basicamente uma continuação do episódio 4, mas com a Choi. Nada de surpreendente, pois a autora já fez isso em K-ON, escrevendo um episódio de praia sem a Azusa e um com a Azusa. Foi uma decisão inteligente esperar a Choi estar presente, pois a participação dela já gastou alguns minutos do episódio, que poderiam, na sua ausência, ser marcados por tentativas não muito convincentes de conversas entre as quatro garotas. Imagino que a Reiko Yoshida esteja ciente dessa falha das personagens em incitar carisma.
Aqui vemos Dera mostrando toda sua sutileza
-Nesse episódio, foram abordados 2 aspectos da paixão. O primeiro é um misto de nostalgia e saudade impulsionadas pelas lembranças da pessoa amada. O segundo é o medo de perder essa pessoa. Se no último episódio Choi e Dera protagonizaram, neste temos Anko e seu pai. Anko, que está deprimida pelo fato de seu primeiro amor estar se mudando, e Mamedai, que se já perdeu o seu primeiro amor e se vê contemplando as memórias de tempos nostálgicos em que era vocalista de uma banda e tentava impressionar Hinako com suas letras. E o modo de abordagem escolhido, embora não fora do escopo da série, foi deveras inusitado. Trocadilhos com comida.

 -Eu não havia percebido até agora, mas os nomes do pai e avô de Tamako em justaposição formam a palavra Mamedaifuku, que é um tipo de Mochi recheado com feijões. Não é a toa que o nome da sua banda de colégio era Dynamite Beans.  

Agora sei porque você odeia seu nome
-O segundo trocadilho foi com a palavro Anko, que é o nome comumente utilizado para se referir à pasta doce de feijões Azuki, o que dá um efeito especial à cena. É como se Anko literalmente estivesse dando uma parte dela mesma ao Yuzuki-kun. Romântico.

-Essa aqui, que eu quase deixei passar, é uma metáfora visual. Tamako dá a Mochizou um “Mochi” envolto por alguma coisa rosa e esférica. Em japonês, “Tama” significa esfera. (Mochi)zou recebeu de (Tama)ko um Mochi repleto de Tama. Ele ficou tão feliz que caiu em lágrimas. Apesar de eu não considerar ele um personagem muito interessante, devo admitir que ele cumpre bem a sua parte no contexto do anime. (Mochi)zou faz aniversário no dia do Mochi…eu tenho que parar com isso.

-Mais outro trocadilho, e desta vez mais direto. Cara sortudo esse Mamedai.

-E o dia do Mochi não poderia ser comemorado senão com Mochitsuki, que é o método tradicional de confecção de Mochi. Choi, é claro, não ficou de fora, dando um espetáculo com sua dança pitoresca.

                                  
-Reparem na concha. Ela é o símbolo do peregrino, utilizada como um amuleto em viagens. Dizem que ela representa a proteção e a busca pelo conhecimento e deve ser devolvida ao mar ao fim do caminho. Uma interessante analogia para a transferência de escolas de Yuzuki. Além disso, ela também serve como abrigo para os crustáceos. Na cena onde Dera alcança Anko, ela está com a concha na mão. Ao se encontrar com Yuzuki, a concha desaparece, o que implica que Anko finalmente tomou coragem e decidiu sair de sua concha.

-E a mensagem final do episódio é “Everybody loves somebody”, uma música escrita por Ken Lane, Irving Taylor e Saw Coslow, e intepretada por Dean Martin. 

Até a próxima.