Impressões semanais: Tamako Market 8 – A estranheza de se adaptar a um novo lar

 Moe Moe Kyun!

     

-O episódio se inicia com Tamako atendendo o telefone, enquanto Choi repreende Dera por comer demais. Para surpresa da calopsita gorda, quem está no telefone é Kanna e ela tem um presente para ele. Contudo, a casinha é muito pequena, e Dera acaba ficando entalado. Dera mais uma vez toma esporro por ser gordo, o que leva Midori a propor uma dieta para o pobre pássaro. Obviamente, a mera menção da palavra o deixa atemorizado. Após ficarem cientes de que Dera está sendo alimentado pelas suas costas, as garotas declaram vigilância constante na pobre criatura. E daí vem a sugestão de Dera e Choi freqüentarem a escola. No dia seguinte, todos se divertem torturando o pássaro no ginásio, e após o término das aulas, vão fazer compras com Choi. À noite, Anko se queixa por não ter sido convidada para as compras, enquanto Dera se exercita próximo ao mar. Por fim, Dera aparece voando e pousa na cabeça de Tamako, ostentando um físico de causar inveja.
-Começando pela tema central desse episódio, que é adaptação. Choi viajou de um país longínquo até o Japão, e agora precisa aprender como são os modos e a cultura de um povo distinto. Percebe-se durante todo o episódio que Choi se sente insegura com certas atitudes das garotas. Ela solta uma observação inocente sobre Kanna, que imediatamente a corrige, deixando-a alarmada e frustrada por não perceber que se tratava de uma brincadeira. 

-Ela é cercada pelas amigas de Tamako, que decidem por conta própria que ela precisa de roupas novas, e simplesmente fica sem reação. São interações do tipo que não lhe seriam permitidas em seu país natal, em decorrência de sua alta posição e responsabilidades com o príncipe.

A Shiori teve seu arco 5 episódios atrás, e desde então, tenho a
sensação de que ela é um corpo estranho em desarmonia com o
resto do elenco. É o que acontece quando se cria um
personagem e não se sabe o que fazer com ele.

-Continuando nessa linha de raciocínio, tivemos analogias com coelhos durante o episódio, analogias essas que se fazem notar pela confusão e retraimento de Choi e pela constatação de Tamako de que esse seria seu primeiro outono. A figura de um coelho possui várias interpretações, e uma delas é o medo, o que remete ao estado de imobilidade de um coelho ao ser interceptado por um predador, onde literalmente se finge de morto. Outra interpretação é a de um novo começo, que é literalmente a abordagem chave desse episódio. Os coelhos se reproduzem mais abundantemente na primavera, logo o “primeiro outono” de Choi se refere à sua primeira vez longe de casa.

Dera exibe um trejeito bem peculiar
quando quer impressionar alguém. 

Uma folha de outono que está a mercê do fluxo da água,
o que define Choi nesse episódio.

-Você deve estar se perguntando (ou não). O que faz esse anime dar certo? Sim, tem o moe, mas será que apenas isso? Eu digo que o buraco é mais embaixo.

-No que tange à concepção da estrutura narrativa de Tamako Market, esta se desenvolve sob uma fórmula básica e deveras versátil. Todo episódio tem uma mensagem (ou não) e duas linhas narrativas centrais. Uma linha narrativa mais proeminente e outra menos proeminente. E no caso a mais proeminente serve como degrau para a linha menos proeminente emergir e ganhar destaque. No caso desse episódio, a mais proeminente é a dieta do Dera, e a menos proeminente é a imersão da personagem Choi no antro social de Tamako, através de relações mundanas, como ir para a escola, fazer compras com as amigas e tirar suas próprias conclusões.

-E para que essa estrutura funcione, é necessário um elemento que sirva para intercalar as duas linhas narrativas. E esse elemento é o Dera, que vem exercendo essa função com louvor. Ele serve de ponte entre o desenvolvimento da personagem e a ambientação por trás disso. O episódio 4 é o que mais evidencia essa construção. Por um lado, temos o amor secreto de Anko ganhando importância ao passo que a narrativa progride, e por outro temos o festival que move todo o distrito comercial, que vai sendo gradativamente relegado para o plano de fundo e abrindo as cortinas sutilmente de forma a direcionar os holofotes para Anko, com Dera atuando como catalisador.

-Falando desse episódio em específico, podemos fazer um paralelo entre as duas linhas narrativas. Uma delas envolve Dera perder peso para conseguir entrar em uma gaiola, ao passo que a outra trata da adaptação de Choi a um novo ambiente. A gaiola é o distrito comercial e o Dera é a Choi, que tem dificuldades para se “encaixar”. Percebem como tudo nesse episódio está interligado? Essa é a magia de Tamako Market.

-Porém nem tudo é perfeito, e os minutos finais do episódio pagaram por isso. Eles precisavam condensar todas as cenas em 24 minutos, e por esse motivo, tivemos um salto temporal indeterminado ao fim do mesmo. Em condições normais, Dera teria levado um bom tempo para perder toda aquela barriga, mas a Staff priorizou o fechamento do arco, que pareceu muito repentino.

Até o próximo episódio!